quinta-feira, 21 de abril de 2016

Lição 05 - A Guerra Visível e a Invisível

(Mateus 11-12) 

Introdução: Muitos cristãos seguem um destes dois caminhos opostos: ou pensam que a salvação  depende de suas boas obras, ou acham que salvação significa, meramente, aceitar a graça e, depois, continuar a vida normalmente. Nesta semana, nossa lição vai revelar uma terceira abordagem: em tudo, confiar em Deus. Isso não inclui, apenas, a salvação mas, também, todos os problemas e vitórias da vida. Vamos mergulhar em nosso estudo em Mateus, e aprender mais!

I. As Dúvidas de João

A. Leia Mateus 11:1-3 e Mateus 3:11-14. O que aconteceu com a fé que João tinha em Jesus? (Leia Mateus 14:3-4. João estava preso, quando mandou que seus discípulos fossem até Jesus. Se você olhar, novamente, Mateus 3:12, verá que João previu que Jesus “limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.” No entanto, apesar das expectativas de João, sobre o poder de Jesus, Ele não o libertou da prisão. Mateus 14:10 nos informa que João morreu na prisão.)

1. O que isto nos ensina sobre sermos arrogantes no que diz respeito à forma como pensamos que a profecia será cumprida? (Precisamos estar alertas e manter nossas mentes abertas para o Espírito Santo. A nação judaica (incluindo, aparentemente, João Batista) esperava que Jesus exercesse poder e derrotasse seus inimigos, naquela época.)

B. Leia Mateus 11:4-6. De que modo essa explicação respondeu a pergunta de João, sobre o porquê de Jesus não salvá-lo? (A resposta de Jesus mostrou que ele estava derrotando satanás e, não, seus seguidores. Precisamos lembrar que o inimigo real é satanás e suas forças demoníacas e, não, as pessoas com quem trabalhamos e vivemos.)

C. Leia Mateus 11:7-11. Explique como Jesus pode dizer que nenhum homem é maior que João Batista e, no entanto, a pessoa menos importante no céu é maior que ele? 

1. Qual foi a questão que os discípulos de João levantaram? (Quem é Jesus? Essa é a questão-chave na vida. Você vai confiar em Jesus e confiar nEle, para resolver todos os seus problemas e desafios? João estava mostrando falta de confiança. Todos aqueles que estiverem no céu, lá estarão por causa de sua confiança em Deus e não, por causa de suas obras.)

2. O que isso nos ensina sobre ser dependente de Jesus, ao invés de confiar em si próprio, em outros homens ou no dinheiro? (É oscilar, como João batista oscilou. Precisamos ficar atentos.)

II. A Guerra

A. Leia Mateus 11:12-14. Quem são esses homens fortes? (Considere o contexto. João Batista fez coisas poderosas para preparar o caminho para Jesus. Ele era “Elias”. Mas, Herodes o matou. (Mateus 14:6-11.) Satanás trás a força humana contra a igreja, quando ela está progredindo.)

B. Leia Mateus 11:16-19. O que isso nos diz sobre termos expectativas erradas? (Nós, como crianças, achamos que os obreiros de Deus devem estar de acordo com as nossas idéias. Somos egocêntricos. Deus disse para olharmos para além de nós mesmos, para ver o que Ele está fazendo, através das outras pessoas. Pense em como Deus está Se movendo no mundo - é o mesmo resultado alcançado com aquelas pessoas que não atendem suas expectativas.)

1. Quantos cristãos, você conhece, estão lutando entre si, ao invés de estar lutando contra forças demoníacas?

C. Leia Mateus 11:20-24. Achamos que Sodoma tem relação com pecado sexual. O que Jesus disse que é pior que isso? (Ignorar os milagres que Deus realiza em nossa vida. Pense, novamente, em Sansão. Esse sujeito tinha um problema sexual. No entanto, ele foi listado no “hall” da fama da fé (Hebreus 11:32) porque, mesmo nos últimos momentos de sua vida, ele confiou em Deus (Juízes 16:28-30).)

1. Você presta muito pouca atenção aos milagres que Deus tem feito em sua vida?

D. Leia Mateus 11:25-26. Jesus criticara Seus ouvintes, dizendo que eles eram como “crianças que ficam sentadas nas praças” (Mateus 11:16) e, depois disse que Deus “revela aos pequeninos” o que escondeu dos “sábios e cultos”. O que é isso? Devemos agir como crianças ou não? O que é, exatamente, a atitude infantil que Jesus recomendou? (Em ambos os casos, Jesus estava chamando as crianças de “simples”. Elas são simples no seu querer e no seu compreender.)

1. Por que isso é bom? (Parece que o ponto ao qual Jesus chamou a atenção é que o evangelho pode ser compreendido por qualquer pessoa, desde que ela não seja arrogante, para poder estar disposta a aceitá-lo.)

2. Você acha que Deus esconde o evangelho de alguém? Você acha que “agrada” a Deus, esconder as boas novas? (Seria difícil explicar a grande obra do apóstolo Paulo, se fosse verdade que Deus impediu o evangelho para os “sábios e cultos”.)

3. Leia Mateus 19:23-24. Por que dificilmente um rico entrará no Reino dos céus? (O texto ajuda a explicar o problema que “sábios e cultos” podem ter para compreender o evangelho. Os ricos, as pessoas inteligentes, aqueles que tiveram uma educação altamente qualificada têm em comum a tendência de confiar na riqueza, na inteligência e na educação, ao invés de confiar em Deus. Jesus salientou a mesma idéia com João Batista. A questão central para João foi se ele confiaria em Jesus, em meio aos problemas. A questão central para os ricos, sábios e intelectuais é se eles irão confiar em Deus ou em seu dinheiro, inteligência e educação.)

E. Vamos voltar e ler Mateus 11:15. Quem é capaz de entender a mensagem de Jesus? (Aquele que tem ouvidos!)

1. O que isso nos diz sobre os comentários de Jesus de que o evangelho fica oculto para determinadas pessoas? (Nos ajuda a provar a questão de que todos podem ouvir e entender, a menos que opte por não entender, por causa da arrogância e do egoísmo.)

F. Leia Mateus 11:27. Para quem Deus revelou o evangelho? (Para Jesus! Jesus revelou Deus, o Pai, para nós. Isso reforça a questão de que devemos ter fé em Jesus e colocar nossa confiança nEle.)

G. Leia Mateus 11:28-30. Que vantagem prática iremos desfrutar, ao colocarmos nossa fé em Jesus? (Ele carrega nossos fardos. Ele nos dá descanso. Ele não é arrogante e nem cruel conosco. Em vez disso, Ele quer que tenhamos sucesso na vida e que recebamos a vida eterna.)

1. Você sente que a vida é uma luta constante? Por que não confiar em Jesus para tudo? 

2. O que você acha, numa questão prática, com o que a dependência em Jesus se assemelharia? (Ela envolve, pelo menos, três coisas. Em primeiro lugar, pedir para Jesus, em oração, para resolver nossos desafios. Segundo, seguir os conselhos que Jesus já nos deu, através da Bíblia. Terceiro, buscar o Espírito Santo para nos guie, quando tomarmos decisões.)

H. Leia Mateus 12:24. O que é pior do que confiar em si mesmo, ao invés de confiar em Jesus? (Achar que Jesus depende de satanás.)

I. Leia Mateus 12:25-26. O que você acha dessa resposta? (Foi uma resposta muito prática. Acho que Jesus estava procurando libertar-se do problema que Ele identificara, de que a verdade estava oculta para as pessoas que confiavam nelas mesmas.)

1. Que resposta seria apropriada para aquelas pessoas que confiam Jesus? (Há uma guerra acontecendo entre Jesus e satanás. Por que satanás ajudaria Jesus? Seu objetivo é destruir Jesus.)

J. Leia Mateus 12:27-28. Você acha que os líderes religiosos judeus pensavam que outros líderes religiosos judeus expulsavam demônios, pelo poder de satanás? (É claro que não! Jesus disse: “Por que vocês me julgam por um padrão diferente?”)

K. Leia Mateus 12:29. O que o texto nos diz sobre a realidade dos demônios? (Que Jesus não só acreditou neles, mas ele chamou satanás de “homem forte”.)

1. O que isso nos diz sobre Jesus? (Ele é mais forte do que satanás. Ele pode amarrar satanás na prisão.)

L. Leia Mateus 12:30-32. Qual é o perigo de se dizer que um cristão realiza curas pelo poder de satanás? (Isso é muito perigoso.)

M. Amigo, você tem uma escolha. Você vai viver sua vida confiando em Jesus? Ou, você vai viver confiando em si mesmo, ou pior, confiando em poderes demoníacos? Jesus se oferece para aliviar nossos fardos e dar-nos descanso. Por que não aceitar Sua oferta, agora mesmo?

III. Na próxima semana: “Descanso em Cristo”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Se você costuma receber esses comentários por e-mail mas, em alguma semana, houve  falha ou extravio do recebimento, você poderá encontrá-los clicando neste link: 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html


**********************************

Nenhum comentário: