domingo, 18 de outubro de 2015

Lição 04 - Repreensão e Represália

(Jeremias 11, 12 e 17) 
Introdução: Como você compararia as pessoas para as quais Jeremias dava suas advertências? Quando você pensa sobre o que Deus diz para você, através da Bíblia e das palavras inspiradas    de outras pessoas, você leva a sério essas “correções de conduta” ou, simplesmente, faz o que quer? Como confiar em seu próprio julgamento? Você pode confiar em si mesmo, para tomar boas decisões, quando se trata de mudanças a serem feitas? Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender, que nos permitirá ficar mais atentos à direção do Espírito Santo!

I. Uma Questão de Confiança 

A. Leia Jeremias 17:5. Quando foi dito que confiar no homem é maldição, isso inclui confiar em si mesmo?

1. Note a palavra “mas”, na frase “mas cujo coração se afasta do Senhor”. Devemos ajustar ambas as condições: confiar nos homens e afastar-se de Deus?

a. Podemos confiar em ambos? (Leia Provérbios 3:5. Se, realmente, entendemos o lugar de Deus em nossa vida, percebemos que nossa compreensão é muito pobre.)

B. Leia Jeremias 17:6. Por que isto é verdade? Será que é porque Deus provoca as dificuldades, quando a pessoa confia nela mesma? Ou, confiar em si mesmo é, simplesmente, a estratégia errada?

C. Leia Jeremias 17:7-8. Observe que a árvore está relacionada com as palavras “confiança” (“cuja confiança está no Senhor”), “temor” (“não temerá quando chegar o calor”) e “ansiedade” (“não ficará ansiosa…na seca”). O que a mensagem diz sobre ansiedade? (Se você depender de si mesmo, deverá ficar ansioso. Se você confiar em Deus, pode deixar as preocupações para trás.)

1. Vamos discutir o assunto por um minuto. Isso quer dizer que as coisas sempre serão resolvidas do jeito que você quer? (Quer dizer que, qualquer que seja o resultado, devemos confiar em Deus. Se acreditamos que Deus nos ama e que Ele guarda no coração, nossos melhores interesses, então, podemos confiar nEle.)

2. Leia Deuteronômio 3:23-26. Esse foi o relatório de Moisés, acerca da decisão de Deus, de que ele não entraria na terra prometida. Você acha que Moisés pensava que Deus tinha os melhores interesses dele em mente, quando Ele lhe disse para ficar tranquilo, quanto ao seu apelo para entrar na terra prometida? (Se Moisés ficou tranquilo, sua fé estava anos luz à frente da minha. No entanto, lembre-se que Judas 9 revela que, ao invés disso, Deus levou Moisés para a terra prometida celestial. Deus lhe deu um presente muito maior, pois tinha seus melhores interesses em mente.)

D. Leia Jeremias 17:9. Que tipo de certeza podemos ter, ao avaliarmos se nossa confiança está em Deus e não em nós mesmos? (Precisamos suspeitar de nossas auto-avaliações.)

E. Leia Jeremias 17:10. Se não podemos confiar em nossos próprios julgamentos, existe algum modo de dizer se confiamos em Deus? (Considere como está o curso de sua vida. Deus recompensa nossa fidelidade. No entanto, precisamos olhar para a história de Jó e Hebreus 11:35-39, para entendermos que “como as coisas estão indo”, não é um guia totalmente confiável.)

F. Leia Joao 3:19-21. Que outra barreira enfrentamos, quando seguimos a palavra de Deus? (Nós amamos o mal. Além do nosso julgamento não ser confiável, ele é influenciado pelo fato de que amamos o mal e não queremos que nossas “obras sejam manifestas”.)

1. Qual é a cura para isso? (Pelo poder do Espírito Santo, viver na verdade. Isto significa viver “na luz”.)

G. Leia Jeremias 17:11. Será que as pessoas que confiam em si mesmas e fazem o mal, sempre acham que “não verão quando vier algum bem”? (Jeremias 17:6) (Isso nos diz que uma pessoa má pode fazer o bem por algum tempo. Entretanto, no final, as coisas terminarão mal.)

II. Advertência

A. Leia Jeremias 17:1. Por que você coloca seu nome em determinada coisa? (Para mostrar aos outros que você é o proprietário dela.)

1. O que você acha que quer dizer ter seus pecados etiquetados? (Provavelmente, a mesma coisa. Elas mostram que eles lhe pertencem. Você tem que tomar posse deles. Ou, mais provavelmente, eles tomarão posse do seu coração.)

B. Leia 2 Coríntios 3:3. Qual deve ser nosso objetivo? (Ter a “carta” de Deus, para o mundo, escrita em nossos corações. Isso não apenas mostra que pertencemos a Ele, mas fica refletido em nossas ações.)

C. Leia Jeremias 17:2. Qual é o ponto aqui - que os filhos têm boa memória? (Os comentaristas estão em desacordo, quanto ao que isto significa. No entanto, com base na forma como a NVI traduziu este texto, parece que o povo de Deus treinou seus filhos para adorar ídolos, ao invés de adorar o Deus verdadeiro. Essa má educação fica grudada no coração dos filhos.)

D. Leia Jeremias 17:3-4. Quais são os resultados do afastamento de Deus e de ensinar os filhos a fazerem o mesmo? (Você perde a herança que Deus, de outro modo, daria a você. Você se torna escravo dos outros.)

III. Alerta, Profeta!

A. Leia Jeremias 11:18-19. O que queriam os opositores de Jeremias? (Eles planejavam matá-lo.)

1. De vez em quando, escuto cônjuges que matam (ou tentam matar) seus cônjuges. A pergunta óbvia é: “Por que, ao invés disso, não se divorciar?” No caso de Jeremias, por que não, apenas ignorá-lo, ao invés de tentar matá-lo?

B. Leia Jeremias 11:20. Qual é sua opinião, sobre a oração de Jeremias?

1. Leia Lucas 11:2-4. Sei que Jesus ainda não havia compartilhado Sua oração modelo, quando Jeremias proferiu essa oração, porém, considere o contraste. É apropriado dizer: “Eu perdôo” e “Deus mostra sua vingança sobre os meus inimigos”?

C. Leia Jeremias 11:21-23. Não mais temos que especular a atitude de Deus acerca disso. O que Deus disse que faria? (Ele mostraria vingança. (“Eu os castigarei.” “Eu trarei a desgraça sobre [eles].”)

1. Como você conciliaria isso com a oração modelo de Jesus? (Leia Romanos 12:19-21. A vingança pertence, somente, a Deus.)

D. Veja, de novo, Jeremias 11:23. Aonde viviam os homens que planejavam matar Jeremias? (Anatote.)

1. Leia Jeremias 1:1. Note que a cidade natal de Jeremias era Anatote. Na sua opinião, o que isso acrescenta na situação que ele enfrentava? (Leia Lucas 4:24. Tenho certeza que esse plano foi muito doloroso para Jeremias contemplar. As pessoas que ele conhecia queriam matá-lo.)

IV. A Atitude de Jeremias

A. Leia Jeremias 12:1. Jeremias havia apresentado “uma causa diante” de Deus - o caso da trama contra ele. Deus disse para Jeremias que Ele os castigaria. Você acha que Jeremias ainda estava falando sobre o mesmo caso, a mesma situação?

1. Qual era a preocupação de Jeremias, acerca da justiça de Deus? (Os ímpios prosperavam e viviam bem.)

2. Releia Jeremias 17:10. Lembra-se que eu achava que isto mostra uma forma de revelar o julgamento de Deus, sobre sua vida? Será que nós, tanto quanto Jeremias, temos que lembrar a Deus que aqueles que O seguem devem fazer o bem, e aqueles que não O seguem, não devem fazer o bem? 

B. Leia Jeremias 12:2. Essa pessoas testemunhavam sobre Deus? Eles falavam sobre Deus? (Sim! Mas Jeremias disse que aquilo que elas falavam, não refletiam suas verdadeiras atitudes.)

C. Leia Jeremias 12:3. Diz-me: o que você pensa sobre o coração de Jeremias?

1. Deus escolheu Jeremias, sabiamente, para advertir o povo, sobre o julgamento que viria?

D. Leia Jeremias 12:4. Jeremias era um tipo de sujeito crítico, que presumia prelecionar sobre justiça, para Deus? (A última linha revela que Jeremias estava preocupado com a aparência disso, diante dos outros. Os outros achavam que Deus não se importava e não estava prestando atenção.)

E. Vamos passar para a resposta de Deus, alguns versos adiante, e ler Jeremias 12:14-17. Quão diferente é a atitude de Deus, em relação a atitude de Jeremias? (Você encontra compaixão na resposta de Deus. Ele disse para Jeremias que julgaria, mas que esperaria, ansiosamente, pelo tempo em que Ele pudesse mostrar compaixão por Seu povo.)

F. Amigo, você tem feito um balanço em sua vida? Você deposita sua confiança em Deus? Sua relação com Deus é mostrada em palavras e nenhuma ação? Falta a você compaixão, quando se trata daqueles que fazem o mal? Por que não pedir, agora mesmo, que o Espírito Santo o ajude nas suas atitudes, para tornar-se mais confiante e mais compassivo?

V. Na próxima semana: “Mais Tristezas para o Profeta”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: