sábado, 18 de outubro de 2014

Lição 04 – Ser e Fazer


(Tiago 1:22-27) 

Introdução: Quantas vezes você tem recebido conselhos? Para mim, parece que estou sempre recebendo conselhos dos outros. Alguns me são dados, mesmo que eu não tenha pedido por eles. Alguns eu peço porque , realmente, quero. Muitos conselhos vêm ao meu encontro, apenas no dia a dia, como deltalhes da vida. Há poucos dias, eu estava ajudando a montar um carro de brinquedo para minha neta, que era grande o suficiente para ela sentar. O fabricante deu-me conselhos sobre como montá-lo mas, decidi que alguns dos conselhos estavam errados e, então, descobriu-se que eu estava certo. Por outro lado, quando o GPS de meu celular me recomenda o sentido da direção do carro, levo muito a sério o conselho. O modo como reagimos aos conselhos reflete o que nós pensamos sobre a origem destes conselhos. Este é nosso estudo da Bíblia nesta semana. Vamos direto à ferramenta!



I. O Engano

A. Leia Tiago 1:22. Frequentemente, ouço ou leio conselhos que são um lixo. Por que Tiago disse que ser apenas ouvinte da palavra é um tipo de engano?

1. Para tentar não ser enganado, não aceito conselhos indesejáveis. O que Tiago estava salientando sobre os ouvintes da palavra? (Ele destacou que conselhos não são indesejáveis. Tiago se referia “à palavra” que é uma referência à Bíblia. Os ouvintes não acreditam que um conselho seja indesejável. No entanto, eles agem como se os conselhos fossem lixo, pois não o seguem.)

a. Onde está o engano nisto? (Aparentemente, esses ouvintes estão enganando-se a si mesmos. Eles afirmam que a Bíblia lhes dá bons conselhos, mas eles falham ao seguí-los. Se eles falham ao seguir os conselhos, eles estão enganados ao pensar que são bons cristãos.)

(1) Você conhece pessoas assim?

B. Veja, novamente, Tiago 1:22. Qual é a cura para este engano? (Tiago nos disse para fazer o que a Bíblia nos explica que devemos fazer.)

II. O Espelho

A. Leia Tiago 1:23-24. Por que você olha para seu rosto, em um espelho? (Eu quero ter certeza de que tudo está certo.)

1. Como você sabe se algo está errado? (Você sabe, supostamente, como está sua  aparência.) 

2. Por que você “olharia” para a lei? (A lei é “como as coisas devem ser” em sua vida. Se sua vida não é como você supõe que deva ser, você deveria mudar as coisas - a menos que você estivesse enganando-se a si mesmo.)

B. Considere, novamente, Tiago 1:23-24. Se alguém lhe dissesse que logo após olhar-se no espelho, esquece sua aparência, o que você pensaria? (Que há algo, seriamente, errado com a pessoa. Não devemos ser, somente, como nós parecemos (como você pode esquecer?) mas, olhamos para ver se está tudo certo. Uma vez que procuramos o que está errado, como poderemos esquecer?)

1. Você pode pensar em alguma outra explicação para uma pessoa esquecer isto -exceto que há algo errado com seu cérebro? (Se você esquece, imediatamente, pode ser que você não se importe se algo estiver errado. Se você não se importa com sua aparência, por que deveria ser importante lembrar?)

2. O que Tiago estava querendo salientar? (Se fixarmos o olhar na lei e vermos que nossa vida não está de acordo com o que a lei sugere, mas não fazemos nada para resolver o problema, isto indica que, ou há alguma coisa errada com nossa mente, ou não nos importamos..)

a. Existe alguma outra explicação que você possa dar? (Pensamos que um conselho não seja bom. Se pensarmos que a Bíblia contém conselhos indesejáveis, como poderemos afirmar que somos cristãos? Isto nos leva de volta ao ponto destacado por Tiago. Se acharmos que a Bíblia contém bons conselhos e não os seguimos, estaremos nos enganando, quanto a sermos cristãos.)

b. E se pensarmos que somente parte da Bíblia contém bons conselhos? Na introdução,escrevi sobre as instruções para montar o carro de brinquedo. Seguimos a maior parte das instruções, mas eu sabia que  havia algo errado. Esta é uma abordagem aceitável para a Bíblia? (Minha atitude com as instruções de montagem era que eu iria aceitar ou rejeitar qualquer uma delas. Se levarmos em conta o  enfoque da Bíblia, então seremos nosso próprio deus. Adoraremos nossas próprias opiniões e teremos a arrogância de achar que sabemos mais que nosso Criador.)

III. A Liberdade

A. Leia Tiago 1:25. Que liberdade você encontra, olhando para um espelho? (Se eu olhar para um espelho e ver que não há nada errado, isso me traz a liberdade que vem de confiar em minha própria aparência. Não terei que me preocupar se eu tiver alguma coisa presa em meus dentes, ou se minhas calças estiverem com o zíper aberto, ou se o colarinho de minha camisa estiver sujo.)

1. Tiago escreveu que a lei nos dá muito mais liberdade do que o espelho. O que ele quis dizer com isto? (Quando estudamos a série de lições sobre a lei, constatamos que nosso Deus Criador nos ama e sabe o que é melhor para nós. A razão de Sua lei é nos mostrar como viver, evitando que nós mesmos nos prejudiquemos. A lei reflete o amor de Deus por nós. A lei reflete a sabedoria de Deus, para evitar nosso sofrimento. Isto é liberdade!)

B. Veja, novamente, Tiago 1:25. Observe que Tiago continua dizendo que a pessoa  olha para o espelho da lei, não esquece daquilo que vê, e age de acordo com o que vê. Qual é o resultado disto? (Uma vida abençoada.)

1. Leia Tiago 1:17. Por que obedecer a lei tem como resultado uma vida abençoada? (Deus nos dá boas dádivas. A lei é uma destas boas dádivas, que tornam nossa vida melhor.)

2. E quanto às pessoas para as quais Tiago estava escrevendo? Não eram aquelas pessoas que tiveram que abandonar suas casas, por causa da perseguição? (Leia Tiago 1:12. Tiago disse que pelos menos as bênçãos virão com a vida eterna. Tiago 1:15 esclarece que o desfecho alternativo é a morte.)

IV. A Língua e os Órfãos

A. Leia Tiago 1:26. Tiago estava escrevendo como a língua de um sapo, sempre arremessando em uma nova direção? O que este discurso tem a ver com espelhos? (Leia Provérbios 27:19 e Mateus 12:34-37. Provérbios 27 nos diz que, assim como um espelho (neste caso, a água) nos mostra como nosso rosto se parece, também nosso coração reflete o que somos. Jesus acrescenta, em Mateus 12:37, que nossas palavras refletem, com tanta exatidão, o nosso coração e que elas servirão de base para nosso julgamento. Assim, nossas palavras são espelho do nosso coração.)

1. Isto levanta uma questão prática muito séria. A resposta de Tiago (Tiago 1:26) é “refreie [sua] língua.” Será que isto funciona? Isto não seria tentar modificar seu espelho, para você ter uma aparência melhor? 

2. O que Tiago quis dizer sobre o estado de uma pessoa, cuja língua reflete um coração mau? (Esta pessoa está enganada e sua religião não tem valor algum. Esta idéia de enganar-se a si mesmo era um tema familiar para Tiago. Isso me faz pensar se não era mais plausível que Tiago dissesse que a língua deveria ficar em estado de alerta, se houvesse algo seriamente errado, com seu coração. Confio que ele não estivesse sugerindo que, simplesmente  ao refrear sua língua, seu coração se transformaria.)

3. Releia Tiago 1:19. O que Tiago sugere sobre a língua, aqui? (Pense antes de falar. Ser mais deliberados com o que vamos falar, torna-se um bom ponto de partida para ficarmos longe de problemas e para que nosso caráter seja avaliado.)

B. Leia Tiago 1:27. A religião que Deus aceita é fazer boas obras para aqueles que estão em dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo? Olá, salvação pelas obras! O que você acha: Tiago estava querendo dizer aos outros, que somos salvos pelas nossas boas obras? (Suponha que Tiago ainda estivesse em seu tema sobre espelhos. A lei é um espelho pelo qual comparamos nossa vida. Nossas palavras são um espelho que reflete nosso coração. Isto significaria que, ajudar aqueles que não podem nos ajudar (viúvas e órfãos) é um espelho de nossa experiência religiosa. Evitar praticar os valores do mundo é, também, um espelho de nossa experiência religiosa.)

C. Amigo, se você aceita a Bíblia como um guia autorizado para a vida, como você se avalia no teste do espelho? Se isto é um estado de alerta para você, por que não pedir ao Espirito Santo, neste momento, para iniciar o processo de transformação de seu coração?

V. Próxima semana: “O Amor e a Lei”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: