sábado, 28 de março de 2015

Lição 1 - A Primeira Vinda de Jesus


(Lucas 1-2) 
Introdução: Começamos uma nova série, estudando o Evangelho de Lucas. Estou entusiasmado e espero que você também esteja. Lucas era médico e historiador. Ele foi um homem culto, que escreveu para um público não judeu. Quando você escreve, você quer ser claro? Sei que alguns escritores ficam mais preocupados com a opinião dos leitores, a respeito da inteligência deles, em vez de tornarem claros os seus pensamentos. Lucas queria ser claro. Sua proposta foi fazer uma análise melhor, sobre a vida de Jesus, acima de todos os relatos feitos, anteriormente. Vamos estudar, intensamente, Lucas e seus claros ensinamentos sobre nosso Senhor Jesus!

I. Os Antecessores

A. Leia Lucas 1:1-2. Quantos escritores relataram a vida de Jesus? (Lucas disse que "muitos" se dedicaram a elaborar um relato.)

1. Por que você acha que isso aconteceu? (Note que Lucas mencionou “transmitidas” por “testemunhas oculares”, que acreditavam em Jesus. Os mais atentos seguidores de Jesus perceberam a importância de transmitir um relato preciso, a partir daqueles que testemunharam, efetivamente, a vida de Jesus - e isso exigiria documentá-la.)

2. Quando Lucas se referiu aos fatos que se “cumpriram”, o que você acha que ele quis dizer? (Ele acreditou que Jesus cumpriu as profecias, acerca do Messias do Antigo Testamento. Assim, Lucas acreditou que Jesus continuaria a mensagem do Antigo Testamento.)

B. Leia Lucas 2:3-4. Se muitos já haviam elaborado relatos dos fatos, por que Lucas achou que precisava escrever um? (Quando Lucas usou a expressão “relato ordenado”, para mim, significa que ele achava que, aos relatos anteriores, estava faltando algo importante - uma sequência adequada.)

1. Quão preciso foi Lucas em seu relato? (Ele estava familiarizado com “muitos” outros relatos. Ele disse que “investigou tudo, cuidadosamente, desde o começo”, para que aquelas pessoas que lessem seus escritos tivessem “certeza” do que  havia acontecido.  Parece maravilhoso para mim!)

C. Leia Atos 1:1-3. O que isto nos diz sobre os escritos de Lucas? (Ele foi o historiador da igreja primitiva. Ele escreveu seu primeiro volume (o Evangelho de Lucas) para fazer o registro dos ensinos e ações de Jesus, até o momento em que Ele foi levado ao céu. O segundo volume trata da prova da ressurreição de Jesus e a liderança do Espírito Santo, na igreja primitiva.)

1. Além de Lucas garantir que estava sendo cuidadoso, meticuloso e organizado, por que deveríamos acreditar em seu relato? (Nós vemos que ele estava convicto. Ele se envolveu, investigou e acreditou que Jesus é o Messias.)

II. João Batista

A. Leia Lucas 1:5-7. Temos uma pequena biografia de Zacarias e Isabel. Eles eram boas pessoas? (Sim.)

1. Eles eram pessoas felizes? (Eles estavam com idade avançada e perderam a alegria, por não terem filhos.)

B. Leia Lucas 1:8-13. Zacarias e Isabel se preocupavam por não terem filhos? (Sim. Aparentemente, eles tinham orado sobre isso, por longo tempo.)

1. Como você reage quando obedece a Deus e pede, durante muito tempo, por alguma coisa boa mas, Deus não faz nada? (O céu mantém um registro de suas orações por um filho.)

2. Por que Zacarias estava no templo? (Era sua atribuição (juntamente com seu grupo) estar a serviço do templo, e ele foi escolhido por "sorteio" para entrar no santuário e oferecer incenso.)

a. Você acha que este detalhe era desnecessário? (Não. Ele mostra como Deus utilizou uma ordem existente e a Sua direção, para colocar, juntos, Zacarias e o anjo.)

C. Leia Lucas 1:14-17. Estude, cuidadosamente, estas palavras. O que o anjo falou sobre o futuro de seu filho, João?

1. Agora, pense em todos os pensamentos rebeldes que Zacarias e Isabel poderiam ter tido (e, provavelmente, tiveram) contra Deus. Eles eram obedientes, mas o desejo de suas vidas lhes foi retido. Que lição podemos aprender sobre orações que parecem não ser respondidas? (Deus tem algo muito maior em mente. Precisamos confiar no amor de Deus por nós!)

D. Leia Lucas 1:18-20. O que este versículo nos diz sobre a fé de Zacarias? (Veja, novamente, Lucas 1:6. Ele foi chamado “justo” e “irrepreensível”. Louve a Deus por Sua generosa visão acerca de nós! Quando a oração da vida de Zacarias estava prestes a ser cumprida, ele expressou dúvida!)

1. Considere a reação de Gabriel, pela dúvida de Zacarias. O que você teria dito se fosse ele? (Eu teria ficado irritado. “Lembra-se daquelas orações que vocês fizeram?” “Percorri um longo caminho.” “Com quantos anjos você já falou no passado?”)

2. Como Gabriel “provou” sua afirmação? (Ele descreveu suas “credenciais.” Então, trouxe uma prova imediata da credibilidade de suas palavras.)

III. Jesus

A. Leia Lucas 1:26-28. Sexto mês do quê? (Pulamos a leitura de alguns versículos. Se você olhar Lucas 1:24, verá que a história é retomada no sexto mês de gravidez de Isabel. Gabriel deslocou-se para a Terra, no mínimo, duas vezes em um ano!)

1. Quanto você se agradaria desta saudação?

B. Leia Lucas 1:29. Por que Maria ficaria perturbada? (Se alguém se aproximasse de mim com muitos  elogios, eu poderia perguntar o que esta pessoa estaria querendo.)

C. Leia Lucas 1:30-33. Você tem grandes expectativas por seus filhos? Por um momento considere o que Maria aprendeu sobre o futuro de seu Filho!

D. Leia Lucas 1:34. Maria poderia ter indagado sobre aquela incrível profecia mas, de todas as perguntas, por que ela fez esta? (Foi a que teve impacto mais imediato sobre ela.)

1. Compare a pergunta de Maria, em Lucas 1:34, com o que Zacarias perguntou, em Lucas 1:18. Qual é a melhor? (Zacarias queria uma garantia de que Gabriel estava falando a verdade, ao passo que Maria queria entender o processo.)

E. Leia Lucas 1:35-38. O que você acha da fé de Maria?

F. Deus ainda está engajado em selecionar filhos especiais, para pais especiais?

IV. O Nascimento de Jesus

A. Leia Lucas 2:1-7. Vamos considerar o que temos discutido até agora. Deus providenciou que Zacarias estivesse no lugar certo, para encontrar o anjo, e Ele realizou milagres nos nascimentos de João e de Jesus. Deus estava de férias, quando Jesus nasceu? Por que não providenciou, também, um quarto e uma cama, na hospedaria?

1. O que você acha que Maria pensou acerca do grande contraste entre suas circunstâncias e o fato de seu Filho ser o Messias / o Rei? (Deus tem estratégias. Acho que a estratégia, aqui, tem algo a ver com o homem ser capaz de identificar-se com seu Deus encarnado.)

B. Leia Lucas 2:8-15. Por que os anjos apareceram para os pastores? Estes eram cidadãos proeminentes da época? (Leia Gênesis 46:34. Esta não era uma profissão "top". Pelo menos, não, no Egito. Acho que a estratégia de Deus estava cada vez mais clara.)

C. Leia Lucas 2:16-20. O que Maria estava pensando? Você acha que ela pensava que a chegada do seu Rei não era, exatamente, o que havia imaginado? Ou ela, ainda, estava tendo problemas para se adaptar à idéia   de que seu Filho era o Messias / o Rei, e aqueles pastores apenas confirmaram que Ele era "Cristo, o Senhor"(Lucas 2:11)?

D. Leia Lucas 2:25-27. Quão importante foi o Espírito Santo, na vida de Simeão? (Ele era um homem cheio do Espírito, assim como deveríamos ser.)

1. O que você pensa sobre os anjos falando aos pastores, e do Espírito Santo falando a Simeão? (Isto é o esforço coordenado do céu.)

E. Leia Lucas 2:28-33. Por que Maria e José ficaram   maravilhados com a declaração de Simeão? (Isso mostra que eles, ainda, não haviam compreendido, completamente, a natureza de seu Filho.)

1. O que você pensa sobre a referência aos gentios? (Boa notícia para nós!)

2. Simeão seguiu depois dos pastores, no encontro com Jesus. Por que não deixar que um sujeito cheio do Espírito Santo, que estava esperando por Jesus, fosse o primeiro? (Mais uma estratégia de Deus? Considere Mateus 9:13.)

F. Amigo, o que você pensa de um Deus que abdicou de tudo para estar conosco? Quando pedi para você considerar as estratégias de Deus, eram elas estratégias para beneficiar a Si próprio? É lógico que não. Que tal decidir, hoje, a adotar uma estratégia de vida que beneficiará outras pessoas?

V. Na próxima semana: "O Batismo e as Tentações"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: