segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Lição 10 – A Destruição de Jerusalém

(Ezequiel 8, Jeremias 29, 37-38) 

Introdução: Jeremias 17:9 diz que “o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Temos uma capacidade incrível de enganarmos a nós mesmos. As pessoas que rejeitam a Deus têm um argumento, uma razão, para seus maus comportamentos. Jeremias viu as pessoas envolvidas nos comportamentos mais bizarros. Por um lado, elas afirmavam estar seguindo a Deus e, por outro, elas O rejeitavam. Por que não somente rejeitar a Deus e abandonar as pretensões? Isto é algo com o que devemos ficar preocupados, já que afirmamos seguir a Deus? Vamos estudar mais profundamente na Bíblia e aprender mais!

I. A Desculpa

A. Leia Ezequiel 8:9-11. Quem estava à frente da reunião? (As autoridades da nação de Israel realizavam um ritual que dava a impressão de que serviam a Deus.)

1. O que estava atrás? (O ídolos e as coisas detestáveis.)

2. Ezequiel teve uma visão sobre que estava acontecendo, na época de Jeremias. Como você descreveria o que Ezequiel viu? (Hipocrisia. A “frente” parecia adequada mas, o que acontecia por trás, estava longe de ser apropriado.)

B. Leia Ezequiel 8:12. Que razões tinham as autoridades para seus comportamentos inconstantes? (Duas razões. A primeira é que Deus não veria, de modo algum, o que estavam fazendo. E, segunda, é que Deus os abandonara.)

1. Qual era a verdade? (Justamente o contrário. Deus os via e estava muito chateado. Ao invés de abandoná-los, Ele os estava punindo, na esperança de transformar as coisas ao redor.)

2. Coloque as sandálias de uma daquelas autoridades. Sua visão dos acontecimentos se encaixa com os fatos? (Sim. Se você acha que Deus deve defendê-lo, não importa o que fizer, a crise atual pode ser atribuída a Ele, por ter lhe abandonado.)

3. Se as autoridades tinham uma história razoável, por que Deus estava tão infeliz? (Porque que elas se recusaram a acreditar em Jeremias. Há duas formas de contemplar isso e, se você olhar através das advertências de Jeremias e das instruções escritas na palavras de Deus, entenderá que as autoridades deveriam saber que a sua visão, com relação à situação, era falsa.)

4. E quanto a você? Ao examinar sua vida, sua auto-justificação depende, em parte, em não prestar atenção às advertências contidas na Bíblia?

II. Vivendo a Desculpa

A. Leia Jeremias 37:1-2. O rei Zedequias e seus assessores deram ouvidos ao que Deus dizia, através de Jeremias? (Ele não prestaram atenção.)

B. Leia Jeremias 37:3. Por que ele pediu oração?

1. Você conhece pessoas assim? Elas não prestam atenção ao que Deus lhes diz e, então, pedem oração quando estão em dificuldades?

a. Isso era bom ou ruim? Eles deveriam estar aliviados já que o rei, finalmente, pedia que rogassem por eles?

b. Ou, o pedido de oração era mais um auto-engano?

C. Leia Jeremias 37:5-8. Em que Zedequias confiava? (Ele achava que o exército do faraó do Egito o salvaria. Seu plano pareceu estar funcionando. Quando o Egito marchou, a Babilônia retirou o cerco de Judá.)

D. Leia Jeremias 37:9-10. Vamos olhar de novo a questão sobre rogar a Deus, mesmo quando você O ignora. Deus respondeu o pedido de oração de Zedequias? (Sim! Acho que a oração é sempre a resposta certa. Mas, note que Deus não mudou. Ele, ainda, tinha a mesma mensagem que Zedequias havia rejeitado.)

III. Mudando Para Pior

A. Leia Jeremias 38:2-3. A mensagem de Jeremias era coerente – desista e pare de resistir aos babilônios. Se você fosse líder em Judá, como gostaria de receber sua mensagem? 

B. Leia Jeremias 38:4. Suponho que você pensaria a mesma coisa. Jeremias não estava encorajando os soldados, nem elevando o moral do povo. O que você acha que Jeremias deveria ter feito?

1. Existe uma lição nisso tudo para nós, quando se trata de aconselhar aqueles que se recusam a desviar-se do mal? (Se estamos certos de que temos uma mensagem de Deus, então, precisamos nos ater à verdade. Jeremias não estava compartilhando uma mensagem de “boas-vindas”, mas o que ele dizia era destrutivo para os planos de resistir a Deus, dos líderes.

C. Leia Jeremias 38:6. Você gostaria de ficar preso na lama, no fundo de um poço? (Deve ter sido terrível.)

1. Devemos esperar ficar “na lama”, quando falamos contra o mal? (Se você ler Jeremias 38:7-13, verá que Deus inspirou um líder, Ebede-Meleque, para intervir e salvar Jeremias da fome e da morte no fundo do poço.)

IV. Última Chance

A. Leia Jeremias 38:14-15. O que você acha do pedido do rei Zedequias? A resposta de Jeremias foi razoável? (O rei estava, claramente, em conflito, quanto a ouvir ou não Jeremias.)

B. Leia Jeremias 38:16. Por que o rei fez, “secretamente”, esse juramento para Jeremias?

C. Leia Jeremias 38:17-18. O que isso nos ensina sobre Deus? (Ele é longânime. Ele ainda deu a Zedequias uma saída e manteve a esperança.)

V. Tempo Esgotado

A. Leia Jeremias 39:1-2 e Jeremias 39:4-7. Seus filhos foram assassinados e isto foi a última coisa que você viu. Imagine, então, o que era ser o rei Zedequias?

B. Leia Jeremias 39:8-9. Tudo estava perdido. Jerusalém havia sido incendiada e as pessoas levadas cativas. Como foi para o povo de Judá confiar em ídolos e no Egito?

1. Essa é uma regra geral, que se aplica a nós quando depositamos nossa confiança em outras pessoas e nas coisas que fazemos?

C. Leia Jeremias 39:11-12 e Jeremias 39:15-18. Lembre-se que Ebede-Meleque interveio para salvar Jeremias da fome e da morte no fundo do poço.  Qual é a lição para aqueles que se erguem em favor de Deus, mesmo não sendo populares? (Deus tem cuidado com quem O serve.)

VI. Fazendo o Melhor Possível

A. Quando a desgraça chega em sua vida é tudo culpa sua. O que você deve fazer? 

1. Vamos ler a carta que Jeremias enviou para as pessoas que foram levadas prisioneiras para a Babilônia. Leia Jeremias 29:4-6. O que Jeremias aconselhou? (Tentem viver a vida com normalidade, tanto quanto for possível. Se sua vida ficou bagunçada, as coisas podem nunca mais ser as mesmas, mas você deve tentar ter uma vida normal.)

B. Leia Jeremias 29:7-8. O que mais você deve fazer com relação àqueles que trazem disciplina para sua vida? (O povo de Deus poderia desprezar os babilônios e tentar destruí-los, pouco a pouco. Mas, Deus disse que Seu povo deveria trabalhar com eles e tornar a vida melhor para todos.)

C. Leia Jeremias 29:10-11. O que isso significou para a maior parte do povo? (Que eles morreriam no cativeiro.)

1. Como essa foi uma mensagem de esperança? (Seus filhos voltariam para Judá.)

2. Como você aplicaria esta lição em sua vida, se você tem feito coisas que acabaram sendo desastrosas? (Coloque toda a sua esperança em ajudar a construir uma vida melhor para seus filhos. Tente fazer as coisas do modo mais normal possível, para que o futuro seja melhor.)

D. Amigo, os homens têm a incrível capacidade de enganarem-se a si próprios. Peça que Deus lhe mostre a verdadeira natureza do seu coração. Se for tão tarde e sua vida já está bagunçada, volte-se para Deus, tente tornar sua vida o mais normal possível e trabalhe, para fazer com que seus filhos tenham uma vida melhor. Você vai se comprometer a isso?

VII. Na próxima semana: “A Aliança” 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: