domingo, 4 de outubro de 2015

Lição 2 - A Crise (Interna e Externa)

(Jeremias 2 e 27) 
Introdução: Vamos rever um pouco de História. Deus tirou Seu povo do Egito e o conduziu para a terra prometida. Sua missão? Reivindicar a terra que havia sido prometida para eles. Eles nunca realizaram, inteiramente, essa tarefa,  mas no período em que reinaram os reis Davi e Salomão, eles controlaram uma vasta região da terra prometida. Depois da morte de Salomão, por causa de sua política de sobrecarga tributária, o povo de Deus foi dividido em duas nações. O reino do norte (formado por dez tribos) tornou-se Israel e o reino do sul (formado por duas tribos) tornou-se Judá. Israel existiu por cerca de 200 anos e, então, foi derrubada pelos assírios. Judá continuou por cerca de 150 anos, quando caiu diante dos babilônios. Foi, aproximadamente, nos últimos 40 anos da história de Judá que Jeremias advertiu o povo da destruição que viria. Vamos pular para dentro de nosso estudo bíblico e aprender mais!

I. A Lembrança de Deus 

A. Leia Jeremias 2:1-2. De qual período Deus estava recordando? (A jornada pelo deserto, depois da saída do Egito.)

1. É assim que você descreveria o povo de Deus, durante o êxodo? Eles eram amorosos e dedicados? (Espero que Deus lembre minha história tão favoravelmente quanto aquela! Não é assim que eu descreveria o povo, durante a jornada pelo deserto.)

B. Leia Jeremias 2:3. O que aconteceu com os inimigos do povo de Deus, durante a jornada pelo deserto e, depois dela? (“A desgraça os alcançava.”)

1. Será que Deus ainda trata desta maneira os inimigos daqueles que O amam?

II. A Análise de Deus para o Momento Atual

A. Leia Jeremias 2:4-5. Como Deus via os “antepassados” do povo de Israel? (Eles eram “sem valor”, porque seguiam os “ídolos sem valor”)

1. Preste atenção no que Deus estava dizendo. A quem Ele avaliou como sendo um provável culpado? (Parece que Deus estava examinando a Si mesmo. “Que falta os seus antepassados encontraram em Mim?” Obviamente, Deus não tinha culpa, mas considere o que um exemplo como este é para nós. Quando as coisas não estão indo bem precisamos, primeiro, examinar a nós mesmos.) 

B. Leia Jeremias 2:6. Quando somos tentados a confiar em nosso próprios esforços, para nos ajudar em tempos de angústia, ao invés disso, o que deveríamos fazer? (Precisamos revisar nossa história com Deus. A tensão na minha vida, neste momento, refere-se às próximas argumentações orais, diante do Tribunal de Recursos dos Estados Unidos. Lembro-me de duas experiências passadas, em diferentes seções, neste mesmo Tribunal, quando Deus agiu, especificamente, através de mim.)

C. Leia Jeremias 2:7. Qual era a queixa de Deus? (Ele havia trazido o povo para a terra prometida. Mas, eles a contaminaram.)

D. Leia Jeremias 2:8. Quem, em particular, culpou Deus? (Os líderes religiosos. Eles não buscavam a Deus e, nem mesmo O conheciam. Eles seguiam ídolos.)

E. Leia Jeremias 2:9. Os filhos eram mais fiéis a Deus do que seus pais? (Não. Deus disse que “ainda” faria denúncias contra Seu povo e que Ele esperava fazer denúncias contra seus descendentes.) 

1. Numa manhã, dessa semana que passou, fiquei chocado. Nos Estados Unidos “Planned Parenthood” {Planejamento Familiar} é uma organização que realiza abortos e, de acordo com revelações recentes, tem vendido partes dos corpos dos bebês. A pesquisa relatou que por uma margem de 2 por 1, os americanos querem que o governo continue a apoiar essa organização, com dinheiro do contribuinte. O argumento é que o dinheiro vai servir para outros propósitos úteis. Os Estados Unidos correm o risco de serem acusados por Deus? (Jeremias chamava a atenção daqueles que, supostamente, eram parte do povo de Deus e, não, dos pagãos. Os pagãos tinham estado naquela terra e Deus, amplamente, os chutou para fora. Quando o povo de Deus tornou-se pagão,  Ele disse que iria agir.)

F. Leia Jeremias 2:10-11. O pensamento da época era que existia um deus regional. Você mora numa determinada região onde algum deus está no comando dela. Nosso Deus estava dizendo que as pessoas se prendem aos seus falsos deuses, porque Seu povo abandona o verdadeiro Deus? Que resposta você pode dar?

G. Leia Jeremias 2:12-13. Que acusação específica Deus trouxe contra Seu povo? (1. Eles O abandonaram. 2. Eles estavam tentando fazer as coisas por conta própria.)

1. Quantos problemas como esse existem em sua vida?

H. Leia Jeremias 2:14-15. Israel era escravo de nascimento? (Não! Deus os resgatou do Egito. Depois da morte de Salomão, eles se tornaram o reino do norte. Eles caíram diante dos assírios.)

1. Qual era o ponto para Deus? (Olhe ao seu redor! Veja como o afastamento de Deus leva à destruição.)

2. Você já viu isto na vida de outras pessoas?

I. Vamos passar adiante e ler Jeremias 2:23. Será que as pessoas admitiram que haviam abandonado Deus? (Não!)

1. Existe uma lição para nós nisso?

J. Leia Jeremias 2:27. Como é possível que pessoas que agem dessa maneira possam dizer que não se afastaram de Deus? (Isso mostra nossa extraordinária habilidade para nos enganarmos, no que diz respeito ao nosso relacionamento com Deus.)

III. Anunciando o Juízo

A. Leia Jeremias 27:3-4. Aquelas nações seguiam o Deus verdadeiro? (Não! Mas, elas estavam reunidas com o rei de Judá. Parece que eles estavam criando uma coalizão   para tentar derrotar a Babilônia.)

B. Leia Jeremias 27:5-7. Em que Deus baseou a autoridade de Sua declaração? (Ele é nosso Criador.)

1. Quanto da autoridade de Deus está sob ataque nesse momento?

2. Seu ponto de vista sobre a criação é uma reflexo de que você cultua o que suas mãos têm feito?

3. O que aconteceu com aqueles reis pagãos e com o rei de Judá? (Todos foram derrotados por Nabucodonosor.)

a. Lembre-se que, anteriormente, discutimos a questão dos Estados Unidos correrem o risco de julgamento, por estarem apoiando o mal?  Se os pagãos se envolvem no mal e os cristãos, não, o que vai nos salvar? (Deus traz o juízo sobre as nações pagãs.)

C. Leia Gênesis 18:32. Explore o capítulo, se você não estiver familiarizado com essa história. O que ela sugere para os seguidores de Deus que vivem em países que não seguem a Deus? (Existe um determinado número de seguidores que pode impedir o juízo para todo o país.)

D. Leia Jeremias 5:1. Qual é o número de justos necessários, aqui? (Apenas um!)

1. Recentemente, eu participei de um encontro em que o pregador falava sobre julgamento. Eu nunca havia escutado um sermão tão longo, sobre julgamento. Foi uma apresentação convincente. Como devemos reagir a uma advertência sobre juízo?

E. Leia Jeremias 27:8. Existe alguma forma de evitar o juízo de Deus? (Leia Jeremias 1:17-18. Precisamos ser fiéis a Deus, pessoalmente. Essa foi a promessa de Deus para Jeremias. Deus quer que nos voltemos para Ele. Ele não quer nos punir. No entanto, Deus quer que proclamemos Sua mensagem ao mundo. Se existe um número crítico necessário, para evitar o julgamento, precisamos trabalhar para levar esse número crítico até Deus.)

F. Leia Jeremias 27:9-10. O que complica a questão do julgamento de Deus? (Existem muitas pessoas que contradizem a palavra de Deus. Elas dizem que não haverá punição.)

G. Leia Jeremias 5:3. Qual é o problema com nossa natureza humana? (Em vez de aceitar a correção, endurecemos nossos corações.)

H. Leia Jeremias 27:11. Quão popular foi a mensagem de Jeremias? (Imagine que você more nos Estados Unidos e que eu tivesse profetizado que, por causa de nossos pecados, a China, uma nação que não tem nenhuma pretensão de seguir a Deus, iria invadir os Estados Unidos. Se você quiser viver, deve apenas se submeter às regras da China. E se eu substituir a China pelo Irã?)

1. Quão popular é hoje a mensagem de arrependimento e julgamento?

I. Amigo, você confia em Deus ou em você mesmo? Você vai abrir seu coração e sua mente para a correção de Deus? Por que não voltar para Ele, hoje?

IV. Na próxima semana: “Os Últimos Cinco Reis de Israel”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: