segunda-feira, 2 de março de 2015

Lição 10 - Por Trás da Máscara


(Provérbios 25-27) 

Introdução: Nessa semana li um ditado que dizia algo como: “Uma pessoa que teve um passado difícil dá bons conselhos.” Os provérbios que temos estudado até agora sugerem que aquelas pessoas que, no passado, foram sábias são as melhores fontes de sabedoria. Mas, um ponto importante destaca este ditado: as repreensões e desafios da vida adicionam sabedoria. Nosso estudo, nesta semana, considera a questão de como podemos adquirir mais sabedoria. Vamos escavar nosso estudo, na Bíblia, e aprender mais!

I. Segredos e Reis

A. Leia Provérbios 25:2. Minha primeira reação, ao ler este texto, foi sentir-me feliz por Deus não revelar todos os meus pecados! Mas, leia Marcos 4:11. O que isto sugere acerca do que Deus oculta? (Deus revela coisas importantes aos Seus seguidores mas as oculta de outras pessoas.)

1. Leia Marcos 4:12. Achei que Jesus falava por parábolas para que Seus ensinamentos se tornassem mais fáceis de entender! Como você explica isto?

B. Veja, novamente, Provérbios 25:2. Qual é a glória dos reis? (Descobrir questões ocultas.)

1. Vamos aplicar isto às parábolas. Por que os seguidores de Jesus deveriam entender Suas parábolas e, o mundo, não? (Porque os discípulos de Jesus descobriram o sentido das parábolas.)

2. Qual você acha que é o ponto em Provérbios 25:2? (Deus é tão grande e glorioso que não podemos compreender todos os Seus caminhos. Mas, é glória nossa tentar "descobrir" a natureza de Deus e Seus ensinamentos para nós.)

C. Leia Provérbios 25:3.  Os reis são muito menos complexos do que Deus. Por que nós podemos buscar a Deus mas, não, aos reis? (Deus opera a partir de um princípio sólido de amor, enquanto os homens são movidos por todo tipo de emoções conflitantes.)

D. Leia Provérbios 25:4-5. Isto, também, se aplica a você? Você precisa remover o que é ímpio de sua presença? (Se quisermos viver com integridade, precisamos remover tudo o que é ímpio.)

E. Leia Provérbios 25:6-7 e Lucas 14:7-11. Quantas vezes você se deparou com a questão de escolher um lugar para sentar, ao fazer uma refeição?

1. Se não foram muitas vezes, como você aplicaria isto hoje? (Eu aplico isto nas relações de trabalho e em outras organizações, como a igreja.)

2. Por que uma pessoa reivindicaria o primeiro lugar no trabalho ou na igreja? (Provavelmente, por soberba.)

a. Como isto funciona para sua soberba? (Você seria humilhado se fosse orientado a retirar-se. Por outro lado, se você for instruído a subir para outro degrau, isso exalta você.)

F. Leia Provérbios 25:7 (última parte) e Provérbios 25:8. O que se entende por “tribunal”? (Acho que quer dizer "antes de ir até a pessoa responsável".)

1. Hoje, qual seria a aplicação? (Poderia significar o Tribunal de Justiça mas, a aplicação mais comum seria intentar acusação contra alguém, no trabalho ou na igreja.)

2. Por que você correria o risco de ser desacreditado? (Você não investigou, cuidadosamente, não conhece todos os fatos e seu próximo fará você parecer tolo.)

3. Considere um contexto um pouco diferente. Você sugere uma nova idéia, no trabalho. Você a leva adiante, rapidamente, até poder alcançar as outras pessoas com sua sugestão. Este provérbio poderia ser aplicado? (Sim. Esta é uma lição para eu recordar sempre. Penso, cuidadosamente, sobre as coisas, antes de enviar uma nova idéia ou um novo plano.)

G. Leia Provérbios 26:27. Que outra tática comum devemos evitar no trabalho? (A retribuição. Se alguém nos prejudicar não devemos “cavar uma cova” para eles. Isso vai acabar nos prejudicando.)

II. Palavras

A. Leia Provérbios 25:11. Isso é bom ou inútil? Você não pode comer maçãs de ouro! (Feche seus olhos e imagine maçãs de ouro em vasilhas de prata. É bonito, certo? Sua palavras podem ser bonitas assim - e levantam o ânimo dos outros.)

B. Leia Provérbios 25:12. Você gosta de ser repreendido? Você gosta de ser corrigido? (Ninguém gosta de ser corrigido.)

1. Embora não gostemos de ser censurados, o que devemos fazer? (Se tratar-se de uma pessoa sábia, devemos escutá-la.)

2. Teremos melhor aparência se prestarmos atenção à correção? (Esse é o ponto. Um brinco bonito faz a orelha ficar mais atraente. Prestar atenção à correção de pessoas sábias, torna-nos pessoas mais bonitas.)

C. Leia Provérbios 27:5-6. Um amigo sábio e verdadeiro sempre lhe dá os conselhos que você quer ouvir? (Não. Seu “inimigo” sempre concorda com você. As repreensões são boas para nós, se elas vierem de verdadeiros amigos.)

D. Leia Provérbios 26:23-26. Seu inimigo lhe dá palavras de incentivo? (Sim.)

1. Qual é a lição a ser aprendida com isto? (Não devemos julgar as pessoas, mesmo se elas concordarem conosco ou se nos repreenderem. Algumas palavras agradáveis têm a intenção de nos prejudicar enquanto uma sábia repreensão é uma benção.)

E. Leia Provérbios 27:17. O que é o “ferro” num relacionamento? (O ferro é resistente. Desta maneira os difíceis desafios, as rígidas repreensões nos tornam pessoas melhores - se formos sábios.)

F. Leia Provérbios 25:15. Quando você quer que uma pessoa mude de opinião, que abordagem você utiliza nessa tarefa?  Você argumenta?  Ordena? Altera o tom de sua voz? O que esse texto sugere? (Que a mansidão e a paciência tem como consequência resultados poderosos - como o "bone breaking"! {"jogo de cintura"}) { "Bone breaking" é uma dança de rua que tem como característica movimentos contorcionistas, combinados com a ondulação, flexibilidade e deslizamento do corpo.}

1. Quem muda de opinião? (Uma autoridade. Isto é significativo porque a pessoa que está sendo persuadida tem autoridade sobre você.)

G. Leia Provérbios 25:20. O que isso nos ensina acerca de dar conselhos? (Sempre que minha esposa se sentir mal devo colocar um grande sorriso no rosto e lhe dizer: “Pense bem!”)

1. O que as pessoas que estão se sentindo mal querem ouvir? (Compaixão. Cânticos (alegres?). Música para quem está doente ou sentindo-se mal não tem utilidade. Na verdade, pode prejudicar.)

H. Leia Provérbios 25:24. Quando você procurar por um cônjuge, quão importante é conhecer, realmente, essa pessoa? (Isto diz muito sobre o poder da língua. Ninguém quer viver no telhado e, muito menos, no canto do telhado. No entanto é preferível viver com uma esposa briguenta.)

I. Leia Provérbios 25:28. Por que os muros estão ao redor da cidade? (Para protegê-la de invasores.)

1. Como o auto-controle protege você - ao contrário de proteger os outros? (Quando você não consegue dominar-se, você se abre para todo tipo de problemas. Sua proteção desaparece.)

III. Lidando Com os Insensatos

A. Leia Provérbios 26:4-5. Que explicação você daria para aqueles que dizem que a Bíblia não se contradiz? (É evidente que o escritor deste provérbio  realizou uma aparente contradição. O versículo 4 nos diz para não descer para os métodos do insensato, num debate com um insensato. Por outro lado, o versículo 5 sugere que, apenas deixar o insensato, sem dar-lhe uma resposta, o fará pensar que ele está certo. Isto parece sugerir que uma resposta sábia deve ser dada para os insensatos.)

1. Leia Provérbios 23:9. Agora, como devemos responder aos insensatos? Você pode encontrar uma verdade coerente com todos estes versículos? (Não debata com um tolo, em particular. Sua resposta será para aquelas pessoas que estarão ouvindo o debate.)

B. Leia Provérbios 26:7 e Provérbios 26:9. Todo mundo será beneficiado com este estudo no livro de Provérbios? (Não.)

1. Qual é o problema? (Os Provérbios são mais do que inúteis para os insensatos. Eles podem ser perigosos.)

C. Leia Provérbios 26:10. Você contrataria um tolo? (Não. Você não pode prever que danos um tolo poderia causar.)

D. Leia Provérbios 26:12. Poderia haver algo pior do que ser tolo? (Sim! Ser sábio aos próprios olhos.)

1. Por que os tolos têm mais esperança? (O tolo pode realizar sua tolice mas, o orgulho impede você de ver-se em sua verdadeira luz.) 

E. Amigo, se você é um estudante aplicado do livro de Provérbios e não for uma pessoa insensata, você vai desfrutar de uma vida melhor. Por que não resolver, agora mesmo, viver dos conselhos de Provérbios?

IV. Na próxima semana: "Vivendo Por Fé"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: