sábado, 29 de agosto de 2015

Lição 10 - Filipe como Missionário

(Atos 8) 
Introdução: O que você diria se não estivesse recebendo sua porção de comida? Para alguns, isso se chama dieta mas, na igreja primitiva, era chamado de discriminação racial. De acordo com Atos 6:1-2, essas foram alegações de que as viúvas, de certa raça, não estavam recebendo porções iguais de alimentos, no âmbito do programa de alimentação da igreja. A igreja decidiu selecionar sete diáconos para cuidar desse problema de “servir às mesas”. Esses diáconos, de acordo com Atos 6:3-4, deveriam ser homens “cheios do Espírito e de sabedoria”. Estevão e Felipe foram escolhidos. Pouco tempo depois, Estevão foi morto pelos líderes judeus, em Jerusalém, porque compartilhava o evangelho. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico, para captar a vitória de Filipe!

I. A Perseguição

A. Leia Atos 7:59 - Atos 8:1. Você pediria perdão por pessoas que quisessem ferir e matar você, apedrejando-o?

1. Você acha que a morte de Estevão, por apedrejamento, deu início a uma grande perseguição? (Talvez fosse algum tipo de sede de sangue, encorajada por satanás.)

B. Leia Atos 8:2-4. Isso foi um absoluto desastre para a igreja? (Foi causa para a propagação do evangelho.)

II. Samaria

A. Leia Atos 8:5-8. Como resultado da morte de Estevão e a subsequente perseguição, os sete diáconos se dispersaram. Filipe foi para uma cidade, em Samaria. O que aprendemos sobre judeus e samaritanos, há duas semanas,  no encontro de Jesus com a mulher, no poço? (Eles não gostavam uns dos outros e os judeus desprezavam os samaritanos. Apesar disso, Jesus iniciou a conversão dos samaritanos.)

1. Como Filipe foi recebido naquela cidade, em Samaria? (Muito bem! Ele levou alegria para a cidade.)

B. Leia Atos 8:9-11. Como era a vida para os que seguiam Simão? (As pessoas o chamavam de “Grande Poder” e o consideravam como sendo “o poder divino”.)

1. Qual era a fonte do poder de Simão? (Satanás. Simão praticava feitiçaria.)

C. Leia Atos 8:12-13. Como você acha que satanás via Filipe? (Filipe não havia, apenas, removido espíritos imundos (Atos 8:7) mas, ele converteu quem parecia ser o representante principal de satanás no país.)

III. O Espírito Santo

A. Leia Atos 8:14-17. Filipe batizava em nome do Espírito Santo? (Aparentemente, não.)

1. Como você explica isso, uma vez que Filipe havia sido escolhido para ser diácono, porque era conhecido por ser “cheio do Espírito” (Atos 6:3), e o Espírito Santo havia feito grandes milagres através dele?

2. Por que Pedro e João demoraram para levar o Espírito Santo? 

B. Leia Atos 8:18-23. Não temos certeza de como é dado poder para transmitir o Espírito Santo. Por exemplo, por que Filipe não transmitiu o Espírito Santo, mas Pedro e João o fizeram. Porém, sabemos como Ele não é transmitido. Qual é a forma errada? (Oferecer-se para comprá-Lo.)

1. O que há de errado com isto? Se as pessoas O têm de graça, por que não ser capaz de dar dinheiro para obtê-Lo? (O Espírito Santo é Deus! Deus está a venda? É lógico que não.)

2. Lemos que Simão acabara de ser batizado. Qual era sua condição espiritual? (Seu coração estava “cheio de amargura e preso pelo pecado”.)

a. É apropriado batizar pessoas assim?

b. O contexto sugere, fortemente, que Filipe batizou Simão. Uma vez que o Espírito Santo estava usando Filipe, poderosamente, e como uma das razões dele ter sido escolhido como diácono, foi por causa de sua sabedoria, ele cometeu um erro ao batizar Simão?

C. Leia Atos 8:24. O coração de Simão era o de um novo convertido? (Ele parecia mais preocupado em evitar consequências ruins.)

D. A respeito do Espírito Santo, quais são as lições para hoje? É transmitir dons controlados por seres humanos? Por exemplo, Pedro e João puderam transmiti-lo mas Filipe, não? Como pode uma pessoa como Filipe, ser cheio do Espírito Santo, mas incapaz de transmiti-Lo? (Embora eu não acredite que Deus seja controlado por seres humanos, acredito que Deus nos permite escolher. Veja, novamente, Atos 8:16. Parece que o fracasso de Filipe para batizar “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19) era a fonte do problema. Para uma discussão mais aprofundada, considere Atos 2:38.)

IV. O Etíope

A. Leia Atos 8:26. Considere a vida de Filipe. Um anjo lhe deu as direções, pela manhã, para sua viagem, durante o dia! Você já pensou em pedir para Deus deixar seu anjo lhe dar instruções na vida?

B. Leia Atos 8:27-29. Quem mais estava dando instruções para Filipe? (O Espírito Santo!)

1. O que aprendemos sobre o eunuco etíope? (Ele era o chefe do tesouro nacional (banco) da Etiópia. Ele deve ter sido judeu, pois era adorado em Jerusalém. Ele estava interessado em aprender mais sobre Deus, pois estava lendo a Bíblia.)

C. Leia Atos 8:30. O etíope era um bom leitor? (Ele lia em voz alta. Isso é incomum, nos dias de hoje.)

D. Leia Atos 8:31-33. Qual era a dificuldade em entender essa passagem?

E. Faça uma varredura em Isaías 53. Suponha que você fosse o etíope, retornando de Jerusalém, onde ofereceu um sacrifício por seus pecados. Diga-me o que se destaca em Isaías 53? (Esta passagem é estranha. Ela fala de um homem, mas refere-se a ele como se fosse uma ovelha sendo sacrificada. Isso deve ter feito o etíope lembrar o que era feito no templo, em Jerusalém.)

F. Leia Atos 8:34-35. O que o etíope estava lendo? (Ele estava lendo uma profecia sobre Jesus. Jesus cumpriu o sistema sacrificial que o etíope acabara de ler. A lição sobre a obra de Jesus ficou clara, quando Filipe a explicou.)

1. Nota aos leitores: havia algum problema quanto ao grau de participação de um eunuco no serviço do santuário. Veja Deuteronômio 23:1.

G. Leia Atos 8:36-38. O que você acha do impacto desse evento na Etiópia? (O evangelho foi apresentado por um alto funcionário!)

1. Filipe deveria ter respondido:  “Eu não sei, você precisa ter mais aulas sobre os vários ensinamentos da igreja, antes do batismo?” (Sabemos que Filipe não exigiu mais aulas porque ele batizou Simão, o mágico.)

H. Fale-me sobre todas as partes móveis que levaram Filipe e o etíope, juntos. (As instruções do anjo, as instruções do Espírito Santo, a boa vontade de Filipe em responder, a viajem internacional à Etiópia e a inspiração do Espírito Santo, para ler a profecia específica sobre Jesus.)

1. Você acredita em coincidências, quando se trata de compartilhar o evangelho?

2. Você ora para que o Espírito Santo o leve a compartilhar o evangelho com ouvintes bem dispostos?

I. Leia Atos 8:39-40. Que tipo de transporte Filipe usou? (O Espírito Santo o transportou!)

1. Filipe começou sendo nomeado para um trabalho que exigia atenção aos detalhes. Ser sábio e cheio do Espírito Santo eram as qualificações estabelecidas, assim Filipe deve ter sido um homem por encomenda. Como isso se encaixa nas aventuras daquele dia? (Ordem e planos saíram pela porta! O anjo deu as direções, o Espírito Santo lhe disse o que fazer e, em seguida, o transportou para outra cidade. Isso significa viver por fé, momento após momento.)

J. Essa é a vida que você gostaria de ter? Você não tem planos, mas Deus os traz para você todos os dias, através do Espírito Santo ou de anjos. Você nunca sabe onde vai estar ou como vai chegar lá. Testemunhar é completamente original a cada dia! 

K. Leia Atos 21:7-9. Considere essa informação adicional sobre Filipe. Ele tinha uma casa, provavelmente uma esposa, e quatro filhas. Isso é coerente com uma vida que muda todo o dia? (Eu costumava pensar que Filipe viveu sua incrível e original vida, com o Espírito Santo movendo-o em torno de diferentes oportunidades evangelísticas. Mas, o texto sugere que Filipe era mais parecido com você e comigo. Ele levou uma vida normal, com uma casa e família, mas seu trabalho principal era o de um evangelista. Algumas vezes Deus fez coisas incríveis com ele.)

L. Amigo, você gostaria que o Espírito Santo fosse mais ativo em sua vida? Por que não pedir, agora mesmo, que o Espírito Santo o conduza até as pessoas que querem entender melhor a vontade de Deus?

V. Na próxima semana: “Paulo: Seu Passado e Seu Chamado”


Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: