sexta-feira, 17 de julho de 2015

Lição 04 – A Saga de Jonas

(Jonas 1-4) 
Introdução: O que você prefere fazer: prever o sucesso militar do seu país ou ajudar o inimigo do seu país? A menos que você não goste de seu país, a resposta é fácil. Pense em quão popular você seria, prevendo o sucesso e, quão impopular, se ajudasse o inimigo. Essas perguntas nos dão uma visão do nosso estudo desta semana, sobre o profeta Jonas. 2 Reis 14:25 nos ensina que Jonas previu o sucesso militar para Israel. Sem dúvida, ele foi um herói nacional. Então, Deus foi a ele com um ministério missionário diferente. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais!

I. A Missão

A. Leia Jonas 1:1-2. Isso não soa tão ruim do ponto de vista de um patriota, não é mesmo? Clamar contra os inimigos do seu país!

1. Qual era o probleminha? (Jonas recebeu instrução para ir até Nínive e pregar contra ela. Não fique em casa, em Israel, e pregue contra Nínive.)

B. Leia Jonas 1:3.  Por que você acha que Jonas fugiu?

II. A Tempestade

A. Leia Jonas 1:4-6. Como explicar um sono tão profundo assim? A tempestade era tão violenta que o navio poderia quebrar-se, mas Jonas foi capaz de permanecer dormindo! (Acho que isso refletiu o profundo estresse que ele experimentou, ao tomar a decisão de fugir. No momento, ele estava esgotado.)

B. Leia Jonas 1:7-9. Aqueles marinheiros eram religiosos? (Sim. Eles acreditavam em muitos deuses e ,não, no acaso.)

1. Qual era o estado da fé de Jonas? (Ele ainda acreditava em Deus, mesmo que estivesse, naquela hora, se rebelando contra Ele.)

C. Leia Jonas 1:10-12. Qual você acha que era o objetivo de Deus nisso? Matar Jonas? Impedi-lo?

1. O que aconteceu com o livre-arbítrio que discutimos na primeira lição? Lembra-se das duas árvores, da arquitetura alternativa e dos fatores de canal? (Esse era um enorme fator de canal!)

D. Leia Jonas 1:13-14. O que os marinheiros achavam que aconteceria a Jonas, se eles o jogassem no mar? (Que ele morreria.)

1. Os marinheiros estavam certos sobre quem seria, moralmente, responsável pela morte de Jonas?

2. Eles estavam limitando Deus? Fazendo suposições a respeito de Deus?

3. Você teria uma atitude tão generosa com relação a Jonas, se você tivesse acabado de perder sua carga?

E. Leia Jonas 1:15-16. Jonas foi um missionário involuntário? (Sim! Ele conseguiu converter os marinheiros do barco.)

III. O Peixe

A. Leia Jonas 1:17 e Jonas 2:5. Se Jonas fugiu por causa do medo, imagine ser atirado na água e ser engolido por um grande peixe? Ajudaria ter algas marinhas enroladas em sua cabeça? (Isso tinha que ser aterrorizante.)

B. Leia Jonas 2:1-2. Quão desesperadora era a situação de Jonas? (Ele pensava que estava clamando do inferno, do “ventre da morte”.)

1. Quando eu era jovem me diziam que seu eu não obedecesse a Deus, Ele não ouviria minha orações. O que a oração de Jonas nos ensina? (Mesmo que Jonas estivesse sendo rebelde, Deus não só o ouviu como, também, respondeu!)

C. A oração de Jonas, em Jonas 2:3-9, vai do pensamento de que ele morreria, ao otimismo de fazer um novo voto para seguir a Deus. Se você fosse Jonas, iria querer que Deus apoiasse sobre você a dificuldade de fazer a escolha certa?

D. Leia Jonas 2:10. O que resultou da oração de Jonas e sua mudança no coração? (Ele foi libertado do peixe, que o havia libertado da tempestade.)

IV. Nínive

A. Leia Jonas 3:1-3. Nínive era uma atração turística? Demorava-se três dias para ver todos os museus e percorrê-la toda? (Vários comentaristas dizem que Nínive tinha 60 milhas {96,56 km} de circunferência. Eram três dias para passear ao redor dela.)

B. Leia Jonas 3:4. Como você se sentiria se fosse Jonas? Você era um alienígena, numa enorme cidade, levando o incrível aviso de que eles seriam destruídos!

1. Quando estudei essa história antes, aprendi que existiam razões para Jonas temer. Os assírios (que viviam em Nínive) eram pessoas más. Eles atiravam as pessoas sobre colunas pontiagudas. Eles colocavam pessoas vivas dentro de paredes e as lacravam. O que você preferiria: ser engolido por um peixe ou descartado sobre uma coluna afiada?

C. Leia Jonas 3:5-6. Como você explica isso? ( Poder do Espírito Santo!)

1. Lembra-se da pergunta sobre escolher entre o peixe e o cravo? O que esse resultado nos ensina? (Nós não precisamos escolher. Nós podemos confiar em Deus para sermos fiéis.)

D. Leia Jonas 3:7-9. Qual foi o resultado de Jonas ter cooperado com o fabuloso Deus do céu? (As pessoas daquela grande cidade converteram-se a Deus! Pense não apenas no impacto espiritual, mas no impacto político. Os assírios foram super poderosos na sua época. Eles tinham uma péssima reputação. Naquele momento, se tornaram seguidores de Deus!)

E. Leia Jonas 3:10. O que isso nos ensina sobre o caráter de Deus?

V. Um Profeta Infeliz

A. Leia Jonas 4:1-2. Jonas era o profeta ideal? Jonas e Deus estavam na mesma página, quando se tratou do amor de Deus?

1. Você acha que Jonas estava mentindo sobre sua razão de fugir para Társis?

2. Por que o amor e a compaixão de Deus foram uma razão para fugir? (Jonas lhes disse que a destruição viria sobre eles em quarenta dias. Se isso não fosse acontecer, faria parecer que Jonas era um falso profeta.)

3. Suponha que você fosse Jonas e estivesse dizendo a verdade. Olhe, novamente, Jonas 3:4. Como você poderia declarar isso e evitar o problema de ser uma falso profeta? (Quarenta dias deu às pessoas a oportunidade de se arrependerem – e foi o que elas fizeram. Jonas podia ter acrescentado o aviso óbvio de que seria necessário que elas se arrependessem.)

B. Leia Jonas 4:3-4 e releia Jonas 2:2. Você acha que Jonas estava dizendo a verdade sobre o desejo de querer morrer? Ele tinha acabado de pedir para Deus poupar sua vida, quando estava dentro do peixe! (Nos Estados Unidos chamaríamos Jonas de “rainha do drama” – alguém que é, excessivamente, dramático.)

1. Como Deus reagiu à rainha do drama? (Deus foi gentil e sensato com ele.)

C. Leia Jonas 4:5. Qual foi a expectativa de Jonas, quando ele quis “ver o que aconteceria com a cidade”? (Ele, ainda, estava esperando Deus destruí-la!)

D. Leia Jonas 4:6-9. O que você acha do caráter de Jonas?

E. Leia Jonas 4:10-11. O que esse texto diz sobre o sistema educacional em Nínive? Quer dizer que 120.000 pessoas não aprenderam a distinguir uma mão da outra? (Essa é uma referência às pessoas que são tão jovens, a ponto de Deus não responsabilizá-las pelo pecado. Nínive tinha muitos jovens.)

1. Será que Deus se importa com os animais? (Sim. Acho que o ponto para Deus é que um animal era mais importante do que a vinha de Jonas.)

2. Por que Jonas estava mais preocupado com uma planta e, não, com as pessoas e os animais? (Por que a planta estava dando a Jonas algo bom. Ela fornecia sombra para ele. Vemos que Jonas era egoísta.)

F. Você escolheria Jonas para ser seu amigo? 

1. Por que Deus o escolheu para ser Seu profeta?

2. Por que Deus correu atrás de Jonas?

3. Por que Deus Se envolveu com Jonas, embora Jonas estivesse sendo petulante?  Uma rainha dramática egoísta? Uma pessoa sem amor?

G. Considere isso por um momento. Jonas carecia de inteligência emocional. Ele era egoísta. Ele tinha um caráter defeituoso. A História registra que os assírios, em Nínive, eram maus. O que isso nos diz sobre nosso Deus? (Ele nos ama e nos persegue, mesmo quando fazemos coisas terríveis.)

H. Amigo, Deus quer você! Deus quer você, apesar dos seus defeitos! Por que não escolher, agora mesmo, seguir o Deus, que mostra uma incrível quantidade de paciência e amor?

VI. Na próxima semana: “Exilados que se tornaram Missionários” 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: