sexta-feira, 6 de março de 2015

Lição 11 - "Vivendo pela Fé"


(Provérbios 28 e 29) 

Introdução: Dois temas que discutiremos nesta semana são lei e transparência. Você pode supor o que quer dizer: “todo aquele que tem janela de vidro não deve atirar pedras.” Mas você estaria errado. Em vez disso, "transparência” significa deixar as pessoas verem tudo o que você faz. Sem segredos. Isto ajuda você a viver de acordo com seus padrões. Se a lei de Deus é seu padrão e, mesmo assim, você acredita que algo deveria ficar em segredo, esse é um indício de que aquilo que você quer manter em segredo é algo que você não deveria estar fazendo. Vamos mergulhar no nosso estudo do livro de Provérbios!

I. O Governo e a Lei

A. Leia Provérbios 28:2. Você gostaria de viver num país com “muitos governantes”?

1. Se sua resposta for não, por que? (Ao que parece, com muitos governantes viriam muitas regras - e elas poderiam, muito bem, ser conflitantes.)

2. Qual é a melhor maneira de governar um país? (Vivendo pelo estado de direito. “A ordem se mantém com um líder sábio e sensato.”)

a. Este princípio também se aplica a nossa vida pessoal? (A lei de Deus deveria ser a "regra” em nossa vida.)

B. Leia Provérbios 29:4. Como os subornos se encaixam com o estado de direito? (Não se encaixam. O rei que aceita suborno subverte o estado de direito para o ganho pessoal.)

1. Qual é a consequência, para o país?(Destrói a estabilidade e leva o país à ruína.)

C. Leia Provérbios 28:3. Observe que a NVI traduz isto de forma diferente do que a maioria das outras traduções. A NVI diz "um governante que oprime...." Outras traduções dizem: "o homem pobre que oprime..." O que a tempestade súbita faz na plantação? (Uma oportunidade perdida! Se um governante é injusto com os pobres, o resultado é terrível. Se os pobres são injustos com os pobres, eles, também, desperdiçam oportunidades.)

D. Leia Provérbios 28:4. Que duas classes de pessoas encontramos nestes provérbios? (Os que guardam e os que não guardam a lei.)

1. O que caracteriza os que não guardam a lei? (Eles elogiam os ímpios.)

2. O que caracteriza os que guardam a lei? (Eles resistem aos ímpios.)

3. Existe uma discussão, nos Estados Unidos, sobre o papel da crença religiosa na política. O que esse texto sugere? (Os justos são obrigados a resistir aos ímpios.)

a. De que lei estamos falando aqui? A lei de Deus ou a lei do estado? (A lei de Deus, mas deveria haver uma relação entre a lei de Deus e a lei dos homens. Leia Romanos 13:1-2.)

E. Leia Provérbios 28:5. Temos visto que os ímpios não suportam a lei. Por que? (Eles não entendem a justiça.)

F. Leia Provérbios 28:15-16. Como você explica que Deus, algumas vezes, deixa governantes ímpios e tiranos no comando? (Deus está no comando, mas Ele concede aos homens o livre arbítrio. Às vezes, os homens colocam líderes ímpios e tiranos no poder - ou deixam de resistir a eles.)

G. Leia Provérbios 28:12. O que quer dizer “tratam de esconder-se”? (Todos querem evitar lidar com um governante ímpio. Mas, também pode significar que a maldade é autorizada a continuar por aqueles que tem medo de levantar suas vozes. Quanto a isso, devemos ter cuidado. Lembre-se que Romanos 13:2 adverte contra a rebelião.)

II. Os Pobres

A. Leia Provérbios 28:6-7. Temos lido muitos provérbios que nos dizem que existe uma conexão positiva entre ser justo e ter sucesso. O que este provérbio diz sobre essa conexão? (Isso nem sempre é verdade. Algumas vezes, os ricos são perversos e os pobres são íntegros.)

1. O que isto nos sugere, como motivo para obedecer a Deus? Deveríamos obedecê-lO por dinheiro? (Obediência é a própria recompensa. Tendo ou não dinheiro, uma pessoa obediente vive melhor - uma vida que reflete bem em seus pais.)

B. Leia Provérbios 28:9. Será que Deus ouve as orações dos ímpios? (Leia Mateus 9:10-12. Quando Jesus estava na terra, Ele fazia questão de passar o tempo com pecadores. É difícil imaginar que isso tenha mudado.)

1. Se Jesus ouve as orações dos pecadores, então, o que significa que aqueles que não prestam atenção à lei fazem orações detestáveis? (Qual é a característica da oração? Ter ajuda de Deus para você ou para outras pessoas, certo? A característica da lei é nos ajudar. Portanto, se não prestarmos atenção à lei, por que Deus deveria olhar, com bons olhos, para nossos pedidos de ajuda?)

C. Leia Provérbios 28:10. Você já viu pessoas boas serem induzidas ao erro por pessoas más? Caso afirmativo, o que a Bíblia nos informa como isso acaba? (As pessoas más caem nas armadilhas que preparam, mas os bons saem-se bem no final.)

D. Leia Provérbios 28:11. O que isso nos ensina sobre sabedoria e riqueza? (Este homem rico não tem sabedoria mas, o homem pobre, sim.)

1. Por que você acha que isso é verdade? (O orgulho do rico pode cegá-lo para a verdade.)

2. Por que o homem pobre tem discernimento? (Ele não fica cego no seu orgulho. Além disso, muitas vezes temos mais capacidade de observar os pecados dos outros do que os nossos próprios.)

E. Leia Provérbios 28:27. Por que nosso relacionamento com o pobre é contra-intuitivo? (As regras ficam revertidas pois, dar significa conseguir mais. Recusar-nos a dar, significa que acabamos perdendo.)

F. Leia Provérbios 29:7. Por que os ímpios não se preocupam com justiça para os pobres? (Eles não fazem nada para ajudá-los. Por outro lado, os justos entendem que o amor de Deus é para todos. Note que ao pobre são requeridas tanto justiça, quanto ajuda.)

G. Leia Provérbios 29:13. Esta parece ser uma estranha afirmação. O que quer dizer “dá vista a ambos”? (Ambos, opressor e oprimido, entendem o que está acontecendo.)

1. E daí? (O julgamento final de Deus é justificado. Ninguém pode alegar ignorância.)

III. Transparência

A. Leia Provérbios 28:13. Por que você iria querer esconder seus pecados? (Por orgulho - você não quer que os outros saibam sobre seus pecados. Pode, também, ser uma questão de tentar manter-se longe de problemas.)

1. O que a confissão dos pecados faz a você? (É como deixá-los a céu aberto, no sentido de que você admite o pecado.)

a. Quão descobertos estão esses pecados? (Discutimos, em lições anteriores, a idéia de que nós confessamos os pecados para Deus e, não, para outros homens, a menos que tenhamos prejudicado alguém e, então, a confissão poderia melhorar as coisas.)

b. E quanto a idéia de viver com transparência; como relacionar isso à confissão dos pecados? (Se você permitir que outras pessoas vejam como você vive e compartilhar seus padrões com elas, é improvável que você vá fazer algo que esteja em desacordo com esses padrões.)

B. Esquadrinhe Romanos 14 e leia Romanos 14:22-23. Este texto sugere que é bom ter alguns segredos. Como você pode saber quais aspectos de sua vida devem ser transparentes e o que é melhor deixar em segredo? (A regra geral deve ser a transparência. No entanto, se você está absolutamente confiante, de que aquilo que você faz não é pecado e você sabe que outras pessoas pensam, erroneamente, que é pecado, então, para benefício delas - não, seu - você deveria mantê-lo entre você e Deus.)

C. Leia Provérbios 28:14. O que quer dizer “endurecer” seu coração? (Determinar-se a fazer o que você quiser, sem levar em conta as leis de Deus.)

D. Leia Provérbios 28:25. Qual é a fonte dos problemas com um “homem ganancioso”? (O egoísmo. Ele sempre quer mais.)

1. Qual é a ligação lógica entre ser ganancioso e criar discórdias? (Você chuta e empurra para chegar no topo. Você quer que as pessoas notem você.)

2. Em contrapartida, o que uma pessoa sábia faz? (Confia em Deus.)

3. O que isto tem a ver com transparência? (Sabemos que as pessoas que causam tumultos não são as que confiam em Deus.)

E. Amigo, nosso estudo mostrou que intergridade, transparência, obediência ao estabelecer regras e, preocupação e justiça com os pobres são o caminho para uma vida melhor e um país melhor. Por que não fazer destas coisas sua meta?

IV. Na próxima semana: "A Humildade dos Sábios"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: