segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Lição 06 – Vitória no Deserto

(Mateus 04) 
Introdução: Quando há um torneio mundial programado de boxe peso pesado, realmente importante, tento assistí-lo. Só assisti alguns jogos de futebol americano emocionantes. Provavelmente, você gosta de assistir competições. E se você tivesse um interesse pessoal na competição? Não estou falando de apostas. Estou falando do seu azar, caso seu campeão não tenha vencido. Essa competição poderemos ver mais de perto nessa semana! Vamos mergulhar dentro de nossas Bíblias e pegar um assento na primeira fila, para assistir as três rodadas da mais importante competição da história do Universo!

I. A Competição no Deserto -  Primeira Rodada

A. Leia Mateus 3:16-17. Como você acha que Jesus se sentiu naquele momento? (Os cristãos, geralmente, lembram do seu batismo como o ponto alto da vida. Ter seu pai dizendo que o ama e está satisfeito com você é outra grande experiência na vida.)

B. Leia Mateus 4:1. De que espírito estamos falando? (Deve ser o Espírito Santo. É difícil imaginar Jesus permitindo que um mau espírito o guiasse.)

1. Essa não era uma atividade estranha para o Espírito Santo?

C. Leia Tiago 1:13. Algumas vezes, Tiago escreveu coisas que me surpreenderam. Será que temos uma contradição absoluta entre Tiago e Mateus? (Em Mateus, temos uma parte de Trindade guiando uma outra parte para a tentação.)

D. Leia Mateus 4:2-3. Quais foram os elementos da tentação? Identifique cada uma delas, se você puder. (O primeiro elemento foi desafiar o poder e autoridade de Jesus. “Se você é o Filho de Deus” “Se você puder.” O segundo elemento foi  apelar para a fome.)

E. Leia Mateus 4:4. Qual dos dois elementos da tentação Jesus respondeu? Nenhum, um ou ambos?

1. Você compreende a resposta de Jesus? Quão esperto você é com palavras?

F. Leia Deuteronômio 8:2-4. O que Deus salientou nesses versículos? (Que devemos confiar em nEle. Deus falou e, miraculosamente, o maná veio a ser. Deus pode preservar nossas roupas, miraculosamente. Devemos confiar, humildemente, em Deus para Ele cuidar de nós.)

1. Foi esse o texto que Jesus citou para responder a Satanás. Diga-me: por qual elemento da tentação de Satanás, Jesus respondeu? (Ele respondeu para ambos os elementos. Satanás disse: “Não acho que você tenha poder. Prove o que você faz.” Jesus respondeu: “Não preciso exercer poder, porque meu Pai tem o poder e o desejo de cuidar das minhas necessidades.”  Satanás apelou para a fome de Jesus, mas Ele disse para Satanás que Deus não O deixaria morrer de fome.)

G. O que você acha da qualidade dessa tentação? Se essa foi a primeira rodada da épica batalha entre Jesus e Satanás, então Satanás deve tê-la preparado por um longo tempo. Como Satanás fez? (Lembre-se que nas duas primeiras lições dessa série, determinamos que o pecado entrou no Céu e na Terra por causa de um desejo (dentro de Satanás e de Eva) de serem semelhantes a Deus. Vemos traços disso no primeiro elemento da tentação, tanto quanto Jesus o entendeu. Jesus respondeu que Ele não precisava usar Seus poderes divinos, porque Ele confiava em Deus, para cuidar de suas necessidades, do mesmo jeito que Deus havia enviado o maná para Seu povo. É interessante que a tentação de Eva e a tentação de Jesus, também envolveram alimentos - mas isso parece ser um aspecto secundário das coisas.)

H. Se Satanás estava preparado, você acha que Jesus e o restante Trindade estava preparado para o conflito? O que você acha da reembalagem da velha tentação? 

1. O que isso fala a você sobre o tipo de tentação que os aliados de Satanás trazem para sua vida? (Vamos concordar que os elementos da tentação “fome/fruto” são como vícios para nós. Eles são problemas para muitas pessoas. Mas, a grande tentação é o orgulho, o desejo de ser como Deus.)

a. Que novos pensamentos você tem sobre as tentações em sua vida?

I. Releia Mateus 4:1. Você já organizou uma resposta para o aparente conflito com Tiago? (E se o Espírito Santo estivesse ansioso por aquele combate? E se o Espírito Santo estivesse convencido de que Satanás não era tão bom, nem tão original? E se o Espírito Santo pensasse que Satanás estava despreparado? Minha especulação sobre a resposta para o aparente conflito é algo parecido.)

II. A Competição no Deserto - Segunda Rodada

A. Leia Mateus 4:5-6. Essa tentação também parece ter dois elementos. “Se você é o Filho de Deus” não funcionou antes, por que Satanás tentaria novamente e logo em seguida?  

1. Qual foi o segundo elemento dessa tentação? (Ela tem a ver com confiança em Deus. Parece que Satanás fez um “ajuste”. Uma vez que Jesus já havia respondido essencialmente: “Não preciso ser como Deus, porque confio nEle para me dar comida”, Satanás trouxe uma tentação sobre confiança em Deus.)

2. Você pode confiar demais em Deus? É esse o problema?

B. Vamos ler o texto que Satanás citou, para podermos entender melhor a tentação. Leia Salmos 91:9-14. Esse texto justificaria Jesus se jogando do alto do templo e confiando em Deus? (Salmos 91 parece referir-se às catástrofes que surpreendem você e, não, as que você decide criar.)

C. Vamos ler os textos que formam a base para a resposta de Jesus. Leia Deuteronômio 6:16. Isso se refere a uma situação anterior, registrada em Êxodo e que devemos ler a seguir: Êxodo 17:1-3 e Êxodo 17:7. Qual era o “teste” em Êxodo 17? Como Deus estava sendo testado? (O povo negou a Deus. Moisés mostrou que o teste existiu quando perguntou “o Senhor está no meio de nós ou não?”

1. Como isso sustenta a resposta de Jesus para Satanás? (Note como o texto retorna, novamente, à confiança em Deus. Jesus interpretou a tentação como um teste, para Ele entender se Deus estava com Ele o O salvaria. Jesus respondeu, essencialmente (considerando os textos de apoio), “Não vou fazer uma apresentação, pulando desnecessariamente de um prédio, por causa da dúvida de que Deus está comigo.”)

2. Você já testou Deus para saber se ele está com você?

a. Isso pode acontecer quando decidirmos perseguir algo que Deus não deu instrução para que fazermos?

III. A Competição no Deserto  - Terceira Rodada

A. Leia Mateus 4:8-9. Das tentações anteriores, de qual elemento Satanás desistiu? Por quê? (Satanás deixou de desafiar Jesus na questão dEle ser o Filho de Deus. Ao invés disso, nesse teste, ele assumiu essa realidade e pediu para que Jesus desse Sua lealdade a ele.)

1. O que poderia possivelmente tentar Jesus na oferta? (Jesus veio para resgatar a Terra de Satanás.)

a. Se Ele tivesse adorado Satanás, teria tomado a Terra de volta? 

B. Leia Mateus 4:10. Jesus citou, novamente, a Bíblia para responder à tentação. Qual é a lição para nós, quando enfrentamos tentações?

C. Jesus citou, novamente, Deuteronômio 6. Vamos ler Deuteronômio 6:13-15. Que pecado habitual estava sendo sugerido para Jesus? (Adorar ídolos.)

1. Vamos presumir que Satanás não seja estúpido. Embora a adoração de ídolos seja uma tentação muito bem sucedida para nós, dificilmente pareceu ser uma tentação para Jesus. O que você acha que Satanás estava pensando com essa tentação? (Não vejo nenhuma habilidade, absolutamente. Isso não foi, até certo ponto, um tipo de truque sutil. Satanás não estava apelando para o orgulho ou a confiança em Deus, o Pai.)

2. Leia Lucas 22:41-44. Ficou mais clara a natureza da tentação? (Sim. Não foi uma tentação “habilidosa” mas uma tentativa de “golpe”. É o mesmo que ameaçar de tortura. Satanás disse, essencialmente: “ Se você fizer o que eu quero, não vou vou torturar nem matar você.”)

3. Eu e você enfrentamos essa tentação? (Quantas vezes somos tentados a tomar o caminho mais fácil? Quantas vezes somos tentados à abnegação?)

4. Vamos pesquisar mais fundo. Quando penso em abnegação, penso em minha bela casa e carro. Essa é a questão aqui? (Se Jesus tivesse adorado Satanás, se Ele tivesse dado Sua lealdade para Satanás, pelo beneficio exclusivo de evitar a tortura, isso seria compreensível, mas seria pecado. Acho que isso fica mais parecido com alguém que desiste de Deus para fazer melhor ou, para evitar a derrota. Um exemplo seria você desviar dinheiro. Outro exemplo seria você negar a Deus, apenas para ter amigos.)

D. Amigo, se Satanás levou essas tentações para Jesus, imagine como os anjos caídos dele usam isso em você. Você vai ficar alerta a essas tentações e seguir o padrão de Jesus, de confiar em Seu Pai e invocar a Bíblia?

IV. Na próxima semana: “Os Ensinos de Jesus e o Grande Conflito”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html"


**********************************

Nenhum comentário: