domingo, 4 de janeiro de 2015

Lição 02 - “Dos Ouvidos aos Pés”


(Provérbios 4-6) 
Introdução: Uma dica que compartilho com jovens pastores é que os sermões precisam ser preenchidos com histórias. Isso pode parecer ilógico. Se você tiver 20-30 minutos para um sermão, você precisa embalar a parte comestível, tanto quanto possível, e evitar as penugens, certo?  Errado! Lembro-me de um pregador que passava de um texto bíblico para outro, para poder bater seu ponto. Nenhum grama de “gordura” em seu sermão. Porém, uma hora mais tarde, ninguém conseguia lembrar o que ele dissera. Se seu sermão foi ouvido, não colou. As pessoas escutam as  histórias e estas fazem valer o momento. Lembrando um ponto que ajuda a modelar suas decisões: Jesus demonstrava isso em Sua parábolas. Ouvir, para tomar decisões certas, é o ponto de partida de nossa lição, nesta semana. Então, vamos pular direto para nosso estudo bíblico!

I. Prestando Atenção e Saúde

A. Leia Provérbios 4:20. Qual é a coisa mais importante para quem fala? (Ter alguém  "prestando atenção".)

1. Você acha que isto é mais fácil, hoje em dia, do que quando você era jovem? (Nos dias de hoje, os vídeos e os "smartphones" são uma verdadeira concorrência, para ter alguém prestando atenção.)

B. Leia Provérbios 4:21. Qual é a segunda coisa importante, para quem fala? (Que suas palavras não sejam esquecidas. Que sejam colocadas em prática.)

C. Lembro de um estudo no qual foi constatado que a capacidade de concentração dos jurados é de sete minutos. Imaginem só! Um ambiente estranho, um tribunal,  onde vidas ou propriedades particulares dependem de sua decisão e, sua capacidade de concentração é de apenas sete minutos! Imagine o que significa isto na igreja. Eu mencionei histórias porém, o que mais você pode fazer para estimular alguém a prestar atenção nas suas palavras? (Tanto na minha classe bíblica, quanto nas aulas de Direito, eu me movimento muito quando ensino. Fazer muitas perguntas, pedir a participação do público, manter um estado de espírito alegre e recursos visuais são tudo parte de minha estratégia, para manter o auditório focado. Você deve ter notado que grande parte da Bíblia é composta de histórias.)

D. Leia Provérbios 4:22. Aparentemente, esta é uma afirmação estranha. Você quer que os outros aprendam com você, mas o resultado tem a ver com vida e saúde. Você está ensinando sobre nutrição? (Lembre-se que o assunto é a sabedoria de Deus. Seguir os planos de Deus para sua vida promove a longevidade (veja Provérbios 3:1-2) e   mais saúde (veja Provérbios 3:7-8).)

1. Quando Provérbios 4:22 promete “saúde para todo o seu ser”, você acha que isso inclui saúde mental?

E. Leia Provérbios 1:1, Eclesiastes 9:5 e Eclesiastes 9:9. Provérbios nos diz que Salomão foi o escritor/editor de Provérbios. Estes textos, em Eclesiastes, soam como se tivessem sido escritos por alguém com perfeita saúde mental? (A leitura dos escritos de Salomão me fazem pensar que ele sofria de depressão. Eclesiastes 9:5 é, frequentemente, citado com respeito ao estado dos mortos, mas isto não faz sentido para mim, porque a frase seguinte diz que aos mortos “não haverá mais recompensa”. Nenhum cristão, que acredite no céu, acha que os mortos em Jesus “não terão recompensa”. Essa afirmação é de um homem deprimido.)

1. Se eu estiver correto, que o rei Salomão sofria de depressão, o que isso diz, sobre a declaração dele, de que a sabedoria dá “saúde a todo o corpo do homem”? (Isso dá maior credibilidade as suas palavras. Uma pessoa que sofre de depressão entenderia a vantagem de seguir a sabedoria de Deus. Sabemos que Salomão nem sempre seguiu seus próprios conselhos. Assim, ele entendeu que seguir o caminho de Deus ajuda a lidar com as questões de saúde.)

F. Leia Provérbios 4:23-25. Quando você ouve palavras de sabedoria e tenta colocá-las em ação, o que você deveria fazer, ao mesmo tempo? (Você precisa tomar algumas ações defensivas. Você precisa guardar o que vem a sua mente (seu coração). Isso tem a ver com o que você vê, com seus objetivos e com o que você diz.)

II. Fidelidade e Prosperidade

A. Leia Provérbios 5:1-4. Por que as pessoas têm relações sexuais fora do casamento? (Gostamos de doçura. Estes versículos sugerem atração.)

1. Por que a “voz suave” faz parte disto? Duvido que a maioria das pessoas que têm casos de amor, os tem por causa da habilidade de falar em público! (Acho que a maioria das pessoas têm seus casos por causa do ego. É um grande elogio que alguém que não seja seu cônjuge esteja atraído por você. É aí que a “voz suave ”torna-se relevante.)

2. Qual é o fim da doçura e da massagem no ego? (Amargura.)

3. O que você acha que significa espada de dois gumes? (Aquele(a) com quem você tem um caso te fará sofrer.) 

B. Leia Provérbios 5:7-8. Qual é o conselho prático para evitar ter um caso? (Não chegue perto! Fique longe!)

1. Esta é a reação da maioria das pessoas? (Você gosta de mel e de massagem no ego, então o coração natural começa a pensar que, mesmo tão próximo quanto possível, o perigo pode ser evitado.)

C. Leia Provérbios 5:9-10. Como este fatalidade se encaixa com a idéia da massagem no ego? (Ocorre, exatamente, o oposto. Você perde sua honra, sua dignidade, e sua riqueza.)

1. Salomão estava inventando ou isto correspondia a sua percepção da realidade?

D. Leia Provérbios 5:15-18. Esta é uma figura de linguagem interessante. O que a água traz? (Vida. A relação sexual traz vida. A idéia é que a relação sexual é algo especial entre marido e mulher.)

1. Minha esposa (sou casado há quarenta anos) assinala, regularmente, que mulheres cujos maridos as deixaram, estavam com seus cinquenta anos. Estes homens não se alegraram com a esposa de sua juventude. Por que não? (Geralmente, eles encontram uma mulher mais jovem. Este é o aspecto da “doçura” das coisas. A Bíblia diz que ela se transforma em fel. Talvez o fel chegue quando a nova esposa perceber que está casada com um homem velho! Casais que estão casados há muito tempo percebem a alegria duradoura no relacionamento - pelo menos, este é o objetivo.)

III. Prudência e Dinheiro

A. Leia Provérbios 6:1-2. Qual é o problema? (Você fez uma promessa de cumprir algo para seu amigo ou para seu próximo. Um exemplo comum seria avalizar um empréstimo para um amigo.)

B. Leia Provérbios 6:3-5. Qual é a solução para este tipo de problema? (Em primeiro lugar, não fazer isto!)


1. E se você já fez isto? O que o versículo 3 está nos dizendo com “insista, incomode seu próximo”? (Você precisa perseguir aquele a quem você concordou apoiar, com a certeza de que ele cumprirá suas obrigações. O amigo precisa ser perseguido até liquidar seu empréstimo.)

2. Que outra solução este texto nos dá? (Agir rapidamente. Ficar atento para resolver o problema.)

C. Leia Provérbios 6:6-7. Quem é aconselhado a observar a formiga? (A pessoa preguiçosa.)

1. Por que o texto assinala que a formiga não tem governante? (A formiga é "auto-suficiente”. Ela não necessita do auxílio de ninguém para trabalhar.)

a. Você acha que estes versículos dizem alguma coisa sobre a preferência de Deus, quanto a forma de governar? (Ele nos diz que o sucesso no trabalho não depende da intervenção do governo.)

D. Leia Provérbios 6:8. Por que é importante para a formiga "armazenar suas provisões no verão e, ajuntar seu alimento, na época da colheita"? (Quando existe trabalho, quando ele está disponível, a formiga faz o que é necessário.)

1. Qual é a lição para nós? (Não procrastinar {deixar para mais tarde}.)

E. Leia Provérbios 6:9-11. Li, recentemente, uma matéria que constatou que os americanos não dormem o suficiente. Esses americanos deveriam ler este texto e dar, eles mesmos, um tapinha em suas costas? 

1. Por que dormir é comparado a um ladrão armado? (A preguiça privará você de coisas - exatamente, como o ladrão. Apesar das estatísticas sobre o sono, este é um cuidado sobre deixar o trabalho para depois. Se você seguir nesse raciocínio, então a pobreza é um problema.)

2. Recentemente, finalizamos um estudo em Tiago, que tinha algumas aparas a dizer a respeito dos ricos. Enquanto os americanos podem não estar dormindo o suficiente, um estudo de 2013 mostrou que somente 58,6% estão trabalhando. O que isso sugere sobre a fonte da pobreza? (As pessoas precisam olhar para a formiga e trabalhar quando elas puderem.)

F. Amigo, nós temos feito progressos significativos! Em uma frase, o que podemos aprender? Ouça Deus, expresse Suas palavras, na prática, e você poderá gozar de saúde, ter um casamento melhor e mais dinheiro. Você vai tomar este caminho para o sucesso?

IV. Na próxima semana: "Uma Questão de Vida ou Morte"   

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: