sábado, 4 de junho de 2016

Lição 11 - Eventos Finais

(Mateus 23 e 24) 

Introdução: Uma das maravilhosas vantagens de escrever essas lições é que elas me obrigam a estudar a Bíblia. O principal objetivo é aprimorar a qualidade da Escola Sabatina e ajudar os alunos a entender melhor a vontade de Deus. No entanto, sempre que estudo a Bíblia fico pensando sobre o impacto da palavra de Deus em minha vida. Nesta semana, algumas declarações de Mateus ficaram tão conectadas comigo que peço desculpas, antecipadamente, por inserir-me tanto dentro da lição, a ponto de introduzir elementos novos nela. Vamos estudar a fundo e ver se você também sente uma conexão especial com nosso estudo bíblico!

I. Glória à Injustiça e ao Egoísmo

A. Leia Mateus 23:1-4. De que modo você encara os ensinamentos de alguém que você considera hipócrita? (De modo geral, a conduta é rejeitar os ensinamentos dos hipócritas.)

1. Por que Jesus disse para obedecer esses hipócritas? (Eles “se assentam na cadeira de Moisés”.)

a. O que isso significa e por que é tão importante? (Acho que quer dizer que eles ensinam a lei dada por Deus, através de Moisés.)

2. Lembro de vários líderes famosos que tiveram pecados muito notórios. Meu sentimento experimentado como resposta as suas ações foi que eles sucumbiram no pecado - o que é uma verdade para todos nós. Como podemos fazer distinção entre os líderes religiosos, que “se assentam na cadeira de Moisés, e aqueles que nos fazem seguir pelo mau caminho? (A razão principal para cada uma dessas minhas perguntas começa com um texto da Bíblia (que eu confio), de que não podemos chegar a um erro tão profundo, uma vez que o nosso ponto do foco é a palavra de Deus. A questão mais importante é saber se o líder está ensinando o que diz na Bíblia ou alguma coisa a mais.)

B. Leia Mateus 23:5-7. Seja honesto. Você ama ter um lugar de honra, os assentos mais importantes? Você ama ser saudado pelas pessoas que respeitam você? (Se você disse que “não” acho que você   violou apenas o Nono Mandamento. Todos nós gostamos de ser honrados.)

1. Como podemos evitar ser, exatamente, como esses líderes religiosos? (Veja o versículo 5, novamente, que diz que “tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens”. Se tudo o que você faz tem como motivação a sua própria glória, em oposição à glória de Deus ou em mostrar amor por outra pessoa, então, você está em apuros.)

C. Leia Mateus 6:2. O que significa “eles já receberam sua plena recompensa”? Isso quer dizer que a “plena recompensa” é a glória pessoal - o que excluiria o Céu? (Eu amo pregar e ensinar e não há dúvidas de que parte de minha intenção  é querer ajudar as pessoas a entender melhor a Deus. Mas, a outra parte é que eu gosto de ver as pessoas dizerem “ele faz um grande trabalho”. Quando li sobre os líderes religiosos, para os quais a única recompensa se encontra aqui, fiquei preocupado. Dr. William H. Shea é um dos cristãos mais extraordinários que conheci. Ele é extremamente inteligente e extremamente humilde. Perguntei a ele: “Você se encanta com a honra de pregar e ensinar?” E ele disse: “Sim, isso faz parte dela.” Sua explicação trouxe sossego ao meu coração.)

D. Leia Mateus 23:8-12. Um dos meus ex-alunos costumava chamar-me de “rabino” e, minha esposa, frequentemente, me chama de “professor”. Meus filhos me chamam “papai”. Os alunos da faculdade de direito chamam-me “Professor Cameron”. Devo pedir-lhes para parar com isso?

1. Leia Êxodo 20:12. A questão para os líderes religiosos é, unicamente, no que diz respeito à honra. Esse texto nos diz para honrarmos nossos pais - e isso inclui chamar ao meu pai de “Pai” ou “Papai”. Como você explicaria o aparente conflito na Bíblia?

2. Não esqueça o contexto. De que honra os líderes religiosos estavam indevidamente, se apoderando? (Eles estavam reivindicando a glória que pertencia a Deus. Eles estavam fazendo tudo para sua própria glória e, não, para a glória de Deus ou por amor aos outros. Note que em Mateus 23:8-10 o ponto de referência é Deus. Meus filhos, minha esposa e meus alunos não pensam que eu seja Deus e nem eu estou tentando confundi-los nesse ponto.)

E. Vamos pular para Mateus 23:37-39. Qual foi o problema fundamental dos líderes religiosos, em Jerusalém? (Eles rejeitaram Jesus. Note que a discussão do “título” foi parte da rejeição a Jesus. Jesus disse que o fim havia chegado para eles. Eles não estavam dispostos a aceita-lO ou dar-Lhe glórias.)

II. A Destruição 

A. Leia Mateus 24:1. Por que você acha que os discípulos pediram para que Jesus olhasse a construção do templo? (Ele estava, indubitavelmente, belíssimo. Li a descrição que fez Josefo, onde ele diz que o templo era glorioso.)

B. Leia Mateus 24:2-3. Sem dúvida, essa foi uma notícia chocante. Por que os discípulos iriam até Jesus “em particular”, para saber detalhes?

1. Quantas perguntas você encontra nesses versículos? Quantas perguntas   você acha que os discípulos pensavam estar fazendo a Jesus? (Acho que eles fizeram, no mínimo, duas perguntas, mas eles achavam que era apenas uma. Sem dúvida, os discípulos achavam que o templo não seria destruído até a volta de  Jesus, “no fim dos tempos”.)

III. O Fim

A. Leia Mateus 24:4. Qual foi a primeira preocupação de Jesus? (Que evitemos ser enganados.)

B. Leia Mateus 24:5-14. Jesus referiu três vezes “o fim”, nesses versículos. Que fim Ele estava discutindo: o fim do templo ou o fim do mundo?

C. Leia Mateus 24:15-20. O que você acha que estava sendo discutido aqui? (Sabe-se que uma profecia pode ter mais do que um cumprimento, mas essa pareceu estar coerente com a destruição de Jerusalém. Muitos cristãos fugiram da cidade, antes que o templo fosse absolutamente destruído pelos romanos, e foram salvos.)

D. Leia Mateus 24:23-27. O que está sendo descrito aqui? (A Segunda Vinda de Jesus.)

1. Qual a preocupação específica,   quanto aos cristãos serem enganados? (Falsos Cristos aparecerão - e seus sinais e milagres serão, extremamente, persuasivos.)

2. Como podemos evitar ser enganados? (Ninguém terá que nos falar sobre a Segunda Vinda de Jesus. Todos verão de uma única vez. Tenho evitado algumas das questões mais complexas, sobre a mensagem de Jesus, porque eu poderia estar errado. No entanto, a parte mais simples da mensagem é muito óbvia - você vai saber quando Ele voltar!)

a. Então, por que Jesus nos advertiu para que evitemos ser enganados  e que a decepção a vir será poderosa? (Temos potencial para sermos enganados por esses falsificadores. Se você estiver envolvido em algum debate sobre a possibilidade de alguém ser  Jesus, essa é uma prova absoluta de que essa pessoa é uma farsa e de que ela não é Jesus!)

E. Leia Mateus 24:30-31 e Mateus 24:40-41. Que outra prova absoluta você terá sobre a Segunda Vinda de Jesus? (Os salvos serão levados para o céu!)

1. E quanto ao “grande som da trombeta”? (Leia 1 Coríntios 15:51-52. Aqueles que morrerem confiando em Jesus serão ressuscitados, no momento em que a trombeta soar.)

F. Para você não ser enganado, vamos rever tudo isso. O que vai acontecer quando Jesus voltar? (Parecerá como um relâmpago, ao redor do mundo - todos verão, ao mesmo tempo. Os mortos em Cristo ressuscitarão. Os vivos salvos estarão no Céu. Você não vai ficar confuso com este evento. Se você não for elevado ao céu, esta será uma má notícia.)

G. Leia Mateus 24:42-44. Espere um minuto! Acabamos de aprender que a Segunda Vinda de Jesus será óbvia para todos. Por que fomos advertidos a permanecer “vigiando”, por causa da possibilidade de um retorno inesperado?  Eu poderia estar num sono profundo e não perderia a Segunda Vinda de Jesus! (O ladrão não arromba a casa de Jesus nesta parábola. O ladrão está arrombando a sua casa. Não se trata de uma advertência sobre a ambiguidade da volta de Jesus mas, sim, se você está pronto!)

H. Leia Mateus 24:45-46. O que você deve fazer em antecipação a Segunda Vinda de Jesus? (Seu trabalho - “alimentar” os servos de Jesus. Precisamos continuar a obra de fazer avançar o Reino de Deus!)

I. Amigo, qual era o problema com os líderes religiosos, que discutimos no início desta lição? Eles estavam trabalhando para promover sua própria glória. O que Jesus nos chama a fazer, enquanto aguardamos Sua volta? Que façamos progredir o Reino de Deus.  O que você está fazendo nesses dias?  Promovendo sua glória ou o Reino de Deus? Se você não gostou da resposta, por que não se arrepender agora mesmo e pedir que o Espírito Santo lhe mostre uma maneira melhor?

IV. Na próxima semana: “Os Últimos Dias de Jesus

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Se você costuma receber esses comentários por e-mail mas, em alguma semana, houve  falha ou extravio do recebimento, você poderá encontrá-los clicando neste link: 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html


**********************************

Nenhum comentário: