sábado, 29 de novembro de 2014

Lição 10 - Chorem e Gritem!


Lição 10 - Chorem e Gritem!
(Tiago 5:1-6) 
Introdução: Um best-seller do New York Times, chamado “Drive” relata as ações de funcionários que se acham satisfeitos. Ele revela que apenas pagar mais para os funcionários, não é a chave para que eles trabalhem com satisfação. Dinheiro é importante, é claro, mas só até certo ponto. Uma vez que o empregado possa viver com um conforto razoável, então, o que se torna mais importante é a capacidade criativa, porque ele acredita estar fazendo algo que vale a pena, tendo em conta a liberdade de tomar decisões nas suas tarefas. Isto também é verdadeiro para outros aspectos da vida? O dinheiro não é a mola mestra da felicidade? Tiago parece ter preconceito contra os ricos. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender com Tiago, acerca de riqueza e felicidade!

I. Rico Miserável

A. Você preferiria ser rico ou pobre? Desconfio que quase todos responderam: “rico.” Vamos ler Tiago 5:1. Como Tiago responderia a pergunta que fiz? (Parece que ele concordaria com você - ser rico é melhor. Tiago não falou que os ricos são miseráveis mas, que a miséria lhes sobrevirá. Lembro-me do comentário anterior de Tiago (Tiago 1:10-11) onde ele disse para os ricos: “vocês morrerão, em breve”. Ambos presumem que mesmo que os ricos estejam muito bem, coisas ruins lhes sobrevirão.)

B. Leia Tiago 5:2-3. Qual é, exatamente, a miséria que os ricos enfrentarão? (Surpreendentemente, Tiago disse que a miséria diante dos ricos é que eles perderão suas riquezas! A riqueza do rico será danificada. Tiago parece endossar o fato de que ter riquezas é uma benção, porque tirá-la de você, leva à miséria.)

1. Um outro best-seller do New York Times,“Nudge,”trata das escolhas de estruturação. Ele dá um exemplo interessante sobre a escolha. Presuma que o seu patrão diga a você que, no próximo ano (2015), você poderá optar por ter 30 dias a mais de férias, ou receber 10 mil dólares a mais no salário. Você aceitaria os 10 mil dólares, mesmo que você estivesse, igualmente, com disposição para tirar os 30 dias de férias. Se no ano seguinte (2016) seu patrão decidir mudar, e der a você 30 dias de férias, ao invés de dinheiro, você ficaria muito infeliz - mesmo que você não tenha uma preferência acentuada entre os duas opções. "Nudge" relata que as pessoas sentem a perda de algo que elas têm em dobro, tanto quanto daquilo que elas nunca tiveram. O que isso nos ensina sobre a previsão de Tiago de que os ricos perderão seu dinheiro? (É, realmente, causa de choro e lamentação.)

C. Veja, novamente, Tiago 5:3. Por que a “ferrugem” do ouro e da prata, dos ricos, "testemunhará" contra eles? (A alegação parece ser que eles não usam seu dinheiro para bons propósitos. “Ferrugem” indica falta de uso.)

1. O que Tiago disse sobre eles acumularem bens nos "últimos dias"? Seu público não veria a Segunda Vinda de Jesus? O que você acha que Tiago quis dizer? (Os comentaristas que consultei discordam. Esta poderia ter sido uma declaração profética, acerca dos ricos, para pouco antes da Segunda Vinda de Jesus, ou poderia ter sido uma declaração de uma breve destruição da nação judaica. Voto pela segunda interpretação.)

2. Vamos supor que eu esteja certo, por que a riqueza "testemunharia" contra os ricos e “como fogo lhes devoraria a carne”? Por causa da destruição de Jerusalém pelos romanos? (Os ricos arrecadavam dinheiro para se proteger, mas isso não poderia protegê-los contra os romanos. Assim, o dinheiro testificou que eles colocaram sua confiança no lugar errado.)

3. Você pode começar a ver porque Tiago pode predizer, corretamente, que a miséria dos ricos sobreviria? Sua declarações não vieram de preconceito pessoal.

4. O que você acha que os ricos deveriam ter feito com seu dinheiro?

II. Honestidade

A. Leia Tiago 5:4. Aqueles de vocês que têm acompanhado meus estudos, sabem sobre Deuteronômio 28, o qual declara que seguir a Deus traz riqueza e, desobedecê-lO traz pobreza. Às vezes, acrescentamos Hebreus 11, para completar o quadro, porque ali diz que a vida na Terra é imprevisível para os fiéis, já que alguns se alegram no sucesso, enquanto outros sofrem. Assim, o tema de Tiago, no qual ter riqueza significa ter um caráter falho, deve estar harmonizado com Deuteronômio 28 e Hebreus 11. Qual foi a razão para Tiago condenar os ricos, aqui? (Os ricos, donos de campos, não pagavam os salários para os trabalhadores.)

1. O que significa a referência “clamando ao Senhor”? (Esses trabalhadores acreditavam em Deus e pediam a Deus por justiça. Isso nos diz que os ricos que estão sendo abordados aqui estavam enganando aqueles empregados, em favor próprio.)

B. Veja, novamente, Tiago 5:4. Você acha que a censura de Tiago incluía o pagamento de baixos salários e, não, apenas os salários?

1. Se você disser “sim”, quão importante é o pecado? 

2. A AFL-CIO {American Federation of Labor and Congress of Industrial Organizations} (uma fusão de sindicatos de trabalhadores norte americanos) tem algo chamado de “Executive Pay Watch”.Trata-se de uma lista com os rendimentos dos diretores das grandes empresas. Uma vez que a AFL-CIO não representa qualquer um destes diretores, não é de se gabar o que ela tem feito por eles. Pelo contrário, ela torna-se atraente para a cobiça destes trabalhadores, os quais ela representa. Lembro de um membro da igreja que costumava queixar-se por causa da diferença entre o que seu marido (um engenheiro bem remunerado) e o diretor de sua empresa ganhavam. É isto que Tiago estava condenando - que proprietários e executivos fazem mais que os trabalhadores?

3. Vamos considerar Henry Ford. Henry Ford foi um dos primeiros inventores do automóvel. Ele se utilizou da produção em massa, para montar carros que cidadãos comuns pudessem pagar. Qual era o valor de um trabalhador da linha de montagem da Ford? Digamos que cada carro vendido deixasse 50 dólares de lucro, que 50 homens trabalhassem em cada carro, e que os 50 homens produzissem 50 carros num ano. Isso significaria que o valor máximo a ser pago para cada um desses 50 homens seria 50 dólares em um ano, certo?

a. Seria justo pagar todos os lucros para os trabalhadores e, nenhum, para Henry Ford?

b. Qual é o valor do homem que inventou esse carro, inventou o método de produção e desenhou a planta? (Digamos que uma fração de 50% nos lucros, entre Henry e os trabalhadores seja justo. O trabalhador agora recebe 25 dólares ao ano. Se você concorda que uma fração de  50% é justo, para a pessoa que criou o carro, a planta e o emprego, você pode ver que Henry estaria fazendo muito mais que o trabalhador.)

(1) E se largamos Henry e dissermos que você inventou algo e uma maneira eficiente de fabricá-lo, e possui a planta e o maquinário para fazê-lo: você concordaria dividir 50% do lucro com alguém que fizesse o trabalho de montagem? 

(2) Pagar menos o trabalhador do que o proprietário é o problema do pecado identificado por Tiago? (Essa discussão sugere que esse não é o pecado.)

C. Leia Tiago 5:5. “Fartaram-se de comida em dia de abate”. Essa frase é interessante. O que isto significa para o gado? (Queremos o gado gordo, no dia do abate.)

1. Se isso está correto, o que significa para o homem? (Que ser rico torna-o um alvo, quando sua nação for destruída. A imagem é esta: esses ricos tinham feito escolhas erradas. Ele tinham enganado e alienado seu trabalhadores, usando o dinheiro que pertencia a outros, para sua própria satisfação. Isso fez deles um alvo, quando a nação começou a entrar em colapso.)

2. As principais nações do mundo ocidental transportam uma carga de dívida extraordinária. Isso torna mais provável a possibilidade de um colapso econômico. Conheço pessoas que armazenam alimentos, para o caso de um desastre. No entanto, elas, também, armazenam armas para proteger sua comida contra aqueles que estiverem com fome, porque eles não se prepararam para o desastre. O que você pensa disto? Isto se parece com os ricos que acumularam riquezas e a nação judaica em colapso?

D. Leia Tiago 5:6. Está certo condenar e assassinar homens inocentes que se opõe a você? (Não. Tiago disse que esses casos são ultrajantes. Obviamente, é errado condenar e assassinar homens inocentes. Mas, se você mata pessoas inocentes que nem sequer se opõe a você, que desculpa você pode ter? Nenhuma. Esses ricos matavam inocentes, porque eles podiam.)

E. Amigo, qual é a mensagem de Tiago sobre riqueza e felicidade? Tiago nos disse que a riqueza é passageira. Pior, ainda! O uso indevido da riqueza e do poder resulta num tempo de julgamento. Tiago estava descrevendo você? Se é verdade, por que não pedir que o Espírito Santo o guie, para que você aprenda a usar sua riqueza e poder?

III. Próxima semana: "Preparando-se para a Colheita"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: