sábado, 26 de dezembro de 2015

Lição 1 - “Crise no Céu”

(Isaías 14, Apocalipse 12, Ezequiel 28, Gênesis 3) 
Introdução: Como o pecado começou? A Bíblia registra que Adão e Eva foram criados por Deus? Por que Deus criaria algo defeituoso, com potencial para o pecado inserido nele? A Bíblia também registrou que Adão e Eva colaboraram para a entrada do pecado no mundo. A “ajuda” veio na forma de uma outra criatura criada por Deus. Por que uma criatura criada por Deus promoveria o pecado?  Onde começou o pecado, visto que ele pareceu estar em evidência antes de Adão e Eva? Vamos estudar a fundo, na Bíblia, para ver  que pistas ela revela!

I. Começa o Pecado

A. Leia Isaías 14:12. Que tipo de pessoa parece ser esta? (Alguém importante que foi “humilhado” no Céu e lançado para a Terra. Alguém que havia criado problemas para as nações na Terra.)

B. Leia Isaías 14:13-14. Qual foi a causa desta pessoa ter sido expulsa do Céu? (Ela aspirava estar acima de todos os outros e de ser como Deus.)

1. Isto soa como ambição. Ambição é bom, certo?(Como pode um ser criado, aspirar ser como Deus?)

C. Leia Apocalipse 12:7-9. Existe algum paralelo entre a pessoa referida aqui e aquela de Isaías 14:12? (Ambas foram lançadas para fora do Céu. Apocalipse refere essa pessoa como a que engana o mundo todo, enquanto Isaías se refere a ela como sendo a que derruba as nações. As situações soam muito similares.)

1. Quem mais foi lançado fora? (“Seus anjos.”)

2. Quão ruim foi para o Céu quer livrar-se dessa pessoa? (O suficiente para entrar em guerra com ela.)

D. Leia Ezequiel 28:14-16. O que aprendemos sobre essa pessoa? (Entre outras coisas, ele era importante no Céu, foi expulso de lá (do monte santo de Deus) e tinha problemas com o pecado.)

E. Estamos falando de três pessoas diferentes ou estas três descrições se referem a mesma pessoa? (Parece muito improvável três pessoas terem uma única descrição. Acho que devemos supor que eles são a mesma pessoa.)

F. Leia Ezequiel 28:11-13. O mistério está resolvido!  Todas as três descrições se referem ao rei de Tiro, certo?

1. Se isso é como montar um quebra-cabeças, existem algumas peças que, claramente, não se encaixam. Quando lemos Ezequiel 28:13-14, aprendemos que o rei de Tiro era um “querubim guardião” celestial, mas, também, estava no Éden. Quem, você lembra, estava no Éden? Será que o elenco dos personagens incluía alguém chamado rei de Tiro?

G. Leia Gênesis 3:1-4. O que foi dito sobre essa pessoa, que se encaixa com a descrição que lemos em Apocalipse 12? (Ele foi descrito como uma serpente. Isto não só se encaixa com a descrição de Apocalipse 12 mas, sua colocação no Éden, também, cabe na descrição de Ezequiel 28.)

1. Se esta for, realmente, a mesma pessoa descrita nestas quatro passagens bíblicas, como você explica que ela possa ser o rei de Tiro? (Se a serpente no Éden não era, na verdade, uma cobra mas, sim, o antigo guardião querubim celestial, agora conhecido como satanás, então, quão exagerado seria dizer que o rei de Tiro era, na realidade, satanás? Talvez, assim como satanás assumiu a forma de serpente no Éden, do mesmo modo, ele controlava o rei de Tiro. O comentário de Unger nos diz que “Tiro (era) uma cidade devassa, egocêntrica, opulenta e mundanamente sábia”, resultado dos ”místicos e moralmente degradantes” “cultos cananeus”.)

H. Leia Apocalipse 12:12. Aprendemos que os céus   celebraram, porque satanás foi lançado de lá para fora mas nós, que vivemos na Terra, devemos ficar muito preocupados, pois ele está com raiva e “sabe que lhe resta pouco tempo”. O que você acha que significa “lhe resta pouco tempo”?

I. Que pistas nos dão esses textos, sobre a origem do pecado? (Que o pecado começou no Céu, que evolveu a cobiça de tomar o lugar de Deus e que essa ambição transformou-se numa verdadeira guerra, a qual satanás perdeu. Satanás e seus aliados foram expulsos - para grande alívio e alegria do Céu. Mas, esta grande bagunça está presente em nosso planeta!)

J. Vamos voltar e reexaminar a história do Éden, para ver se podemos refinar nossas conclusões. A Bíblia nos diz que foi assim que o pecado entrou no nosso mundo. Leia Gênesis 3:2-5. O que está ao fundo dessa tentação? (O desejo de ser como Deus. Se Eva comesse a fruta, ela seria como Deus.)

1. Baseado no que lemos até agora, qual é sua teoria sobre como o pecado entrou no mundo? Faz sentido que satanás tivesse usado qualquer estratégia, que tivesse sido bem sucedida no Céu, para trazer o pecado para a Terra. Uma vez que Isaías salientou que o desejo de ser como Deus foi parte do problema que teve origem no céu, vemos o problema paralelo com Eva. Isso sugere que o pecado começou porque um dos mais importantes seres criados por Deus cobiçou Sua posição.)

2. Se esta idéia está certa, por que Deus permitiu isso? Por que Ele criou seres ambiciosos no Céu e na Terra? (Deus deu a todas as suas criaturas a liberdade de escolher.)

a. Por que Deus faria isso, se o resultado seria um problema terrível: guerra no Céu e, agora, na Terra?

K. O título desta série é “Rebelião e Redenção”. Você consideraria a ambição de ser como Deus mais rebeldia do que a ambição? E se você quisesse substituir Deus? E se você estivesse disposto a lutar com Deus pelo primeiro lugar? (Ambição que resulta em luta, para tomar o lugar de Deus, é rebelião.)

1. Esse é um propósito possível para os homens, nos dias atuais? Ele é possível para você?

II. O Futuro do Conflito

A. Quando eu era jovem, assistia muito mais futebol do que assisto hoje. Um dos problemas era que meu trabalho como litigante envolvia uma grande tensão, e olhar um jogo, na esperança de que meu time se saísse vencedor, também, envolvia muita tensão. Uma vez que eu não precisava de mais tensão nervosa, eu gravava o jogo e o assistia apenas se meu time tivesse vencido. Eu poderia desfrutar do jogo, na certeza de como ele terminaria. Leia Apocalipse 12:10-11. Quem vai vencer a guerra contra satanás, na Terra? (Nós iremos.)

1. Como iremos vencer? (A salvação vem através da autoridade do Messias. Triunfaremos sobre satanás “pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram”.)

2. Que tipo de atitude possuem aqueles que vencem a guerra? (Eles estão dispostos a morrer. Eles não amam tanto suas vidas, a ponto de não estarem dispostos a morrer no conflito, em favor do pecado.)

a. Como comparar essa atitude com a que criou o problema do pecado, no começo?

3. Como você provavelmente sabe, a referência ao “Messias” e ao “sangue do Cordeiro” se refere a Jesus, morrendo em nosso lugar, para pagar o preço pelos nossos pecados. Se tivermos essa mesma atitude, como isso se desempenhará? Em termos  práticos, o que isso significa?

B. Leia João 12:31-33. Anteriormente, examinamos como satanás quis tomar o lugar de Deus e como o homem procurou substituir Deus. Jesus chamou satanás de “príncipe deste mundo” porque satanás havia tomado o lugar de Deus”? (Ele substituiu Deus como o “príncipe” da Terra - e nós o habilitamos a ser, quando escolhemos pecar. Sempre que escolhermos colocar satanás acima de Deus, nós deslocaremos Deus para algum outro degrau.)

1. Como Jesus disse que vai expulsar satanás? (Quando Ele fosse “levantado” da Terra. Essa foi uma referência à crucificação de Jesus. Jesus derrotou satanás, quando foi “levantado”, mas não da maneira como o homem iria querer ser levantado. Não poderia ser mais declarado o contraste entre Jesus e satanás.)

C. Amigo, você tem examinado suas atitudes? Você está se rebelando contra Deus? Você escolheu satanás e, assim, substitui Deus como o governante de seu mundo? Por que não pedir que o Espírito Santo o ajude a desistir de suas atitudes de rebelião e egoísmo?

III. Na próxima semana: “Crise no Éden”  

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html"


**********************************

Nenhum comentário: