sábado, 29 de agosto de 2015

Lição 10 - Filipe como Missionário

(Atos 8) 
Introdução: O que você diria se não estivesse recebendo sua porção de comida? Para alguns, isso se chama dieta mas, na igreja primitiva, era chamado de discriminação racial. De acordo com Atos 6:1-2, essas foram alegações de que as viúvas, de certa raça, não estavam recebendo porções iguais de alimentos, no âmbito do programa de alimentação da igreja. A igreja decidiu selecionar sete diáconos para cuidar desse problema de “servir às mesas”. Esses diáconos, de acordo com Atos 6:3-4, deveriam ser homens “cheios do Espírito e de sabedoria”. Estevão e Felipe foram escolhidos. Pouco tempo depois, Estevão foi morto pelos líderes judeus, em Jerusalém, porque compartilhava o evangelho. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico, para captar a vitória de Filipe!

I. A Perseguição

A. Leia Atos 7:59 - Atos 8:1. Você pediria perdão por pessoas que quisessem ferir e matar você, apedrejando-o?

1. Você acha que a morte de Estevão, por apedrejamento, deu início a uma grande perseguição? (Talvez fosse algum tipo de sede de sangue, encorajada por satanás.)

B. Leia Atos 8:2-4. Isso foi um absoluto desastre para a igreja? (Foi causa para a propagação do evangelho.)

II. Samaria

A. Leia Atos 8:5-8. Como resultado da morte de Estevão e a subsequente perseguição, os sete diáconos se dispersaram. Filipe foi para uma cidade, em Samaria. O que aprendemos sobre judeus e samaritanos, há duas semanas,  no encontro de Jesus com a mulher, no poço? (Eles não gostavam uns dos outros e os judeus desprezavam os samaritanos. Apesar disso, Jesus iniciou a conversão dos samaritanos.)

1. Como Filipe foi recebido naquela cidade, em Samaria? (Muito bem! Ele levou alegria para a cidade.)

B. Leia Atos 8:9-11. Como era a vida para os que seguiam Simão? (As pessoas o chamavam de “Grande Poder” e o consideravam como sendo “o poder divino”.)

1. Qual era a fonte do poder de Simão? (Satanás. Simão praticava feitiçaria.)

C. Leia Atos 8:12-13. Como você acha que satanás via Filipe? (Filipe não havia, apenas, removido espíritos imundos (Atos 8:7) mas, ele converteu quem parecia ser o representante principal de satanás no país.)

III. O Espírito Santo

A. Leia Atos 8:14-17. Filipe batizava em nome do Espírito Santo? (Aparentemente, não.)

1. Como você explica isso, uma vez que Filipe havia sido escolhido para ser diácono, porque era conhecido por ser “cheio do Espírito” (Atos 6:3), e o Espírito Santo havia feito grandes milagres através dele?

2. Por que Pedro e João demoraram para levar o Espírito Santo? 

B. Leia Atos 8:18-23. Não temos certeza de como é dado poder para transmitir o Espírito Santo. Por exemplo, por que Filipe não transmitiu o Espírito Santo, mas Pedro e João o fizeram. Porém, sabemos como Ele não é transmitido. Qual é a forma errada? (Oferecer-se para comprá-Lo.)

1. O que há de errado com isto? Se as pessoas O têm de graça, por que não ser capaz de dar dinheiro para obtê-Lo? (O Espírito Santo é Deus! Deus está a venda? É lógico que não.)

2. Lemos que Simão acabara de ser batizado. Qual era sua condição espiritual? (Seu coração estava “cheio de amargura e preso pelo pecado”.)

a. É apropriado batizar pessoas assim?

b. O contexto sugere, fortemente, que Filipe batizou Simão. Uma vez que o Espírito Santo estava usando Filipe, poderosamente, e como uma das razões dele ter sido escolhido como diácono, foi por causa de sua sabedoria, ele cometeu um erro ao batizar Simão?

C. Leia Atos 8:24. O coração de Simão era o de um novo convertido? (Ele parecia mais preocupado em evitar consequências ruins.)

D. A respeito do Espírito Santo, quais são as lições para hoje? É transmitir dons controlados por seres humanos? Por exemplo, Pedro e João puderam transmiti-lo mas Filipe, não? Como pode uma pessoa como Filipe, ser cheio do Espírito Santo, mas incapaz de transmiti-Lo? (Embora eu não acredite que Deus seja controlado por seres humanos, acredito que Deus nos permite escolher. Veja, novamente, Atos 8:16. Parece que o fracasso de Filipe para batizar “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19) era a fonte do problema. Para uma discussão mais aprofundada, considere Atos 2:38.)

IV. O Etíope

A. Leia Atos 8:26. Considere a vida de Filipe. Um anjo lhe deu as direções, pela manhã, para sua viagem, durante o dia! Você já pensou em pedir para Deus deixar seu anjo lhe dar instruções na vida?

B. Leia Atos 8:27-29. Quem mais estava dando instruções para Filipe? (O Espírito Santo!)

1. O que aprendemos sobre o eunuco etíope? (Ele era o chefe do tesouro nacional (banco) da Etiópia. Ele deve ter sido judeu, pois era adorado em Jerusalém. Ele estava interessado em aprender mais sobre Deus, pois estava lendo a Bíblia.)

C. Leia Atos 8:30. O etíope era um bom leitor? (Ele lia em voz alta. Isso é incomum, nos dias de hoje.)

D. Leia Atos 8:31-33. Qual era a dificuldade em entender essa passagem?

E. Faça uma varredura em Isaías 53. Suponha que você fosse o etíope, retornando de Jerusalém, onde ofereceu um sacrifício por seus pecados. Diga-me o que se destaca em Isaías 53? (Esta passagem é estranha. Ela fala de um homem, mas refere-se a ele como se fosse uma ovelha sendo sacrificada. Isso deve ter feito o etíope lembrar o que era feito no templo, em Jerusalém.)

F. Leia Atos 8:34-35. O que o etíope estava lendo? (Ele estava lendo uma profecia sobre Jesus. Jesus cumpriu o sistema sacrificial que o etíope acabara de ler. A lição sobre a obra de Jesus ficou clara, quando Filipe a explicou.)

1. Nota aos leitores: havia algum problema quanto ao grau de participação de um eunuco no serviço do santuário. Veja Deuteronômio 23:1.

G. Leia Atos 8:36-38. O que você acha do impacto desse evento na Etiópia? (O evangelho foi apresentado por um alto funcionário!)

1. Filipe deveria ter respondido:  “Eu não sei, você precisa ter mais aulas sobre os vários ensinamentos da igreja, antes do batismo?” (Sabemos que Filipe não exigiu mais aulas porque ele batizou Simão, o mágico.)

H. Fale-me sobre todas as partes móveis que levaram Filipe e o etíope, juntos. (As instruções do anjo, as instruções do Espírito Santo, a boa vontade de Filipe em responder, a viajem internacional à Etiópia e a inspiração do Espírito Santo, para ler a profecia específica sobre Jesus.)

1. Você acredita em coincidências, quando se trata de compartilhar o evangelho?

2. Você ora para que o Espírito Santo o leve a compartilhar o evangelho com ouvintes bem dispostos?

I. Leia Atos 8:39-40. Que tipo de transporte Filipe usou? (O Espírito Santo o transportou!)

1. Filipe começou sendo nomeado para um trabalho que exigia atenção aos detalhes. Ser sábio e cheio do Espírito Santo eram as qualificações estabelecidas, assim Filipe deve ter sido um homem por encomenda. Como isso se encaixa nas aventuras daquele dia? (Ordem e planos saíram pela porta! O anjo deu as direções, o Espírito Santo lhe disse o que fazer e, em seguida, o transportou para outra cidade. Isso significa viver por fé, momento após momento.)

J. Essa é a vida que você gostaria de ter? Você não tem planos, mas Deus os traz para você todos os dias, através do Espírito Santo ou de anjos. Você nunca sabe onde vai estar ou como vai chegar lá. Testemunhar é completamente original a cada dia! 

K. Leia Atos 21:7-9. Considere essa informação adicional sobre Filipe. Ele tinha uma casa, provavelmente uma esposa, e quatro filhas. Isso é coerente com uma vida que muda todo o dia? (Eu costumava pensar que Filipe viveu sua incrível e original vida, com o Espírito Santo movendo-o em torno de diferentes oportunidades evangelísticas. Mas, o texto sugere que Filipe era mais parecido com você e comigo. Ele levou uma vida normal, com uma casa e família, mas seu trabalho principal era o de um evangelista. Algumas vezes Deus fez coisas incríveis com ele.)

L. Amigo, você gostaria que o Espírito Santo fosse mais ativo em sua vida? Por que não pedir, agora mesmo, que o Espírito Santo o conduza até as pessoas que querem entender melhor a vontade de Deus?

V. Na próxima semana: “Paulo: Seu Passado e Seu Chamado”


Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

domingo, 23 de agosto de 2015

Lição 09 - Pedro e os Gentios

(Atos 2 e 10) 
Introdução: “Pedro e os gentios” soa como o que poderia ser um grupo de cantores! Pedro apresentou um som muito bom, mas era o som do evangelho para os gentios. Pedro, sob a orientação do Espírito Santo, rompeu as barreiras da raça e da religião, para expandir a obra de Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender com o trabalho evangelístico de Pedro, que nos guiará em nossos esforços missionários, hoje!

I. Pentecostes

A. Há duas semanas lemos Atos 1:6, que nos revelou que os discípulos, ainda, não haviam compreendido com precisão a mensagem do evangelho. Naquele momento, discutimos o que transformou aquela situação. Vamos ler Atos 2:1-4. Quem havia chegado? (O Espírito Santo!)

1. Como sabemos disso? (Som, fogo e outras línguas.)

B. Leia Atos 2:5. Fale-me sobre o público. (Tratava-se de um grupo que temia a Deus, vindo de “todas as nações do mundo”.)

1. Por que eles estavam em Jerusalém? (Uma breve história: uma parte da pressão de Deus sobre o faraó, para que este libertasse Seu povo da escravidão no Egito, foi a praga da morte dos primogênitos. No entanto, Deus protegeu Seu povo dessa morte. A celebração, por causa dessa proteção, é a “Páscoa” (Êxodo 12:3-14). Cinquenta dias (“sete semanas”) depois da Páscoa, os judeus iam celebrar a “Festa das Semanas” (2 Crônicas 8:13; Levítico 23:4-16). Essa festa era, também, chamada de “Pentecostes”, por causa do período de cinquenta dias. Alguns comentários acrescentam que o Pentecostes era comemorado, em parte, porque Deus deu Suas leis no Monte Sinai, cinquenta dias depois da Páscoa. As pessoas estavam em Jerusalém para a Festa das Semanas / Pentecostes.)

C. Leia Atos 2:6-12. Que dicas missionárias podemos encontrar no que estudamos até agora? (Pessoas que estão com a mente aberta para a palavra de Deus são um bom começo para nossos esforços missionários. O Espírito Santo fornece as ferramentas para o testemunho eficaz.)

D. Leia Atos 2:13-15. Como Pedro começou seu testemunho de defesa? (Com lógica! Era muito cedo, de manhã, para beber.)

1. Que apelo à lógica você pode acrescentar? (Como você acha que os sons e o fogo chegaram aqui? Por causa da bebida?)

E. Leia Atos 2:16-18. Que tática Pedro usou a seguir, para testemunhar? (Lembre que aquelas pessoas eram ”tementes a Deus”. Pedro apresentou um argumento prático mas, em seguida, interrompeu, para citar a Bíblia. Ele tomou os acontecimentos que eles estavam presenciando, alinhando-os às  Escrituras que eles conheciam.)

1. O que você acha dessa abordagem missionária?

a. Hoje, como você faria isto?

F. Temos discutido como deveríamos usar nosso bom senso (Mateus 10:16), em nossos esforços missionários. Quais foram as astutas táticas de bom senso usadas, nesse evento com Pedro, pelo Espírito Santo? (Visitantes devotos de muitos lugares estavam na cidade. O Espírito Santo chamou a atenção deles e Pedro lhes explicou o evangelho. Isso permitiu que o evangelho fosse reportado para os países dos visitantes.)

1. Hoje, como você aplicaria essa estratégia? (Considere a internet. Pessoas que se preocupam com o que é de Deus podem estar procurando por algo, na internet. A internet atinge todas as nações.)

G. Vamos pular a mensagem principal, apresentada por Pedro. Vamos ler Atos 2:36-37. Como as pessoas reagiram à mensagem de Pedro? (Eles foram condenados pela verdade do que Pedro falou.)

1. Como podemos replicar isso, hoje? (Temos que usar o bom senso em levar uma mensagem que apele para a ação.  No entanto, convicção é obra do Espírito Santo.)

H. Leia Atos 2:38-39. Quanto vezes você ouviu o chamado para se arrepender? Quantas vezes você fez chamado ao arrependimento?

I. Leia Atos 2:40-41. Note como isso foi escrito. “Geração corrompida” e as palavras usadas por Pedro, para “advertir” e “insistir”. Será que, hoje, nós temos medo de chamar o pecado pelo seu nome certo, quando queremos trazer pessoas para dentro da igreja? Será que temos medo de ofender as pessoas, ao chamá-las ao arrependimento? 

1. Em Atos 2:2-4, nós vimos as coisas incríveis que o Espírito Santo fez. Acrescente os milagres. Se algo como isso acontecesse, hoje, numa igreja local, resultaria em muitas conversões em potencial. Você já se perguntou: “Por que isto não acontece hoje?” Seria possível que, hoje, isso não aconteça porque não chamamos as pessoas ao arrependimento?

II. Cornélio

A. Leia Atos 10:1-2. Considere a descrição sobre esse soldado. As pessoas podem dizer o mesmo de você?

B. Leia Atos 10:3-6. O que o anjo de Deus disse para Cornélio, sobre o que Deus havia reparado? (Suas orações e sua caridade.)

C. Leia Atos 10:9-14. Qual foi o problema com a comida de Pedro? (Os animais eram impuros. Esta foi uma referência às regras de dieta contidas em Levítico 11.)

D. Leia Atos 10:15. As regras de Levítico 11, sobre carnes limpas e impuras estavam sendo revogadas?

1. Essas regras alimentares se originaram com Moisés? (Leia Gênesis 7:8-9. Isso nos mostra que a distinção entre carnes limpas e impuras não se originaram com Moisés e o sistema do santuário. Elas existiam desde os primeiros tempos, mesmo antes que os homens tivessem sido autorizados a comer carne. (Gênesis 9:1-3) )

E. Leia Atos 10:17-19. Por que Pedro estava refletindo sobre a visão? (Parecia tão errado comer animais impuros.)

F. Leia Atos 10:20 e Atos 10:28. Era uma visão sobre comer carne impura? (Não. A visão teve a intenção de levar Pedro a considerar as regras sobre judeus não se associarem com não-judeus. O problema é que Pedro, normalmente, ficaria hesitante em ir com os não-judeus, enviados por Cornélio.) 

G. Leia Atos 10:22-26 e Atos 10:29. Por que Cornélio se prostrou aos pés de Pedro? Por que Pedro não considerou, automaticamente, que esta era uma oportunidade missionária? Por que Pedro, apenas, perguntou: “Por que vocês me mandaram buscar?” (Isto mostra que nem Cornélio, nem Pedro, compreenderam a vontade de Deus nessa questão.)

H. Leia Atos 10:30-33. Que termos você usaria, hoje, para traduzir a resposta de Cornélio? (Pedro pergunta: “Por que você mandou me buscar?” Cornélio responde: “Eu não sei. Deus me disse para fazer isto.” Cornélio não era bobo, então, ele manteve-se firme na idéia de que Pedro devia ter alguma mensagem para eles.)

I. Leia Atos 10:34-35. Pedro, então, continuou o relato do evangelho de Jesus. Leia Atos 10:44-46. Aqui, que lições encontramos para um trabalho missionário? (Em primeiro lugar, colocarmos de lado nossos preconceitos. Segundo, buscar a direção do Espírito Santo.)

J. Leia, novamente, Atos 10:45-46. Quando lemos Atos 2:4, anteriormente, ficou claro o dom de falar (ou de ser compreendido) em uma língua estrangeira. Que dom estamos vendo aqui? (Não havia estrangeiros ali. Não havia razão para acreditar que aquela era uma língua estrangeira.)

1. Por que os judeus associaram o falar em línguas como o dom dado pelo Espírito Santo?

K. Leia Atos 10:47-48. O que foi significativo na pergunta de Pedro? (Ela mostrou que ele aceitou, completamente, a direção de Deus.  Ele começou achando que não deveria ir, de modo algum, até a casa de um não-judeu. Depois, aceitou a mensagem da visão, a prova do derramamento do Espírito Santo e, seguiu em frente, concluindo que eles deveriam ser batizados.)

1. Falar em línguas é um assunto controverso, em algumas denominações. O que o torna importante é ter uma compreensão correta deste tema? (Leia Mateus 12:22-24 e Mateus 12:31-32. Se você ler todo o contexto desses versículos de Mateus 12, verá que Jesus nos adverte que é pecado imperdoável chamar a obra do Espírito Santo de obra de satanás. Este é um assunto muito sério.)

L. Leia Atos 11:1-3. Podemos esperar críticas em nosso trabalho missionário?

M. Amigo, Pedro foi o pioneiro no trabalho missionário, junto aos não-judeus. Vimos que a chave do trabalho de Pedro foi ficar em sintonia com a direção do Espírito Santo, mesmo que isso fosse contra aquilo que ele acreditava no passado. Você está com a mente aberta para a direção do Espírito Santo? Se não estiver, por que não se empenhar, agora mesmo, a ir para onde o Espírito Santo o levar!

III. Na próxima semana: “Filipe como Missionário”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

domingo, 16 de agosto de 2015

Lição 08 - Missões Transculturais

(João 4, Mateus 8 e 15, Lucas 17) 
Introdução: Quão bom você é para lidar com questões transculturais? Eu não sou bom, porque não pratiquei muito. Dois eventos transculturais se destacam em minha mente. Quando comecei a estudar na Faculdade de Direito, um terço dos meus colegas eram judeus. Eu achava que os judeus eram personagens bíblicos. Foi surpreendente tê-los em minha classe, competindo comigo, por causa das notas! Certa vez, quando eu estava viajando no Canadá, um franco-canadense quis saber por que eu não falava francês. Francês? Respondi que eu morava nos Estados Unidos, onde o idioma alternativo é o espanhol. Fico em dúvida que eu tenha feito um amigo. Como lidar com as diferenças culturais, para compartilhar o evangelho? Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender!

I. A Mulher Samaritana

A. Leis João 4:3-4. Se você tem um GPS sabe que, de modo geral, ele dá a você uma escolha entre o caminho mais curto e outros que você possa preferir. Isso soa com Jesus sendo forçado a passar por Samaria. Qual era o problema disso? (Os judeus e os samaritanos não gostavam uns dos outros. O principal problema era que, como diz Matthew Henry, em seu comentário, “os samaritanos, tanto no sangue quanto na religião, eram  judeus mestiços”. Esse tipo de atitude, obviamente, não era base para uma forte amizade.)

B. Leia João 4:5-8. Coloque-se no lugar de Jesus. Como você se sentiria? (Ele estava cansado, faminto e com sede.)

C. Leia João 4:9. Nos Estados Unidos, usamos o termo “politicamente correto”, que quer dizer que você precisa estar ciente das circunstâncias e não deve falar nada que possa insultar alguém. Aquela mulher estava dizendo para Jesus que Ele não estava sendo politicamente correto? (Exatamente. Essencialmente, ela estava dizendo: “Você sabe do problema entre judeus e gentios, entre machos e fêmeas. Você não estaria me pedindo um favor, se estivesse seguindo os padrões aceitáveis de comportamento.”)

D. Leia João 4:10. Essa resposta foi politicamente correta? O que você acha que aquela mulher pensava sobre o que Jesus estava dizendo? (Lembre que os samaritanos eram considerados inferiores como religião e raça. Jesus, naquele momento, estava dizendo que ela carecia de conhecimento de Deus e da importância dEle {Jesus} mesmo. Ambos os pontos aumentariam o atrito, porque eles estavam consistentes com os estereótipos existentes que os judeus tinham dos samaritanos.)

E. Leia João 4:11-12. Que tipo de resposta a mulher samaritana deu? Ela lançava insultos contra Ele, desafiando Sua lógica, ou concordava que os samaritanos eram pessoas inferiores? (Sua resposta estava, principalmente, visando a lógica de Jesus. Ela ressaltou que Ele não estava em posição de oferecer água, porque não podia chegar até a água do poço. Ela chamou Jacó de “nosso pai”, ressaltando, assim, que ela era racialmente tão importante quanto Jesus.)

F. Leia João 4:13-14. Coloque-se no lugar da mulher samaritana. O que se passava na mente dela? Que opções você teria para a resposta de Jesus? (A primeira opção seria concluir que Ele era um lunático. A segunda  seria acreditar que Jesus era alguém especial.)

G. Leia João 4:15. Que opção a mulher havia escolhido? (Certamente, ela não tinha decidido que Jesus era um lunático. Mas, a resposta que ela deu podia ser um teste para o que Jesus estava oferecendo, ou um indicativo de que ela acreditava em Jesus. Ela podia não entender Jesus, mas ela cruzou a linha, ao acreditar que Ele era alguém especial.)

H. Leia João 4:16-19. O que aconteceu aqui? (Naquele momento, ela estava, plenamente, a bordo. Quando Jesus lhe falou sobre sua situação familiar, aquilo a convenceu de que Ele era alguém especial, um profeta.)

I. Leia João 4:20. Ela estava procurando por conselhos espirituais? (Acho que sim. Provavelmente, aquela foi a primeira vez que ela encontrou um profeta. Ela perguntou quem estava certo, sobre o lugar apropriado para adoração - seu povo ou os judeus?)

J. Leia João 4:21-24. Essa resposta foi politicamente correta? Jesus estava lhe insultando? (Ela perguntou: “Quem está certo, quanto ao lugar de adoração?” Jesus respondeu: “Nem judeus nem samaritanos estão certos, quando se trata de uma visão mais ampla das coisas. No entanto, a salvação vem dos judeus.”)

1. Que lição devemos aprender de Jesus, em compartilhar o evangelho com pessoas hostis? (Jesus não se intimidou em falar a verdade. No entanto, Ele não tentou insultá-la.)

K. Leia João 4:25-26. A mulher samaritana disse que compreendia a visão mais ampla da adoração. Que notícia bombástica Jesus revelou? (Que Ele era o Messias! Naquele momento, a mulher começou a encarar um outro passo na fé.)

L. Leia João 4:27-30. A mulher aceitou Jesus como o Messias? (Ela achava que havia uma possibilidade. Imagine se você tivesse falado com o Messias!)

M. Leia João 4:39-42. Pense sobre a conversa de Jesus, com a mulher samaritana. Como Ele mudou a hostilidade transcultural, para a crença de que Ele era o Messias?

II. O Centurião

A. Leia Mateus 8:5-6. Que questões transculturais estão presentes aqui? (Um centurião seria romano e, os romanos dominavam a nação judaica.)

B. Leia Mateus 8:7-9. O que o centurião nos ensina quanto a transpor diferenças culturais? (Ele dispensou qualquer alegação a superioridade cultural. Ele reconheceu que Jesus era a verdadeira autoridade.)

C. Leia Mateus 8:10-12. O que Jesus disse sobre a autoridade de Sua cultura? (Ele disse que a fé era a questão importante e, não, a cultura.)

D. Leia Mateus 8:13. Considere como a fé mudou o plano de Jesus. Será que nossa fé mudaria os planos de Deus para nós? (Jesus planejava “ir e curar” (Mateus 8:7) e, ao invés disso, Ele falou que seria restaurada a saúde do servo.)

III. A Mulher

A. Leia Mateus 15:21-23. Coloque-se nessa cena. Essa mulher estava tornando desagradável a vida de Jesus e dos discípulos? (Aparentemente, ela continuava seguindo-os e gritando.)

1. Por que Jesus não lhe respondeu?  Parece que, às vezes, Jesus não responde a você?

B. Leia Mateus 15:24. Isso é verdade? (Acabamos de ler as histórias da mulher samaritana e do centurião romano.) 

1. Se não é verdade, por que Jesus disse isso?

C. Leia Mateus 15:25-26. Coloque-se no lugar da mulher. Como você teria reagido se ouvisse Jesus se referindo a sua filha como se ela fosse um “cachorro”, por causa da raça?

1. Que lição está nos sendo ensinada sobre as relações transculturais?

D. Leia Mateus 15:27-28. O que é mais importante do que a cultura e a raça? (A fé!)

1. Você seguiria a mesma lógica que Jesus seguiu com aquela mulher? (Jesus estava testando sua fé. Não acho que somos chamados para testar a fé das pessoas, insultando-as.)

2. Nos Estados Unidos, existem pessoas que gostam de falar que foram “ofendidas”, como se elas tivessem o direito de impedir que outras pessoas digam e façam coisas que elas consideram “ofensivas”. Que lição aquela mãe nos ensinou, sobre o assunto de ter sido ofendida? (Precisamos nos manter focados no que é importante, salvar nossos filhos e manter a fé.)

IV. Os Leprosos

A. Leia Lucas 17:11-13. Vamos aprender, em seguida, que um dos dez era samaritano. Por que os nove judeus se associaram com o samaritano? (Leia Levítico 13:45-46. Porque eles tinham um problema muito pior - eles tinham lepra e ninguém queria estar com eles.)

B. Leia Lucas 17:14. Como eles foram curados? (Eles acreditaram em Jesus, dirigiram-se aos sacerdotes para se certificarem que ficariam livres da lepra e, no caminho foram curados. Eles agiram de acordo com as palavras de Jesus.) 

C. Leia Lucas 17:15-16. Você voltaria e agradeceria Jesus, ou iria dizer para seus amigos e para sua família que, agora, ficaria com eles e seria uma pessoa normal, para viver em sociedade? 

D. Leia Lucas 17:17-19. Note que Jesus o chamou de “estrangeiro”. Devemos fazer vista grossa para as diferenças raciais e culturais? (Jesus ficou irritado pois nenhum dos judeus retornou para Lhe agradecer. Ele salientou a questão racial/cultural.)

1. Você lembra de agradecer a Deus pelo que Ele tem feito por você?

2. O que você acha que significam as palavras de Jesus :“a sua fé o salvou”? (Acho que quer dizer que não apenas seu corpo mas, também, seu espírito estava curado.)

E. Amigo, a fé é mais importante do que a cultura e a raça. Você vai se determinar a colocar sua fé, em primeiro lugar, em suas relações com as outras pessoas?

V. Na próxima semana: “Pedro e os Gentios”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

sábado, 8 de agosto de 2015

Lição 07 - Jesus: O Mestre das Missões

(Mateus 10 e 28, Marcos 16) 
Introdução: O que Jesus nos ensinou sobre compartilhar o evangelho? Quais foram as dicas “missionárias” que Ele compartilhou? Uma dica interessante trata de luz e missão. Uma outra dica nos ajuda a entender melhor o “Reino de Deus”. Vamos estudar mais profundamente na Bíblia e aprender mais!

I. A Luz

A. Leia Isaías 7:14 e Isaías 42:6-7. Estas são profecias sobre a vinda de Jesus. Que atividades missionárias de Jesus foram preditas? (Note a referência à luz. Ele será uma “luz” para os gentios. Ele vai “abrir os olhos aos cegos” e libertar do calabouço,“os que habitam na escuridão”.)

1. O que isto sugere sobre o trabalho de um missionário? 

B. Leia Lucas 2:8-11. O que acompanhou esse anjo solitário? (“A glória do Senhor resplandeceu ao redor deles”. Novamente, essa é uma referência a grande luz.)

C. Leia Lucas 2:25-32. O que Simeão disse sobre a missão de Jesus? (Jesus era a “luz para revelação aos gentios” e “glória para seu povo, o povo de Israel”.)

1. Vamos dizer que você esteja olhando para alguma coisa mas, por um momento, fica difícil observá-la. Quando você acrescenta mais luz, ela transforma o que você está vendo? (Não. Ela, apenas, permite que você veja e compreenda melhor. Você pode até nem saber o que está lá, se você não tiver luz suficiente.)

D. À medida que consideramos nossas oportunidades de compartilhar, o que isso nos sugere sobre a idéia de compartilhar “luz” para os outros? (Não precisamos compartilhar novas informações mas, temos necessidade de ajudar as pessoas a compreender o sentido das informações que já estão diante delas.)

II. A Luz e o Reino do Céu

A. Leia Mateus 10:5-6. Lemos, anteriormente, a profecia que falava que Jesus seria uma luz para os gentios. Como explicar esse enfoque? (Você já reparou que precisa concentrar-se na luz, para torná-la mais brilhante? A Fundação para a qual trabalho decidiu, há muitos anos, seguir por uma perspectiva, excessivamente, centrada. Ao concentrar nossas energias num assunto específico, poderemos fazer mudanças. Jesus não estava excluindo os gentios. Ao invés disso, naquele momento particular, Ele estava focando a missão dos discípulos.)

B. Leia Mateus 10:7. Jesus deu uma mensagem curta para os discípulos: “O Reino dos céus está próximo.” O que isso quer dizer?

C. Leia Mateus 3:1-3. Que mensagem João Batista pregava? (Ele pregava a mesma mensagem: “O Reino dos céus está próximo.”)

1. O que João queria dizer com esta mensagem? (Que Jesus estava vindo!)

D. Leia Daniel 7:13-14. Qual foi a visão de  Daniel? (A mesma coisa! Que o reino de Jesus estava vindo!)

E. Jesus estava presente quando disse para os discípulos pregarem que o Reino dos céus estava próximo. Por que Ele não disse, apenas, que estava aqui? 

F. Leia Romanos 14:17-18. O que compõe o Reino dos céus? (“Justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. Quando João e Jesus falaram do “Reino dos céus”, eles não quiseram dizer, simplesmente, que Jesus estava presente, mas que as pessoas deveriam aceitá-lo como Salvador e Senhor.  Elas teriam que seguir Jesus, que iria trazer “justiça, paz e alegria”.)

1. O Reino dos céus está em você?

G. Leia Atos 1:6. Quão nítida foi a compreensão dos discípulos, sobre o Reino dos céus? (Eles o estavam pregando, mas não o entendiam, completamente. O Reino dos céus está dentro de nós. Ele vem para você e para mim, agora mesmo.)

1. Como os discípulos conseguiram entender, claramente, que Jesus os estava deixando naquele momento, para retornar para o céu? (Leia Atos 1:4-5. Foi o derramamento do poder do Espírito Santo que os ajudou a compreender, corretamente.)

H. Vamos continuar com as instruções missionárias de Jesus para Seus discípulos. Leia Mateus 10:8. O que os discípulos haviam recebido? (Isso foi parte do poder do Reino dos céus - o Espírito Santo. Se recebemos o poder para curar, devemos compartilhá-lo. Entre esse texto e os dois primeiros capítulos de Atos, vemos quão crítico é o Espírito Santo, com nossas atividades missionárias.)

I. Leria Mateus 10:9-10. Todo evangelismo missionário, em que estive envolvido, era gratuito para o público. Você valoriza alguma coisa que lhe foi cedida, gratuitamente?

1. Será que deveríamos mudar essa abordagem e impor uma taxa para aqueles que vêm as nossas apresentações missionárias? (Jesus não cobrava das pessoas que O ouviam mas, aqui, ele disse para repassar os custos para os ouvintes.)

J. Leia Mateus 10:11-13. Quando Jesus disse que “a paz de vocês repouse sobre [o lar da pessoa]”, estava proporcionando parte do Reino dos céus? (Sim!)

K. Leia Mateus 10:14-15. O que isso sugere sobre as repetidas tentativas para converter uma pessoa? (Cristãos, em local de trabalho, envolvem-se em confusões, porque eles “assediam” (não é a palavra que eu usaria) colegas de trabalho, para que eles se tornem crentes. Esse texto nos diz que não precisamos fazer repetidas tentativas para converter alguém que não está interessado.)

L. Leia Mateus 10:16. Como você entende esta instrução? (Use o seu bom senso! Use a sabedoria de uma forma honesta para compartilhar o evangelho.)

M. Leia Mateus 10:17-20. Conversamos sobre o foco inicial da mensagem do evangelho. Quem, agora, estaria incluído como público-alvo? (Governadores, reis e gentios.)

1. Se você estivesse indo, apenas, de porta em porta, você seria capaz de testemunhar para um rei ou governador? (É improvável.)

a. O que tornaria isso possível? (As circunstâncias difíceis. Os discípulos seriam acusados de crimes.)

2. Quando argumento num tribunal, preparo, cuidadosamente, o que vou dizer. Antes de pregar um sermão na igreja, eu o pratico, no mínimo, sete vezes. Por que eu deveria ser menos aplicado em minha própria defesa, se já estou preso? (Deus nos dará Suas palavras para falar. As palavras de Deus são superiores as minhas.)

a. Deus não é um Deus de desordem. Por que Ele esperaria até o último minuto, para compartilhar Suas palavras comigo? (Acho que o ponto principal é que não devemos nos preocupar.)

III.

A. Leia Mateus 28:16-17 e Marcos 16:14. Vamos chegar a “Grande Comissão”, nos versículos que seguem a cada um desses textos. Como você explica essa falta de fé na ressurreição de Jesus?

1. Os críticos da Bíblia dizem que essas histórias da ressurreição são mentiras. Se você estivesse inventando uma história sobre Jesus ter ressuscitado, você inseriria comentários como esses?  (Não! Você diria: “todos sabiam que Ele tinha ressuscitado.”)

2. Você está qualificado para compartilhar o evangelho?

B. Leia Marcos 16:15-16. Qual é a “boa notícia”? (A boa notícia é que o Reino dos céus veio. Jesus viveu uma vida perfeita, morreu em nosso lugar e ressuscitou para a vida eterna - dando-nos assim a certeza da vida eterna, se acreditarmos e formos batizados. Isso nos dá “justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. Romanos 14:17-18.)

C. Leia Marcos 16:17-18. Devemos incluir manusear cobras, em nosso culto de adoração? Se você disser: “Não!”, como explica esse versículo?  

1. Olhe, cuidadosamente, cada coisa que Jesus mencionou, especificamente. Se você seguisse para uma jornada missionária, em uma terra estranha, que “ferramentas”, você precisaria? (Você precisaria se comunicar com as pessoas, proteger-se contra ataque de animais, ou comer ou beber coisas para protegê-lo de doenças. Você precisaria resistir aos demônios. Realizar milagres traria público para suas mensagens. Não seriam ferramentas para “entretenimento” mas, ferramentas missionárias.) 

D. Leia Mateus 28:18-20. Que tarefas e que promessa Jesus nos deu? (Fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los sobre a vontade de Deus. Deus prometeu estar conosco ( por meio do Seu Espírito Santo) até o fim.)

E. Amigo, você vai aceitar as atribuições que Jesus deu a você? Você vai seguir suas dicas e utilizar Suas ferramentas para compartilhar com os outros, que o Reino dos céus está próximo?

IV. Na próxima semana: “Missões Transculturais”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************