sábado, 19 de março de 2016

Lição 13 - A Redenção

(Apocalipse 20-22) 
Introdução: Esta é a última lição, de nossa série de estudos sobre Rebelião e Redenção. A boa notícia é que acondicionamos tudo dentro da grande notícia que trata da nossa redenção e destino eternos. Vamos mergulhar em nosso estudo e receber um incentivo de encorajamento!

I. Acorrentado

A. Leia Apocalipse 20:1-3. Como você reage quando um “inimigo” seu já não faz mais parte de sua vida? 

1. Sabendo que é satanás quem inspira o mal, o que você pensa ser a pior coisa que um homem pode fazer para seu semelhante? Seria formidável ver satanás lançado dentro de um abismo, onde a parte superior é fechada e selada?

2. De acordo com sua maneira de ser, qual seria sua atitude com relação a esta notícia? (Satanás será solto depois de 1.000 anos mas, depois disso, sua liberdade vai durar pouco tempo.)

II. Os Salvos

A. Leia Apocalipse 20:4-5. O que vai acontecer durante os 1.000 anos em que satanás estiver preso? (Um grupo de ressuscitados viverá com Jesus.)

1. O que significa “aqueles a quem foi dada autoridade para julgar”? (Este primeiro grupo, dos justos, irá fazer algum tipo de julgamento.)

2. São eles, unicamente, as pessoas que foram decapitadas? (Foi-nos dito que esses mártires fazem parte do grupo mas, do modo como está escrito, parece que eles são apenas uma parte de um grupo maior, que não adorou os maus elementos, quer concordando com eles (marca na fronte), quer sendo coagidos a concordar (marca na mão).)

B. Leia Apocalipse 20:6. Qual é o seu objetivo, quando você lê essa notícia? (Fazer parte do grupo da primeira ressurreição, porque “a segunda morte não terá poder sobre eles”.)

1. Qual é a má notícia aqui? (Eles ficam 1.000 anos com Jesus - o tempo em que satanás estiver preso. Estar com Jesus é maravilhoso mas eu gostaria de ficar, eternamente, com Ele.)

C. Leia Apocalipse 20:7-9. Espere um minuto! De onde vêm essas pessoas? (Aparentemente, essa é a segunda ressurreição. Satanás é libertado, os ímpios que morreram são ressuscitados e eles criam um exército enorme para atacar Jesus, a nova Jerusalém e os santos que ressuscitaram na primeira ressurreição.)

D. Vamos pular alguns versículos. Leia Apocalipse 21:1-3. De onde vem a “cidade santa, a nova Jerusalém”? (Descendo do céu.)

1. Veja, novamente, Apocalipse 20:9. O que está sendo sitiada? (Parece ser a nova Jerusalém.)

2. Apocalipse não nos dá informações em ordem cronológica. Como você junta as peças do quebra-cabeça, para compor uma história razoável? (Existe uma primeira ressurreição, dos justos. Eles vão para o Céu e satanás vai para o abismo. No Céu, eles reinam com Jesus por mil anos e ficam engajados em algum tipo de julgamento. Durante os mil anos, os ímpios permanecem mortos - o que pode explicar, em parte, como satanás fica “acorrentado”. Depois dos mil anos, a nova Jerusalém desce do céu com os justos, os ímpios são ressuscitados, na segunda ressurreição, e satanás é libertado. Sob a liderança de satanás eles atacam a nova Jerusalém.)

E. Agora, vamos voltar. Leia Apocalipse 20:9-10. Ao final, como será esse ataque contra a nova Jerusalém? (O ataque falhará, porque os ímpios serão “devorados” pelo fogo e satanás e seus principais aliados serão lançados no lago de fogo.)

F. Leia Apocalipse 20:11-15. O que acontece com aqueles cujos nomes não estão escritos no livro da vida? (Eles serão lançados para dentro do lago de fogo.)

1. Observe a frase “o lago de fogo é a segunda morte”. O que aprendemos em Apocalipse 20:6? (Os que fizerem parte da primeira ressurreição não experimentarão essa “segunda morte”. Isto deixa claro que a primeira ressurreição é para todos os justos e, a segunda, é para todos os ímpios. Estes irão atacar a nova Jerusalém e, assim, eles irão experimentar a “segunda morte”.)

2. Quem são os “mortos, grandes e pequenos”, que estarão sendo julgados de acordo com os livros que forem abertos? (Este é o grupo que faz parte da “segunda morte”. O ímpios serão julgados de acordo com suas obras.)

3. O que é o outro livro, o “livro da vida”? (Se seu nome estiver escrito no livro da vida, você não será julgado junto com os ímpios.)

a. O que isto nos ensina sobre a graça? (Quando aceitamos Jesus, Sua vida, morte e ressurreição em nosso favor, nosso nome é escrito no livro da vida e, assim, não seremos julgados por causa de nossas más obras.)

b. Aprendemos, em Apocalipse 20:4, que os justos ficarão no céu por mil anos e terão alguma autoridade para julgar. Como encaixar isto em nossa história? (Mil anos é muito tempo! O sentido lógico é que os justos estarão observando como Deus estabeleceu Seu julgamento a respeito dos ímpios. Eles poderão perguntar para Deus por que certas coisas aconteceram em suas vidas. Eles serão convidados a se certificarem que Deus executou Seu julgamento com retidão.)

(1) Existe alguma coisa a mais que você gostaria de fazer durante os mil anos? (Eu gostaria de saber tudo sobre os meus parentes que foram salvos. Seria maravilhoso conversar com os heróis da Bíblia. Durante esses mil anos, nos tornaremos uma comunidade forte, no amor com nosso Senhor.)

III. A Vitória 

A. Releia Apocalipse 21:1-3. Lembra-se de nossa preocupação sobre viver com Jesus, no Céu, por apenas mil anos? O que esses versículos nos dizem sobre a nova morada de Jesus? (Assim sendo, Jesus viverá na Terra. Ele vai viver, eternamente, conosco!)

B. Leia Apocalipse 21:4. Antes, você não tinha nenhuma dúvida, cada vez que lia esse versículo. Pergunte a si mesmo quais eram as causas para o choro, a dor ou a tristeza. Isso tudo acabou. Faz parte da “antiga ordem”!

C. Leia Apocalipse 21:5. Essas promessas são duvidosas? (Deus ditou essas promessas “verdadeiras e dignas de confiança”, e ordenou que elas fossem escritas, para que pudéssemos conhecê-las e confiar nelas.)

D. Leia Apocalipse 21:6-7. Que tipo de relacionamento iremos desfrutar com Deus, na nova Terra? (Teremos uma relação de pai e filho. E nós temos um pai formidável!)

E. Leia Apocalipse 21:8. Este texto tem uma importância extrema e, a primeira vista, estranha. Diga-me porque o pecado listado em primeiro lugar (antes mesmo de depravação e assassinato) foi  “covardia”? O que coragem tem a ver com salvação? 

1. Observe o próximo pecado listado. Uma vez mais, antes de assassinato foi listado o pecado de incredulidade! Por que isso é tão importante? (Colocar covardia e incredulidade nos primeiros lugares da lista aponta para a graça e a fé. Deus nos chama para confiar e acreditar nEle.)

2. Pode ser que alguém que leia essas lições seja assassino. No entanto, você já fracassou por não confiar em Deus? Você já sofreu por medo de não confiar que Deus possa fazer o que é certo?

F. Leia Apocalipse 22:1-5. Você gostaria de viver ali?

G. Lei Apocalipse 22:6. Que garantia nós temos? (Deus enviou Seus anjos para nos assegurar que isso tudo é verdadeiro.)

H. Leia Apocalipse 22:7. O que significa “guardar” as palavras desta profecia? (Acho que isso retorna a questão de ser covarde e incrédulo. Deus pede que coloquemos nossa confiança e esperança nEle e nas Suas promessas.)

I. Amigo, este futuro glorioso pode ser seu. Por que não confessar seus pecados, agora mesmo, e pela fé, aceitar a Jesus como seu Salvador, vivendo sob a direção do Espírito Santo, em quem você pode jogar fora seus medos.

IV.        Na próxima semana, iremos começar um novo estudo: ”O Evangelho de Mateus” 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Se você costuma receber esses comentários por e-mail mas, em alguma semana, houve  falha ou extravio do recebimento, você poderá encontrá-los clicando neste link: 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html


**********************************

Nenhum comentário: