sábado, 25 de julho de 2015

Lição 05 - Exilados Que Se Tornaram Missionários

(Isaías 39, Daniel 1-2) 
Introdução: Há duas semanas, discutimos sobre a menina escrava israelita, na casa de Naamã. Que incrível aventura missionária ela começou! Nesta semana, vamos considerar mais prisioneiros, desta vez em Jerusalém. Suas vidas foram viradas de cabeça para baixo. Mas, ao invés de culpar Deus, eles decidiram ser fiéis, e mudaram o mundo. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais!

I. O Começo do Problema

A. Leia Isaías 39:3-4. Por que o rei Ezequias mostrou seus tesouros para aqueles visitantes?

B. Leia Isaías 39:5-7. Essa profecia seria um castigo por causa do pecado? (Leia 2 Crônicas 32:25-26. Isso revela que o pecado de Ezequias era o orgulho. A destruição que veio sobre seu povo, depois de sua morte, foi castigo pelo pecado do orgulho.)

C. Leia Isaías 39:8. O que você acha dessa resposta? O que você pensa sobre a natureza do castigo? (Tudo isso era preocupante. Ezequias parecia não se importar que seus descendentes estivessem sendo prejudicados. Por que Deus puniria alguém que não era responsável pelos pecados de Ezequias? A resposta é que lemos apenas uma parte da história. A promessa da destruição não chegou em 150 anos e os descendentes de Ezequias fizeram coisas em abundância, que mereceram julgamento.)

D. Leia Daniel 1:1-2. Como expressar isso para alguém que está tentando descobrir quem é o verdadeiro Deus? (Os utensílios do templo do verdadeiro Deus foram levados para o templo do deus da Babilônia. Soa como nosso Deus ter sido extraviado.)

E. Leia Daniel 1:3-5. Quais você acha que eram os objetivos dos babilônios com isso? Como você se sentiria se fosse um dos selecionados para esse programa especial?

II. Testemunho com o Alimento

A. Leia Daniel 1:6-8. Sem dúvidas essa foi a melhor degustação de alimentos. Qual foi a objeção de Daniel? (Comer daqueles alimentos criaria conflitos para lidar com a lei sobre carnes impuras, de animais que não tiveram o sangue drenado, e que tinham sido oferecidas, junto com bebidas, aos falsos deuses. Veja, por exemplo, Levítico 7 e 11. “Impureza” nos diz que aquilo se tratava da crença religiosa de Daniel.)

B. Leia Daniel 1:11-14. Por que vegetais e água? 

C. Leia Daniel 10:2-3. Esse texto nos diz que, mais tarde, Daniel escolheu comer “comida especial”, que incluía carne e vinho. Daniel tornou-se menos fiel em sua velhice? (Não. Mais tarde, a razão para que Daniel se engajasse a “jejuar” por três semanas, é que Deus lhe deu algumas mensagens muitos importantes e preocupantes. Posteriormente, Daniel tornou-se um homem importante. Sem dúvida, ele poderia, a partir de então, controlar a maneira como sua comida seria preparada, para que ela estivesse em conformidade com a palavra de Deus.)

D. Leia Daniel 1:9-10 e Daniel 1:15-16. Isso seria resultado de uma dieta vegetariana? (Tenho sido vegetariano há mais de cinquenta anos e acredito que sou mais saudável do que muitas pessoas. Mas, uma mudança em dez dias tem que ser resultado da intervenção de Deus.)

1. E quanto aos prisioneiros? O que eles teriam decidido sobre essa questão?

E. Leia Daniel 1:17. Qual foi o resultado da fidelidade de Daniel e seus amigos? (Deus os abençoou!)

F. Leia Daniel 1:18-20. Esse foi o fim de um tipo de período probatório. Enquanto muitos estariam culpando Deus por seu cativeiro, qual foi o resultado da fidelidade? Seria dez vezes melhor para você?

1. Qual foi o impacto nos inimigos daqueles jovens? (Eles perceberam que existia alguma coisa diferente neles.)

III. Testemunho com Sonhos

A. Leia Daniel 2:1-5. Você gostaria de ter Nabucodonosor como seu chefe?

1. Ele era, realmente, genioso, ou você acha que existe algo mais nessa história? (Leia Daniel 2:9. O rei achava que se eles pudessem recitar o sonho, ele poderia confiar em sua interpretação. Lembre-se que Daniel 1:20 nos informa que os novos recrutados, Daniel e seus amigos, foram “dez vezes melhor” do que os mágicos e encantadores existentes. Talvez os encantadores não fossem tão encantadores assim.)

B. Leia Daniel 2:10-12. Você acha que aqueles encantadores já haviam invocado seus deuses, no passado?

1. Que defesa eles construíram? (Historicamente, isso não foi uma parte da descrição do seu trabalho. Eles não eram deus.)

C. Leia Daniel 2:13-15. Qual teria sido sua defesa? (“Não fui eu quem falhou com o rei! Por que você vai me matar?”)

1. Arioque tinha autoridade para matar Daniel, no local. O que a resposta de Daniel nos ensina, quando estamos em dificuldades? (Ele falou com sabedoria e bom senso.)

D. Leia Daniel 2:16. Compare com Daniel 2:7-9. O que era mais perturbador no pedido de Daniel? (O rei achava que os encantadores estavam tentando ganhar tempo. Daniel pediu mais tempo. Note que Daniel pediu mais tempo para “interpretar o sonho”, em oposição a recitar o sonho.)

E. Leia Daniel 2:17-19. Qual foi a chave para sair de uma situação de risco de vida? (A oração.)

F. Leia Daniel 2:24. Você teria dito para Arioque não executar os encantadores?

1. Qual seria a vantagem de Daniel se eles tivessem morrido?

G. Leia Daniel 2:25. Arioque estava reivindicando o crédito por isso? (Provavelmente. Mas, lembre-se que ele não estava obedecendo ao rei. Ao dizer que ele encontrou alguém que podia interpretar o sonho, achou uma maneira de escapar do dilema de executar os encantadores.)

H. Leia Daniel 2:26-27. Você teria começado sua apresentação para o rei dessa maneira? (Essa introdução, provavelmente, deixou o rei furioso. Felizmente, Daniel, rapidamente, aprendeu a linguagem certa. Vamos ler sobre isso, a seguir.)

I. Leia Daniel 2:28-30. Compare a declaração de Daniel, com a de Arioque (Daniel 2:25). (Daniel deu toda glória a Deus. Quando você lê isso e pensa como Daniel salvou os encantadores, entende que ele exibiu modéstia e amor.)

1. Estes são atributos chave para ser um missionário?

J. Leia, rapidamente, Daniel 2:31-44 e leia Daniel 2:45-47. O que Daniel fez? (Ao voltar-se para Deus no momento da dificuldade, ao dar todo o crédito a Deus, não tomando nenhum para si mesmo, Daniel tanto educou, quanto condenou Nabucodonosor, sobre a verdade do grande Deus do céu.)

1. Isso pareceu ser um monte de preocupação e estresse sobre um sonho. Isso se justifica? E se Daniel tivesse estado na presença do rei, quando ele mencionou o sonho na primeira vez, e lhe tivesse dito que Deus o interpretaria? Nem dramas, nem ameaças estariam envolvidos. (Essa é uma das mais importantes profecias que delineiam a história do mundo, do início ao fim, até a segunda Vinda de Jesus. Todo o drama chamou a atenção para sua importância.)

K. Leia Daniel 2:48. Note que por tudo isso, Daniel deu todo crédito a Deus, e manteve-se muito modesto, quanto aos seus próprios talentos. Veja Daniel 2:30, quando ele disse que a interpretação não veio porque ele tinha “mais sabedoria do que os outros homens”. Como esta modéstia funcionou para Daniel? (A ele foi dada extraordinária autoridade e poder.) 

1. Como devemos aplicar isto, diariamente, em nossa vidas?

2. Você já viu boxeadores ou estrelas do esporte darem glória a Deus quando batem seus oponentes? Como você reage a isso?

3. Se você dissesse para seu chefe, ou para seus colegas de trabalho, que uma grande idéia que você teve foi-lhe dada por Deus, isto seria um bom ou mau testemunho? (Leia Mateus 7:6. Nabucodonosor e seus encantadores estavam esperando um “deus” solução. Daniel apontou-lhes o verdadeiro Deus. Acho que precisamos ser perspicazes quanto a isso, em nosso trabalho secular. Se alguém estiver aberto à aprendizagem  sobre Deus, precisamos compartilhar. Modéstia sempre   é uma boa idéia. O melhor caminho é buscar a sabedoria do Espírito Santo, para saber quando e para quem testemunhar.)

L. Amigo, é improvável que suas típicas horas de intensas dificuldades envolvam autoridades que querem tirar sua vida mas, seja qual for o problema, precisamos buscar ajuda de Deus. Quando Ele ajuda, precisamos dar-Lhe os créditos. Você vai decidir fazer isto, hoje?

IV. Na próxima semana: “Ester e Mordecai”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: