sábado, 13 de agosto de 2016

Lição 08 - Jesus Manifestava Compaixão Pelas Pessoas

(Mateus 9, Lucas 7, João 11, 1 João 3) 

Introdução: Minha esposa acha que preciso melhorar, quando se trata de compaixão. Sempre que alguém fica doente em casa, ela sabe que a primeira coisa que penso é: “Espero não passar por isto!” Quando vejo alguma tragédia na vida de outra pessoa, meu pensamento gira em torno do que a pessoa fez ou deixou de fazer, para evitar a tragédia. Por que? Isso me permite acreditar que a tragédia não vai acontecer comigo. Assim o problema fica só na memória. Se um membro de minha igreja contar-me sobre a doença ou morte de um parente, provavelmente, na próxima semana eu terei esquecido, se não tiver conhecido, pessoalmente, o referido parente. Há alguns anos, trabalhei com um homem notável, exemplo perfeito de compaixão e solidariedade. Aprendi muito com ele e hoje sou muito melhor do que eu era. Hoje, nossa lição trata do maior modelo de compaixão e solidariedade - nosso Senhor. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais! 

I. Jesus e a Cura

A. Leia Mateus 9:35-36. Temos, também, uma referência adicional, sobre a pregação de Jesus “nas sinagogas”. Por que Jesus também curava? (“Ao ver as multidões, teve compaixão delas…”)

1. Observe que o texto esclarece a compaixão de Jesus. Como? As pessoas estavam “aflitas” e sem um protetor?

B. Vamos continuar com a forma pela qual Mateus apresentou isto. Leia Mateus 9:37-38. Como relacionar doenças e enfermidades à falta de trabalhadores? 

C. Leia Mateus 10:1. Como esse texto resolve o problema que estamos discutindo? (Em primeiro lugar, Jesus autorizou alguns dos novos trabalhadores a combater doenças e enfermidades. Em segundo lugar, Jesus se referiu a “espíritos imundos”: os trabalhadores do outro lado que criam doenças e enfermidades. Quando Jesus revelou que os doentes são (Mateus 9:36) “aflitos e desamparados, como ovelhas sem pastor”, Ele mostrou que satanás e seus minions nos incomodam com doenças. Jesus quer que trabalhemos para curar as doenças e as enfermidades.)

1. Você acha que satanás e seus minions ainda criam doenças e enfermidades, nos dias de hoje?

a. Se for assim, então por que, ainda, não curamos as doenças e as enfermidades, como parte de nossa pregação sobre as boas novas?

II. Jesus e a Ressurreição 

A. Leia Lucas 7:11-12. Por que o caso desta mãe era especial? (Por três razões. Ela havia perdido seu marido. Ela perdeu seu filho. Ela perdeu quem seria seu amparo na velhice já que não tinha outros filhos.) 

B. Leia Lucas 7:13. Temos algum motivo para acreditar que a atitude de Jesus, com relação à morte, seria a mesma nos dias de hoje? 

1. Há alguns anos visitei uma igreja na Califórnia que ensinava uma lição sobre a história de Jó. Um dos membros convidou-me para ir a sua casa, após o culto, para que eu pudesse conversar com um casal que estava sofrendo. Descobrimos que os pais e os filhos do casal estavam viajando numa freeway muito próxima à Virgínia, onde moro. Um acidente aconteceu e todos morreram. Eles perderam seus pais e filhos de uma só vez. Coloque-se no meu lugar. O que você diria para eles? 

a. Diga-me como você explicaria a atitude de Jesus com relação  à morte? 

C. Leia Lucas 7:14-15. Eu teria adorado ressuscitar os pais e os filhos daquele casal. O problema é que Jesus deixou-os morrer. Na história sobre a viúva de Naim, Jesus interveio e reverteu a morte. Como você explica isto? Por que somente algumas pessoas foram, prontamente, ressuscitadas? 

1. Tenho um sermão sobre cronologia, em que o argumento é que não importa se Jesus ressuscita seus amados hoje, ou espera até a ressurreição - o outro lado é a ressurreição. Esta é uma forma razoável para olhar isso? 

a. E se for provável que a pessoa que morreu não estiver salva? O que você diria, então? 

D. Leia 1 Coríntios 13:12-13. O que o texto diz sobre nossa capacidade para entender os caminhos de Deus? Sobre entender o conflito entre o bem e o mal?

1. Se não pudermos explicar a razão pela qual as coisas acontecem, devemos continuar tentando? Ou isso poderia piorar mas coisas?  

2. O que 1 Coríntios 13:13 nos diz, que nós já sabemos? (Que Deus nos ama. De todas as complexidades sobre os caminhos de Deus, o mais evidente de Seus atributos é o amor. Ele morreu para nos salvar.)

E. Leia Colossenses 3:12-14. Note as cinco características: “compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência”. Como associar humildade a nossa discussão sobre compaixão? (Precisamos reconhecer o que não sabemos. O fato de que nossa compreensão, hoje, é como a de um menino, e que vemos um “reflexo obscuro”, deve nos levar a ser cautelosos quanto ao que dizer sobre a vontade de Deus para quem está enlutado.)

III. O Conflito de Jesus

A. Leia João 11:1-6, João 11:21, João 11:32 e João 11:37. As queixas pela demora de Jesus eram válidas?

1. Quantas pessoas Marta e Maria viram Jesus curar?

2. Esta queixa é semelhante a que fazemos hoje: “Jesus, se você estivesse disposto poderia ter salvo meu ente querido”?

B. Leia João 11:33-35. Como você explica isso? Por que Jesus chorou a morte de Lázaro, uma vez que ele poderia tê-la impedido, se tivesse chegado a tempo?

C. Leia João 11:41-44. Agora que vocês sabem disto, qual você acha que foi a razão de Jesus para o atraso? (Ele planejara ressuscitar Lázaro.)

1. Por que Jesus chorou, se ele sabia, o tempo todo, que iria ressuscitar Lázaro? (Além de amar Lázaro, Ele teve compaixão por nós, o que mostra a extensão da sua atitude com relação ao sofrimento que ele poderia ter evitado, mas não o fez. Mostra, também, que Deus tem um “plano mestre”, quando se trata de tomar esse tipo de decisão.)

a. Aqui, qual parece ser o “plano mestre” de Deus? (Note que João 11:42 diz “para que creia que tu me enviaste”. Veja, também, João 11:4.)

IV. O Espírito Santo

A. Leia João 14:25-27. Por que Jesus falou de paz e, não, de ficar com medo, logo depois de ter dito que o Espírito Santo estaria vindo? (A idéia é que o Espírito Santo continuaria o trabalho de Jesus. A idéia de “Deus conosco” não mudou.)

B. Leia 1 João 3:17-20. Temos discutido nas lições anteriores, desta mesma série, o plano de Deus para com os pobres, no que se refere a trabalho - que é uma parte da ajuda aos necessitados, em quase todos os programas bíblicos. Quando você vê um “irmão” necessitado, como você decide se deve ajudá-lo?

1. O que você acha que esses versículos significam, no que se refere aos nossos “corações” ficarem “tranquilos” ou nos “condenarem”? (Saberemos se estamos fazendo o que é certo pela reação dos nossos corações. “Deus é maior que nossos corações” e, por Sua influência, saberemos fazer o que é certo.)

C. Leia 1 João 3:21-24.  Como podemos saber se nossos “corações” estão nos enviando sinais corretos? (Deus disse que o Espírito Santo irá nos guiar. Estamos suscetíveis a ter corações de “pedra”. Mas, o Santo Espírito que trabalha em nós é muito maior do que nossos corações endurecidos.)

1. Releia 1 João 3:21-22. O assunto em 1 João 3:17 se refere aos “bens materiais”. Lembre-se que começamos perguntando por que, hoje, não curamos doenças e expulsamos demônios, enfrentando, assim, satanás e seus minions. O que 1 João 3:22 quer dizer com recebemos dele “tudo o que pedimos”?

a. Se “tudo” inclui o poder de curar, então, não estamos agradando a Deus, nem seguindo a impressão que o Espírito Santo estampa em nossos corações? 

D. Leia 2 Coríntios 1:3-5. de acordo com os versículos, como podemos confortar os outros? (Por causa dos sofrimentos que passamos em nossas vidas. Ou seja, Jesus sofreu e nós, também, iremos sofrer. Porém, o conforto que recebemos de Deus é algo que podemos compartilhar com os outros.)

E. Se você me perguntar, eu prefiro o lado da cura, ao invés do lado de “compartilhar conforto através de minhas dores”. Pense, novamente, na história de Lázaro. Como ela se encaixa em ambos os lados da imagem de confortar alguém? (Maria e Marta (e Jesus) sofreram, quando Lázaro morreu. Mas, quando Jesus o ressuscitou, isso trouxe confortou e esperança para todos aqueles que sofrem, quando um ente querido morre.)

F. Amigo, compartilhei com você que, tanto a compaixão quanto o ato de consolar estão num área em fase de melhoria, na minha vida. Você vai se decidir, hoje, pelo poder do Espírito Santo, em manifestar bondade e compaixão por aqueles que necessitam de consolo?

V. Na próxima semana: “Jesus Ministrava às Necessidades das Pessoas”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Se você costuma receber esses comentários por e-mail mas, em alguma semana, houve  falha ou extravio do recebimento, você poderá encontrá-los clicando neste link: 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html


**********************************

Nenhum comentário: