sábado, 8 de agosto de 2015

Lição 07 - Jesus: O Mestre das Missões

(Mateus 10 e 28, Marcos 16) 
Introdução: O que Jesus nos ensinou sobre compartilhar o evangelho? Quais foram as dicas “missionárias” que Ele compartilhou? Uma dica interessante trata de luz e missão. Uma outra dica nos ajuda a entender melhor o “Reino de Deus”. Vamos estudar mais profundamente na Bíblia e aprender mais!

I. A Luz

A. Leia Isaías 7:14 e Isaías 42:6-7. Estas são profecias sobre a vinda de Jesus. Que atividades missionárias de Jesus foram preditas? (Note a referência à luz. Ele será uma “luz” para os gentios. Ele vai “abrir os olhos aos cegos” e libertar do calabouço,“os que habitam na escuridão”.)

1. O que isto sugere sobre o trabalho de um missionário? 

B. Leia Lucas 2:8-11. O que acompanhou esse anjo solitário? (“A glória do Senhor resplandeceu ao redor deles”. Novamente, essa é uma referência a grande luz.)

C. Leia Lucas 2:25-32. O que Simeão disse sobre a missão de Jesus? (Jesus era a “luz para revelação aos gentios” e “glória para seu povo, o povo de Israel”.)

1. Vamos dizer que você esteja olhando para alguma coisa mas, por um momento, fica difícil observá-la. Quando você acrescenta mais luz, ela transforma o que você está vendo? (Não. Ela, apenas, permite que você veja e compreenda melhor. Você pode até nem saber o que está lá, se você não tiver luz suficiente.)

D. À medida que consideramos nossas oportunidades de compartilhar, o que isso nos sugere sobre a idéia de compartilhar “luz” para os outros? (Não precisamos compartilhar novas informações mas, temos necessidade de ajudar as pessoas a compreender o sentido das informações que já estão diante delas.)

II. A Luz e o Reino do Céu

A. Leia Mateus 10:5-6. Lemos, anteriormente, a profecia que falava que Jesus seria uma luz para os gentios. Como explicar esse enfoque? (Você já reparou que precisa concentrar-se na luz, para torná-la mais brilhante? A Fundação para a qual trabalho decidiu, há muitos anos, seguir por uma perspectiva, excessivamente, centrada. Ao concentrar nossas energias num assunto específico, poderemos fazer mudanças. Jesus não estava excluindo os gentios. Ao invés disso, naquele momento particular, Ele estava focando a missão dos discípulos.)

B. Leia Mateus 10:7. Jesus deu uma mensagem curta para os discípulos: “O Reino dos céus está próximo.” O que isso quer dizer?

C. Leia Mateus 3:1-3. Que mensagem João Batista pregava? (Ele pregava a mesma mensagem: “O Reino dos céus está próximo.”)

1. O que João queria dizer com esta mensagem? (Que Jesus estava vindo!)

D. Leia Daniel 7:13-14. Qual foi a visão de  Daniel? (A mesma coisa! Que o reino de Jesus estava vindo!)

E. Jesus estava presente quando disse para os discípulos pregarem que o Reino dos céus estava próximo. Por que Ele não disse, apenas, que estava aqui? 

F. Leia Romanos 14:17-18. O que compõe o Reino dos céus? (“Justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. Quando João e Jesus falaram do “Reino dos céus”, eles não quiseram dizer, simplesmente, que Jesus estava presente, mas que as pessoas deveriam aceitá-lo como Salvador e Senhor.  Elas teriam que seguir Jesus, que iria trazer “justiça, paz e alegria”.)

1. O Reino dos céus está em você?

G. Leia Atos 1:6. Quão nítida foi a compreensão dos discípulos, sobre o Reino dos céus? (Eles o estavam pregando, mas não o entendiam, completamente. O Reino dos céus está dentro de nós. Ele vem para você e para mim, agora mesmo.)

1. Como os discípulos conseguiram entender, claramente, que Jesus os estava deixando naquele momento, para retornar para o céu? (Leia Atos 1:4-5. Foi o derramamento do poder do Espírito Santo que os ajudou a compreender, corretamente.)

H. Vamos continuar com as instruções missionárias de Jesus para Seus discípulos. Leia Mateus 10:8. O que os discípulos haviam recebido? (Isso foi parte do poder do Reino dos céus - o Espírito Santo. Se recebemos o poder para curar, devemos compartilhá-lo. Entre esse texto e os dois primeiros capítulos de Atos, vemos quão crítico é o Espírito Santo, com nossas atividades missionárias.)

I. Leria Mateus 10:9-10. Todo evangelismo missionário, em que estive envolvido, era gratuito para o público. Você valoriza alguma coisa que lhe foi cedida, gratuitamente?

1. Será que deveríamos mudar essa abordagem e impor uma taxa para aqueles que vêm as nossas apresentações missionárias? (Jesus não cobrava das pessoas que O ouviam mas, aqui, ele disse para repassar os custos para os ouvintes.)

J. Leia Mateus 10:11-13. Quando Jesus disse que “a paz de vocês repouse sobre [o lar da pessoa]”, estava proporcionando parte do Reino dos céus? (Sim!)

K. Leia Mateus 10:14-15. O que isso sugere sobre as repetidas tentativas para converter uma pessoa? (Cristãos, em local de trabalho, envolvem-se em confusões, porque eles “assediam” (não é a palavra que eu usaria) colegas de trabalho, para que eles se tornem crentes. Esse texto nos diz que não precisamos fazer repetidas tentativas para converter alguém que não está interessado.)

L. Leia Mateus 10:16. Como você entende esta instrução? (Use o seu bom senso! Use a sabedoria de uma forma honesta para compartilhar o evangelho.)

M. Leia Mateus 10:17-20. Conversamos sobre o foco inicial da mensagem do evangelho. Quem, agora, estaria incluído como público-alvo? (Governadores, reis e gentios.)

1. Se você estivesse indo, apenas, de porta em porta, você seria capaz de testemunhar para um rei ou governador? (É improvável.)

a. O que tornaria isso possível? (As circunstâncias difíceis. Os discípulos seriam acusados de crimes.)

2. Quando argumento num tribunal, preparo, cuidadosamente, o que vou dizer. Antes de pregar um sermão na igreja, eu o pratico, no mínimo, sete vezes. Por que eu deveria ser menos aplicado em minha própria defesa, se já estou preso? (Deus nos dará Suas palavras para falar. As palavras de Deus são superiores as minhas.)

a. Deus não é um Deus de desordem. Por que Ele esperaria até o último minuto, para compartilhar Suas palavras comigo? (Acho que o ponto principal é que não devemos nos preocupar.)

III.

A. Leia Mateus 28:16-17 e Marcos 16:14. Vamos chegar a “Grande Comissão”, nos versículos que seguem a cada um desses textos. Como você explica essa falta de fé na ressurreição de Jesus?

1. Os críticos da Bíblia dizem que essas histórias da ressurreição são mentiras. Se você estivesse inventando uma história sobre Jesus ter ressuscitado, você inseriria comentários como esses?  (Não! Você diria: “todos sabiam que Ele tinha ressuscitado.”)

2. Você está qualificado para compartilhar o evangelho?

B. Leia Marcos 16:15-16. Qual é a “boa notícia”? (A boa notícia é que o Reino dos céus veio. Jesus viveu uma vida perfeita, morreu em nosso lugar e ressuscitou para a vida eterna - dando-nos assim a certeza da vida eterna, se acreditarmos e formos batizados. Isso nos dá “justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. Romanos 14:17-18.)

C. Leia Marcos 16:17-18. Devemos incluir manusear cobras, em nosso culto de adoração? Se você disser: “Não!”, como explica esse versículo?  

1. Olhe, cuidadosamente, cada coisa que Jesus mencionou, especificamente. Se você seguisse para uma jornada missionária, em uma terra estranha, que “ferramentas”, você precisaria? (Você precisaria se comunicar com as pessoas, proteger-se contra ataque de animais, ou comer ou beber coisas para protegê-lo de doenças. Você precisaria resistir aos demônios. Realizar milagres traria público para suas mensagens. Não seriam ferramentas para “entretenimento” mas, ferramentas missionárias.) 

D. Leia Mateus 28:18-20. Que tarefas e que promessa Jesus nos deu? (Fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los sobre a vontade de Deus. Deus prometeu estar conosco ( por meio do Seu Espírito Santo) até o fim.)

E. Amigo, você vai aceitar as atribuições que Jesus deu a você? Você vai seguir suas dicas e utilizar Suas ferramentas para compartilhar com os outros, que o Reino dos céus está próximo?

IV. Na próxima semana: “Missões Transculturais”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: