sábado, 17 de janeiro de 2015

Lição 04 - Sabedoria Divina


(Provérbios 8 e 9) 

Introdução: A verdade varia para cada pessoa? Alguém escreveu, recentemente, para mim que “existem muitos caminhos na vida”, ao que respondi, “mas apenas um leva ao destino certo”. Os advogados entendem isto de forma intuitiva. "Estado de direito" significa que você tem apenas uma lei. Os governantes não podem fazer o que querem. Nem tampouco os governados podem. Em vez disso, estamos de acordo, quanto ao que deveria ser o estado de direito para um país. Você pode discordar quanto ao modo de aplicá-la, mas só poderá haver uma lei, se quisermos ter qualquer senso de ordem. Nosso estudo em Provérbios, nessa semana, é sobre sabedoria. Deus opera baseado no estado do direito e, a sabedoria é uma norma sobre como viver.Vamos pular para dentro de nosso estudo, na Bíblia, e descobrir mais!

I. O Chamado da Sabedoria

A. Leia Provérbios 8:1-3. Ao que a sabedoria é comparada, aqui? (A duas coisas, no mínimo: ao discernimento e  a alguém buscando atenção.)

1. A sabedoria clama dos “lugares altos”, “nos cruzamentos”, “ao lado das portas” e, “à entrada” da cidade. Como devemos entender estas diferentes referências geográficas? (Em todos estes  lugares a sabedoria encontrará ouvintes. São lugares onde as pessoas se encontram.)

a. A sabedoria contratou uma boa equipe de relações públicas! Qual é a mensagem teológica? (Que o homem não tem desculpa por desperdiçar a mensagem bíblica da sabedoria.) 

B. Leia Provérbios 8:4-5. Aqui, que outra desculpa é eliminada, para aqueles que não têm cuidado com o chamado à sabedoria? (O argumento é que algumas pessoas são muito estúpidas ou muito tolas para entender a sabedoria. Ela está, verdadeiramente, disponível para todos.)

II. A Mensagem da Sabedoria

A. Leia Provérbios 8:6-8. Que tipo de mensagem a sabedoria produz? (Verdade e justiça. Ela jamais dirá palavras más ou distorcidas ou perversas.)

1. Será que isto permitirá várias versões de sabedoria, algumas das quais se contradizem?

B. Leia Provérbios 8:9. O que isto sugere, sobre a razão pela qual alguém levaria sua vida por caminhos que não são sábios? (Uma pessoa com falta de discernimento ou conhecimento poderia rejeitar a mensagem.)

1. Pensei que havíamos encontrado a solução e que só mesmo os tolos e os estúpidos poderiam alcançar sabedoria? (A parte importante é "alcançar". Você tem que querer entender a sabedoria de Deus. Ela estará disponível para todos aqueles que quiserem entender.)

III. A Recompensa da Sabedoria

A. Leia Provérbios 8:10-11. Por que a maioria das pessoas quer prata, ouro ou rubis? (Eles representam segurança, dignidade e felicidade.)

1. O que isto nos ensina sobre a sabedoria? (Que ela traz estas coisas (segurança, dignidade e felicidade ) e muito mais!)

B. Leia Provérbios 8:18-21. Como você explica a relativa pobreza de Jesus e Seus discípulos? (Se Jesus tivesse vindo aqui na terra, como um rei, poderíamos argumentar que Ele não foi tentado de todos as formas, pelas quais nós somos. Veja Hebreus 4:15. Jesus teve muitas desvantagens. Penso que o ensinamento comum, na Bíblia, é que a obediência a Deus traz prosperidade.)

C. Leia Provérbios 8:12. A Bíblia parece dizer que a sabedoria é um  conjunto de virtudes onde estão incluídos prudência, conhecimento e discrição. O tolo carece de prudência e discrição. É justo dizer que o tolo pode ganhar a sabedoria de Deus? (Acho que isso é outra sugestão: que a sabedoria de Deus nos transforma. Ela joga fora nossas loucuras, inclui "conhecimento e discrição”, que são os companheiros próximos da prudência.)

1. Você conhece uma pessoa que tenha sabedoria: conhecimento, discrição, e prudência? Como esta pessoa vive no mundo?

D. Vamos pular para o próximo capítulo, por um momento. Leia Provérbios 9:10-12. Qual é a conexão entre a sabedoria e a leitura da Bíblia?

1. Com o que mais a sabedoria nos beneficiará? (Não teremos apenas segurança, dignidade e felicidade mas, viveremos mais tempo! A sabedoria tem uma recompensa.)

IV. A Fonte da Sabedoria

A. Leia Provérbios 8:13. Vamos ser honestos por um momento. Você não  se sente atraído para o mal (pecado)? Por que Tiago nos disse “resistam ao diabo” (Tiago 4:7) e Hebreus se refere aos “prazeres do pecado” (Hebreus 11:25), se o pecado não fosse atraente?

1. Se você não sente atração por alguns pecados, então, como Salomão pode dizer "odeio o mal"?  

2. Quem é o “eu” em “odeio o orgulho e a arrogância”? (Se você olhar Provérbios 8:12, verá que o “eu” é a sabedoria. À medida que avançarmos no caminho da sabedoria, viremos a odiar o mal. Por que? Porque compreenderemos melhor as suas consequências.)

3. Observe que a sabedoria odeia o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso. Quão comuns são o orgulho e a arrogância?

B. Veja, novamente, o início de Provérbios 8:13 e Provérbios 9:10. Quem é a fonte de toda verdadeira sabedoria? (Deus. Precisamos ir para a fonte certa.)

C. Leia Provérbios 8:22-23. Que tipo de linhagem a sabedoria possui? (Ela foi a primeira das obras de Deus! Ela já existia antes de Deus criar o mundo.)

1. O que isso sugere sobre a importância de ter sabedoria?

D. Leia Provérbios 8:24-29. O que está sendo descrito aqui? (A criação de Deus.)

1. O que o relato da criação tem a ver com sabedoria? (Isso revela o choque de visões no mundo. Ou você acredita que a Terra e todas as criaturas surgiram por acaso e da força bruta (seleção natural), ou acredita que um Deus inteligente, que tem regras para tudo, nos criou. Sua escolha, entre estas duas visões que se contrapõem drasticamente, tem um forte efeito no modo como você vê o mundo.)

E. Leia Provérbios 8:30-31. Quem ajudou Deus, na criação? (A sabedoria! Pense sobre isto. Você pode avaliar a sabedoria de Deus - o tipo de pensamento que conduziu a criação do universo!)

V. O Caminho da Sabedoria

A. Leia Provérbios 9:1-6. Isto aqui pinta o quadro da sabedoria de viver em uma grande casa, não fazer dieta e receber ajuda no trabalho doméstico. Por que? (Viver sabiamente é viver bem. Isso nos diz que a sabedoria é um estilo de vida. Não é apenas uma decisão isolada mas,  um meio de viver bem.)

B. Leia Provérbios 9:7-8. Note que, agora, nós passamos para alguns conselhos bem específicos sobre como aplicar sabedoria. Quem é o escarnecedor? (Aquele que zomba de Deus e ridiculariza Seus caminhos.)

1. Considere isso por um momento. Nós não fomos chamados para evangelizar pecadores? O que isso nos diz? (Acho que precisamos pedir para o Espírito Santo nos dar discernimento para essa aplicação. Repreender ou corrigir alguém que quer aprender é uma coisa. Mas, repreender ou corrigir pessoas hostis é incumbência para tolos - elas, somente, irão te odiar mais. Devemos ser inteligentes e não desperdiçar nossos esforços com aqueles que estão determinados a se opor a nós.)

C. Leia Provérbios 9:9. Quem está aberto à instrução, para adquirir mais sabedoria? (Os sábios e os justos.)

D. Considere os últimos versículos. O que devemos levar em consideração ao evangelizar alguém? (Precisamos nos concentrar naqueles que querem vir para Deus e estão curiosos para aprender. Acho que as igrejas deveriam concentrar-se nos visitantes. Se alguém que mora na vizinhança visitar a igreja, deveria haver um plano para captar  informações dessas pessoas como nome, endereço e telefone e, então, dar acompanhamento a elas, em particular. Que tal colocar em prática uma forma de acompanhamento para aqueles que visitam o website de sua igreja?)

VI. Adquirindo Sabedoria

A. Leia Provérbios 8:32-34. Considerando o que foi estudado, anteriormente, vimos que Deus é a fonte de toda a verdadeira sabedoria e, nós encontramos Sua sabedoria na Bíblia. Que tipo de esforço devemos empregar, a fim de alcançar sabedoria? (É um esforço diário e concentrado.)

B. Leia Provérbios 8:35-36. Discutimos como a sabedoria traz vantagens materiais. Qual é a retribuição final para quem se esforça por adquirir sabedoria? (Você desfruta do favor de Deus. Você encontra vida, evita danos e  morte.)

C. Amigo, você gostaria de aprimorar sua vida? A sabedoria de Deus é a chave. Você vai decidir torná-la uma meta diária, estudar sua Bíblia, com o fim de se tornar mais sábio nos caminhos de Deus? Por que não assumir este compromisso agora mesmo?

VII. Na próxima semana: "As Bênçãos dos Justos" 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: