domingo, 22 de fevereiro de 2015

Lição 9 - Palavras de Verdade


(Provérbios 23-24) 

Introdução: Você quer conhecer a verdade? Às vezes, parece ser mais agradável enganar-nos a nós mesmos mas, geralmente, queremos a verdade. A Bíblia nos diz que podemos ser enganados pelo que outras pessoas dizem. Mas, se aprendêssemos a ver a situação, através dos olhos da sabedoria, seríamos capazes de ver a verdade. Vamos mergulhar em nosso estudo sobre sabedoria baseada na Bíblia e aprender mais!

I. Alta Gastronomia

A. Leia Provérbios 23:1-3 De acordo com esses versículos, quem estaria à mesa, para nos acompanhar na refeição? (Uma autoridade. Alguém no comando.)

1. Esse seria um companheiro habitual, nas nossas refeições? (Não.)

2. O que isso sugere quanto ao que é mais importante: comer a comida ou causar uma boa impressão na autoridade? (O objetivo é impressionar a autoridade, favoravelmente, e, não, comer tanto quanto você puder.)

3. Por que a comida pode ser “enganosa”? (O foco da refeição não deve estar no prato.)

B. Leia Provérbios 23:6-7. Temo que eu seja mesquinho, mas nem tanto quanto algumas pessoas (bem, talvez como uma pessoa apenas) que eu conheço. Há anos atrás, um casal que havia saído conosco para jantar conferiu a valor da gorjeta que deixei para o garçom (acrescentei uma quantia para que o casal que estava junto, também, deixasse uma gorjeta) e, se eu tivesse deixado “demais”, ele teria anunciado e eu teria pego parte da gorjeta de volta! Como você sabe que uma pessoa, em cuja casa você faz uma refeição, é mesquinha? (Na dúvida, presuma que seu anfitrião é mesquinho.)

1. Qual é o problema, aqui? (Você não pode acreditar no que diz o anfitrião. Ele está preocupado se você vai comer toda a comida e fica pensando no quanto isto tudo custou para ele.)

C. Leia Provérbios 23:8. Como desperdiçamos elogios com uma pessoa mesquinha? (Você pode dizer coisas boas sobre o dono da casa mas, o que ele fica pensando é quanto tudo lhe custou!)

1. O que significa você “vomitará o pouco que comeu”? (Você fica achando que a comida lhe beneficiou. Mas, ao concluir que seu anfitrião estava mais preocupado com o quanto ele deve ter gasto em sua refeição - o mal-estar, que isso causa em você, anula o bem da refeição que você comeu.)

D. Leia Provérbios 24:3-4. Tivemos apenas dois exemplos de situação, na qual uma pessoa fica muito focada em comida. O que isso tem a ver com construir casa? (A sabedoria motiva você a pensar nas coisas, em sua verdadeira dimensão. Quando você entende a verdade, você constrói a "casa" na sua vida e a preenche com tesouros verdadeiros.)

1. Considere o primeiro exemplo: a pessoa fica tão interessada em comer, que não presta atenção para as circunstâncias da refeição. O que construiria a casa dessa pessoa? (Com relação à autoridade, olhar para além do alimento, dá-lhe sabedoria para agir.)

2. Considere o segundo exemplo, do ponto de vista do anfitrião: ele fica muito focado no quanto a comida lhe custou. Qual é a cura para isso? (O anfitrião precisa reconhecer seu egoísmo e deveria ficar feliz por oferecer coisas boas aos seus amigos. Se ele não ficar curado, você deveria lhe ajudar a pagar pela refeição.)

E. Leia Provérbios 23:12. Como podemos por em prática a sabedoria, em nossos corações? (Pelo estudo destes provérbios. Se você se vê nestes exemplos (assim como me vejo no provérbio sobre o homem mesquinho), então você precisa aprender a lição. O homem mesquinho é egoísta. Se você reconhecer a verdadeira natureza do pecado e afastar-se dela, você construirá sua casa!)

II. Gordura e Embriaguez

A. Leia Provérbios 23:19-21. Terminamos a discussão sobre uma refeição requintada. Mas, na verdade, essas lições não são sobre comida. Esses versículos falam sobre comida ou não? (Eles falam sobre manter nossos objetivos numa linha reta.)

1. Qual é o problema com comer e beber, excessivamente? (Isto te atrasa e te faz ficar sonolento. Cria o mesmo problema que dormir demais.)

2. Sem dúvida, as pessoas com sobrepeso, que lerem isto, irão dizer: “Espere um minuto! Sou uma máquina veloz. Estou bem para fazer meu trabalho”.  Outras dirão: “Conheço pessoas gordas (ou bebedoras) que são muito bem sucedidas." Como você explicaria este aparente conflito? (Esse texto, sobre ser justo e ficar rico, é semelhante a muitos que estudamos. Esses princípios são gerais. Aposto que todos aqueles que perderam peso “extra” concordarão que se sentiram mais vigorosos, depois de terem perdido peso.)

B. Leia Provérbios 23:29-30. O que o “demorar-se” bebendo vinho faz em você? (Pela manhã, você está com os olhos vermelhos e com dor de cabeça. Você acha que deu de cara em alguma coisa e nem percebeu. Estas ações criam tristeza e discórdia.)

C. Leia Provérbios 23:33-35. Que problema específico a Bíblia está abordando aqui? (Visão estranha ou distorcida, mente confusa, machucar-se e não se dar conta, acordar com ressaca e querer “outra bebida” são sinais de um alcoólatra ou de um bebedor compulsivo. Esta é uma evidência de que sua vida não está no bom caminho para cumprir seus objetivos.)

III. Os Méritos da Sabedoria

A. Leia Provérbios 23:22-23. O que significa “comprar” a sabedoria e não “abrir mão ” dela?  Estou dando de presente (na verdade, compartilhando) sabedoria nestas lições! Isso é um problema? (O texto diz para ser uma esponja, quando se trata de sabedoria. Sempre tento adquirir mais. Nunca perca de vista a sabedoria que você adquiriu. Ao escrever estes estudos estou ensinando-me mais sabedoria!)

1. De que fonte podemos obter sabedoria? (De pais tementes a Deus.)

B. Leia Provérbios 22:17-18. Que outros meios possuímos para obter sabedoria? (Encontrar uma pessoa sábia e prestar atenção ao que ela disser. Aplicar os ensinamentos a sua vida e torná-los parte dos seus pensamentos.)

C. Leia Provérbios 24:1. O que não devemos fazer quando procuramos por sabedoria? (Não devemos dar atenção aos ímpios.)

1. Pela sabedoria, por que devemos até mesmo considerar olhar para os ímpios? (Para não termos inveja do que eles possuem ou como eles vivem.)

D. Leia Provérbios 24:21-22. Que outra fonte de informação deveríamos evitar? (As palavras de insubordinados. Rebelar-se contra as autoridades é um problema sério. Atitudes de rebelião são prejudiciais ao seu bem-estar.)

1. Quem são os "dois” que trazem “repentina destruição” aos rebeldes? (O rei e Deus! Quero ficar do lado de Deus!)

E. Leia Provérbios 24:5. O que a sabedoria dá a você? (Poder e força.)

1. Isto parece contrário ao nosso ponto de vista natural. Normalmente, não dizemos que o pensamento nos dá músculos. (O poder verdadeiro vem da sabedoria e do aprendizado.)

2. Quando eu estava na escola, meus colegas ficavam mais focados no atletismo, ao invés de estudar. Nenhum deles cresceu e se tornou atleta profissional mas, vários obtiveram conhecimentos avançados, na forma de doutorado. Como podemos equilibrar o atletismo e o conhecimento?

F. Leia Provérbios 24:10. De que tipo de força estamos falando aqui? (Da sabedoria que vem de Deus. Quando enfrentarmos dificuldades, não deveremos olhar para nossas próprias forças limitadas mas, precisamos voltar-nos para Deus e para Sua força.)

1. Quando você enfrenta dificuldades, o que, exatamente, você quer que Deus faça, quando procura por Ele? (Muitas vezes, procuramos por Sua direção, pois queremos saber o que fazer.  Em muitos casos, Deus já nos disse o que fazer, em Provérbios.)

G. Leia Provérbios 24:17-18. Gosto de tripudiar quando Deus derrota meus inimigos! Qual é o problema com isso? (Deus derrotou meus inimigos então, por que estou regozijando? Não devemos ter este tipo de atitude.)

H. Leia Provérbios 24:11-12. Que atitude deveríamos ter para com aqueles que estão no caminho errado? (Deveríamos tentar libertá-los.)

1. O que a frase “sendo levados para a morte” acrescenta na nossa compreensão de nossos esforços para libertá-los? (Quer dizer que os ímpios os estão conduzindo pelo caminho errado. Podemos enfrentar a oposição dos ímpios.)

2. Este é um texto favorito para aquelas pessoas que se opõem, ativamente, ao aborto. Qual é a desculpa inválida? (Alegar ignorância - quando deveríamos ter sabido.)

I. Amigo, a verdade é que precisamos estar mais alertas. Precisamos estar atentos, quando se trata de comer e beber e, atentos as nossas circunstâncias. Ganhar sabedoria nos ajuda a conhecer a verdade. Você vai se decidir, hoje, a buscar a verdade, através do esforço para ganhar mais sabedoria?

IV. Na próxima semana: "Por Trás da Máscara"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: