domingo, 11 de janeiro de 2015

Lição 03 - Uma Questão de Vida ou Morte


(Provérbios 6 e 7) 
Introdução: Li, nesta manhã, um artigo sobre um comício de ateístas. Na reunião, eles tiravam sarro de Jesus e comparavam o direito dos movimentos ateístas com o movimento pelos direitos homossexuais. O escritor do artigo assinalou que, nas manifestações homossexuais, não há zombaria, com relação aos casamentos heterossexuais. Por que os ateístas zombam dos cristãos? Tenho observado que alguns ex-membros de minha igreja não apenas a abandonaram, mas eles  atacam e debocham dela. Por que isto? Acho que isso tem a ver com um dos pontos de nossa lição: nosso ensino religioso permanece em nós, como uma criança. Aqueles que deixam o caminho dos seus ensinamentos se sentem culpados e, então, tiram sarro de suas antigas crenças, para ajudá-los a "superar". Vamos pular para nosso estudo bíblico e ver que coisas novas podemos descobrir sobre formação religiosa!

I. Mandamentos Atados ao Pescoço

A. Leia Provérbios 6:20-21 e Provérbios 7:3. Com respeito aos ensinamentos que seus pais lhes deram, o que significa para você “atá-los ao redor do pescoço” e “amarrá-los aos seus dedos"? 

B. Leia Deuteronômio 6:6-9 e Provérbios 3:3. Vamos fazer um balanço. Somos instruídos a manter o ensino junto ao coração, em torno de nosso pescoço, amarrado as nossas mãos (dedos) e testas e em nossas portas e portões. São muitos lugares. Você vê um padrão aqui? (O pescoço é a porta de entrada do corpo e, portões e portas são o caminho para entrar em sua casa. Seu coração e testa são símbolos do que você pensa e, suas mãos, símbolos do que você faz. Acho que a mensagem diz que tudo o que nós permitirmos dentro de nossos lares e mentes e, o que pensarmos e fizermos, deveriam ser executados através do filtro da Palavra de Deus.)

1. Qual é a lição, se você é pai (ou mãe) tentando descobrir como educar seus filhos? (Precisamos aproveitar todas as oportunidades para falar com nossos filhos, sobre a vontade de Deus.  Mas, precisamos ter um cuidado especial  quanto aos  “pontos de entrada” de sua aprendizagem.)

2. Alguma vez você teve que comparar dois documentos, para ver se eles eram diferentes? Esta idéia se aplicaria aqui? (Acho que isto é uma lição. Você compara o que pensa e faz, o que você deixa entrar em sua casa e seu corpo, com o que está escrito na Palavra de Deus e com o que seus pais lhe ensinaram. É fácil sair da trilha, se você não estiver comparando, constantemente.)

3. Imagine se você tivesse tal educação e fosse ateísta? (Seria um tumulto constante.)

C. Leia Provérbios 6:22-23. Se estivermos dispostos, como as instruções de nossos pais nos ajudarão? (Elas nos protegem o tempo todo, iluminando o caminho que conduz à vida.)

1. Isto soa como uma frase romântica: “iluminando o caminho que conduz à vida”. Em termos práticos o que isso significa? (Quantas vezes falhamos, mesmo pensando meticulosamente? Quantas vezes esquecemos coisas essenciais? Nossas decisões determinam a qualidade de nossas vidas e Provérbios nos diz que, aquilo que nossos pais nos ensinaram, sobre a Palavra de Deus, nos ajudará a tomar decisões , plenamente, fundamentadas.)

II. A Vida é como Pão

A. Leia Provérbios 6:23-24. Agora, nós temos uma ilustração sobre como o ensinamento na infância (e a disciplina) podem nos ajudar. O que sugerem os  “falsos elogios”{da mulher leviana}? (É agradável ouví-los.)

B. Leia Provérbios 6:25. Quais são os outros problemas? (Sua beleza e cobiça.)

C. Leia Provérbios 6:26. Pão é bom! Qual é o problema em ser um pedaço de pão? (Minha versão da NVI diz que “a prostitua reduz você a um pedaço de pão.” Seu destino é ser utilizado e, em seguida, substituído. Você é devorado.)

1. O que você acha que isso significa - comparando-o a um pedaço de pão? (Vamos considerar um par de possibilidades. Primeiro, a imoralidade irá consumí-lo. Tira muito de você. Segundo, você está, apenas, sendo usado. Você atende a uma necessidade de momento mas, depois que você é "consumido", outra pessoa segue em frente.)

D. Leia Provérbios 6:27-28. Será que alguém acha que pode colocar fogo no peito, sem se queimar? (Pessoas que têm casos amorosos acham que serão capazes de mantê-los em segredo. É um segredinho divertido. Provérbios nos ensina que é uma idéia boba.  O segredo será descoberto e você vai se queimar.)

E. Leia Provérbios 6:30-35. Estes versículos traçam um paralelo entre roubar para comer e roubar "amor". Como as pessoas reagem a estes dois diferentes pecados? (As pessoas entendem porque alguém roubaria para comer mas, não compreendem o adultério. Se você roubar comida, existe uma pena estabelecida. Se alguém roubar o cônjuge de outra pessoa, a si mesmo se destrói.)

F. Por um momento, vamos examinar a realidade apresentada aqui. Compare Deuteronômio 17:17 com 1 Reis 11:3-4. Isto é o cúmulo da hipocrisia: um cara que dormiu com 1.000 mulheres, pregando um sermão para nós, para que mantenhamos nossos olhos, mentes e mãos, longe de alguém que não sejam, unicamente, nossos cônjuges? (Obviamente, há uma lacuna significativa entre a instrução do nosso professor e sua performance. Entretanto, 1 Reis nos diz que Salomão foi desviado por suas esposas. Salomão sabia do que estava falando.)

1. Leia Mateus 23:2-3 e Mateus 7:15-18.  Como conciliar estas duas idéias? (Frequentemente, eu brinco sobre a hipocrisia ser subestimada. Existem pessoas más, que fazem coisas más - você deveria evitar seus ensinamentos. Ao mesmo tempo, existem pessoas cujas vidas não coincidem com seus ensinamentos, mas elas ensinam o que é certo. Salomão estava dando os conselhos certos.)

III. A Analogia

A. Leia Provérbios 7:10-14. Por que esta mulher mencionaria “ofertas de comunhão”? (Isto sugere uma máscara de verniz na prática religiosa. Tudo bem, porque somos religiosos.)

B. Leia Provérbios 7:18-20. Na introdução, discutimos sobre formação religiosa. Agora, estamos mergulhados em adultério e prostituição, por meio de muitos versículos. As 1.000 mulheres do rei Salomão, realmente, gastaram tanto espaço, por causa da questão da infidelidade conjugal?

1. Olhe estes versículos, cuidadosamente: que argumentos esta mulher estava usando? (Isso vai ser divertido e posso provar que não será perigoso.)

C. Leia Provérbios 7:22-23. Será que sexo fora do casamento causa danos ao fígado? É, realmente, como cometer suicídio? (Acho que Salomão estava falando de um quadro mais amplo. Ele nos disse que o pecado e a falsa crença têm um atrativo real. Existe uma pseudo-lógica, uma pseudo-espiritualidade e, uma promessa de prazer. Mas, tudo leva a uma morte dolorosa.)

D. Leia Zacarias 5:6-8. Ao que a iniquidade do povo é comparada? (A uma mulher.)

E. Leia Zacarias 5:9-11. Por que você construiria uma casa, para uma cesta? (Isto, obviamente, é simbólico. A mulher representa o mal e, Babilônia será o anfitrião, o lugar onde habitará o mal.)

F. Leia Provérbios 7:24-27. Levando em consideração Zacarias, você acha que esses versículos estão abordando a questão do pecado sexual? (“Uma grande multidão” não parece se encaixar na nossa história original de um jovem caminhando para a casa de uma prostituta (Provérbios 7:7-8). Em vez disto, soa como pecados em geral.)

1. Estes versículos começam com “dê atenção” e terminam dizendo que isso leva à morte.  Por que você insistiria para alguém prestar atenção a algo que o levaria a morte?

2. Quão rápida é a morte proveniente do pecado? (Aparentemente não tão rápida para garantir, automaticamente, a atenção. Meu filho é médico e ele diz que quando dá conselhos médicos para pacientes com câncer, eles ficam muito atentos e fazem o que ele recomenda. Por outro lado, pacientes com síndrome metabólica (pressão alta, colesterol alto, elevada taxa de açúcar no sangue, que leva ao diabetes) não prestam atenção e, raramente, fazem o que ele sugere. Ambos levam a morte e, diabetes pode significar morte dolorosa. Por que a diferença? (Pacientes com câncer acham que enfrentarão a morte agora e, os que têm síndrome metabólica acham que têm muito tempo.)

3. Começamos falando de instrução para nossos filhos. Isso é parte do problema - estamos falando como o pecado leva a morte e, eles ficam pensando: "eu não vou morrer tão cedo”?

a. Se eu estiver certo, o que deveríamos ensinar para nossos filhos? (Deveríamos, ainda, falar sobre o resultado final do pecado, mas acho que é melhor nos concentrarmos no resultado negativo imediato do pecado.)

4. Um passo atrás, por um momento. Uma das minhas queixas, na minha juventude, era o foco no pecado, ao invés de focar na graça.  Será que eu (nós) caímos no erro da geração anterior? (Acredito que ambas as mensagens são apropriadas para nossos filhos: graça e julgamento para aqueles que recusam a graça.)

G. Amigo, você vai levar a sério a tentação, em sua vida? Você vai levar a sério a instrução religiosa de seus filhos? Estas são questões de vida ou morte!

IV. Na próxima semana: "Sabedoria Divina"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: