sexta-feira, 3 de abril de 2015

Lição 02 - O Batismo e as Tentações

(Lucas 3 e 4) 
Introdução: Você já se perguntou como deveria compartilhar o evangelho, com as pessoas que estão ao seu redor? Jesus nos chama para contar sobre Ele aos outros mas, exatamente, de que maneira isto se torna um desafio? Não deixe seu chapéu voar, enquanto estudamos a abordagem de João Batista! Como você lida com a tentação em sua vida? Nós, também, iremos ver como Jesus e o Espírito Santo se uniram, para vencer as tentações de satanás. Vamos estudar, intensamente, o Evangelho de Lucas!

I. João Batista

A. Leia Lucas 3:1-3. O que é ímpar nessa introdução, no que diz respeito ao tempo e ao local onde João Batista iniciou seu ministério? (Lembre-se que Lucas nos disse que ele pretendia fazer um “relato ordenado” (Lucas 1:3)? Lucas foi muito claro quanto ao momento e lugar em que João iniciou seu trabalho.)

B. Leia Lucas 3:4-6. Por que fazer referência a Isaías, aqui? (Lucas nos mostrou que João foi o cumprimento da profecia do Antigo Testamento - uma profecia sobre a preparação da vinda do Messias.)

C. Leia Lucas 3:7-9. Você já ouviu a expressão “sensível aos que buscam”? O que você acha de um evangelismo neste tom?

1. Para aqueles que estão familiarizados a essa referência, isto soa como uma abordagem da  Westboro Baptist? Igreja Batista de Westboro é uma igreja batista independente, conhecida por sua posição extrema contra a homossexualidade e suas atividades de protesto em funerais militares e de celebridades, que sejam suscetíveis para conseguir a atenção da mídia.(Wikipedia)

2. Será que a justificação pela fé estava confusa para João? Ele disse “dêem frutos que mostrem o arrependimento”. Por que não, “arrependam-se e sejam salvos pela graça”?

3. O que João disse sobre o valor de ser filho de Abraão? (Era tão valioso quanto ser uma rocha.)

4. Qual a explicação para todos estes insultos? (Observe algo muito importante aqui. João não estava querendo alcançar os pecadores tradicionais. Ele não estava buscando os “sem igreja”. Esta era sua abordagem, para aqueles que acreditavam estar salvos. Eram as pessoas que se orgulhavam de sua integridade. Ele estava se dirigindo para aqueles que tinham estado na igreja por muito tempo - e estavam confiantes no seu apropriado viver.)

D. Leia Lucas 3:10-11. Como esta proposta funcionou? (Bem! A multidão queria saber como ela deveria mudar.)

1. Considere a resposta de João. Mais uma vez, ele deixou de mencionar a graça e pulou direto para as obras. Por que? 

2. Veja, de novo, Lucas 3:8. Seria essa uma oportunidade perdida para compartilhar a graça? (O que eu vejo é que as pessoas estavam pretendendo justificar-se e João lhes disse que “suas obras não correspondem as suas pretensões. Vocês não agem como quem se arrependeu.”)

E. Leia Lucas 3:12-14. Espere um minuto! Estas pessoas não se parecem com as que confiam no seu relacionamento com Deus. Será que minhas suposições estavam erradas? (Aqui diz que os coletores de impostos “também vieram” - o que indica que eles não faziam parte do público original.)

1. Aplique este tipo de conselho a sua vida. Qualquer que seja o seu pecado, ou seu egoísmo, ou sua falha, eu digo a você: “Pare agora mesmo. Faça o que é certo.” Qual foi sua reação - supondo que você queira ser salvo?

F. Leia, novamente, Lucas 3:4. Qual era o papel de João Batista? (Preparar as pessoas para Jesus.)

1. Como você acha que João estava indo em suas atribuições? (É uma verdade universal que você deve estar disposto a admitir seus pecados, se quiser mandá-los embora. Você deve admitir sua incapacidade de derrotar o pecado e desejar a graça de Deus. Todos aqueles insultos e chamadas às obras fazem perfeito sentido, para preparar-se para Aquele que nos deu a graça! Louvado seja Deus!)

2. Então, como devemos abordar os pecadores? (Depende! Se eles acreditam que são justos, então, o método da “víbora” pode estar certo. Se eles acreditam que são justos, então, o método “como alinhar suas obras com sua fé” pode funcionar. Se forem pecadores partidos, “não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante.” Isaías 42:3. Peça que o Espírito Santo lhe dê sabedoria.)

II. Jesus

A. Leia Lucas 3:15-17. De que maneira João comparou a si mesmo com Jesus? (Jesus era muito mais poderoso.)

1. O que João quis dizer com Jesus “os batizará com o Espírito Santo e com fogo”? (Está claro que Jesus estava introduzindo as pessoas no poder do Espírito Santo. “Fogo”, ficou esclarecido em Lucas 3:17, quer dizer que Jesus trouxe, também, o juízo.)

B. Leia Lucas 3:21-22. Por que Jesus seria batizado? (Lembre-se que semana passada discutimos porque Jesus não tinha quarto de hotel e porque os pastores O saudaram - tudo o que parecia estar em posição indigna de um rei. Acho que tudo isto, incluindo Seu batismo, diz para os homens: “Eu sou um de vocês”.)

1. Por que você acha que o Espírito Santo tomou a forma de uma pomba? Por que, não, fogo? (As pombas não parecem pacíficas? Esta parece ser uma imagem de confiante tranquilidade.)

2. O que o céu disse sobre Jesus? (Ele é Deus. Ele é o “Filho.”)

III. O Desafio

A. Leia Lucas 4:1-2. Por que o Espírito Santo levaria Jesus a um lugar onde Ele enfrentaria tentação? Não é, exatamente, o oposto da oração do Senhor (Lucas 11:4) “não nos deixes cair em tentação”?

B. Leia Lucas 4:3-4. Quanto tempo você acha que satanás e seus confederados gastaram planejando esta tentação?

1. Quão engenhosa foi esta tentação?

2. Como você a compararia com Gênesis 3:1-4? (Acho que a abordagem a Eva foi muito mais astuta do que a proposta, um tanto primitiva: “Prove que você é Deus, fabricando pães”.)

3. Se você concorda comigo, por que satanás “terminou seu jogo? Significa que ele estava abaixo dos seus padrões normais de desempenho. (Isto é o que eu acho que o Espírito Santo estava fazendo - levou Jesus até satanás, antes que este estivesse, totalmente, preparado. Satanás chegou até Eva no seu próprio tempo. O Espírito Santo escolheu o momento para Jesus experimentar a tentação de satanás.)

C. Leia Lucas 4:5-8. Qual foi a missão de Jesus, na Terra? (Parte dela foi reconquistar o mundo das mãos de satanás.)

1. Então, qual era a natureza desta tentação? (Tomar um atalho que evitasse toda dor e sofrimento.)

2. Como satanás utiliza esta tentação na sua vida?

D. Leia Lucas 4:9-12. Como Jesus respondeu a todas as tentações? (Ele citou a Bíblia.)

1. Qual é a singularidade nessa tentação? (Satanás citou a Bíblia!)

a. Qual é a lição para nós? (As tentações podem vir em um contexto religioso. Devemos estudar a Bíblia, para que possamos entender melhor a vontade de Deus.) 

2. Você notou que esta tentação começou, exatamente, como a primeira: “Se você é o Filho de Deus”. Qual foi a estratégia de satanás? (Ele desafiou Jesus a provar Seu valor e Sua declaração.)

a. Seria justo dizer que isso é um apelo para o orgulho? Se você disser “sim”, qual é o apelo em Gênesis 3:5? (Parecem muito similares - o apelo foi para o orgulho de Eva. Ela desejou ser como Deus.)

b. Se vemos um padrão, aqui, o que as tentações de satanás trazem até você, que apelam para seu orgulho?

E. Leia Lucas 4:13. Satanás é derrotado, permanentemente? (Não.)

1. Satanás fica esperando o quê? (“Uma ocasião oportuna”. Isso acrescenta mais uma evidência, ao meu pensamento, de que o Espírito Santo trouxe a disputa para satanás, antes que ele estivesse pronto. Mas, é também um aviso, para nós, de que os aliados de satanás nos tentarão, sempre que estivermos vulneráveis.)

F. Leia Lucas 4:14. O que ficou consistente, através de todas essas tentações? (Jesus ficou cheio do poder do Espírito Santo!)

G. Amigo, você quer conquistar a vitória sobre os pecados, em sua vida? Ore para que o Espírito Santo venha em poder e agradeça a Jesus por Sua vitória sobre as tentações. Sua vida perfeita e Seu sacrifício permite tornar-nos justificados, pela graça. Por que não arrepender-se, pedir pelo Espírito Santo e aceitar a graça de Jesus, agora mesmo?

IV. Na próxima semana: "Quem é Jesus Cristo?"  

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************


Nenhum comentário: