sábado, 24 de outubro de 2015

Lição 05 - Mais Tristezas para o Profeta

(Jeremias 18-19 e 20-21) 
Introdução: “Nenhuma boa ação fica sem punição” diz um velho ditado. Em nosso estudo, nesta semana, parece que esse provérbio remonta ao tempo de Jeremias! Quantas vezes guias religiosos foram afligidos, como resultado de fazer a vontade de Deus? Aqueles que se envolvem no mal não querem ser repreendidos ou lembrados da vontade de Deus. Sem dúvida, o problema aumenta, muitas vezes, causado pela falta de tato e sabedoria, mas o problema principal é a oposição estruturada, contra a luz, daqueles que amam as trevas (veja João 3:19-21). Vamos mergulhar em nosso estudo em Jeremias e aprender mais!

I. Ouvidos Retinindo

A. Leia Jeremias 19:1-3. Se alguém dissesse que aquilo que Jeremias estava prestes a dizer, faria seus ouvidos “retinirem”, você iria esperar para ouvir?

B. Leia Jeremias 19:7. Você tem planos para sua vida? O que aconteceu com os planos das pessoas que viviam em Judá? (Eles se esvaziaram.)

1. Vou dar um palpite ousado. Ninguém gostaria de servir de comida para  animais, depois de morto. Qual era a maior preocupação, aqui? (Ninguém que se preocupasse com você, ficaria vivo para enterrá-lo!)

C. Leia Jeremias 19:8-9. Quão desagradável ficaria a situação em Jerusalém? (As pessoas se tornariam canibais - elas comeriam seus próprios filhos.) 

D. Leia Jeremias 19:10-12. Deus tinha feito Jeremias usar um recurso visual, quebrando um jarro, para transmitir Sua mensagem para o povo. Por que? (Pessoas diferentes aprendem de formas diferentes mas, um recurso visual, as ajuda a entender e lembrar a mensagem.)

1. Temos várias referências a Tofete, nesses versículos. Leia Isaías 30:33 e 2 Reis 23:10 e me diga que tipo de lugar parece? (Aquilo era o inferno na terra. Eles construíram uma grande trincheira de fogo e, ali, queimavam seus filhos como sacrifício a baal e moloque.)

2. Seus ouvidos estão retinindo? Jeremias disse que Jerusalém tinha se transformado num inferno na terra. Como você reagiria se Jeremias falasse com você dessa forma?

II. A Reação dos Líderes

A. Leia Jeremias 20:1-2. Os ouvidos dos líderes religiosos retiniram tanto, que eles mandaram espancar Jeremias e o prenderam no tronco. {“Tronco” ou “estoque” feito de madeira, muito utilizado nos tempos medievais para infligir dor e tortura, como forma de punição, interrogatório e humilhação.} Quando eu estava em Williamsburg, Virgínia,  tentei experimentar o estoque de madeira que eles têm na vila colonial. Se você já experimentou como é estar num estoque, diga-me que outros problemas você pode imaginar se, antes de ser colocado nele, você tivesse sido espancado? (Leia Deuteronômio 25:2-3. Os estoques são muito desconfortáveis e, se eu tivesse acabado de ser açoitado, isso tornaria as coisas muito pior!)

1. Como você explica o que os líderes religiosos fizeram a Jeremias? (A violência é a resposta para aqueles que são incapazes de levantar um contra-argumento lógico.)

B. Leia Jeremias 20:3-6. Jeremias tinha aprendido a lição? (Ele disse para Pasur, o homem que o colocou no estoque, que este seria aterrorizado (seu novo nome significa “terror para todos os lados”), capturado e morto na Babilônia.)

1. A que pista chegamos, acerca do interesse especial de Pasur, naquilo que Jeremias profetizava? (A última linha nos diz que Pasur era um falso profeta, que mentia sobre o futuro de Judá. Agora podemos ver, claramente, porque Pasur quis ferir Jeremias.)

III. A Reação de Jeremias

A. Leia Jeremias 20:7-8. Como você se sente, quando as pessoas debocham de você? Quando elas o insultam? Imagine que as pessoas não respeitam você e, diariamente, o ridicularizam. Que tipo de atitude você teria se fosse ridicularizado constantemente?

1. Leia Jeremias 1:6-8. Lembra-se do intercâmbio entre Deus e Jeremias, no início? O que Jeremias quis dizer, quando falou que Deus o “enganou”? (Deus disse para Jeremias não ter medo que Ele o ajudaria.)

a. Será que Deus enganou Jeremias?

b. Se você disser “sim” (ou “talvez”) o que isso sugere sobre a confiança de Jeremias, na mensagem principal que ele levou para Judá?

B. Leia Jeremias 20:9. Aparentemente, Jeremias havia tentado manter sua boca fechada, para evitar sofrer novos abusos. Por que isto era um problema? (Fazer a vontade de Deus era como um fogo, dentro dele. Jeremias estava exausto tentando contê-lo.)

1. Você já experimentou isto? Fazer a vontade de Deus parece tão natural que não se pode abster-se de fazê-la?

C. Leia Jeremias 20:10. Os inimigos de Jeremias estavam, apenas, tirando sarro e opondo-se a ele? (Jeremias escreveu  que “todos os amigos” estavam esperando que ele tropeçasse.)

1. Note que os amigos estavam esperando que Jeremias se deixasse “enganar”. Não bastava Jeremias dizer (Jeremias 20:7) que ele fora enganado?

a. Isto quer dizer que Jeremias acreditava que seus “amigos” (que eram seus reais inimigos) prevaleceriam?

D. Leia Jeremias 20:11. Como você explica essa declaração confiante, à luz de Jeremias 20:7? (Jeremias era um ser humano. Ele foi agredido e estava sendo insultado e humilhado. Sua fé vacilou, quando a situação ficou ruim, e ele achava que Deus iria impedir aquilo tudo. Mas, naquele momento sua fé se fortaleceu.)

            1. Como as ofensas sofridas por Jeremias se diferenciariam das ofensas que seus inimigos experimentariam? (A sua desonra era temporária e a de seus inimigos “jamais seria esquecida”.)

a. Que lição existe aqui, para nós? (Devemos sempre “olhar à frente”. As coisas podem não ir tão bem para nós, no momento, mas Deus promete fazer tudo certo, no final.)

E. Leia Jeremias 20:12. Será que nos sentiremos melhor se soubermos que o fim daqueles que nos perseguem não será bom? (Leia Lucas 23:34 e Marcos 11:25. Jeremias podia sentir-se melhor pedindo por vingança mas, essa não é a atitude que Deus quer de nós.)

F. Leia Jeremias 20:14-15 e Jeremias 20:18. Jeremias estava caindo em depressão, depois de sua gloriosa declaração de fé, em Jeremias 20:11? (Sim, naquele momento ele disse que desejava não ter nascido.)

1. Leia Jeremias 1:4-5. Deus disse que Ele conhecia Jeremias “antes de formá-lo no ventre” e, Jeremias disse que desejava ter morrido no ventre, ao invés de viver a vida como profeta. Qual é a lição para nós? (Jeremias parecia estar, profundamente, deprimido. Os servos de Deus podem experimentar momentos de depressão. Se você meditar sobre isto, vai poder lembrar que Salomão era depressivo (Eclesiastes 6 e 9), Elias teve medo e depressão (1 Reis 19), e Davi teve medo (1 Samuel 21:12-13). Deus nos revelou isto para que não pensemos que somos os únicos a passar por este tipo de experiência.) 

G. Leia Jeremias 21:1-2. Espere um minuto! Quem estava pedindo conselhos? (O rei Zedequias! Jeremias, naquele momento, estava sendo convidado, pelo mais alto funcionário de seu país, a consultar Deus.)

1. Se você se sentisse desencorajado e com medo, qual seria a sensação de ter uma pessoa muito importante, buscando sua ajuda?

IV. A Nossa Escolha

A. Leia Jeremias 18:1-5. Por que Deus disse para Jeremias que ele receberia a mensagem seguinte na oficina do oleiro? (Mais uma vez, esse foi um recurso visual, para ajudar a compreender a mensagem.)

B. Leia Jeremias 18:6-10. Qual é a lição, para que possamos compreender a profecia? (Temos um papel para desempenhar em nosso futuro. Como Deus conhece o futuro, tenho certeza que algumas profecias refletem este conhecimento e, não são condicionais. Por outro lado, Deus disse para Jeremias que o homem, por causa de seu comportamento, pode mudar aquilo que Ele anunciar. Pelo menos, algumas profecias são condicionais.)

C. Amigo, às vezes, você se sente desencorajado? Se as coisas vão mal, por causa de suas escolhas erradas, Deus nos diz que nosso futuro pode melhorar, se fizermos a Sua vontade. Se as coisas estão indo mal, porque você tem seguido a vontade de Deus, e pessoas más estão prejudicando você, Deus diz que Ele cuidará do problema e, no futuro, tudo dará certo. O tema consistente é seguir a vontade de Deus. Você vai se decidir, agora mesmo, a fazer isso?

V. Na próxima semana: “Atos Simbólicos” 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************


Nenhum comentário: