domingo, 5 de outubro de 2014

Lição 02 - O Aperfeiçoamento da Fé


(Tiago 1:2-11) 
Introdução: Em Mateus 5:10-12, Jesus disse que os perseguidos “por causa da justiça” são bem aventurados, e aqueles que são insultados e difamados por causa de Seu nome, são bem aventurados. A maioria das pessoas ponderariam se isto seria um mau dia no trabalho! O Dalai Lama {título de uma linhagem de líderes religiosos do budismo tibetano} tem algumas coisas interessantes para dizer quanto a ser maltratado pelos inimigos. Ele diz algo como: "Quantos inimigos você tem? Quantas pessoas maltratam você? Considere isto uma oportunidade única para melhorar seu caráter!” Jesus e Tiago nos apontam o caminho para o céu, o Dalai Lama, não. Porém, todos eles entendem a relação entre dificuldade e o desenvolvimento do caráter. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. Provações

A. Leia Tiago 1:2-4. O que as provações e os testes fazem por nós? (Discutimos isto semana passada. Eles nos tornam maduros e íntegros - temos todas as ferramentas necessárias para seguir na direção de uma vida reta.)

B. Leia Tiago 1:5. Espere um minuto! Se ser maduro e íntegro faz parte de um kit de ferramentas completo, por que Tiago menciona sabedoria? 

1. Sabedoria é o mesmo que maturidade? (Maturidade pode significar, simplesmente, “velho” e, todos nós sabemos que, algumas pessoas idosas não são sábias.)

2. Pense um pouco sobre isso. Tiago disse que tempos difíceis nos ensinam a perseverar e amadurecer. Como isto é diferente de sabedoria? 

3. Se sabedoria é diferente, qual sua relação com a questão de sermos provados? (Uma experiência difícil pode nos dar lições de sabedoria, para lidar com este tipo de problema. Mas, é preciso sabedoria para perceber isto. Tiago nos disse coisas que não gostamos de ouvir - provações e testes nos fazem algum bem. Aí ele disse que, se isto não faz sentido para você, peça a Deus, sabedoria.)

II. Sabedoria

A. Veja, novamente, Tiago 1:5. Como adquirimos sabedoria? (Pedindo-a a Deus!)

1. Se você é honesto, as suas “provações” e “dificuldades” são culpa sua? Se você tivesse sido sábio desde o início, teria evitado estes problemas?

a. Este é um outro aspecto da sabedoria - ela não nos mostra, somente, o benefício das provações, mas nos ajudará a evitar passar por elas?

2. Em Mateus 5:10, Jesus disse que somos bem aventurados quando nossas dificuldades surgem de fazermos o que é certo ou de O apoiarmos. Tiago não limitou a origem das dificuldades, embora ele se refira à “prova de sua fé” (Tiago 1:3). As dificuldades são uma oportunidade para aprendermos, independente da uma razão para ela? (Acho que sim.)

3. Com que frequência ensinamos nossos jovens sobre sabedoria? Você pode aprender as coisas pela maneira mais difícil ou pelo caminho mais fácil. Se você cria seus próprios problemas, você tem oportunidade de aprender. Mas, se você pedir sabedoria a Deus, pode aprender sem sofrer. Isto é algo que salientamos?

a. Um pouco de dor é inevitável? (Jesus se referiu ao sofrimento que resulta de fazer a coisa certa. Viver num mundo de pecado nos aproxima do sofrimento.)

B. Veja, novamente, Tiago 1:5. Por que o texto refere que Deus dá liberalmente “e não censura”?{Versão Almeida Revisada. A NVI diz, "a todos dá, livremente, de boa vontade}. Por que mencionar isto, no contexto de pedir sabedoria a Deus? (Deus não vai dizer: “Você foi tão estúpido no passado ou cometeu tantos erros, para merecer sabedoria”.)

1. Como inteligência é diferente de sabedoria? Ou elas são a mesma coisa? (Sabedoria pode ser chamada de “inteligência emocional” e , é algo que pode ser aprendido. Você nasce com uma determinada quantidade de inteligência e, aumentá-la é difícil. Mas, sua sabedoria pode aumentar,  significativamente.)

C. Leia Tiago 1:19-20. Que lições de sabedoria encontramos aqui? (Estas são as regras da inteligência emocional. Ouça antes de falar. Ouça com atenção. Pense sobre o que você está prestes a dizer e, não fale se você estiver irritado. A regra é que ouvir deve ser automático. Falar ou ficar irritado deve ser, cuidadosamente, considerado.)

1. O que isto tem a ver com dificuldade? (Se você seguir esta regra, o número de dificuldades que você vai enfrentar diminuirá, consideravelmente.)

III.

A. Leia Tiago 1:6-8. Qual é o contexto, aqui - o que esta pessoa está pedindo? (Sabedoria.)

1. O dom da sabedoria de Deus está garantido se pedirmos e acreditarmos? (Sim! Tiago disse que somente a dúvida, nos impedirá de receber o dom.)

2. Qual é o problema em duvidar? (A dúvida permite que nossas emoções viajem para todos os lados. Torna-nos instáveis. Pior, a dúvida nos nega o dom da sabedoria.)

B. Veja, novamente, Tiago 1:8. Quão sério é o problema de duvidar de Deus? (Torna-nos instáveis, em tudo o que fazemos.)

C. Você conhece pessoas assim? Elas têm uma fé fraca. Eles estão sempre enfrentando algum tipo de dificuldade. O resultado é que suas vidas são como que “sopradas e agitadas” {semelhantes às ondas do mar, levadas e agitadas pelo vento}. Tiago disse que a cura é acreditar em Deus.

IV. Orgulho

A. Leia Tiago 1:9 e Provérbios 8:12-13. Tiago apenas nos disse que, se pedirmos sabedoria a Deus, Ele a dará para nós. Provérbios acrescenta que a sabedoria odeia o orgulho. Agora Tiago disse que "o irmão em condição humilde" deve orgulhar-se. Tiago estava confuso? 

1. Estas pessoas em “condição humilde” são as que duvidaram e perderam a sabedoria? (É difícil acreditar que Tiago estivesse falando de “orgulho.”  Na verdade, acho que ele estava dizendo que se nós vivermos modestamente, por sermos pobres, não há vergonha nisto.)

B. Leia Tiago 1:10. Vamos tentar a paráfrase de Bruce Cameron : “Estes pobres ricaços deveriam ficar felizes ao saber que irão morrer em breve”. Você acha que isto reflete o ensino da Bíblia, em geral?

1. Leia Eclesiastes 5:19 e Deuteronômio 28:12-13. O que esses versículos dizem sobre riqueza? (Dizem que a riqueza e o gozo da riqueza são um presente de Deus. São recompensa pela obediência.)

2. O que você acha: existe uma conexão entre ser pobre e ser justo?

C. Leia Tiago 1:11. Aqui está uma dica sobre riqueza - o cara rico morre, enquanto ainda está trabalhando! Não é de admirar que ele seja rico. Tiago estava dizendo que as pessoas ricas morrem mais facilmente?

1. Acredito que toda Bíblia é inspirada por Deus. Como entender esta nota desagradável de Tiago, sobre a riqueza, quando a Bíblia diz, em outra parte, que a riqueza é uma benção de Deus? (Não acho que Tiago quisesse dizer que as pessoas pobres deveriam ficar orgulhosas e, as ricas deveriam esperar morrer em breve - como se riqueza causasse morte. Em vez disso, Tiago estava dizendo que, mesmo ricos ou pobres, todos nós estamos sujeitos à morte. A dignidade humana existe para todos, enquanto houver vida. O rico ainda pode ser rico (“em meio aos seus afazeres”), mas isto não impede que ele venha morrer como uma pessoa pobre.)

2. Leia Eclesiastes 9:4. Você preferiria ser um leão ou um cachorro? (Um leão!)

a. Você preferiria ser um cão vivo ou um leão morto? (Salomão votou em ser um cão vivo. Acho que o ponto, para Tiago, é que a morte é o grande equalizador. Os ricos não devem pensar que são superiores porque eles, também, morrerão.)

D. Leia Lucas 8:14. Esta é uma parte da parábola de Jesus, sobre o Reino de Deus ser como uma semente plantada pelo agricultor. Aqui, qual é cautela {que se deve ter} quanto à riqueza? (Os ricos podem ficar "sufocados pelas preocupações,pelas riquezas e pelos prazeres desta vida" e se afastarem do evangelho.)

E. Leia Provérbios 18:11. Isto é verdade? (Sim. O dinheiro pode proteger você de muitas coisas ruins.)

1. Qual é o problema com isso? (Você depender do seu dinheiro e, não, de Deus. Quando você confia em dinheiro, mais do que em Deus, o dinheiro se torna seu ídolo. Você está enganado, pois imagina que a riqueza seja “como um muro que é impossível escalar” - e não é assim.)

F. Considere o que temos estudado. Devemos dar valor às provações. Devemos nos orgulhar nas “condições humildes”. Os ricos morrerão em breve. Esse é o tema, aqui? (Sim, o tema comum é confiar em Deus. A chave da sabedoria é, também, confiar que Deus nos dará entendimento sobre as coisas importantes da vida.)

G. Amigo, porque não pedir sabedoria a Deus, agora mesmo?

V. Próxima semana: "Suportando a Provação"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: