terça-feira, 10 de novembro de 2015

Lição 07 - A Crise Continua

(Jeremias 9, 10 e 26) 
Introdução: Você que tem filhos adultos, houve alguma vez em que você não soube o que fazer para ajudá-los? Eu passei por isso. Você que é líder na igreja, há momentos em que você não sabe o que fazer, para resolver problemas inerentes a ela? Mesmo como filho, existiram conflitos em minha família, os quais não pude resolver. O que fazer em situações como essas? A primeira resposta é voltar-se para Deus e pedir ajuda! Mas, será que Deus, como nosso Pai celestial, também enfrenta situações como essas? Será que Deus, às vezes, tem dificuldades para resolver os problemas de Seus filhos, uma vez que Ele nos dá livre-arbítrio? Nesta semana, em nosso estudo, veremos que Jeremias continuou com as advertências para o povo de Deus e, através dessas advertências, poderemos adquirir algum discernimento, quanto a solução de problemas que parecem impossíveis. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais! 

I. Conflito

A. Leia Jeremias 9:1. Alguma vez você olhou para um chafariz e pensou que, talvez, ele deveria ter sido esculpido para se parecer com sua cabeça? (Isso nunca passou pela minha mente! Mas, Jeremias pensava sobre isso.)

1. Por que Jeremias estava tendo pensamentos fora do comum? (Ele estava muito triste porque as pessoas, que não seguiram a palavra de Deus, haviam morrido. Num chafariz há muita água e, para mostrar o quanto ele gostaria de chorar por aquela grande perda, ele usou esse simbolismo (lembre-se da lição da semana passada).) 

B. Leia Jeremias 9:2. Que outros pensamentos teve Jeremias, com relação ao seu povo? (Ele gostaria de tê-los transportado para o deserto, deixando-os por lá!)

1. Isso não parece meio incoerente? Por um lado, Jeremias chorava por seu povo e, por outro, ele gostaria de tê-lo abandonado no deserto. Você já teve esse tipo de pensamento, relacionado a alguém que você conhece?

C. Leia Jeremias 9:3. Jeremias queixava-se que as pessoas mentiam, que estavam envolvidas em todos os tipos de pecados e que não reconheciam Deus. Se fosse com seus filhos, você choraria tanto por eles, a ponto de querer deixá-los no deserto?

II. A Solução de Deus

A. Leia Jeremias 9:7. Qual foi a solução de Deus para aquelas pessoas? Pergunto: como você reagiria se seus filhos agissem como as pessoas que Jeremias descreveu? (Como pai, às vezes, não sei a coisa certa a fazer. Amo o fato de Deus ter dito: “O que mais posso Eu fazer?” O que Deus fez foi “refiná-los e prová-los”.)

1. O que você acha que significa “refinar e provar” as pessoas ? (Deus  envia dificuldades para Seu povo - ou, pelo menos, Ele permite que elas surjam.)

2. Como aplicar isso aos nossos filhos? (Em algum momento, precisamos deixar nossos filhos experimentarem os resultados de suas más decisões - e pedir a Deus que os danos não sejam permanentes.)

B. Leia Jeremias 9:23-24. Qual era o objetivo de Deus para Seu povo? (Que as pessoas se sentissem orgulhosas em compreendê-lO e conhecê-lO e, não, em serem sábias, ou ricas ou fortes.)

1. Isso me preocupa um pouco. Como você pode gloriar-se de conhecer e compreender Deus? Você ouve pessoas afirmarem que falam em nome de Deus e pensa: “não é desse jeito que eu compreendo”? O homem não está totalmente qualificado para compreender a mente de Deus? (Acho que a resposta está no texto. Gloriamo-nos na lealdade, justiça e retidão de Deus. Deus tem prazer em exercitar estas virtudes. Isso é muito diferente de, arrogantemente, afirmar que se sabe, com exatidão, como Deus pensa.)

2. Como devemos aplicar essa instrução para resolver problemas em nossas famílias e igrejas? (Podemos não saber o que devemos fazer (com exceção de orar) mas, como representantes de Deus, podemos ficar confiantes ao representá-lO, agindo com lealdade, justiça e retidão. Deus tem prazer em ser gentil, justo e reto! Esta é uma grande mensagem sobre Deus.) 

III. Nosso Deus Superior

A. Leia Jeremias 10:1-2. Quais são os “sinais no céu” que aterrorizam as pessoas? (Os eclípses e outros eventos incomuns.)

B. Leia Jeremias 10:3-5. Quão estúpido é adorar um ídolo? (Muito. Deus disse que você o fabrica e que ele não pode ficar em pé, nem andar ou falar. Por que você esperaria ser protegido por algo que não pode proteger a si próprio?)

1. Note as últimas palavras do versículo 5: “Ele não podem fazer nem mal nem bem.” Você já ouviu falar que algumas pessoas têm medo da maldição que algum tipo de ídolo pode causar? (Deus disse que você não tem nada a temer.)

2. Nos tempos atuais, o que é equivalente a isto? Como assinalei antes, ninguém que eu conheço vai derrubar uma árvore, para depois esculpí-la e, então, adorar o objeto fabricado. (A lógica de Deus estende-se a qualquer coisa criada pelo homem. Se você depende daquilo que outro homem fabrica, ao invés de depender de Deus, você terá o mesmo problema lógico.)

C. O que você pensa sobre a diferença entre fabricar o próprio ídolo e ficar preocupado com os sinais no céu? (Um parece estúpido, a nível básico. O outro trata do medo de coisas não compreendidas. Precisamos nos voltar para Deus, a fim de termos entendimento.) 

D. Leia Jeremias 10:6-7. Quem é como Deus? (Ninguém.)

1. Deus tem direito a nossa adoração? (Sim! “Este é o nosso dever.” Aqueles que não acreditam em Deus são tolos. Eles negam a Deus o que Lhe é devido. Eles, também, temem as coisas que não entendem.)

E. Não há dúvidas de que tudo o que acabamos de examinar, nessas últimas questões, são óbvias para você. Por que Jeremias escreveu sobre elas? (Porque elas não eram tão óbvias para o povo de Deus. Eles eram dependentes de pedaços de madeira e outras coisas que fabricavam.)

1. O que isso nos sugere sobre a dificuldade para solucionar problemas em nossas famílias e igrejas? (Algumas pessoas não têm bom senso. A resposta sobre adorar pedaços de madeira é óbvia. Sem dúvida, a resposta para muitos problemas, tanto na família, quanto na igreja, também é óbvia, mas Deus e Jeremias tiveram que lidar com quem não conseguia enxergar o óbvio - assim como nós. Medos irracionais fazem surgir outros problemas.)

a. O que devemos fazer em situações como essas? (Leia Jeremias 10:24. Precisamos orar, que Deus vai “corrigir” a situação.)

IV. O Risco

A. Leia Jeremias 26:1-3. Qual era a expectativa de Deus? (Que as pessoas se convertessem de suas más condutas, de sua maldade, quando ouvissem o que Jeremias tinha a dizer, em nome de Deus.)

B. Leia Jeremias 26:4-6. Deus deu opções para o povo. Abandonar o pecado e salvar-se do desastre ou, continuar a pecar, e tornar-se um exemplo prático. O que você acha que faria se estivesse frente a essas claras alternativas?

C. Leia Jeremias 26:7-8. Qual foi a terceira alternativa escolhida pelo povo? (Para silenciar Jeremias, escolheram matá-lo.)

1. Vamos rever nossa discussão sobre resolução de problemas. Quando você fala a verdade, para resolver um problema na família ou na igreja, as coisas sempre vão bem para você? (Claramente não, assim como mostrou Jeremias. Mas, você tem que ter certeza de que está falando por Deus.)

D. Leia Jeremias 26:9. Como você se sentiria, se fosse Jeremias - as pessoas o cercam, gritando que você deve morrer?

E. Leia Jeremias 26:10-11. Qual era a acusação contra Jeremias, que o levou a ser digno de morte? (Ele disse coisas ruins sobre o futuro de Jerusalém.)

1. O que você acha da lógica daquelas acusações? (A questão não é a verdade, mas se eu fico ofendido com o que você diz. Hoje em dia, temos esse mesmo problema. As pessoas, realmente, não se preocupam com a verdade, porque verdade é aquilo que elas acreditam que seja verdade. Ao invés disso, a questão é se alguém fica ofendido com o que você diz.) 

F. Leia Jeremias 26:12-15. Jeremias parecia estar com medo? (Ele falou com ousadia!)

G. Leia Jeremias 26:16. Isso encorajaria você? (Parece que aquelas pessoas estavam desesperadas. Mas, Jeremias falou com ousadia e elas foram condenadas em seus pecados. Sem dúvida, o Espírito Santo estava em ação.)

H. Amigo, quando nos deparamos com problemas que não sabemos como resolver, devemos nos voltar para Deus, para buscar a solução. Deus nos diz que, mesmo em meio aos problemas, podemos falar aos outros que Ele é gentil, justo e reto! Você vai colocar seus problemas nas mãos de Deus?

V. Na próxima semana: “As Reformas de Josias”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: