sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Lição 12 - Paulo: Missão e Mensagem

(1 Coríntios 1 e 9, Romanos 7) 
Introdução: Quando eu era jovem, meu pai contava-me histórias acerca de como ele era sempre quem trabalhava mais rápido. Levei aquelas histórias a sério e, sempre que eu tinha trabalhos manuais para fazer, eu tentava ser o mais rápido. Na escola, eu aplicava essa idéia para tentar obter a nota máxima. Especialistas em saúde mental podem se preocupar com este tipo de coisa mas, eu nunca pensei que isto, a longo prazo, pudesse me prejudicar. Em algum momento, percebi que eu não era o cara mais inteligente, entre os que estavam ao meu redor e assim eu tive que tornar os meus objetivos mais razoáveis. Em nosso estudo bíblico desta semana,  veremos que Paulo falou sobre esse tipo de atitude. Ele disse, em 1 Coríntios 9:24, que apenas uma pessoa vence uma corrida. “Corram de tal modo que alcancem o prêmio.” Vamos correr para dentro de nosso estudo bíblico e aprender mais sobre como ganhar o prêmio!

I. A Determinação de Paulo

A. Leia 1 Coríntios 9:19. Você gostaria de ser escravo? 

1. Que motivo levou Paulo a estar disposto a ser escravo? (Conquistar as pessoas para o evangelho de Jesus.)

B. Leia 1 Coríntios 9:20-22. Paulo estava comprometendo suas crenças? (Paulo devia ter uma hierarquia de crenças. No topo, estava conquistar as pessoas para o evangelho.)

1. Qual foi a crença mais importante que Paulo comprometeu? (Seu direito de ser livre da escravidão - de ser, excessivamente, controlado pelos outros.)

2. Como você aplicaria, em sua vida, a atitude de Paulo? (Somos tão rápidos em brigar por coisas que não fazem, realmente, nenhuma diferença. Paulo disse que a coisa mais importante era levar as pessoas à salvação.)

C. Leia 1 Coríntios 9:24. Que tipo de corrida é essa? (É uma corrida difícil, uma corrida para vencer.)

D. Leia 1 Coríntios 9:25-27. Paulo estava apenas escrevendo sobre desistir dos seus próprios direitos. Que tipo de treinamento deveríamos ter para aprender isto? (Temos que aprender a estudar o que é, e o que não é importante.)

1. Veja, novamente, 1 Coríntios 9:27. O que Paulo quis dizer com “ser reprovado”? (Parece que ele estava falando sobre perder sua salvação.)

a. Se Paulo foi salvo pela graça, como isso poderia ser um medo real?

b. Se o medo é real, qual a área em que devemos ser muito cuidadosos? (Paulo estava discutindo sobre desistir dos seus direitos.  Ele estava discutindo sobre tornar-se tudo para com todos. Penso que Paulo nos ensinou que ter um foco religioso correto é muito importante. É algo que precisamos trabalhar.)

II. A Lei

A. Leia Romanos 7:1-3. O que faz a diferença se a mulher é adúltera ou não? (Se o seu primeiro marido está vivo.)

B. Leia Romanos 7:4. Imagine que Paulo está falando com você. A quem Paulo compara você? Ao marido morto? A esposa? (Ambos!  Paulo disse que quando Jesus morreu na cruz, nós “morremos para a lei”. Assim, ela é nossa conexão para a lei, a qual foi dissolvida pela morte. Somos semelhantes ao marido, quanto a  termos morrido com Jesus e, semelhantes a esposa, quanto a  nossa obrigação com nosso marido (a lei) terminar com sua morte.)

1. Quem é nosso marido? (Jesus.… “para pertencerem a outro, aquele que ressuscitou dos mortos…”}

2. Qual foi o objetivo desse novo acordo? (“Que venhamos a dar frutos para Deus.”)

3. Quando Paulo nos ensinou sobre correr e vencer, o que isso tem a ver com dar frutos?

C. Leia Romanos 7:5-6. O que a lei faz por nós? (“As paixões pecaminosas despertadas pela lei…”. Paulo nos disse que a lei estimula o pecado em nossas vidas.)

1. Como pode ser isto? (Você já disse para uma criança que ela não deveria fazer determinada coisa? Se você lhe disse para não fazer, ela ficou determinada a fazê-lo.)

2. Como a dissolução de nossa obrigação com a lei (com a morte do marido), nos ajuda com o problema de querer fazer o que nos foi dito para não fazer? (“… para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito…”. O Espírito Santo deve dirigir nossos pensamentos e ações.)

D. Leia Romanos 7:7. Há algo errado com a lei, quando ela nos estimula a pecar? (Precisamos da lei, a fim de compreendermos o que é pecado.)

1. Sobre qual lei Paulo escreveu aqui? (Os Dez Mandamentos.) “Não cobiçarás” é o décimo mandamento de Êxodo 20.)

E. Leia Romanos 7:8-12. Como podemos entender que a lei de  Deus é “santa, justa e boa” uma vez que “…na verdade produziu morte”? (A lei é perfeita mas, nós, não. Louve a Deus, pois Jesus viveu uma vida perfeita por nós, pagou com a pena de morte em nosso favor, e ressuscitou para a vida eterna. Estar vinculado à lei estimula nossa natureza pecaminosa. Mas, ao saber que Jesus cumpriu a lei em nosso favor e viveu sua vida guiado pelo Espírito Santo, isso nos transmite ter atitudes novas e melhores sobre a lei.)

F. Leia Romanos 7:14-20. Quão fácil é guardar a lei? (“Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.”)

G. Leia Romanos 7:21-25. Qual é a boa notícia sobre esse conflito entre a lei e nossa natureza pecaminosa? (A salvação de Jesus! Graças a Deus por Sua graça.)

H. Leia Romanos 8:1-4. Quais são os requisitos para o cumprimento da lei? (Através de Jesus.)

          I.   Leia Romanos 8:5-11. Qual é a chave para agradar a Deus? (Ter o Espírito Santo habitando em nós.  Ajustar nossas mentes para aquilo que o Espírito Santo deseja.)

1. Lembre-se que estamos numa corrida para vencer e é muito importante termos o foco correto. Como você associaria isso com a mensagem da justificação pela fé? (Alcançaremos vitória, cooperando com o Espírito Santo. Venceremos a corrida, buscando o Espírito Santo.)

2. Que tipo de vida é essa? Será agradável? (“… mas a mentalidade do Espírito é vida e paz…” Romanos 8:6. Você gostaria de ter paz em sua vida?)

J. Veja, novamente, Romanos 8:7-8. Observe a tensão. Por um lado, Paulo nos disse que fazemos o que é errado, porque a lei produz os desejos errados. Ele nos disse que Jesus nos salvou desse problema. Por outro lado, Paulo, também, nos disse não devemos ser controlados por nossa natureza pecaminosa. A graça nos dá licença para pecar? (Se ficarmos focados no pecado, teremos o foco errado. “Devemos ter a mente voltada para o que o Espírito deseja” (Romanos 8:5). Ganharemos o prêmio com um “treinamento rigoroso”, focando  muito mais no Espírito Santo, para “não correr como quem corre sem alvo” (1 Coríntios 9:25-26).

III. Cristo Crucificado

A. Leia 1 Coríntios 2:1-2. O que estes versículos ensinam acerca de nossa capacidade para sermos missionários? (Paulo disse que não usou discurso eloquente e nem muita sabedoria.)

B. Leia 1 Coríntios 2:3-5. O que estava no centro da pregação do sacrifício de Jesus em nosso favor? (O Espírito Santo. Paulo nos disse que não foi seu talento que ganhou pessoas para Jesus, mas o poder de Deus.)

C. Leia 1 Coríntios 2:6-8. Paulo pareceu ter modificado sua declaração sobre sabedoria. Precisamos sabedoria para compartilhar o evangelho? (Não da sabedoria do mundo, mas, sim, da sabedoria de Deus.)

D. Leia 1 Coríntios 2:9-10. Qual é a chave para ter a sabedoria de Deus? (O Espírito Santo a revela para nós.)

E. Amigo, você viu, aqui, um tema consistente? Se você quiser viver agradando a Deus, então, foque no Espírito Santo. Se você quiser converter outras pessoas para o evangelho, então, confie no poder do Espírito Santo. Se você quiser obter a verdadeira sabedoria, peça para o Espírito Santo. Você vai pedir, hoje, para Deus lhe dar uma porção maior do Espírito Santo?

IV. Na próxima semana: “O Mundo Inteiro Precisa Ouvir?”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: