sábado, 20 de fevereiro de 2016

Lição 09 - O Grande Conflito e a Igreja Primitiva

(Atos 1, 2, 4, 7 e 10) 
Introdução: Há duas semanas, aprendemos que o principal alicerce para nossa vida cristã é entender a natureza de Deus. Ele nos protege muito mais do que um pai dedicado cuida de seus filhos. Compreender isso é fundamental. Outra verdade central é como entender e seguir a vontade de Deus. Nosso estudo, nessa semana, volta para o fundamental. Vamos estudar mais a fundo e ver o que a Bíblia tem a dizer para nós!

I. Estupidez

A. Leia Atos 1:6. Gosto de falar sobre esse texto, porque ele é digno de nota. Jesus estava, literalmente, voltando para o céu e esta última pergunta, dirigida a Ele, exprimiu o interesse em saber o que aconteceria com as pessoas que iriam levar Sua mensagem ao mundo.(Ele lhes disse que eles não entenderiam! Eles achavam que Jesus iria derrubar os romanos, criando o reino aqui, empossando-os como governantes.)

1. Eles poderiam estar mais equivocados?

B. Vamos ler o contexto dessa pergunta estúpida. Leia Atos 1:1-5 e Atos 1:7-8. Qual seria a cura para esse terrível mal entendido? (O batismo do Espírito Santo.)

1. Qual era a grande necessidade daqueles que queriam entender e fazer a vontade de Deus? (O batismo do Espírito Santo.)

C. Leia Atos 2:1-4. Contemple o que estaria acontecendo naquele lugar. Você acha que os discípulos tinham alguma dúvida de que eles estavam cheios do Espírito santo?

1. Devemos esperar algo parecido com isso ou não?

2. A compreensão de que nosso Deus habita em nós é uma das muitas distintas doutrinas do cristianismo. Considere se você aceitaria doutrinas “estúpidas”, que não são corretas, caso Deus não habitasse em você?

D. Leia Atos 2:5-11. Coloque de lado o milagre ocorrido. Qual foi o objetivo do Espírito Santo naquele evento? (Levar compreensão para aquelas pessoas que tinham dificuldades em entender a língua falada pelos galileus. O Espírito Santo chamou a atenção deles e, assim, os ajudou a entender. Note que aquilo era, exatamente, o que o Espírito Santo estava fazendo para os discípulos - ajudando-os a entender.)

II. Conflito

A. Leia Atos 4:1-4. Qual foi o problema com a pregação de Pedro e de João? (Se Jesus ressuscitou, ela estava em conflito com a visão dos saduceus de que “não há vida após a morte”. Ela, também, teve muito a dizer sobre os méritos do assassinato de Jesus.)

B. Leia Atos 4:5-8. Qual foi o papel do Espírito Santo aqui? (Ele direcionou a mensagem de Pedro para os principais líderes do país.)

1. O Espírito Santo pode nos manter fora de contendas? (Aparentemente, não é a finalidade seguir por um determinado rumo que leve a contendas.)

C. Leia Atos 4:9-14. Contemple o discurso de Pedro. Como o Espírito Santo o ajudou? (Em primeiro lugar, o Espírito Santo curou o “paralítico”, o que fez com que os argumentos de Pedro se tornassem “à prova de bala”. Segundo, o Espírito Santo deu a Pedro coragem, poder e habilidade para falar, coerentemente.)

1. Você já experimentou isso - deixar o Espírito Santo trabalhar com você para tornar, espantosamente, grandes os seus esforços?

2. Observe o que o Espírito Santo estava realizando. Ele colocou em ordem, o mal-entendido das palavras de Jesus, nas mentes dos discípulos. Ele chamou à atenção para a mensagem os discípulos. Ele levou ousadia e clareza à mensagem dos discípulos. Ele ajudou as pessoas a entender a mensagem. Ele levou convicção aos ouvintes - o que fez com que aceitassem ou se calassem.)

D. Um dos líderes da igreja, Estevão, foi preso por compartilhar o evangelho. Ele recitou a história  de rebeldia do povo de Deus. Leia Atos 7:54-60. Que lição extra aprendemos sobre estarmos cheios do Espírito Santo? (Se sua mensagem estiver cheia do Espírito poderá fazer com que outras pessoas fiquem tão furiosas, a ponto de torná-las dispostas a matar você.)

1. Vamos examinar a história por trás da morte de Estevão. Leia Atos 6:8-11 e Atos 6:13-15. Que tipo de testemunhas temos aqui? (Falsas testemunhas que haviam sido “persuadidas”  a mentir.)

2. Releia Atos 7:57-59. Quem estava tirando as boas roupas de Estevão para poder fazer um trabalho melhor ao apedrejá-lo? (Deuteronômio 17:6-7 sugere que aquelas falsas testemunhas foram as primeiras a jogar as pedras para matar Estevão.)

a. Será que o Espírito Santo nos proteje contra todas as injustiças? (O Espírito Santo deu a Estevão uma atitude indulgente (Atos 7:60). Mas, aqui na Terra, Ele não impediu a morte de Estevão, nas mãos de pessoas más.)

III. Corrigindo o Preconceito

A. Leia Atos 10:1-2. Que tipo de crença religiosa Cornélio defendia? Ele era convertido ao judaísmo? Ele era cristão? (Ele não adorava ídolos. Ele adorava o Deus verdadeiro. Atos 10:36 sugere que ele estava ciente da vida e dos ensinos de Jesus.)

1. O que significa dizer que ele era “temente a Deus?” (Ele procurava fazer a vontade de Deus.)

B. Leia Atos 10: 3-6. O que Deus notou em Cornélio? (Suas boas obras!)

1. Deus seria capaz de perceber essas coisas em você?

C. Leia Atos 10:9-14. No que Pedro se baseou, para relutar em obter uma boa refeição? (Levítico 11 descreve quais são os animais aceitáveis para alimento e quais não são, por serem “impuros”. Pedro respondeu, para a voz na visão, que “certamente, ele não” comeria animais impuros.)

D. Leia Atos 10:15-16. Por que você acha que aquilo aconteceu três vezes?

1. Pedro resistiu três vezes a ordem direta de Deus?

E. Leia Atos 10:17. Por que Pedro estaria refletindo no significado da visão, se a voz no Céu havia sido tão clara? (Ela estava em conflito entre a palavra escrita de Deus e o que a voz do Céu havia dito a ele. Pedro estava refletindo porque ele acreditava que a Bíblia e a voz não se opunham uma a outra.)

F. Leia Atos 10:18-20. Agora ele tinha o Espírito Santo a lhe dizer para não “hesitar em ir” com os homens até Cornélio. Por que Pedro hesitaria? 

G. Pedro foi com os homens visitar Cornélio. Leia Atos 10:25-29. Qual foi a resposta para o porque da hesitação de Pedro? (Ele disse que era contra a “nossa lei”.)

1. Que lei? (A “Robertson’s New Testament Word Pictures” {Figuras de Linguagem do Novo Testamento de A.T.Robertson / sem tradução para  português} revela que, no Velho Testamento, não existe nada contrário à visita a gentios. Esse era, simplesmente, um ensino rabínico que se tornou costume.)

2. O que Pedro entendeu, naquela hora, sobre o significado de animais impuros e a voz na visão? (Que Deus não estava falando sobre animais mas, sobre seres humanos.)

a. Por que Deus não mostrou um saco cheio de romanos sendo humilhados? Por que complicar a mensagem? (Ele queria que Pedro resolvesse o quebra-cabeças sobre o assunto. Isso ajudaria na instrução de permanecer com ele.)

H. Leia Atos 10:30-33. O que isso nos ensina sobre novos conhecimentos? (Mostra que Deus vai confirmar Suas instruções, quando concordarmos em seguí-lO de uma nova maneira e que pode ser desconfortável.) 

I. Leia Atos 10:34-38. Note que Pedro disse que eles já “conheciam” a vida de Jesus e o evangelho. Se eles já conheciam, por que eles precisavam que Pedro lhes falasse? (Duas coisas. Primeiro, eles precisavam saber mais. Segunda, a situação também significava um beneficio para Pedro. Pedro entendeu que o cristianismo não era apenas uma religião para os “judeus”, mas uma fé a ser abraçada pelo mundo.)

J. Leia Atos 10:39-40. Qual era a peça que faltava para o ensino daqueles gentios? (Eles não sabiam sobre a ressurreição - a solução para o pecado e a esperança da vida eterna!)

K. Amigo, você vê a obra sobrenatural na igreja primitiva? O Espírito Santo esclarece, convence da verdade e faz coisas milagrosas. Deus falou com Pedro, para ajudá-lo a entender a abrangência do evangelho. Você está buscando ficar cheio do Espírito Santo e ser guiado por Ele? Você está procurando fazer parceria com o sobrenatural para promover a palavra de Deus? Por que não pedir a Deus, agora mesmo, para enchê-lo com Seu Espírito?

IV. Na próxima semana: “Paulo e a Rebelião”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html"


**********************************

Nenhum comentário: