sábado, 27 de setembro de 2014

Lição 1 - Tiago, Irmão do Senhor


(Lucas 2, Marcos 3, Atos 1, Tiago 1) 
Introdução: O que você prefere: estudar um tema ou um livro da Bíblia? Minha preferência é ensinar os livros, ao invés de temas. Por que? Porque Deus organiza os assuntos em ordem. Neste trimestre, estaremos estudando um livro! Mas, de todos os livros para ensinar, Tiago seria um concorrente para meu menos favorito.  Superficialmente, Tiago salienta as obras e, não, a graça. Ele parecia ter algum tipo de antipatia por aqueles que tinham dinheiro, mesmo que ele dissesse que fazer acepção é pecado. Algumas de suas declarações parecem contradizer outras, na Bíblia. Se você gosta de desafio, então temos um! Estamos sendo desafiados a estudar Tiago, intensamente, e tentar entender o que ele, através da inspiração do Espírito Santo, está, realmente, nos ensinando! Nesta semana vamos começar a aprender o cenário por trás de Tiago.

I. A Família

A. Leia Mateus 1:20-21. O que você acha que o pai de Jesus entendeu, sobre a missão de Jesus?

B. Leia Lucas 1:30-34. Que parte da mensagem do anjo Maria achou ser mais importante? (A parte sobre ela ter um bebê, mesmo ainda sendo virgem.)

1. Os pais de Jesus compreenderam Sua missão? (Os anjos deram uma mensagem incrível, aos pais de Jesus. Parecia ser uma mensagem tão grande, e eles estavam tão focados na vida real, que não conseguiram entender corretamente.)

C. Leia Lucas 2:41-43. Por que um menino de 12 anos de idade ficaria em Jerusalém? (Leia Lucas 2:45-47. Ele estava tendo um ótimo momento com os mestres judeus. Ele gostava de aprender.)

D. Leia Lucas 2:48. Qual a visão dos pais de Jesus sobre isto? (Eles pensaram que Jesus os maltratava. Eles estavam mais focados neles próprios, do que na obra de Jesus.)

E. Leia Lucas 2:49-50. Qual foi o problema, aqui? (Os pais de Jesus não compreenderam Sua missão.)

F. Leia Marcos 3:13-15. Por que Jesus escolheu discípulos para ficar com Ele? (Eles iriam ajudá-lO em Seu ministério.)

G. Leia Marcos 3:20-21. Lembre-se que Jesus nasceu numa família de classe trabalhadora. O que eles achavam de Jesus ter selecionado discípulos e atrair multidões? (Que Jesus estava fora de Si e precisava de alguém para “trazê-lO à força”.)

1. Os pais de Jesus entenderam o que estava acontecendo? (Eles devem ter entendido mas, aparentemente, não o fizeram.)

H. Leia Marcos 3:22. O que os líderes religiosos pensaram sobre o trabalho de Jesus? (Eles disseram que Jesus estava possuído por demônios.)

1. Se você fosse Jesus, como se sentiria sobre você mesmo? (Sua família acha que você está louco e precisa ser contido e, os líderes religiosos acham que você está possuído por demônios.)

I. Leia João 7:1-5. Isto aconteceu bem tarde, no ministério de Jesus. Que conselho os irmãos de Jesus estavam Lhe dando? (Que Ele Se mostrasse para o mundo e realizasse milagres que muitos poderiam ver e acreditar.)

1. Por que eles deram este conselho a Jesus? (Porque nem mesmo Seus irmãos estavam convencidos de que Ele era uma "figura pública" reconhecida.)

J. Leia Marcos 6:1-3. Jesus era o herói de Sua cidade natal? (Não! As pessoas estavam ofendidas, porque Jesus afirmava ser alguém especial.)

1. Observe os nomes dos meio-irmãos de Jesus. Parece que o meio-irmão mais velho de Jesus se chamava Tiago. Mais adiante, neste estudo, espero que você conclua que o autor do Livro de Tiago é o meio-irmão mais velho de Jesus. Dado o que aprendemos sobre a atitude dos pais de Jesus, Sua família e as pessoas de Sua cidade natal, que tipo de atitude você esperaria que Tiago tivesse sobre Jesus?

II. A Mudança

A. Leia Atos 1:10-11. Quando isto aconteceu no ministério de Jesus? (Jesus foi morto, ressuscitou, apareceu para Seus seguidores e, naquele momento, estava retornando para o céu.)

B. Leia Atos 1:12-14. Considere o que deve ter acontecido com a família de Jesus? (Eles estavam convencidos. Eles, agora, acreditavam que Jesus era o Messias e que Ele não estava louco.)

C. Leia 1 Coríntios 15:3-7. Quem era este Tiago? (Marcos 3:16-18 nos diz que dois dos discípulos de Jesus se chamavam Tiago. Marcos 6:3 nos diz que o meio-irmão mais velho de Jesus chamava-se Tiago. No entanto, como 1 Coríntios 15:7 colocou este Tiago à parte “dos doze”, isto parece ser uma referência ao meio-irmão mais velho de Jesus.)

D. Leia Gálatas 1:15-19. Paulo argumenta que ele recebeu, de Jesus, sua mensagem e, não de qualquer ser humano. O que este texto sugere de Tiago, o meio-irmão de Jesus? (Que ele era uma figura importante na igreja primitiva.)

E. Leia Gálatas 2:9. Quão importante era Tiago? (Ele era um “pilar” da igreja primitiva!)

F. Leia Atos 15:12-14 e Atos 15:19-21. Aqui, o que aprendemos acerca de Tiago? (Ele era o cabeça da igreja primitiva. Ele declara seu julgamento (aparentemente, em nome da igreja primitiva) quanto ao que deveria ser exigido dos gentios convertidos.)

G. Faz sentido para você esta transformação das atitudes de Tiago e sua importância na ascensão da igreja primitiva? (Sim. Tiago teve conhecimento, em primeira mão, da vida de Jesus, na Terra, desde o início.  Ele tornou-se convicto de que Jesus era o Messias. Sem dúvida, os pais de Tiago compartilharam com ele o que o anjo lhes havia dito. Segundo, parece natural que a igreja primitiva fosse atraída pelo irmão de Jesus. Eles tinham a mesma mãe. Eles poderiam ser parecidos. Talvez suas vozes fossem semelhantes. Jesus voltou para o céu mas, Seu irmão ainda estava aqui.)

H. Do ponto de vista probatório de um advogado, percebo que não tenho comprovado com perfeição que Tiago, o meio-irmão de Jesus, seja o escritor do livro que estamos estudando. Mas, esta é uma opinião majoritária e isto parece certo para mim.)

III. O Livro

A. Leia Tiago 1:1. Dado o que temos aprendido, esta introdução parece correta para você? (O que Tiago diz, sem dúvida, está correto. O que ele não diz é que me incomoda.)

1. Por que Tiago omitiu “e meio-irmão de nosso amado Jesus Salvador ”? (Ele era mais modesto do que a maioria de nós!)

2. Sua modéstia foi descabida? (A igreja primitiva achava que Tiago era, sem dúvida, especial, em parte por causa de sua relação com Jesus. Acho que esta relação deu-lhe uma posição especial, que ele deveria ter declarado. Talvez Tiago pensasse: “as pessoas já sabem, não preciso dizer”.)

3. Que significado você atribui ao fato de Tiago ter como alvo de sua carta, os judeus convertidos, ao invés dos gentios convertidos? (Isto, mais tarde, pode ajudar a explicar sua ênfase nas obras.)

B. Olhe, novamente, Tiago 1:1. O que sabemos sobre os judeus estarem “dispersos entre as nações”? (Leia Atos 11:19-21. Com a morte de Estevão começou uma “grande perseguição”, dentre os primeiros crentes e como resultado eles foram “dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria.” Atos 8:1.) 

C. Leia Tiago 1:2. Quantos de vocês querem alegria em suas vidas? Quantos querem provações? (Sem dúvida, queremos alegria e todos nós gostaríamos de evitar as provações. Lembre-se, o público de Tiago era aquele que teve que deixar suas casas para evitar a perseguição.)

1. O que Tiago disse é a relação entre alegria e provação? (Ele disse que devemos buscar alegria nas provações.)

D. Leia Tiago 1:3. Procurar por alegria nas provações parece contra-senso. Por que é razoável buscar por alegria? (As provações testam nossa fé e isto desenvolve a perseverança.)

1. Tenho que dizer que não coloco alegria e perseverança na mesma caixa! A perseverança traz à mente um problema persistente. Como considerar isto?

E. Leia Tiago 1:4. Como isto explica alegria? (Tiago nos diz que as provações nos ensinam a perseverar e, a perseverança nos dá todas as ferramentas que precisamos. O conhecimento disto é fonte de alegria.)

F. Amigo, você se identifica com esta lição?  Você é um dos que pensava que os ensinos de Jesus eram loucura mas depois, assim como Tiago, veio a ser um verdadeiro crente?  Talvez você seja aquele cuja família pense que está louco por causa de sua fé. Uma lição que aprendi na vida é que se sou “convertido” de um ponto de vista para outro, mantenho-me muito mais firme, no meu novo ponto de vista. Sem dúvida, Tiago era um crente firme. Você vai se juntar a mim, considerando o que Tiago tem para nós nos estudos que se seguem?

IV. Próxima semana: "O Aperfeiçoamento da Fé"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Lição 13 - A Segunda Vinda de Jesus


(Apocalipse 21, Mateus 24, 1 Tessalonicenses 4) 

Introdução: Quando eu era jovem, eu esperava que Jesus pudesse se atrasar, para Sua Segunda Vinda. Todos os meus parentes próximos estavam vivos, e eu ainda não havia casado. Uma vez  que  Jesus havia dito que no céu não haverá casamento, eu achava que, talvez, se Ele andasse arrastando Seus pés, estaria tudo ok para mim. Suspeito que alguns de meus leitores estejam desesperados para que Jesus volte novamente e, outros, aprovam Sua demora. Acho que não temos idéia das coisas formidáveis que acontecerão, quando Jesus vier e nos levar para o céu. Se realmente soubéssemos, ninguém estaria satisfeito com o atraso. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender sobre a Segunda Vinda de Jesus!

I. Hospedagem

A. Leia João 14:1-3. Jesus nos disse que Ele tem uma casa com muitos aposentos para nós no céu, e que não devemos nos preocupar. Por que Jesus mencionou que não devemos nos preocupar? (A vida tem problemas. Jesus disse que a melhor solução para os problemas da vida é o céu. Se você observar o contexto, no capitulo anterior, Jesus dissera-lhes que Ele os estava deixando para trás.)

1. Quando eu era garoto, a palavra “aposentos” era traduzida como “mansões.” (Compare a Versão King James com a NVI.) Fomos rebaixados da primeira classe?

2. As Notas de Barnes afirmam que a palavra grega, aqui, é devidamente, aplicada à tendas, porque significa algo menos permanente do que uma casa. Fomos ainda mais rebaixados, das mansões para tendas?

B. Leia Apocalipse 21:1-3. O que isto nos conta sobre nossa estadia no céu? (Ela será temporária. Deus criará uma nova terra e Ele trará a Nova Jerusalém para a Terra e viverá conosco. Isso me faz pensar que a idéia de “temporário” não se aplica às tendas mas, sim, ao fato de que nossa estadia no céu será temporária, até Deus criar uma nova terra para nós.)

C. Leia Apocalipse 21:15-16. Qual é a forma da Nova Jerusalém? (Um cubo! Não, apenas, um cubo, mas ele é enorme - 2.200 km de lado. A distância entre Jerusalém e Moscou é de 2.696 km. Entre Washington e Denver é de 2.400 km. Imagine um condomínio com uma parede que se estende, quase, de Jerusalém até  Moscou! Em seguida, imagine esta mesma distância de altura!)

1. Se a Nova Jerusalém é este enorme cubo, o que isso sugere quando Jesus se refere aos seus “aposentos”? (Tudo o que Jesus tem em mente para o novo céu e a nova terra é, simplesmente, esplêndido e além da imaginação.)

D. Leia Apocalipse 21:17-21. O que isto nos informa sobre a beleza de nosso novo lar? (Surpreendente!)

E. Recentemente, uma pessoa que eu respeito disse-me que  acha que essa descrição é simbólica. Apocalipse é cheio de símbolos, mas os detalhes sobre a cidade faz-me duvidar de que isto seja simbólico. Se eu estiver errado, então, o que isso simboliza? (Se for simbólico, então, simboliza algo que parece tão grande e maravilhoso que se torna difícil descrever !)

II. Emboscada

A. Em Mateus 24, Jesus falou sobre Sua Segunda Vinda. Leia Mateus 24:36-42. Será que saberemos quando Jesus vai voltar? (Não.)

1. O que devemos fazer? (Jesus disse para “vigiar” e estar preparado, todo o tempo.)

B. Leia Mateus 24:43-44. Além da idéia de que não sabemos quando Jesus vai voltar, o que mais nos foi dito? (Que Ele virá quando menos O esperarmos!)

1. Minha igreja está, atualmente, estudando Apocalipse. Que lição aprendemos neste texto, quando estudamos Apocalipse? (Não devemos ficar muito confiantes em nossa compreensão sobre as profecias. Uma das advertências mais importantes da história é que os líderes judeus, da época de Jesus, eram estudiosos da Bíblia. No entanto, eles estavam olhando na direção errada, quando Jesus veio. Arrogância é perigoso.)

C. Por que Jesus nos deu as profecias em Apocalipse? (Leia Mateus 24:32-33. Jesus disse que sua Segunda Vinda se parece com a chegada das estacões: você pode ter uma idéia geral sobre quando elas estão chegando. Jesus não teria dito para “vigiar”, se observar não trouxesse nenhum benefício.)

III. Identificação Positiva

A. Leia Mateus 24:23-25. Além de sermos surpreendidos, que outro problema nos foi informado, aqui? (Sermos induzidos ao erro.)

1. Quão grave é este problema? (“Até os eleitos” podem ser enganados. Esse texto sugere que isto, na verdade, não é possível, mas ainda fica a advertência de que isto é um poderoso engano.)

B. Leia Mateus 24:26-27. Qual é a resposta para aqueles que disserem que Jesus voltou? (A não ser que você veja, Ele não voltou.)


C. Leia Apocalipse 1:7. Este texto repete a idéia de que, a menos que você, pessoalmente, testemunhe que Jesus voltou novamente, ele não é Jesus. Isto levanta um problema prático: digamos que você tenha visto isso, mas não pode ter certeza de que outras pessoas, no outro lado do mundo viram. Como posso saber o que os outro viram ou não? 

D. Leia I Tessalonicenses 4:16-18. O que mais acontecerá durante a verdadeira Segunda Vinda de Jesus? (Você não ficará em dúvida quanto ao que os outros têm ou não têm visto. Se você estiver salvo, será elevado ao céu. Você verá os mortos ressuscitarem e irem para o céu. Este não é um evento que você pode  discernir, somente, olhando cuidadosamente para pistas! Você não terá dúvidas!)

1. Lembro-me de visitar uma igreja e escutar os membros de uma classe, que estavam, supostamente, estudando a Bíblia, com respeito a Segunda Vinda, discutindo se os pés de Jesus tocariam no chão. Se você pudesse dizer que Seus pés tocaram o chão, você seria capaz de dizer se este era o verdadeiro ou falso Jesus. Este teste é razoável? (Isto é bobagem. Se você está interessado em pés, confira se seus próprios pés ainda estão tocando o chão!)

IV. Recompensa

A. Leia Mateus 5:19 e Mateus 16:27. Durante esta série de lições temos discutido a idéia de que somos salvos somente pela graça mas, a decisão de aceitar Jesus não é uma questão de meras palavras. A verdadeira fé resulta numa caminhada em direção à retidão. Quando Mateus 16:27 diz que Jesus nos “recompensará, de acordo com o que cada um tenha feito”, isso significa que salvação é uma questão de obras? (Eu entendo que este não é o caminho. Ao invés disto, Mateus 5:19 nos diz que existirão classificações de algum tipo no céu. É um sistema de mérito.)

B. Leia I Timóteo 6:17-19. O que isto nos ensina sobre boas obras e compartilhar sua riqueza com outras pessoas? (Nos diz que temos feito depósito no banco do céu.)

1. Se, como Apocalipse 21:21 diz, a rua principal da Nova Jerusalém é “ouro puro”, por que alguém iria querer fazer um depósito bancário?  Basta cavar um pouco da estrada, certo? (Não conhecemos a moeda do céu. Obviamente, ela não pode ser ouro. Mas, é alguma coisa e Deus nos promete algo de valor, para refletir nossas boas obras na terra.)

C. Leia Mateus 6:1. O que isto nos diz sobre Deus e recompensas? (É claro que Deus está no negócio de recompensas. Se aqui recompensamos a nós mesmos, então teremos recebido nossa total recompensa. Mas, se fizermos as boas obras de um coração de amor e compaixão,  então, Deus promete uma recompensa.)

D. Leia Apocalipse 22:1-3. Que recompensa encontramos aqui? (Boa comida e boa saúde!)

E. Leia Apocalipse 21:4. Que recompensa encontramos aqui? (Não haverá morte,  nem tristeza ou dor!)

F. Leia Apocalipse 21:3 e Apocalipse 22:3-5. Que recompensa encontramos aqui? (Viveremos com Deus. Veremos a face de Jesus!)

G. Amigo, você quer ir para o céu? Você quer viver a vida fabulosa como aqueles que vivem em alegria, felicidade e paz? Você gostaria de ser recompensado no céu? Se sua resposta é “sim”, então, arrependa-se de seus pecados, aceite a vida, morte e ressurreição de Jesus em seu favor, e comece a viver como quem colhe recompensas para o futuro! Por que não comprometer-se com isto agora mesmo?

V. Na próxima semana, começaremos um estudo no livro de Tiago.

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Lição 12 - Morte e Ressurreição


(João 11) 
Introdução: Em 1 Coríntios 15:26, temos a promessa de que, na Segunda Vinda de Jesus, “o último inimigo a ser destruído é a morte”. Esta é uma boa notícia e o assunto do nosso estudo bíblico, nesta semana. Você acha significativo que a morte seja o “último” inimigo a ser destruído? Você não gostaria que fosse o primeiro? Quantas vezes na vida temos ficado tristes com Deus, por causa da morte de um amigo ou de um membro da família? O que dizer para aquelas pessoas que sentem raiva?  Se você acredita, assim como eu, que Deus está no comando do Universo, como explicarmos as tragédias humanas? Ainda devemos tentar? Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender!

I. Lázaro

A. Leia João 11:1-3. Coloque-se no lugar de Marta e Maria. Por que você escreveria “aquele a quem amas” está doente?

1. Você acha que é verdade que Jesus tinha um relacionamento especial com  Lázaro? (Foi dito aqui, que Maria derramou perfume nos pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. Em outro lugar, nos foi falado que estas irmãs abriram sua casa para Jesus e os discípulos (Lucas 10:38-39). O objetivo seria conseguir que Jesus viesse e curasse Lázaro.)

B. Leia João 11:4. Como Jesus via a enfermidade de Lázaro? (Ele disse que a doença não acabaria em morte. Pelo contrário, era para a glória de Deus.)

C. Leia João 11:5-6.  A informação que as irmãs enviaram a Jesus foi precisa - que Jesus amava Lázaro? (Sim. Isto confirma o que elas disseram.)

1. Se um amigo que você ama precisa de ajuda, por que se demorar dois dias? (Jesus sabia o que iria acontecer. Entretanto, como veremos, este atraso foi, extremamente, perturbador para a irmãs.)

D. Leia João 11:7-8. Os discípulos compreendiam o relacionamento entre Lázaro, suas irmãs e Jesus. Eles achavam que ajudar Lázaro era uma boa idéia? (Não. Eles achavam perigoso, para Jesus, voltar para a Judéia.)

E. Leia João 11:9-10. Esta resposta foi estranha? Os discípulos falaram sobre perigo e Jesus, sobre as condições do caminho. Será que eles ouviram mal uns aos outros? (Jesus estava fazendo uma declaração muito importante sobre a morte. Você tem um tempo previsto para viver. Se você andar na luz, durante sua vida, você não “tropeçará” e terá suas “doze horas”.  Jesus disse aos Seus discípulos que, embora fosse perigoso, Ele não morreria antes do Seu tempo designado.)

F. Leia João 11:11-13. Qual era a relação entre os discípulos e Lázaro. Jesus disse que Lázaro era um amigo para todos eles.)

1. Observe como Jesus se referiu à morte. O que Jesus falou, dizia respeito ao estado de consciência de Lázaro? (Ele disse que a morte é como um sono. Isto apoia a idéia de que não estamos conscientes, na morte.)

2. Por que os discípulos sugeriram que Lázaro estava melhorando? (Eles ainda estavam preocupados com o perigo de irem até lá.)

G. Leia João 11:14-16. Jesus e Seus discípulos estavam na mesma página - eles estavam olhando as coisas da mesma maneira? (Não. Os discípulos estavam pensando que aquilo era um perigo desnecessário. Eles estavam pensando em si próprios. Jesus estava pensando que Ele estava prestes a mostrar, para os discípulos e o mundo, que Ele tem poder sobre a morte.)

1. Observe como os discípulos e Jesus falaram sobre a morte de forma diferente. Anteriormente, em João 11:4, Jesus disse que “essa doença não acabará em morte”. Como conciliar estas declarações, aparentemente, contraditórias? (Jesus não vê a morte daqueles que ressuscitarão, como uma verdadeira “morte”. Ele a vê como um sono.)

H. Leia João 11:17-21. Que mensagem Marta estava dando para Jesus? (Elas mandaram dizer que precisavam de ajuda. Jesus os amava e Ele, certamente, viria e curaria Lázaro. Jesus curou todo o tipo de pessoa que Ele não conhecia, por que Ele não conseguiria curar alguém que amava? Marta estava descontente com  Jesus.)

1. Você acha que Lázaro e suas irmãs discutiram esta questão antes dele morrer? (Sem dúvida, elas confortaram Lázaro, dizendo-lhe que Jesus estava vindo. Aquele que havia curado a muitos, o Amigo que os amava, certamente, chegaria e o salvaria da morte. Mas, então, Lázaro morreu.)

2. Que mensagem Maria estava dando para Jesus? (Ela se recusou, mesmo, a cumprimentar Jesus! Meu palpite é que Maria estava com raiva e queria que Jesus soubesse. Ele as decepcionou e agora seu irmão estava morto.)

I. Leia João 11:22. O que Marta estava dizendo? (Ela estava decepcionada com Jesus mas, ainda tinha fé nEle. Maria estava com raiva e desolada.)

1. O que você acha que Marta tinha em mente quando disse para Jesus, "Deus te dará tudo o que pedires"? 

J. Leia João 11:23-24. Qual era o entendimento de Marta sobre a morte? (A morte é "ressuscitar na ressurreição, no último dia".)

K. Leia João 11:25-27. Vamos examinar a declaração de Jesus. O que você acha que Ele quis dizer, ao afirmar que Ele é “a ressurreição e a vida”? (Jesus disse, primeiro, que Ele tem o poder para ressuscitar. Na sequência, Ele disse que tem o poder para dar vida, para aqueles que Ele ressuscitar.)

1. Como você entende a declaração de Jesus sobre "não morrer eternamente", uma vez que Ele falou, precisamente, que morremos? (Veja isto como uma sequência. Nós morremos e Jesus nos ressuscita para a vida. Aqueles que vivem e crêem em Jesus, consequentemente, nunca morrerão. A vida ressuscitada em Jesus é a vida eterna. Isto é coerente com a declaração anterior de Jesus, de que a doença de Lázaro “não acabará em morte”, em João 11:4. Jesus nos ensinou que a primeira morte é, na realidade, um sono. Amigos e familiares não morrem, apenas adormecem. Se eles aceitaram Jesus, como sua ressurreição e vida, eles  ressurgirão para a vida eterna.)

L. Leia João 11:28-29. O fato de Maria ter-se levantado, rapidamente, sugere que ela não estava zangada com Jesus, por Ele ter deixado seu irmão morrer? (As emoções acerca da morte são, frequentemente, instáveis. Jesus perguntou sobre ela. Isto mostrou que Ele se importava, e isto pode ter sido o que se fazia necessário para mudar a atitude dela.)

M. Leia João 11:32. Maria estava acusando Jesus? Se você fosse Jesus, o que você diria? (Maria estava culpando Jesus. Ela prostrou-se aos Seus pés. Ele tinha o poder e não havia ido, quando foi avisado que Lázaro precisava de ajuda.)

N. Leia João 11:33-35. Se Jesus sabia o que ele tinha em mente, por que Ele iria  chorar? (Jesus nos ama. Embora Ele vá derrotar a morte, Ele fica triste, quando estamos tristes. Ele fica triste, quando nós achamos que Ele nos decepciona.)

O. Leia João 11:36-37. Ao ver que Jesus chorou, um grupo disse que Jesus amava  Lázaro. Qual foi a resposta do outro grupo? (Se Jesus amava Lázaro, por que o deixou morrer?  Mostrou que Jesus não amava Lázaro.)

1. Este é o debate que você vê, em todo funeral, quando uma pessoa "tão jovem", morre? (Sim! E, esta história responde a pergunta. Jesus permite que as pessoas durmam, mesmo que Ele as ame.)

P. Leia João 11:38-39. Marta foi a única pessoa que sugeriu que Jesus poderia ter feito alguma coisa. O que aconteceu com sua crença?

Q. Leia João 11:40-42. O que Jesus quis que a multidão soubesse? (Que Deus é o poder por trás do milagre. Que Deus enviou Jesus. A glória pertence a Deus.)

R. Leia João 11:43-44. Agora, coloque-se no lugar de Marta e Maria. Importa Jesus ter Se atrasado? Importa que Ele não tenha respondido seu chamado, quando Ele era mais necessário? (Não! Tudo estava certo, então. Tudo estava certo e isto aconteceu “para a glória de Deus, para que o Filho seja glorificado por meio dela”. João 11:4.)

S. Leia João 11:45. Como Deus é glorificado? (Muitos colocam sua fé em Jesus! Ainda hoje isto nos transmite fé em Deus e nos ajuda a entender Sua sabedoria, no meio da tragédia.)

T. Leia João 11:46-48 e João 11:53. Qual foi a outra consequência de Jesus ter ressuscitado Lázaro para a vida? (Jesus selou Seu próprio destino. Coloque estes dois fatos juntos, quando você experimentar a perda de um ente querido.  Ao invés de culpar Jesus, ou de ficar bravo com Ele, considere que Sua morte e ressurreição permitirão a ressurreição, do "sono", para seu ente querido. Ele morreu para que você possa viver. Ele nos amou o suficiente para morrer por nós!)

U. Amigo, podemos ver nesta história que precisamos confiar em Jesus, com a nossa própria vida e as vidas daqueles que amamos. Temos um tempo exato que nos  é dado, se andarmos na luz. Depois disto, se colocarmos nossa fé em Jesus, dormiremos até Jesus nos despertar para a vida eterna! Você vai confiar em Jesus?

II. Próxima semana: "A Segunda Vinda de Jesus"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

domingo, 7 de setembro de 2014

Lição 11 - O Sábado


(Gênesis 2, Marcos 2, João 1, Mateus 12) 

Introdução: Amo o Sábado! De modo geral, é difícil, para mim , descansar. Se estou em casa e vejo algo que precisa ser feito, quase sempre o faço. No trabalho, sempre tenho algo que precisa ser feito. Em qualquer outro momento, que não seja o Sábado, me sinto culpado (ou algo assim) quando estou descansando e há coisas para serem feitas. No Sábado, entretanto, minha culpa vai embora. Se começo a pensar nas coisas que tenho que fazer, digo a mim mesmo: "Hoje é Sábado, o trabalho está dispensado." Que benção ter um tempo livre de culpa por descansar! O Sábado é uma importante doutrina bíblica, então vamos mergulhar direto em nosso estudo!

I. Como Tudo Começou

A. Leia Gênesis 1:31 e Gênesis 2:1. Quanto tempo Deus levou para criar o mundo? (Seis dias.)

1. Você acha que Ele poderia tê-lo feito em menos tempo? (Leia Gênesis 1:14-19. Vemos que Deus criou o sol, a lua e as estrelas, e os colocou em movimento em um dia. Meu pensamento é que se Ele pode fazer isto em um dia, nada teria sido impossível para Ele.)

2. Deus poderia ter levado mais tempo, para criar o mundo? (Claro, se Ele tivesse tomado esta decisão.)

B. Leia Gênesis 2:2-4. Por que você acha que Deus levou seis dias para criar o  mundo, quando Ele poderia ter levado mais ou menos tempo? (Leia Marcos 2:27-28. Deus fez isto por nós. Ele queria que nós descansássemos.)

1. Veja, novamente, Gênesis 2:3. O que você acha que significa "abençoou Deus o sétimo dia e o santificou"? (Algo sagrado e reservado é especial. O Sábado é um dia especial.)

II. A Autoridade de Deus

A. Leia Isaias 45:11-12. O que estava acontecendo com Deus, aqui? (Ele estava sendo desafiado. Os homens estavam duvidando de Deus.)

      1. O que Deus reivindica, com base em Sua autoridade sobre o homem? (Ele é o Criador! Pesquisei sobre isto e descobri que a reivindicação principal de Deus, ao longo da Bíblia, para Sua autoridade,  se deve ao fato de que Ele é nosso Criador.)

B. Leia Êxodo 20:8. Qual é a razão pela qual Deus diz que devemos guardar o Sábado? (Deus liga o Sábado ao Seu poder e autoridade como Criador. Ele disse que, em seis dias, literais, Ele criou o mundo e, portanto, no sétimo dia devemos descansar, como Ele fez.)

1. Vamos examinar de modo filosófico. Se você fosse satanás e quisesse desafiar a vontade de Deus, que tipo de estratégia você formularia? Se você fosse Deus, qual seria sua estratégia?( Se eu fosse satanás, eu tentaria criar dúvidas sobre a criação, e tentaria torná-la irrelevante. Se eu fosse Deus, eu faria, exatamente, o que lemos no Quarto mandamento - faria um lembrete semanal de que sou o Criador.)

a. Você vê estas estratégias sendo executadas no mundo? (Sim, tanto os seis dias literais da criação, quanto o sétimo dia, o Sábado, estão sob severo ataque.)

C. Releia Êxodo 20:11. Lembre-se que Moisés recebeu os Dez mandamentos de Deus. Já vi afirmações de que os "dias" de Gênesis 1 não foram dias como  conhecemos hoje. Como eram compreendidos os "dias" na época de Moisés? (O que Deus transmitiu para Moisés está acima de debate. Moisés e o povo entenderam que aqueles dias eram literais.)

1. Não sou um cientista. Tenho uma lógica e uma discussão. Existem muitas pessoas, que se dizem cristãs, inclusive em minha própria igreja, que não acreditam nos seis dias literais da criação. Deixe de lado a questão científica. Se o mundo não foi criado nos seis dias , literais, qual seria a conclusão apropriada? (Deus mentiu. Não existe espaço para o argumento de que o homem, nos dias de Moisés, era primitivo e não teria entendido. Assim, o que Deus lhes disse teria sido um disparate. Deus não teria que dar qualquer explicação específica de Sua Criação. Mas deu. Em Gênesis 1 e Êxodo 20, Ele foi muito específico.)

a. Se Deus mentiu, qual é a conclusão lógica seguinte? (Deus mentiu sobre as muitas coisas que Ele reivindica, como a base de Sua autoridade sobre o homem. Isto chega ao coração da questão, sobre quem é Deus. Chega ao coração da questão sobre ser um cristão.)

D. Leia João 1:1-4 e João 1:14. Quem é esta "Palavra?" (Jesus.)

1. O que a Bíblia diz sobre a Palavra e a criação? (Que Jesus é o Criador de Gênesis 1. É por isto que aceitar o relato da criação é essencial para  aceitar a autoridade de Jesus.)

III. Como Deve Ser o Sábado?

A. Leia Mateus 12:1-2. Qual foi a acusação feita contra Jesus? (Ele não estava controlando, adequadamente, Seus discípulos. Eles estavam transgredindo o Sábado.)

B. Leia Mateus 12:3-5. A resposta de Jesus é igual a que nossos filhos dariam - meu irmão está fazendo a mesma coisa? Não implica comigo, ele está fazendo isto, também!

1. Os discípulos de Jesus eram como os sacerdotes que trabalhavam no templo?

C. Leia Mateus 12:6-8. Espere um minuto! Jesus estava dizendo algo muito maior do que "todo mundo está fazendo isto". O que Jesus estava afirmando? (Ele estava dizendo que Seus discípulos eram como os sacerdotes que trabalhavam no templo, porque Ele era a razão para o templo. Mais que isto, Jesus estava dizendo que Ele tinha autoridade para decidir o que é apropriado fazer no Sábado.)

1. Se o Sábado estivesse prestes a seguir o caminho da ave Dodó {Ou Dodô. Ave não voadora, com cerca de 1 m de altura, entre 10 a 18 kg, extinta em apenas um século, após seu descobrimento}, Jesus teria respondido da forma como Ele respondeu? (Não. Jesus não deu nenhuma dica de que o Sábado tinha deixado de ser obrigatório. Em vez disso, Ele disse ser o "Senhor do Sábado.")

2. O que Jesus quis dizer com "desejo misericórdia, não sacrifícios"? E, porque Seus discípulos eram "inocentes"? (Observe o padrão nos exemplos que Jesus deu. O primeiro era mostrar misericórdia para aqueles que tinham fome. O segundo era ajudar aqueles que iam ao templo. Em ambos os casos, mostrar-se bondoso com as pessoas é mais importante do que a letra da lei.)

a. Lembro de ter ido ao zoológico, num sábado, com um grupo da igreja. Um casal tinha dois filhos que estavam chorando porque estava muito calor e eles queriam uma bebida gelada ou um sorvete. O casal não queria comprar nada para seus filhos, porque era sábado. Como você acha que Jesus teria reagido quanto a esta decisão?

D. Leia Mateus 12:9-12. Que falha você vê na lógica de Jesus? (A ovelha estava em perigo. Isto pareceu uma emergência. O homem com a mão atrofiada não era emergência.)

1. Se estou correto ao fazer esta distinção, que lição Jesus estava ensinando? (É irrelevante se você tem ou não uma emergência. A única questão é se você está fazendo o bem no Sábado. Se você está, então, o que você fizer é apropriado.)

2. Costumo dizer que a Bíblia tem uma propriedade real muito limitada. Qualquer lição que tiramos da Bíblia deve ser importante. Que importante lição temos aqui? (Esta é uma prova poderosa de que a observância do Sábado deve continuar. Estas são instruções de como guardar o Sábado.)

E. Leia Mateus 12:13-14. O que os líderes religiosos estavam fazendo no Sábado? (Eles não estavam fazendo o bem. Eles foram tramar um assassinato!)

F. Leia Mateus 24:15-21. Jesus estava falando sobre a destruição do templo, que ocorreu em 70 d.C. Fugir da morte, num Sábado, seria violação? (Isto é, certamente, "fazer o bem".)

1. Se estou certo, o que Jesus estava dizendo? (O inverno é um tempo desagradável para fugir. Você quer desfrutar seu Sábado, não se esforce por sua vida. Acho que este é o sentido para isso.)

2. Observe a questão do tempo. Se o Sábado tivesse terminado na cruz,  a declaração de Jesus faria sentido? (Jesus pretendia que o Sábado continuasse a manter sua importância.)

G. Leia Apocalipse 14:6-7. Esta é uma mensagem para o fim dos tempos. Que papel o Sábado desempenha aqui? (Lembre-se que o Sábado foi criado como um memorial da criação. O chamado para adorar o Criador, implica, diretamente, o Sábado.)

H. Amigo, algumas pessoas que estão lendo isto podem ter uma visão errada sobre a guarda do Sábado e podem ter desperdiçado a mensagem sobre a misericórdia. Outros, podem estar desconsiderando o memorial semanal para a autoridade de Deus e, perdendo o tempo livre da culpa por descansar. Você vai resolver, hoje, tentar guardar, apropriadamente, o Sábado?

IV. Próxima semana: "Morte e Ressurreição".

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************