sexta-feira, 13 de março de 2015

Lição 12 - A Humildade dos Sábios


(Provérbios 30) 
Introdução: O livro de Provérbios tem-nos dito, repetidamente, que sabedoria traz riqueza e felicidade, enquanto tolice ou preguiça trazem pobreza e sofrimento. As pessoas que se dão bem na vida, geralmente, são humildes? Pelo que tenho constatado, não são humildes e, por uma simples razão: uma vez que, para elas, tudo tem ocorrido bem, elas acham que suas opiniões são superiores às daqueles cujas vidas não tem ido tão bem. Talvez estejam certas. O problema é que a Bíblia cita a humildade como uma virtude e que as pessoas orgulhosas não são sábias. Vamos escavar dentro de nosso estudo, no livro de Provérbios, para entender melhor a virtude da humildade!

I. Ignorância e Erro

A. Leia Provérbios 30:1-2. Alguns comentaristas dizem que estes são nomes simbólicos de outros personagens bíblicos, outros dizem que o significado do nome é o que importa.  Quem é a pessoa que fala? (Agur. Nós vamos manter as coisas de modo simples e tratar isto, apenas, como o nome de um orador.)

1. Que tipo de opinião o orador tem acerca de seu conhecimento e de sua educação? (Ele disse que é o mais ignorante dos homens. Isso é humildade!)

B. Leia Provérbios 30:3. Que tipo especial de ignorância Agur confessou? (Ele disse que não sabia nada a respeito de Deus e que não aprendeu sabedoria.)

C Leia Provérbios 30:4. Vamos re-expressar estas perguntas na linguagem de hoje. Que tal isto:

1. Quem é Deus?

2. Aonde fica o céu?

3. Quem controla o tempo?

4. Quem definiu os limites dos oceanos?

5. Quem decidiu os limites da terra?

6. Qual é o nome de Deus e o nome de Seu Filho?

a. O que você acha que é ímpar nestas perguntas? (Elas são algumas das grandes questões da vida.)

b. O que estas questões assumem, que o homem moderno não consegue? (Elas assumem que uma entidade pensante governa o universo.)

D. Leia Provérbios 30:5. Espere um minuto! Uma outra pessoa está escrevendo aqui?  Apenas um raio de sabedoria atingiu Agur? O que deve ter acontecido para fazer com que Agur utilizasse palavras "impecáveis" com relação a Deus? (Para isto fazer sentido, Agur deveria ser crente em Deus. Sua mensagem diz que as respostas, para todas as questões fundamentais na vida, vêm de Deus. Podemos não perceber mas, quando se trata de responder estas questões fundamentais da vida, assim como Agur, estamos, razoavelmente, harmonizados.)

1. De que modo Deus é um escudo, quanto se trata das questões mais fundamentais da vida? (Deus nos dá informações especiais. Podemos não saber muito mas, o que nós sabemos é importante.)

E. Leia Provérbios 30:6 e Deuteronômio 4:2. Deuteronômio 4:2 é uma das minhas passagens preferidas, porque ela nos lembra que, inventar novas regras, é tão errado quanto dizer que está tudo bem, quando ignoramos as regras existentes de Deus. Acho que este texto deveria ser postado em cada escola cristã! Provérbios 30:6 apenas repete a mesma verdade? (Acho que temos algo diferente, em Provérbios. O tema trata de algumas das derradeiras questões da vida. Deus disse para nada acrescentar, ao que tem sido revelado.)

1. Isto quer dizer que devemos ignorar a ciência? (Salmos 19:1-3 revela que a natureza nos ensina sobre Deus. Não acho que este texto esteja dizendo para ignorarmos a natureza e o que ela revela, através da ciência.)

2. Vamos aplicar Provérbios 30:6 à idade da Terra. A Bíblia revela, claramente, a idade da Terra? (Eu creio que não. Gênesis 1:...2 nos diz que existia algo anterior à semana da criação de Deus. Gênesis 1:12 nos diz que Deus criou plantas e árvores adultas - o que significa que elas foram criadas com certa idade. Não acho, embora eu não tenha certeza, que os estudiosos da Bíblia acreditem que as genealogias contidas nela estejam concluídas e tencionam ser uma forma de estipular uma idade para a Terra. Esta pode ser uma área em que, se nós “acrescentarmos às palavras de Deus”, comprovaremos ser mentirosos.)

3. Qual é a mensagem prática de Agur, aqui? (Há muitas coisas que Deus não nos revelou. Não comece a afirmar coisas que Deus não revelou, claramente - para não sentir-se envergonhado, quando for provado que você está errado.)

4. O que isto tem a ver com humildade? (Preste atenção ao que você não sabe, e confesse quando você não souber, ao invés de ficar inventando coisas.)

5. Pensando nas palavras de Agur, o que elas nos ensinam sobre nosso relacionamento com Deus? (Deus é nosso ponto de referência. Deveríamos ser humildes quando comparados a Deus.)

a. Quando começamos a inventar coisas e afirmamos que elas estão corretas, porque somos cristãos, a reputação de quem é atingida? (Afirmamos falar em favor de Deus! Deus diz: “Uau, você aí! Não invente nada em Meu Nome.”)

II. A Vantagem da Humildade

A. Leia Provérbios 30:7-8. Um termo comum nos Estados Unidos é a “lista do balde”, que significa a lista de todas as coisas que você quer fazer antes de morrer. Por exemplo, pode-se colocar na lista, “ver o Grand Canyon” ou “saltar de pára-quedas”. Não tenho certeza se há alguma coisa no meu "balde" mas, Agur tinha duas coisas, em seu balde. Quais eram? (Ser verdadeiro e honesto. Estar no “meio da estrada”, quando se trata de dinheiro.)

1. Entendo o objetivo da honestidade: aceitar a verdade ao buscar os meios, quando se trata de riqueza?

B. Leia Provérbios 30:9. Aqui está a resposta sobre buscar os meios para alcançar o objetivo. Quais são os problemas com a riqueza e a pobreza? (O problema com a riqueza é que você depende dela, ao invés de depender de Deus. Você “nega” a Deus. O problema com a pobreza é que você é tentado a roubar - e, Deus não tolera o roubo, mesmo que você seja pobre.)

C. Leia Provérbios 30:10. O que isto tem a ver com humildade? (Por que você criticaria um outro empregado {seu colega de trabalho}? Poderia ser para mostrar-se melhor, aos olhos do chefe? Se assim for, isso é problema de humildade.)

1. Quem está amaldiçoando você, aqui? (O outro funcionário!)

D. Leia Provérbios 30:11-12. Quantas pessoas culpam os pais, pelos problemas em suas vidas?

1. Quem deveria suportar a culpa, segundo estes versículos? (O filho é “impuro” mas acha que é “puro”. Isto sugere que o filho não está pensando, de forma realista, sobre seus pais ou sobre si mesmo.)

E. Leia Provérbios 30:13-14. Quais são os reais problemas na vida deste filho? (O orgulho e o uso de palavras ásperas. Esta pessoa não é boa.)

1. Quem é a vítima desta pessoa má? (Os pobres e necessitados.)

2. Por que escolher os pobres e necessitados? (Eles parecem indefesos.)

F. Leia Provérbios 30:15-16. Será que invertemos o curso? Aqui, Agur estava falando sobre o fracasso dos pobres? Se não for assim, quem é a “sanguessuga” e suas filhas? (São as pessoas que querem que você dê tudo a elas.)

1. Por que Agur passa, a seguir, uma lista de coisas “que nunca estão satisfeitas”? (Sugere uma classe de pessoas sanguessugas - elas querem que você lhes dê e nunca ficam satisfeitas.)

2. Se a pretensão de Agur era marcar a característica de alguma pessoa, por que ele se referiu a coisas inanimadas como fogo, água e túmulo? (Talvez ele estivesse dizendo que é a natureza de algumas pessoas. Talvez ele estivesse dizendo que é a natureza de alguns problemas - eles nunca serão resolvidos aqui.)

a. Este grupo que “nunca está satisfeito” tem algo a ver com humildade? (O senso de direito é um problema de humildade.)

G. Leia Provérbios 30:20. Por que o desperdício, tem a ver com comida? (Mostra que esta senhora é muito descuidada no que ela tem feito.)

1. Como você aplicaria as lições de humildade, aqui? (Assim como o filho mau que culpa seus pais, e, ainda se acha "puro" aos seus próprios olhos, a adúltera tem o falso orgulho de que ela não faz nada errado.)

H. Leia Provérbios 30:32-33. Em que ponto deveríamos abordar o orgulho? (A batalha está na mente. Lá, precisamos dar fim ao nosso orgulho ("tapar a boca com as mãos"), não deixá-lo escapar de nossos lábios e impedí-lo de produzir discórdias.)

I. Amigo, qual a dimensão do problema do orgulho, em sua vida? Por que não pedir para o Espírito Santo ajudar você, agora mesmo, a "tapar sua boca com suas mãos”?

III. Na próxima semana: "As Mulheres e o Vinho"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: