domingo, 31 de julho de 2016

Lição 06 - Jesus se Misturava com as Pessoas

(Lucas 14 e 15, Gênesis 13, Mateus 3) 

Introdução: Jesus e os fariseus tinham diferentes abordagens para converter pecadores. Jesus comia com eles. Os fariseus achavam que os pecadores deveriam  ser como eles. Sabemos que a conversão de pecadores é um assunto importante, porque as conversões provocam regozijo no céu. Como devemos nos relacionar com pecadores, sem deixar que eles nos transformem? Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender sobre esses tópicos importantes! 

I. Deus e os Pecadores

A. Leia Lucas 15:1-2. Qual era o problema aqui? Por que os fariseus “criticavam” Jesus, que tratava bem os pecadores e comia junto com eles? 

1. Você conhece esse provérbio: “Diz-me com que andas e dir-te-ei que és”? Era esse o problema? (Acho que sim. Talvez os fariseus achavam que Jesus estava encorajando os pecadores a permanecerem pecadores.)

2. Leia Lucas 7:36. Que imagem considerável nos é fornecida a respeito dos companheiros de refeições com Jesus? (Jesus comia com qualquer pessoa. Ele não estava impondo um teste de caráter.)

3. Quando jovem, fui ensinado (ou, pelo menos eu entendia) que se eu me envolvesse no pecado, Deus iria me evitar. O que os versículos sugerem sobre esta idéia? (Deus não foge dos pecadores.)

B. Leia Lucas 15:3-6. O que isso nos ensina sobre a relação de Deus com os pecadores? (Ele não só corre atrás deles como, também, os conduz para casa.)

1. Nessa história, quem estava no relacionamento mais próximo de Jesus: as ovelhas salvas ou a ovelha perdida? (Jesus passou mais tempo buscando a ovelha perdida. Ela era o foco de sua atenção. No entanto, o objetivo era fazer com que a ovelha perdida se transformasse numa ovelha moralmente correta e justa.)

2. Vamos rever nossa conversa sobre evangelismo, da última semana. Lembre-se que em Mateus 10:14-15, Jesus disse para Seus discípulos que se uma pessoa não quisesse ouvir a mensagem do evangelho, eles deveriam “sacudir a poeira dos pés” e seguir em frente. Sem perseguir e sem importunar aqueles que rejeitassem a verdade. Como harmonizar essa instrução com a perseguição de Jesus à ovelha perdida? (Não acho que a parábola de Jesus, sobre a ovelha perdida, esteja relacionada ao evangelismo mas, sim, para revelar a atitude de Deus com relação aos perdidos.)

C. Leia Lucas 15:7. Qual deve ser nossa atitude com relação aos pecadores que se arrependerem? (Devemos ficar radiantes.)

D. Volte ao assunto sobre evangelismo, e releia Lucas 15:1. Jesus estava indo atrás de pecadores? (Não, eles é que o perseguiam. O problema dos fariseus era sobre o que estava acontecendo, uma vez que os pecadores ajustavam contas com Jesus.)

E. Leia Lucas 15:8-10. Qual foi foco daquela mulher? (Sua moeda perdida.)

1. Como você está ciente, através das lições anteriores, estou totalmente focado em tornar excelente o serviço no culto. O que esta parábola sugere sobre qual deve ser o foco da igreja? (Tanto esta parábola quanto a parábola da ovelha perdida colocam como ponto central encontrar o perdido.)

2. Concluímos (ou pelo menos, eu concluí) que a história da ovelha perdida não era sobre evangelismo, mas sobre a atitude de Deus acerca dos pecadores. Você acha que também vale para a história da moeda perdida?

3. Mesmo que o ponto central dessas duas histórias seja mostrar a atitude de Deus acerca dos pecadores, elas não dizem algo sobre evangelismo?  

II. Desistindo de Tudo

A. Como você sabe, acredito que o contexto na Bíblia é, excepcionalmente, importante. Vamos examinar os ensinos de Jesus que precedem imediatamente sua discussão sobre a atitude de Deus acerca dos pecadores. Leia Lucas 14:28-30. Qual é a lição nessa história?

B. Leia Lucas 14:31-32. Qual é a lição, a partir dessa história? (As duas histórias nos ensinam que devemos ser bons planejadores. Não devemos começar um projeto, antes de considerarmos a melhor maneira para executá-lo e se teremos recursos para terminá-lo.)

C. Leia Lucas 14:33. Isso é chocante? Na verdade, essa conclusão não é exatamente oposta às histórias? Tanto a construção quanto a guerra exigem que o construtor e o rei tenham recursos suficientes para que seus trabalhos sejam terminados. Jesus disse, naquele momento, que você deve estar disposto a desistir de seus recursos! Ou não?

1. O próximo capítulo inicia com instruções sobre nossa atitude acerca dos pecadores. Por que? (Se ficarmos preocupados com nosso “senso de superioridade” com relação  aos pecadores, a ponto de evitá-los, não estaremos desistindo de nosso orgulho.)

D. Vamos retroceder ainda mais e olhar o contexto. Leia Lucas 14:25-27. Jesus nos instruiu a amar a todos, exceto nossa família? (Não. A idéia de que não devemos amar tanto nossa família é contrária ao restante da Bíblia, inclusive ao quinto mandamento (Êxodo 20:12). Não acho que Jesus estava nos dizendo para desistir do amor por nossa família e substituí-lo pela indiferença. E, não acho que Jesus nos disse para vender tudo e substituir por nada.)

E. Vamos voltar ainda mais e olhar o contexto. Leia Lucas 14:16-20. Você conhece esta parábola, porque ela aparece em mais de um dos evangelhos. O que impediu aquelas pessoas de irem à festa de casamento? (Eles estavam mais preocupados com os negócios da vida.)

1. Agora, diga-me o que você acha que Jesus  quis dizer com “amar menos” sua família, desistir de “tudo” e comer com pecadores? Qual foi a lição que Jesus estava tentando nos ensinar? (Não podemos deixar que nosso trabalho, passatempos, família ou nossos méritos interfiram em fazer progredir o Reino de Deus. Os fariseus não queriam desistir de suas honras e comer com pecadores.)

F. Leia Lucas 14:34-35. Você tem ouvidos, o que você ouve? (Os cristãos precisam se misturar com o mundo. Não podemos deixar que nossos méritos, nosso senso de superioridade, nosso emprego, passatempos ou família interfiram na forma de compartilhar o evangelho com os pecadores que querem se associar a nós.)

III.

A. Leia Gênesis 13:8-13. Foi essa a escolha que  Jesus estava nos ensinando a fazer? Mudar para cidades ímpias e criar centros de evangelismo? 

1. Você acha que Ló fez aquela escolha porque queria evangelizar?

B. Leia Gênesis 14:11-12. Ló foi, literalmente, capturado por pecadores! O perigo deve ser motivo para nos afastar do evangelismo em uma cidade? 

C. Leia Gênesis 14:15-16. O que isso nos diz sobre lutar, literalmente, contra bandidos? O que isso nos declara sobre a proteção de Deus para Ló?

1. Você observa algo diferente, no que diz respeito ao lugar em que Ló morava?  (Em Gênesis 13:12, Ló havia armado sua tenda em um lugar “próximo” a Sodoma. Em Gênesis 14:12, ele morava “em Sodoma”.)

D. Leia Gênesis 19:12-16. Qual é o perigo real que uma pessoa honesta (ou casal) vai enfrentar, ao mudar-se para um lugar cheio de pecadores? (O perigo é associar-se às más influências do ambiente.)

E. Leia Gênesis 19:17 e Gênesis 19:26. Por que a esposa de Ló olhou para trás? (Quando estaciono meu carro novo e me afasto dele, gosto de virar-me para olhá-lo. O coração da esposa de Ló, sua vida e suas coisas estavam em Sodoma. Ela não pode resistir a um último olhar para seu passado.)

IV. João Batista

A. Leia Mateus 3:1-3. Com o cenário por trás de nossa lição, como você explica João Batista? Ele era uma mistura harmoniosa?  

B. Leia Mateus 3:5. Era problema para João, viver no deserto? (Não. As pessoas iam até ele!)

C. Pense sobre as diferenças entre Jesus, os fariseus, João Batista e Ló. Você pode começar a elaborar algumas regras acerca de como alcançar pecadores? (Os fariseus nos ensinaram a não desprezar pecadores. João nos ensinou que se tivermos a mensagem certa, os pecadores virão até nós. Ló nos ensinou que é perigoso, para nossos bens e para nossa salvação, morar entre pecadores. Jesus nos ensinou que devemos estar disponíveis e ser úteis para os pecadores e a estarmos dispostos a interagir com eles.)

1. O que você deve fazer de modo diferente, agora, que tenha como objetivo alcançar pecadores?

2. Aquilo que você está fazendo agora, com a intenção de alcançar os pecadores, parece ser validado pela Bíblia?  

D. Compartilhar a palavra de Deus com pecadores é um trabalho extremamente importante, amigo. Quando aqueles que transgridem a palavra de Deus retornam ao bom senso e se voltam para Ele, provocam regozijo no céu. Você vai concordar, agora mesmo, a elaborar uma abordagem bíblica para compartilhar o evangelho e, em seguida, colocá-la em ação? 

V. Na próxima semana: Jesus Desejava o Bem das Pessoas

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Se você costuma receber esses comentários por e-mail mas, em alguma semana, houve  falha ou extravio do recebimento, você poderá encontrá-los clicando neste link: 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html


**********************************

Nenhum comentário: