sábado, 6 de junho de 2015

Lição 11 - O Reino de Deus

(Lucas 11, 17 e 21) 
Introdução: Frequentemente, escrevo sobre o Reino de Deus e faço menção dele sempre que falo a outras pessoas. O que é, exatamente, o Reino de Deus? Você poderia esperar que tenho alguma idéia do que estou falando, certo? Ao mesmo tempo, a lição desta semana mostrou-me que tenho muito a aprender, para  entender melhor o que Deus tem em mente. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender juntos!

I. O Reino de Deus Interior

A. Leia Lucas 17:20. Como você entende a resposta de Jesus, sobre a vinda do Reino de Deus? (Jesus disse que não é algo que podemos ver e ficarmos atentos assistindo.)

B. Leia Lucas 17:21. Por que não podemos ver o momento em que o Reino de Deus chegar? (Por que ele está dentro de nós.)

1. Como o Reino de Deus pode estar dentro de nós? 

2. Leia Romanos 14:17. Paulo nos deu alguns exemplos concretos de fatores externos e internos. Como isso nos ajuda a entender o modo pelo qual o Reino de Deus está dentro de nós? (São atitudes trazidas pelo Espírito Santo: alegria, paz e justiça.)

C. Leia Lucas 11:14-16. Qual foi a acusação contra Jesus? (Que Seu poder vinha de satanás.)

D. Leia Lucas 11:17-19. Qual foi o argumento lógico de Jesus, contra a acusação de estar ligado a satanás? (Por que satanás expulsaria um demônio? Isto destruiria o objetivo dele.)

E. Leia Lucas 11:20. Note a referência de Jesus para o Reino de Deus. O que ela nos ensina sobre o Reino de Deus? (Ele virá se usarmos o poder de Deus para expulsar demônios.)

F. Leia Mateus 12:24, Mateus 12:28 e Mateus 12:31-32. Em Mateus, encontramos a mesma acusação feita contra Jesus: que Ele estava trabalhando com o poder de satanás para expulsar demônios. Encontramos, também, a declaração de Jesus, acerca do Reino de Deus. Qual foi o ponto que Jesus colocou sobre o pecado imperdoável? (Jesus mostrou que para curar, Seu poder veio do Espírito Santo, não, de satanás. Se você chamar de demoníaco, o trabalho do Espírito Santo, então, você terá se deslocado para um terreno muito perigoso!)

G. Considere estas duas versões da mesma história, quando Jesus expulsou um demônio e disse que o Reino de Deus estava presente. O que isto nos ensina sobre o Reino de Deus estar dentro de nós? ( O Reino de Deus, em nós, não é nada mais do que o Espírito Santo habitando em nós!)

1. Existe alguma razão para acreditar que o Espírito Santo habita em nós?  Se não existe, por que não?

2. Se considerarmos todas as nossas prioridades espirituais, o Reino de Deus não deveria abranger o topo de nossas prioridades? (Compare Lucas 11:2.)

3. Por que você acha que Jesus referiu-Se ao Espírito Santo sendo “o dedo de Deus” (Lucas 11:20)?

II. Sem o Reino de Deus

A. Leia Lucas 17:22. Se o Reino de Deus está dentro {de cada pessoa}, por que os discípulos ficariam muito tempo com Jesus? (Jesus disse que, ao olhar para trás, sentiriam saudade do tempo em que Ele ainda estava presente.)

1. Você que tem um membro de sua família ou amigo que já faleceu, gostaria de voltar a viver com esta pessoa, um dia?

B. Leia Lucas 17:23-25. Jesus disse que o Reino de Deus está em nosso interior. É mais do que isto? (Os discípulos, que perderiam Jesus no futuro, podiam esperar, ansiosamente, pela vinda do Reino de Deus. A vinda que iluminará o céu “de um lado a outro”.)

1. Jesus estava Se contradizendo? (Parece que Ele estava respondendo várias perguntas relacionadas ao Reino de Deus. A pergunta principal é: “será que o Reino de Deus vem agora?” A resposta é “sim”, ele está dentro de você, mas, “não”, você não pode encontrá-lo agora, mesmo observando com cuidado. No futuro ele virá de um modo externo a nós, e não será necessário “estar, cuidadosamente, atento“ para vê-lo.)

C. Leia Lucas 17:26-30. Vamos olhar para estes versículos e não pensar em qualquer outro acontecimento passado. Estas coisas (como comer e beber) parecem boas? (Sim, são deliciosas. Esta é a descrição de uma vida agradável e de um comércio bem sucedido.)

1. Que “informações externas” nós temos, sobre os dias de Noé e Ló? (Leia Gênesis 6:11-13 e Gênesis 18:20-23. As pessoas eram terríveis.)

2. Por que Jesus falou sobre as boas coisas da vida, quando aquelas pessoas estavam fazendo coisas muito ruins? (Elas não estavam prestando atenção a Deus. Elas não tinham o Reino de Deus no seu interior.)

D. Veja, novamente, Lucas 17:27-29. Qual foi a consequência para todas as pessoas que viviam no tempo de Noé e em Sodoma? (Elas foram destruídas.)

1. Qual foi a cronometragem para sua destruição? (Quando os “mocinhos” se afastassem. “Noé entrou na arca.” “Ló saiu de Sodoma.”)

III. Preparando o Reino Interior

A. Releia Lucas 17:30. Dados os acontecimentos que acabamos de considerar, como você entende este versículo? (O Reino de Deus está no interior das pessoas justas. Quando elas se afastarem, os ímpios serão destruídos.)

1. Você lembra que Jesus disse, em Lucas 17:20, que o Reino de Deus não vem, mesmo estando, cuidadosamente, atentos? Se o Reino de Deus está no interior dos justos e Deus os transportar para o céu, na Segunda Vinda, o Reino sempre estará com eles! Por que alguém precisaria ficar observando?

B. Leia Lucas 17:31. Temos uma pessoa na casa e outra no campo. Por que nos foi dito para não tentar voltar atrás, por coisa alguma? (Se o Reino de Deus está em você, por que você não vai precisar de mais nada?)

C. Leia Lucas 17:32-35. Duas pessoas estão trabalhando e duas pessoas estão dormindo. Que diferença faz se elas viverem ou morrerem? O que fez a diferença com a esposa de Ló? (Temos uma imagem de pessoas engajadas em atividades normais. Isto é apenas como a referência anterior quanto a comer, beber e casar. A questão é se o seu foco principal está no Reino de Deus ou nas coisas e atividades da sua vida.)

1. O que Lucas 17:33 quis dizer com quem tentar conservar sua vida a perderá? (O exemplo específico (Lucas 17:31) é voltar atrás para pegar nossas coisas. Mas, o exemplo maior é estarmos focados na nossa vida atual. Todas as atividades normais da vida estão acontecendo, a questão é se o Reino de Deus está no seu interior e é a sua preocupação principal.)

D. Leia Lucas 21:34-36. Note que este texto nos diz para estar “atento”! Vamos nos dar o benefício da dúvida e dizer que a pior coisa, para nós, é “ficar carregados” com “as ansiedades da vida”. Todo mundo tem algum tipo de ansiedade. Qual é a cura para isto? (Se nos voltarmos para Deus com nossos problemas, se  focarmos o reino interior, nossos corações não ficarão carregados.)

E. Esta idéia de que o Reino de Deus está no interior e que deve ser nosso foco, pode ser uma nova idéia para você. Por que Jesus usou coisas boas como comer, beber, comprar, vender e casar para descrever coisas terríveis que aconteceram em Sodoma e no tempo de Noé? Por que não mencionou apenas os pecados? (Os cuidados e preocupações da vida tendem a levar nosso foco para longe do que o Espírito Santo tem em mente para nós. Se nos concentrarmos em colocar o Reino de Deus em nosso interior, não iremos passear nos terríveis pecados de Sodoma e dos tempos de Noé.)

F. Leia Apocalipse 21:1-3. Qual foi o anúncio feito a partir do trono de Deus? (Deus viverá no meio do povo!)

1. O que não mudou? (Se o Espírito Santo habita em nós, isto é, se o Reino de Deus, o “dedo de Deus” está, atualmente, dentro de você, então, Deus habita com você, agora! A diferença é que o exterior mudou. Os ímpios se foram e nós temos um novo céu e uma nova terra.)

G. Amigo, você gostaria de se alistar no Reino de Deus, agora? Você gostaria de habitar com Deus, agora? Se for assim, peça perdão pelos seus pecados e que Deus envie Seu Santo Espírito para habitar em você. Deste dia em diante, concentre-se em ter o Reino de Deus  no seu interior!

IV. Na próxima semana: “Jesus em Jerusalém”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: