domingo, 1 de novembro de 2015

Lição 06 - Atos Simbólicos

(Gênesis 4, Números 21, Jeremias 13) 

Introdução: Você já considerou a forma como Deus usa os símbolos? O serviço do santuário, do Antigo Testamento, é totalmente simbólico, referindo-se ao que Jesus faria por nós. Chamar Jesus de “o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (João 1:29), traz a mente o simbolismo do sacrifício de um cordeiro, por nossos pecados. Semana passada, introduzimos a idéia de que Deus ensinou Jeremias a usar símbolos nos seus ensinamentos, sobre o que Deus queria qua as pessoas aprendessem. Nesta semana, vamos mergulhar, mais profundamente, no assunto. Vamos ver que coisas novas podemos aprender da Bíblia e seus símbolos! 

I. Maçãs e Serpentes

A. Leia Gênesis 4:1-2. No relacionamento entre dois irmãos, qual você acha que foi o significado de Caim ter nascido primeiro? (Sendo Caim o mais velho, provavelmente, Abel o admirava. Sem dúvida, os pais de Caim o apresentavam com afetividade.)

1. Como você classificaria, em ordem de importância, as profissões escolhidas pelos dois filhos? (Gênesis 3:17-19 nos diz que Deus direcionou os homens para fazerem o tipo de coisas que Caim estava fazendo.)

a. Qual era o propósito do trabalho de Abel? (Não era a produção alimentos. Não, até depois do dilúvio, quando foi dito aos homens que eles poderiam comer carne (Gênesis 9:1-3). Abel criava os rebanhos para a fabricação de roupas (Gênesis 3:21) e para sacrifício (Gênesis 4:4).)

B. Leia Gênesis 4:3-5. Se você fosse Caim, que razões o fariam ofertar do fruto da terra? (Ela reflete o que você faz! Como você poderia oferecer um sacrifício, se isso não reflete seu trabalho?)

1. Por que Deus não aceitou a boa fé de Caim, que apresentou oferta do esforço de seu próprio trabalho? (Os sacrifícios não tinham a ver “com Caim”, mas com o simbolismo de Deus. O simbolismo entre uma maçã e Jesus, sendo crucificado por nossos pecados, foram duramente equiparados a morte de um cordeiro.)

C. Leia Gênesis 4:6-7. Deus foi claro, quanto as Suas instruções para Caim? (O texto afirma que Deus lhe disse “o que era correto fazer”, mas Caim fez o que ele achou apropriado.)

1. Qual é a lição para nós? (Podemos ter razões lógicas para o que fazemos mas, podemos ver nesse exemplo, que o conhecimento do “todo”, que Deus tem, significa que podemos confiar e submetermo-nos a Ele.)

D. Leia Números 21:1-3. Quão importante foi Deus, para a vitória de Seu povo?  (Eles estavam perdendo, até Deus intervir em seu favor.)

E. Leia Números 21:4-5. À luz do acontecido, como você caracterizaria as atitudes do povo de Deus? (Eles foram rebeldes. Faltou-lhes fé. E, eles foram ingratos.)

F. Leia Números 21:6-7. Por que Deus enviou as serpentes?

G. Leia Números 21:8-9. Qual foi o sentido desse símbolo?  Uma serpente era a face do pecado original (Gênesis 3:1-4) e assim, as serpentes os matavam! Por que não colocar um cordeiro no poste e fazer com que eles o olhassem? (O problema era esse pois, assim como Caim, eles não estavam enfrentando seus pecados. Olhando para a serpente, eles enfrentavam seus pecados. Para que nossos pecados sejam perdoados, devemos reconhecê-los e pedir perdão. O símbolo do cordeiro e, em menor extensão, o símbolo da serpente, mostrou que devemos ter fé nas provisões de Deus.)

1. O que as pessoas deveriam ter feito com a serpente de bronze? (“Olhar para ela”.)

H. Podemos verificar que o povo de Deus não apenas manteve a serpente, como também deu-lhe o nome de “Neustã”. Leia 2 Reis 18:4, para descobrir o que o rei Ezequias fez com Neustã e por que?

1. O que o povo estava fazendo para Neustã? (Eles a adoravam e lhe queimavam incenso.)

2. Qual é a lição sobre símbolos e adoração? (Deus disse para que olhassem e aprendessem uma lição. As pessoas foram muito além disso, e começaram adorar a serpente de bronze. (O simbolismo disso está na adoração do pecado!) Não há nada de errado com símbolos que nos lembrem da vontade de Deus. O problema vem quando começamos a adorá-los. Veja Êxodo 20:3-6.)

II. O Cinto

A. Leia Jeremias 13:1-2. Li que o linho, às vezes, era usado como moeda corrente no antigo Egito. Provérbios 31:22 nos diz que a esposa ideal veste “ de linho fino e de púrpura”. Diante desse cenário, por que você acha que Deus disse para Jeremias comprar um cinto de linho? (Provavelmente, era para ser algo que ele tivesse orgulho de estar vestindo. Era uma boa forma de realçar suas roupas.)

1. Por que não deixá-lo encostar na água? (Alguns comentaristas dizem que representa o desleixe total com a limpeza espiritual do povo. Pelo menos um comentarista disse (e eu concordo com ele) que tinha a ver com a destruição de um cinto chique. Se lavado, iria perder sua forma e degradar sua aparência.)

B. Leia Jeremias 13:3-5. A partir daquele momento, o cinto teve alguma utilidade para Jeremias?

1. Poderia ser usado? (Se ele estava escondido, isso sugere que Jeremias não seria capaz de cuidar dele, nem usá-lo futuramente.)

2. Existe um debate sobre a tradução da palavra “Perate” (de acordo com a NVI) e “Eufrates”, de acordo com outras traduções. Um dos problemas de  que a tradução seja “Eufrates” é que o Eufrates fica a 250 milhas de distância {402,33 km de distância} e uma viagem parece não estar relacionada com o ponto que Deus estabeleceu.)

C. Leia Jeremias 13:6-7. Não sei como Jeremias fez para “desenterrar” um cinto escondido “numa fenda da rocha” (Jeremias 13:4) mas, ele deve tê-lo “desenterrado”. (Jeremias 13:7.) Se esta fenda da rocha estava do lado do Eufrates, o que isto pode significar? (O cinto favorito de Jeremias foi destruído se ficou molhado com a água do rio, ou mesmo, molhado e sujo, dentro de um buraco!)

D. Leia Jeremias 13:8-10. O que acontece com nosso orgulho, quando seguimos nossos próprios caminhos, ao invés de seguir a palavra de Deus? (Nosso orgulho se torna como um trapo sujo.)

E. Leia Jeremias 13:11. Note que temos uma segunda lição a ser tirada do cinto de linho. Que propósito Deus disse que tinha em mente para aquele cinto? (Se as pessoas tivessem seguido a Deus, ao invés de seguir seus próprios deuses e suas próprias opiniões, Deus as teria “amarradas” a Ele. Elas estariam do lado do grande Deus do Universo!)

      1. Qual foi a atitude de Deus para com Seu povo? (Se o povo de Deus O tivesse seguido, Ele teria mais “louvor e honra”, com uma crescente respeitabilidade. Isso reforça a interpretação de que o cinto de Jeremias era uma peça de vestuário a qual ele poderia ter se orgulhado!)

2. Considere o que Deus está nos ensinando. Quantas vezes você usa seu bom senso para decidir se vai seguir o conselho de Deus, baseando-se em como isto afetará você, sua família ou sua riqueza? (Jeremias disse, repetidamente, para o povo, que seguir a Deus traria impacto sobre eles, mas eu acho que a razão mais importante para seguir a Deus é que isto é uma honra para Ele. Considere o quanto ficamos em débito com Deus, pois Ele salva nossas vidas e a vida de quem amamos! Sua obediência e confiança em Deus traz honra a Ele!)

III. As Vasilhas de Couro

A. Leia Jeremias 13:12. Qual foi o problema obvio dessa mensagem? (Todos sabiam o que deveriam fazer com as vasilhas de couro. É como dizer para as pessoas escovarem seus dentes.)

B. Leia Jeremias 13:13-14. Que mensagem Deus nos dá, através desse simbolismo? (Quando você está bêbado, tem um período difícil para calcular o que fazer. Você fica confuso. Deus diz para Seu povo que “se você não ouvir Minhas palavras, a vida vai ficar mais e mais confusa, até você não ter mais nenhuma idéia do que fazer”. Isso o levará a sua destruição.)

C. Amigo, o que temos aprendido sobre esses simbolismos? Aprendemos que devemos obedecer a Deus e não seguir nossas próprias lógicas, que são contrárias à palavra de Deus. Isto não, apenas, vai evitar nossa própria destruição e a de nossa família mas, muito mais importante, irá trazer a glória de Deus. Você vai se decidir, hoje, a buscar a glória de Deus em tudo o que você fizer?

IV. Na próxima semana: “A Crise Continua”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: