sábado, 31 de janeiro de 2015

Lição 06 - O Que Você Vai Receber Não é o Que Está Vendo


(Provérbios 14-15) 

Introdução: Os computadores começaram a me interessar a partir do momento em que eles se tornaram acessíveis ao público. Lembro de ter comprado um "Timex Sinclair" que tinha 2K de memória. Depois de tê-lo comprado, decidi que seria melhor utilizá-lo como batente de porta. (Ele tinha um formato de cunha.) No início, eu achava difícil entender o que os computadores poderiam  fazer, para tornar a vida melhor. Sabedoria baseada na Bíblia é assim. Não percebemos o quanto aperfeiçoamos nossas vidas, quando seguimos nos caminhos de Deus. Esta semana, nosso estudo em Provérbios nos ajudará a entender melhor o que significa ter qualidade de vida, de acordo com a vontade de Deus. Vamos pular para nosso estudo!

I. Como Avaliar Conselhos

A. Leia Provérbios 14:1. O que esse versículo diz sobre ser sábio? (Pessoas sábias constroem coisas.)

1. O que os insensatos fazem? (Eles destroem as coisas.)

2. Este é o princípio geral da vida?  Se você não tem certeza se uma idéia é sábia ou insensata, biblicamente, seria útil perguntar se ela constrói ou destrói? (Acho que isso está certo.)

3. Minha filha e eu estávamos discutindo acerca dos ateus e porque evangelizar os não crentes, destruindo assim, a religião. Minha filha perguntou: “Se você aceitar seus pontos de vista, e eles estiverem certos, qual é o benefício?”  Por outro lado, se você aceitou o cristianismo, qual é o benefício, se eles estiverem certos?

B. Leia Provérbios 14:2. Qual é a diferença da atitude de quem anda por caminhos justos e de quem segue por caminhos enganosos? (Um teme a Deus, o outro O despreza.)

1. Este é outro princípio geral da vida? (Acho que sim. Você pode avaliar uma pessoa e suas idéias, verificando suas atitudes em relação a Deus.)

C. Leia Provérbios 14:3. A Bíblia é contra a liberdade de expressão? (Não. Isso aponta para o resultado de ser sábio versus ser tolo.)

1. Este é um outro princípio geral da vida? Se você quiser determinar se uma pessoa está lhe dando bons conselhos, você deve observar como a vida desta pessoa está funcionando? (Sim! Você não precisa saber muito sobre a essência do conselho, para perceber se ele é bom. Basta verificar como ele funciona, para a pessoa que está dando o conselho! Agora, nós temos tres regras para avaliar um conselho: a) ele constrói; b) a pessoa confia em Deus; e, c) a vida da pessoa que dá o conselho está dando certo?)

D. Leia Provérbios 14:6-7. Quando Provérbios diz “mantenha-se longe” do insensato, isso significa evitar associar-se com uma pessoa tola? (Significa, no mínimo, não aceitar conselhos de uma pessoa tola.)

1. Quando o versículo 6 diz que o conhecimento vem facilmente ao que tem "discernimento”, o que significa ter discernimento? Que distinções o sábio pode perceber, que outras pessoas não conseguem? (Por um lado, ele presta atenção se o conselho vem de uma pessoa insensata ou não.)

E. Leia Provérbios 14:8. Você já ouviu alguém dizer: “Não dê atenção ao passado, porque não há nada que você possa fazer sobre ele”? Isto é verdade? (Apenas em parte. Você pode aprender com o passado. Uma pessoa prudente e discernida tem idéia de como ela tem vivido e isso lhe dá a direção para o futuro.)

F. Leia Provérbios 14:11. Por que o ímpio tem uma "casa", enquanto o justo tem, apenas, uma "tenda"? Não se deveria supor ser, exatamente, o oposto? (O ponto é que os justos podem não começar com muita coisa. Mas, Deus os abençoa e constrói sobre o que eles têm, se eles forem sábios. Isso mostra que a pessoa, biblicamente sábia, edifica sobre o que ela possui.)

II. Sabedoria e Riqueza

A. Leia Provérbios 14:20-21. Você sente "antipatia" pelas pessoas necessitadas? O que esses dois versículos dizem sobre sua atitude acerca dos ricos e dos necessitados? (O coração natural gosta dos ricos, porque pode obter algo deles - talvez, até mesmo, usar suas coisas. Mas, o pobre pode intimidar você ou o que você tem. Eles podem querer alguma coisa.)

1. O que Provérbios diz sobre a atitude que devemos ter quanto a isso? (Seremos felizes se tratarmos com bondade os necessitados.)

B. Leia Provérbios 14:31. Qual é a razão para recebermos bênçãos, quando ajudamos os necessitados? (Deus se identifica com eles, porque Ele é Seu Criador.)


C. Leia Provérbios 14:23-24 e Provérbios 14:26. Ser rico é sinal de ser (ou ter sido) sábio. Não ter riqueza sugere a pessoa tola, que mais fala do que faz. Como você concilia isso, com a instrução de que devemos ser bondosos com os necessitados?

1. De acordo com nosso estudo, a "cura" para os necessitados é temer a Deus, deixar de ser tolo e de falar demais e, começar a trabalhar. O que devemos fazer, se estamos seguindo as instruções para sermos gentis com os necessitados?

2. Esta semana eu estava parado num semáforo, em meu novo e reluzente carro, agradecido a Deus, de cima a baixo, por Sua bondade comigo. Um mendigo de meia-idade estava sentado ao lado da rodovia, fazendo alguns sinais que, presumo eu, era para pedir dinheiro. Resolvi dar-lhe dinheiro - apenas por causa do enorme contraste de nossas situações. Mas não consegui fazê-lo, porque ele não se levantou. O que você acha? Eu agi certo ao não lhe dar o dinheiro, quando considerei que ele não estava trabalhando e nem mesmo disposto a fazer esforço para  levantar-se?

a. Leia Provérbios 15:3. Que fator importante este versículo acrescenta a minha pergunta, com respeito ao mendigo? (Deus não julga somente a mim mas Ele,  também, está ciente da situação do mendigo.)

b. Leia Provérbios 15:19. Quem coloca espinhos no caminho do preguiçoso (do ocioso)? (A lei de Deus, para a vida. Para mim, parece que não devemos remover os "espinhos" que resultam de uma vida preguiçosa mas, devemos ser bondosos com os necessitados, de um modo coerente com o ensino de Provérbios - ensinando-lhes a ter melhor qualidade de vida.)

c. Como você aplicaria isto, a minha situação com o mendigo, no semáforo? (A melhor coisa que podemos fazer pelos mendigos é conhecê-los. Isso nos ajudará a aplicar os princípios bíblicos em suas vidas. Se eu apenas der algum dinheiro a um mendigo, não poderei saber se o estou ajudando ou prejudicando.)

D. Leia Provérbios 15:6 e Provérbios 15:16-17. Por que a riqueza nem sempre é uma coisa boa? (Você precisa ser capaz de lidar com ela. Talvez, se confiarmos em Deus, Ele nos dê a quantidade de dinheiro com a qual poderemos lidar. Se a riqueza trouxer tumulto e ódio, então, é melhor não tê-la.)

III. A Língua

A. Leia Provérbios 15:1-2. Você já chegou a desenvolver o hábito de considerar, cuidadosamente, suas palavras quando participa de uma conversa difícil?

1. Como pode fazer diferença no resultado de um situação, a forma como escolhemos nossas palavras? (Ser gentil baixa a temperatura da ira. Ser ríspido, piora as coisas.)

B. Leia Provérbios 15:4. Nossas palavras podem afetar a saúde das outras pessoas? (Sim. Podemos melhorar ou piorar a saúde de uma pessoa, pelo modo como falamos com ela.)

C. Leia Provérbios 15:7. Que outra coisa positiva suas palavras podem trazer? (Conhecimento para os outros!)

D. Leia Provérbios 15:18. O que isso tem a ver com a língua? (Isso está relacionado com nossa discussão anterior, quanto a considerar, cuidadosamente, suas palavras. Um homem irritável fica louco e deixa escapar palavras sobre as quais irá lamentar mais tarde. Um homem paciente reserva tempo para selecionar, cuidadosamente, suas palavras.)

E. Leia Provérbios 15:22. Se somos sábios, por que precisaríamos dos conselhos dos outros? (Isso, provavelmente, tem muito a ver com orgulho. Você acha que está certo e se determina a prosseguir. A Bíblia diz que, obter o ponto de vista de outras pessoas sábias, ajudará você a ter sucesso com seus planos.)

F. Leia Provérbios 16:7. Como isso funciona: você agrada a Deus, Ele agarra seus inimigos pelo pescoço e faz com que eles se comportem? (Não acho que isto esteja se referindo à intervenção divina, apesar de que possa ser possível. Em vez disso, acho que Deus já "interveio", dando-nos esses provérbios. Se nós os seguirmos, especialmente aqueles que falam sobre a língua, viveremos em paz com nossos inimigos.)

G. Leia João 15:18-19. Como podemos harmonizar estes versículos e viver em paz com nossos inimigos? (O mundo não vai gostar de nossas idéias, pois elas se apresentam como uma repreensão ao seu modo de vida. Mas, a nível pessoal, se seguirmos os conselhos de Provérbios, viveremos em paz com nossos inimigos.)

H. Amigo, você gostaria de ter menos conflitos em sua vida? Você gostaria de ter uma vida mais agradável? Selecione, sabiamente, o conselho que você vai seguir e, siga-o! Por que não se decidir a fazer a mudança agora mesmo?

IV. Na próxima semana: "Como Lidar com as Contendas" 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: