sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Lição 3 - Suportando a Provação


(Tiago 1:12-21) 
Introdução: Vamos rever nossas duas últimas lições. Tiago escreveu para os judeus cristãos que haviam fugido de suas casas, por causa da perseguição. Tiago lhes disse que eles deveriam encontrar alegria nas provações. Aqueles que fugiram de suas casas, provavelmente, foram incapazes de levar todos os seus pertences com eles. Então, logo Tiago sugere que eles deveriam ter orgulho de suas “humildes condições”. Alegria e orgulho, para aqueles que lidam com problemas sérios. Estes são ensinos desafiadores. Que maravilhoso seria se você pudesse ficar alegre e orgulhoso, no meio das dificuldades! Vamos correr para nosso estudo bíblico, para ver que solução desafiadora Tiago revela, a seguir!




I. A Coroa da Vida

A. Leia Tiago 1:12. Qual é a recompensa ao final de todas as dificuldades? (“A coroa da vida!”)

1. Como você recebe esta coroa? Como você adquire a vida eterna? Tiago nos oferece duas possibilidades:

a. Perseverando na provação, ou,

b. Amando a Deus.  Qual delas você acha certa: uma, ambas, ou nenhuma delas?

B. Leia Tito 3:4-7. De que maneira estes versículos elucidam Tiago 1:12? (Tito nos diz que não somos salvos “por causa dos atos de justiça, por nós praticados”. Isto significa que “perseverar na provação” não é a resposta correta, se “provação” for algum tipo de trabalho.  Tito afirma que fomos salvos “quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, da parte de Deus, nosso Salvador”. Amar o Deus que nos amou primeiro tem que ser a resposta correta.)

1. Se você também gosta que “perseverar na provação” seja uma resposta correta, o que você acha que constitui a "provação"?” (A provação {ou teste} da fé funcionaria. Lembre-se que, na semana passada, Tiago escreveu que “fé” é essencial para receber o que vem de Deus. ( Tiago 1:6-7.)

II. A Tentação

A. Leia Tiago 1:13. Pense, novamente, na situação daqueles a quem Tiago estava escrevendo. Por que eles estariam inclinados a pensar que Deus os estaria tentando? ( Ele eram novos convertidos ao cristianismo. Logo após se converterem, eles tiveram que fugir. Em seu novo lar, eles se tornaram imigrantes pobres. De quem era a culpa por sua corrente provação? (Você pode ver que, aonde eles estavam sendo tentados, eles culpavam Deus. Essa é uma razão para Tiago ter escrito que Deus lhes daria uma  coroa!)

B. Leia Tiago 1:14. Como nós somos tentados? (Sabemos, a partir da história de Eva (Gênesis 3:1-6) que satanás e nossas esposas podem nos tentar. Mas, este texto diz que tentamos a nós mesmos.)

1. Isso significa que temos uma tendência natural para o mal? (Sim!)

2. Leia Isaias 64:6. O que este texto diz sobre nossas obras? (Elas são como trapo imundo. Claramente, nós temos um problema.)

C. Veja, novamente, Tiago 1:14. Qual é a força de nossas próprias tentações”? (Aparentemente, forte o suficiente para nos "arrastar".)

D. Leia Tiago 1:15. Você já viu um enorme rio e se perguntou onde ele começa? Onde começa o pecado que vai nos matar? (Ele começa com nossos próprios maus desejos. Ele começa em nossas mentes.)

1. Em sua experiência, isto parece certo ou errado? Quantas vezes você apenas "tropeçou" no pecado? Foi, puramente, um acidente. Quantas vezes seu pecado resultou do alento dado a ele, em seus pensamentos ou, quem sabe, você achou que ele fosse uma forma menos importante de pecado?

E. Leia Mateus 15:17-19. De acordo com Jesus, qual é a fonte do pecado? (O“coração”. Quando Jesus falou “coração”, Ele quis dizer nossos pensamentos, nossos desejos. Tiago e Jesus concordam que o pecado tem um padrão previsível. Primeiro, a idéia gira em nossa mente. Depois de pensar o suficiente sobre ela, começamos a agir. Em algum momento, o pecado torna-se "consumado" (Tiago 1:15) e, se continuarmos pecando, morremos.)

F. Leia Romanos 8:5-8. O que deveríamos fazer acerca de nossos maus desejos? (Não ter a mente voltada para estas coisas.)

1. O que você acha que significa "ter a mente voltada"? Será que quer dizer não ficar pensando nas coisas más que criam problemas para você?

2. Leia Romanos 7:7-11. Qual é a fonte da cobiça? (O pecado e o mandamento para não cobiçar.)

3. Pense sobre isso. Se deixarmos nossa mentes permanecerem em algum tipo de erro, este se torna o caminho para o pecado. Mas, se nos concentrarmos nos mandamentos, eles irão nos dizer para não cometermos coisas más, que produzem maus desejos. Qual é a solução? (Se meu pensamento estiver correto, devemos evitar pensar sobre o pecado, e evitar pensar sobre o mandamento que diz para não cometer o pecado.)

G. Leia, novamente, Romanos 8:5. Qual é a solução para a batalha em nossa mente? ( Em vez de se concentrar em seus pecados - ou no pecado ou, na proibição - pense sobre o que Deus tem em mente para nós. Focar naquilo que você pode fazer, para o avanço do Reino de Deus.)

H. Leia Tiago 1:16. Esquadrinhe o contexto. Qual você acha que era a decepção de Tiago? (Tiago apenas refutou a idéia de que Deus nos tenta. O contexto sugere que não devemos ser enganados pela idéia de que Deus vai nos tentar.)

I. Leia Tiago 1:17. Sobre que tipo de dádiva Tiago escreveu aqui? O que o contexto sugere? (O contexto sugere que ainda estamos falando sobre tentação. Se estou certo, isso reforça a idéia de que não devemos insistir no pecado, não devemos nos debruçar no mandamento que causa em nós o querer pecar e, não devemos nos alimentar na fonte da infelicidade, da ansiedade ou da insatisfação. Em vez disto, devemos nutrir-nos nas grandes bênçãos que Deus nos tem dado e em como podemos fazer avançar Sua obra.)

1. Será que minha interpretação acerca disto faz algum sentido para aquelas pessoas que foram expulsas de suas casas e se tornaram pobres? (Você pode ver que, aquilo que Tiago argumentou, faz um círculo completo? Tiago disse que a alegria e o orgulho podem ser percebidos em tais circunstâncias. Alegria e orgulho são dádivas, que se debruçam sobre as dádivas de Deus.)

III. O Dom da VIda

A. Leia Tiago 1:18. Que nascimento é referido, aqui? (Leia 1 Pedro 1:3-4. Tiago não estava falando sobre o nosso nascimento mas, sim, sobre a nossa salvação.)

B. Veja, de novo, Tiago 1:18. Como podemos ser salvos? (“Pela palavra da verdade”.)

1. Qual é a “palavra da verdade”? (João 1:1 nos disse que Jesus é a “Palavra”, mas acho que Tiago quis dizer isso de forma mais ampla - os ensinos sobre Jesus.)

2. Os "primeiros frutos" são bons? (Fausset* nos disse que “o produto da terra foi consagrado a Deus pela consagração dos primeiros frutos”. Tiago incentivava estes primeiros cristãos, dizendo que eles eram especiais para Deus, pois eles eram o início da safra. Sintam-se encorajados!) {*Comentários Bíblicos e Explicativos da Bíblia, escritos por Robert Jamieson, A.R.Fausset e David Brown}

             a. Qual foi a mensagem geral para os cristãos perseguidos? (Vocês são especiais. Vocês são os primeiros. Suas provações trazem a vocês a maturidade que lhes concede alegria. Deus não lhes trouxe estes problemas, Ele apenas lhes deu boas dádivas.)

IV. A Sabedoria em Ação

A. Leia Tiago 1:19-20. Consideramos estes versículos em uma lição anterior e decidimos que este é um conselho que nos concede maior inteligência emocional.  Releia Tiago 1:13. Qual foi o maior problema para estes cristãos primitivos? (Eles poderiam ter pensado que, por causa do sofrimento e morte de Jesus, Deus estava lhes trazendo sofrimento, perseguição e pobreza. Tiago disse, essencialmente: “Isto não é verdade. Deus dá apenas boas dádivas. Isto é obra de satanás. Deixem essas informações naufragarem. Pensem sobre isto, ao invés de falar. Não se apressem em irar-se.”)

B. Leia Tiago 1:21. Tiago escreveu “o que pode salvar você.” Salvar-nos do que? (Aprendemos, anteriormente, que não ganhamos a vida eterna, por causa de nossas obras. Isto deve significar que, aceitando a palavra de Deus, que nos livra de “toda impureza moral e da maldade que prevalece,” nos salva dos problemas.)

1. Por que Tiago nos diria para “aceitar humildemente” a palavra de Deus? (O ensino de Tiago parece ser um contra senso. Ele disse que perseguição traz alegria. Podemos achar que “impureza moral” traz alegria mas, na verdade, ela traz problemas. Tiago disse que devemos deixar de lado nosso orgulho e aceitar as palavras que nos darão alegria e paz.)

C. Amigo, e quanto a você? Você está disposto a aceitar as palavras de Tiago, que parecem contrárias às mensagens do mundo? Você está disposto, a partir de agora, a aceitar seu conselho, para dar uma oportunidade a sua vida?

V. Próxima semana: "Ser e Fazer" 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: