domingo, 16 de agosto de 2015

Lição 08 - Missões Transculturais

(João 4, Mateus 8 e 15, Lucas 17) 
Introdução: Quão bom você é para lidar com questões transculturais? Eu não sou bom, porque não pratiquei muito. Dois eventos transculturais se destacam em minha mente. Quando comecei a estudar na Faculdade de Direito, um terço dos meus colegas eram judeus. Eu achava que os judeus eram personagens bíblicos. Foi surpreendente tê-los em minha classe, competindo comigo, por causa das notas! Certa vez, quando eu estava viajando no Canadá, um franco-canadense quis saber por que eu não falava francês. Francês? Respondi que eu morava nos Estados Unidos, onde o idioma alternativo é o espanhol. Fico em dúvida que eu tenha feito um amigo. Como lidar com as diferenças culturais, para compartilhar o evangelho? Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender!

I. A Mulher Samaritana

A. Leis João 4:3-4. Se você tem um GPS sabe que, de modo geral, ele dá a você uma escolha entre o caminho mais curto e outros que você possa preferir. Isso soa com Jesus sendo forçado a passar por Samaria. Qual era o problema disso? (Os judeus e os samaritanos não gostavam uns dos outros. O principal problema era que, como diz Matthew Henry, em seu comentário, “os samaritanos, tanto no sangue quanto na religião, eram  judeus mestiços”. Esse tipo de atitude, obviamente, não era base para uma forte amizade.)

B. Leia João 4:5-8. Coloque-se no lugar de Jesus. Como você se sentiria? (Ele estava cansado, faminto e com sede.)

C. Leia João 4:9. Nos Estados Unidos, usamos o termo “politicamente correto”, que quer dizer que você precisa estar ciente das circunstâncias e não deve falar nada que possa insultar alguém. Aquela mulher estava dizendo para Jesus que Ele não estava sendo politicamente correto? (Exatamente. Essencialmente, ela estava dizendo: “Você sabe do problema entre judeus e gentios, entre machos e fêmeas. Você não estaria me pedindo um favor, se estivesse seguindo os padrões aceitáveis de comportamento.”)

D. Leia João 4:10. Essa resposta foi politicamente correta? O que você acha que aquela mulher pensava sobre o que Jesus estava dizendo? (Lembre que os samaritanos eram considerados inferiores como religião e raça. Jesus, naquele momento, estava dizendo que ela carecia de conhecimento de Deus e da importância dEle {Jesus} mesmo. Ambos os pontos aumentariam o atrito, porque eles estavam consistentes com os estereótipos existentes que os judeus tinham dos samaritanos.)

E. Leia João 4:11-12. Que tipo de resposta a mulher samaritana deu? Ela lançava insultos contra Ele, desafiando Sua lógica, ou concordava que os samaritanos eram pessoas inferiores? (Sua resposta estava, principalmente, visando a lógica de Jesus. Ela ressaltou que Ele não estava em posição de oferecer água, porque não podia chegar até a água do poço. Ela chamou Jacó de “nosso pai”, ressaltando, assim, que ela era racialmente tão importante quanto Jesus.)

F. Leia João 4:13-14. Coloque-se no lugar da mulher samaritana. O que se passava na mente dela? Que opções você teria para a resposta de Jesus? (A primeira opção seria concluir que Ele era um lunático. A segunda  seria acreditar que Jesus era alguém especial.)

G. Leia João 4:15. Que opção a mulher havia escolhido? (Certamente, ela não tinha decidido que Jesus era um lunático. Mas, a resposta que ela deu podia ser um teste para o que Jesus estava oferecendo, ou um indicativo de que ela acreditava em Jesus. Ela podia não entender Jesus, mas ela cruzou a linha, ao acreditar que Ele era alguém especial.)

H. Leia João 4:16-19. O que aconteceu aqui? (Naquele momento, ela estava, plenamente, a bordo. Quando Jesus lhe falou sobre sua situação familiar, aquilo a convenceu de que Ele era alguém especial, um profeta.)

I. Leia João 4:20. Ela estava procurando por conselhos espirituais? (Acho que sim. Provavelmente, aquela foi a primeira vez que ela encontrou um profeta. Ela perguntou quem estava certo, sobre o lugar apropriado para adoração - seu povo ou os judeus?)

J. Leia João 4:21-24. Essa resposta foi politicamente correta? Jesus estava lhe insultando? (Ela perguntou: “Quem está certo, quanto ao lugar de adoração?” Jesus respondeu: “Nem judeus nem samaritanos estão certos, quando se trata de uma visão mais ampla das coisas. No entanto, a salvação vem dos judeus.”)

1. Que lição devemos aprender de Jesus, em compartilhar o evangelho com pessoas hostis? (Jesus não se intimidou em falar a verdade. No entanto, Ele não tentou insultá-la.)

K. Leia João 4:25-26. A mulher samaritana disse que compreendia a visão mais ampla da adoração. Que notícia bombástica Jesus revelou? (Que Ele era o Messias! Naquele momento, a mulher começou a encarar um outro passo na fé.)

L. Leia João 4:27-30. A mulher aceitou Jesus como o Messias? (Ela achava que havia uma possibilidade. Imagine se você tivesse falado com o Messias!)

M. Leia João 4:39-42. Pense sobre a conversa de Jesus, com a mulher samaritana. Como Ele mudou a hostilidade transcultural, para a crença de que Ele era o Messias?

II. O Centurião

A. Leia Mateus 8:5-6. Que questões transculturais estão presentes aqui? (Um centurião seria romano e, os romanos dominavam a nação judaica.)

B. Leia Mateus 8:7-9. O que o centurião nos ensina quanto a transpor diferenças culturais? (Ele dispensou qualquer alegação a superioridade cultural. Ele reconheceu que Jesus era a verdadeira autoridade.)

C. Leia Mateus 8:10-12. O que Jesus disse sobre a autoridade de Sua cultura? (Ele disse que a fé era a questão importante e, não, a cultura.)

D. Leia Mateus 8:13. Considere como a fé mudou o plano de Jesus. Será que nossa fé mudaria os planos de Deus para nós? (Jesus planejava “ir e curar” (Mateus 8:7) e, ao invés disso, Ele falou que seria restaurada a saúde do servo.)

III. A Mulher

A. Leia Mateus 15:21-23. Coloque-se nessa cena. Essa mulher estava tornando desagradável a vida de Jesus e dos discípulos? (Aparentemente, ela continuava seguindo-os e gritando.)

1. Por que Jesus não lhe respondeu?  Parece que, às vezes, Jesus não responde a você?

B. Leia Mateus 15:24. Isso é verdade? (Acabamos de ler as histórias da mulher samaritana e do centurião romano.) 

1. Se não é verdade, por que Jesus disse isso?

C. Leia Mateus 15:25-26. Coloque-se no lugar da mulher. Como você teria reagido se ouvisse Jesus se referindo a sua filha como se ela fosse um “cachorro”, por causa da raça?

1. Que lição está nos sendo ensinada sobre as relações transculturais?

D. Leia Mateus 15:27-28. O que é mais importante do que a cultura e a raça? (A fé!)

1. Você seguiria a mesma lógica que Jesus seguiu com aquela mulher? (Jesus estava testando sua fé. Não acho que somos chamados para testar a fé das pessoas, insultando-as.)

2. Nos Estados Unidos, existem pessoas que gostam de falar que foram “ofendidas”, como se elas tivessem o direito de impedir que outras pessoas digam e façam coisas que elas consideram “ofensivas”. Que lição aquela mãe nos ensinou, sobre o assunto de ter sido ofendida? (Precisamos nos manter focados no que é importante, salvar nossos filhos e manter a fé.)

IV. Os Leprosos

A. Leia Lucas 17:11-13. Vamos aprender, em seguida, que um dos dez era samaritano. Por que os nove judeus se associaram com o samaritano? (Leia Levítico 13:45-46. Porque eles tinham um problema muito pior - eles tinham lepra e ninguém queria estar com eles.)

B. Leia Lucas 17:14. Como eles foram curados? (Eles acreditaram em Jesus, dirigiram-se aos sacerdotes para se certificarem que ficariam livres da lepra e, no caminho foram curados. Eles agiram de acordo com as palavras de Jesus.) 

C. Leia Lucas 17:15-16. Você voltaria e agradeceria Jesus, ou iria dizer para seus amigos e para sua família que, agora, ficaria com eles e seria uma pessoa normal, para viver em sociedade? 

D. Leia Lucas 17:17-19. Note que Jesus o chamou de “estrangeiro”. Devemos fazer vista grossa para as diferenças raciais e culturais? (Jesus ficou irritado pois nenhum dos judeus retornou para Lhe agradecer. Ele salientou a questão racial/cultural.)

1. Você lembra de agradecer a Deus pelo que Ele tem feito por você?

2. O que você acha que significam as palavras de Jesus :“a sua fé o salvou”? (Acho que quer dizer que não apenas seu corpo mas, também, seu espírito estava curado.)

E. Amigo, a fé é mais importante do que a cultura e a raça. Você vai se determinar a colocar sua fé, em primeiro lugar, em suas relações com as outras pessoas?

V. Na próxima semana: “Pedro e os Gentios”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: