sábado, 12 de dezembro de 2015

Lição 12 - De Volta ao Egito

(Jeremias 40-44) 
Introdução: Alguma vez você experimentou, no trabalho, dar conselho para seu chefe, e ele o rejeitou, seguindo pelo caminho que você achava estar errado? Se isso revelou que seu conselho estava certo, o que vai acontecer na próxima vez que você der conselho para ele? Você deveria esperar que seu conselho fosse seguido, não é mesmo? O que acontece se você sempre aconselha corretamente seu patrão, e ele sempre o rejeita? Como você se sente? É hora de um novo trabalho, certo? Eu ficaria muito irritado e frustrado, porque ninguém reconheceu a sabedoria do meu conselho. Bem vindo ao mundo de Jeremias! Depois de todas as suas advertências e de suas precisas previsões, seus conselhos ainda foram rejeitados. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais.

I. O Triste Remanescente 

A. Leia Jeremias 40:1 e Jeremias 40:4-5. O que você escolheria fazer se fosse Jeremias? Lembre-se que você havia pregado que o povo deveria submeter-se à Babilônia. Enquanto estivessem exilados lá, eles deveriam trabalhar para fazer com que seus captores prosperassem (Jeremias 29:4-7). A Babilônia não era o destino natural para Jeremias?

1. Jeremias estava com dúvidas sobre o que ele devia fazer? (Jeremias 40:5 sugere que ele estaria de pé, na frente de Nebuzaradã, pensando sobre suas opções.)

2. Nebuzaradã sugeriu a Jeremias que ele deveria se apresentar para Gedalias?

3. O que o rei da Babilônia havia feito por Gedalias? (Naquele momento, ele estava no comando dos poucos que permaneceram em Judá.)

4. Leia Jeremias 26:24. O pai de Gedalias, Aicam, tinha sido amparo e protetor de Jeremias, no tempo em que este enfrentou a morte. A questão era se Jeremias deveria permanecer no meio do povo babilônico, que ele não queria, ou seguir com os mais talentosos para a Babilônia. O que você faria? 

B. Leia Jeremias 40:6-8. Jeremias decidiu ficar em Judá. Quem estava com ele em Judá? (As pessoas que os babilônios não acharam que valia a pena levar para a Babilônia, muitos oficiais militares e seus soldados, que ficaram no campo, ao invés de estarem lutando em Jerusalém.)

1. O que isso sugere sobre os oficiais militares e seus soldados? (Jerusalém foi destruída, enquanto eles estavam em outro lugar. Diante disso, eles pareciam ser os “combatentes” que não queriam lutar. Que grupo Jeremias escolheu!)

C. Leia Jeremias 40:9-10. Qual foi a posição oficial do novo líder dos remanescentes da cidade de Judá? (Que eles se sujeitassem à Babilônia. Isso estava coerente com os prolongados conselhos de Jeremias.)

D. Leia Jeremias 40:11-12. Quem mais retornou para as cidades de Judá? (Os judeus que, anteriormente,  haviam deixado Judá para viver nos países vizinhos.)

1. Quem é que gostaria de viver nas cidades embargadas de Judá? (As pessoas bem sucedidas haviam sido exiladas. Se eles viveram fora de Jerusalém, suponho que suas casas e bens permaneceram. Aqueles que foram deixados para trás mudaram-se para as casas abandonadas e desfrutaram de uma rica colheita de alimentos. As coisas estavam indo bem.)

II. A Trama 

A. Leia Jeremias 40:13-14. Quão leais foram aqueles oficiais do exército, para Gedalias? (Eles o avisaram que Ismael não era o que aparentava ser - um companheiro refugiado. Em vez disso, o rei amonita o enviara para assassinar Gedalias.)

1. Vamos investigar os antecedentes de Ismael. Leia Jeremias 41:1. O que você pode me dizer sobre seu passado? (Ele era de “sangue real”. Isso quer dizer que ele poderia, potencialmente, reivindicar o direito de ser rei. Ele havia sido oficial na corte do rei, antes da derrota babilônica. Isso, provavelmente, significa que ele tinha rejeitado o chamado de Jeremias para submeter-se aos babilônios.)

2. Por que você acha que Gedalias não acreditou que a trama de assassinato era real?

B. Leia Jeremias 40:15-16. Parece que Gedalias rejeitou a solução de Joanã, porque ele não achava que havia um problema. Se você achasse que a trama de assassinato era real, você teria aceitado a sugestão de Joanã? (Por que não tomar uma atitude “à luz do sol”?  Se Ismael era culpado, por que não levar a acusação a público?) 

III. Problemas

A. Leia Jeremias 41:1-3. Verifica-se que Gedalias deveria ter acreditado em Joanã. Se você fosse judeu sobrevivente, qual teria sido sua reação a isso? (Os babilônios iriam voltar e ficariam com raiva.)

B. Leia Jeremias 41:4-7 e Jeremias 40:10. Qual era o objetivo de Ismael? Por que ele estava matando todos aqueles judeus que não haviam feito nada contra ele? (Ele parecia ser um agente dos amonitas e, naquele momento, lutava pelos amonitas e contra os judeus e os babilônios.)

C. Joanã reuniu os oficiais remanescentes e os soldados, derrotou Ismael, e levou os cativos de volta para casa. Leia Jeremias 42:1-3. Por que o conselho de Deus seria diferente? Ele lhes dissera para submeterem-se aos babilônios e cultivar as lavouras, nas cidades de Judá. (As circunstâncias haviam mudado. Os babilônios nomearam Gedalias, que fora assassinado. Os soldados babilônios tinham sido assassinados. Poderia não ser seguro ficar.)

D. Leia Jeremias 42:4-6. O povo, finalmente, aprendeu a lição?

E. Leia Jeremias 42:7-12. Deus levou em consideração que as circunstâncias haviam mudado? (Sim. Deus disse que Ele entendia suas preocupações, com relação ao rei da Babilônia, mas que Seu conselho permanecia o mesmo.)

F. Leia Jeremias 42:13-17. Deus estava preocupado que o povo rejeitasse seu conselho? Ou, ele estava lhes mostrando, simplesmente, um quadro completo das escolhas feitas por eles?

1. Como isso se compara com a escolha colocada diante de nós - seguir ou não, a Deus?

2. O resultado opcional é similar?

G. Leia Jeremias 43:1-3. Você acha que Jeremias esperava essa resposta? 

1. Releia Jeremias 42:5-6. Essas pessoas eram um tipo especial de idiotas? Elas eram estúpidas, além da crença? Ou, elas eram apenas como nós somos?

2. Aquelas pessoas achavam que obedeciam a Deus? (Elas disseram (Jeremias 43:2) que Jeremias estava mentindo. Tinham espaço para pensar e, ainda, estavam obedecendo a Deus.)

H. Leia Jeremias 43:7-10. Por que Jeremias foi com aquelas pessoas para o Egito? Por que não ficar aonde ele estava ou subir para a Babilônia? (Visto que Deus ainda estava enviando mensagens através de Jeremias, tenho que acreditar que Jeremias achou indispensável ir para o Egito.)

1. Qual foi o novo aviso de Deus para o povo? (Aqueles babilônios atacariam o Egito e ocupariam todo o chão aonde eles estivessem pisando.)

I. Jeremias repetiu a advertência de que eles deveriam deixar o Egito ou enfrentar total destruição. Leia Jeremias 44:15-18 para a sua resposta. O que não mudou? O que mudou? (A fonte de seus problemas, desde o início, estava na adoração a outros deuses. Eles, naquele momento, admitiam-no e argumentavam que aqueles outros deuses os protegeram. O que mudou é que eles não mais tinham a pretensão de seguir o Deus verdadeiro.)

1. Que lição ou lições isso nos ensina, quando consideramos os conselhos religiosos dos outros? (Se não tivermos certeza de que um líder religioso está no caminho certo, o tempo, frequentemente, revelará a verdade.)

2. O que isso nos ensina quanto a testemunharmos para os outros? (As pessoas sempre têm uma razão para rejeitar a palavra de Deus. Precisamos deixar nossas frustrações para trás e levá-las a Deus.)

3. Que lições isso ensina a você, acerca de seu relacionamento com Deus? (Deus é incrivelmente longânime e paciente. Ele está acostumado a lidar com pessoas que agem de forma ridícula. Nunca podemos superestimar nossa capacidade de nos enganarmos e ignorar as evidências.)

J. Leia Jeremias 44:26-29. O que viria sobre aqueles que rejeitaram A Deus? (Punição e destruição.)

1. Algumas pessoas dizem que nosso Deus é um Deus amoroso, que nunca pronunciaria um julgamento ou punição contra nós. O que isso revela? (Aqueles que dizem isso ignoram a palavra de Deus, tanto quanto aquele povo. Se nos colocássemos no lugar de Deus, nós teríamos perdido a paciência muito antes disso. Deus é amor, longânime e paciente. Mas, chegará o tempo quando o julgamento será Sua resposta final, para aqueles que rejeitaram Seu amor e direção.)

K. Amigo, e quanto a você? Vai continuar a não prestar atenção à palavra de Deus, dependendo, ao invés disto, de alguma lógica que você acha que justifica ignorar Sua palavra? Por que não desistir de sua rebelião, agora mesmo, e entrar no mundo de amor e proteção de Deus?

IV. Na próxima semana: “Lições de Jeremias”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: