domingo, 15 de novembro de 2015

Lição 08 - As Reformas de Josias

(2 Crônicas 33-35, 2 Reis 23) 
Introdução: Salomão disse que as pessoas sábias, do mesmo jeito que as tolas e insensatas, morrem e deixam sua riqueza para os outros. Salmos 49:10. Vivemos neste mundo junto com todos os tipos de pessoas, que provocam diferentes tipos ações, que irão nos atingir. Josias foi um homem de Deus, mas sua juventude foi turbulenta e ele morreu muito cedo, em batalha. Como essas coisas fazem sentido para nós? Vamos estudar a fundo a lição, na Bíblia, e ver o que podemos aprender!

I. A Árvore Genealógica

A. Leia 2 Crônicas 33:1-3. Note que Manassés tinha 12 anos quando começou a reinar. Era idade suficiente para tomar decisões confiáveis a respeito de Deus? (Ele reinou por 55 anos. Em algum momento, ele tornou-se responsável por aquelas terríveis decisões.)

1. Que tipo de pai Manassés teve? (Seu pai foi Ezequias, um dos heróis de Deus.)

2. Por que você acha que Manassés voltou-se para o mal?

B. Leia 2 Crônicas 33:9-11. Qual foi o resultado da maldade estimulada por Manassés? (A Assíria o levou cativo e o humilhou.)

C. Leia 2 Crônicas 33:12-13 e 2 Crônicas 33:15-17. Se estivermos fora de sintonia com Deus, devemos ficar preocupados com o que aconteceu com Manassés? 

1. Ou devemos dizer que, se ao final tudo dá certo, queremos passar por qualquer coisa que Deus permitir?

2. Será que o “gancho no nariz” e as “algemas de bronze” (2 Crônicas 33:11) foram um exemplo de amor inflexível?

D. Leia 2 Crônicas 33:21-24. Será que a maldade pula gerações? Temos Ezequias, que foi um bom rei, Manassés que foi um rei mau e tornou-se bom e depois, Amom, como um rei mau.

1. Se reis maus tiveram bons filhos e reis bons tiveram filhos maus, o que isso diz sobre os limites na criação dos filhos?

2. Leia Êxodo 20:5-6. O que isso sugere sobre as boas e más gerações? (Eu acredito que a criação dos filhos faz uma grande diferença. Os pais, por causa de seus atos, podem abençoar ou prejudicar seus filhos. No entanto, 2 Crônicas 33, nos mostra que existem exceções.)

E. Leia 2 Crônicas 34:1-2.  Eles conservaram os livros de História - 2 Crônicas é um livro de História. Se a história dos reis foi lida por Josias, o que ele deve ter concluído? (Que existia uma conexão entre obediência a Deus e uma boa vida.)

1. E quanto a árvore genealógica de sua família? Você pode descobrir a mesma coisa que Josias?

II. Josias

A. Releia 2 Crônicas 33:24-25. Se você fosse Josias, passaria tempo lendo história, ou ficaria mais preocupado com o que estivesse acontecendo em sua vida? (O pai de Josias fora assassinado e, então, o povo matou os assassinos, colocando Josias no trono! Eram tempos turbulentos.)

1. Se você revisar os textos que lemos, verá que durante a maior parte da vida de Josias, houve um bom rei reinando. Manassés seguiu a Deus na parte final de sua vida, que foram os primeiros seis anos da vida de Josias. O pai malvado de Josias reinou, somente, entre os seis e oito anos de idade de Josias. Josias era jovem demais para concluir que os tempos turbulentos coincidiram com o reinado de seu pai? 

B. Leia 2 Crônicas 34:3. Qual foi o impacto, se é que houve algum, que toda aquela confusão teve sobre Josias? (O povo, frequentemente, se voltava para Deus, nos momentos difíceis. O texto nos diz que (usando um pouco de matemática) Josias tinha 16 anos quando procurou por Deus.)

C. Numa lição anterior desta série, estudamos os eventos registrados em 2 Crônicas 34:4-15. Em resumo, Josias derrubou, destruiu e queimou tudo o que se relacionava à adoração de ídolos. Ele, então, reparou e construiu o templo de Deus. Durante a reparação, o Livro da Lei foi encontrado. Leia 2 Crônicas 34:18-19. Por que Josias rasgaria suas vestes, quando ouviu, pela primeira vez, a palavra de Deus? (Leia 2 Crônicas 34:20-22. Josias percebeu que o povo estava violando as instruções de Deus. Por causa da desobediência, Josias ficou preocupado (com medo) da atitude de Deus, com respeito ao povo.)

D. Leia 2 Crônicas 34:23-25. A profetiza Hulda tinha uma mensagem específica para Josias - que o desastre estava chegando, porque o povo não seguia a Deus.)

1. Se você fosse Josias, o que se passaria em sua mente? (Está claro que ele estava preocupado. Sua reação provável foi: “Não é minha culpa! Eu não sabia. Eu sou o mocinho aqui.”)

E. Leia 2 Crônicas 34:26-28. Deus tinha uma segunda mensagem para Josias. Note o que Deus mencionou e o que não mencionou sobre Josias. O que Deus deixou de fora? Por que você acha que Deus fez isso? (Deus mencionou a atitude de Josias, mas não mencionou todo o trabalho que ele teve para destruir os ídolos e reconstruir o templo.)

1. Que lição existe aqui para nós, hoje? (Deus está mais preocupado com nossas atitudes.)

F. Leia 2 Crônicas 34:29-33. Se a promessa dada para Josias é que ele não veria nenhum desastre, por que ele agiu assim? (Por causa de sua atitude. Ele quis promover a vontade de Deus para o povo. Ele não estava, simplesmente, salvando sua própria vida.)

G. Leia 2 Reis 23:29-30. Nós, também, examinamos isto em uma lição anterior. O grande herói de Deus, Josias, foi assassinado em uma batalha desnecessária com o faraó Neco. Você conhece pessoas boas que morreram, prematuramente?  

1. Por que você acha que Josias morreu naquela batalha? Por que Deus não o protegeu? (Acho que isso retorna à promessa feita a ele, em 2 Crônicas 34:26-28, de que Deus não o deixaria ver o desastre que estava chegando sobre seu país.)

a. Vamos considerar isto por um instante. Josias foi um cara bom, durante toda a sua vida. Quem foi culpado por sua vida ter sido interrompida? (A culpa era do povo perverso que viveu antes dele.)

b. O que isso nos ensina sobre o sofrimento e morte de pessoas boas? (Muitas vezes, nossos problemas são auto-punição. Mas, Josias morreu por causa dos pecados dos outros. Este é o problema de vivermos num mundo mau.)

c. E quanto ao papel de Deus nisto? Deus poderia ter deixado Josias viver uma longa e próspera vida e, simplesmente, mudar a data da destruição da nação?  (Esse é o ponto que surge, frequentemente, para o homem. Questionamos o porquê de Deus não fazer as coisas de modo diferente. Nós precisamos, simplesmente, confiar no julgamento de Deus.)

2. Vamos olhar isto de um outro ângulo. Leia 2 Crônicas 35:20-22. Isto sugere alguma culpa em Josias, para sua própria morte? (Sim. Podemos entender porque Josias não achava que o faraó Neco tinha uma mensagem de Deus. Mas, Neco foi mensageiro de Deus, como mostram os eventos que se seguiram. Acho que a conclusão é que existem muitas peças móveis no que acontece em nossa vidas. Nossa melhor conduta é ter uma atitude de confiança em Deus e obediência em Sua palavra.)

III. A Explicação de Ezequias

A. Leia 2 Reis 20:1-3. Lembre-se que, quando observamos a árvore genealógica de Josias, constatamos que Ezequias foi seu bisavô e um sujeito bom. Qual foi o argumento usado por Ezequias para que sua vida fosse poupada? (Que ele era um cara bom. E é, exatamente, o que temos examinado como sendo o ideal, ou seja, caras bons devem ter vida boa.)

B. Leia 2 Reis 20:4-6. Você está animado? Você diz a Deus que tem sido uma boa pessoa e Deus estende sua vida, protege seu trabalho e seu país, pelo resto de sua vida. (É, exatamente, como esperamos que as coisas fiquem, quando confiamos em Deus.)

C. Leia 2 Reis 20:12-13. Você gosta de mostrar para os outros as coisas bonitas que você tem? Você mostra seus pertences finos para estranhos?

D. Leia 2 Reis 20:14. O rei Ezequias não pareceu estar preocupado, quando mostrou seu ouro para os agentes do rei da Babilônia. Por que? (A Babilônia estava distante e Deus havia prometido protegê-lo (2 Reis 20:6).)

E. Leia 2 Reis 20:15-18. Como já sabemos dos nossos estudos em Jeremias, a Babilônia era uma ameaça iminente. Em última análise, destruiu Jerusalém e o templo. Considere, novamente, o plano original de Deus para a morte de Ezequias e como estender sua vida, alterou o curso da História. A que conclusão devemos chegar?

F. Amigo, todos nós achamos que nossas vidas são muito importantes - e assim elas são para nós. Mas, no vasto esquema de vida, elas não são tão importantes. Quando se trata da mão de Deus sobre o futuro, precisamos confiar nEle. Você vai se decidir, agora mesmo, a confiar na vontade de Deus para sua vida?

IV. Na próxima semana: “O Jugo de Jeremias”


Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: