sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Lição 13 - A Segunda Vinda de Jesus


(Apocalipse 21, Mateus 24, 1 Tessalonicenses 4) 

Introdução: Quando eu era jovem, eu esperava que Jesus pudesse se atrasar, para Sua Segunda Vinda. Todos os meus parentes próximos estavam vivos, e eu ainda não havia casado. Uma vez  que  Jesus havia dito que no céu não haverá casamento, eu achava que, talvez, se Ele andasse arrastando Seus pés, estaria tudo ok para mim. Suspeito que alguns de meus leitores estejam desesperados para que Jesus volte novamente e, outros, aprovam Sua demora. Acho que não temos idéia das coisas formidáveis que acontecerão, quando Jesus vier e nos levar para o céu. Se realmente soubéssemos, ninguém estaria satisfeito com o atraso. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender sobre a Segunda Vinda de Jesus!

I. Hospedagem

A. Leia João 14:1-3. Jesus nos disse que Ele tem uma casa com muitos aposentos para nós no céu, e que não devemos nos preocupar. Por que Jesus mencionou que não devemos nos preocupar? (A vida tem problemas. Jesus disse que a melhor solução para os problemas da vida é o céu. Se você observar o contexto, no capitulo anterior, Jesus dissera-lhes que Ele os estava deixando para trás.)

1. Quando eu era garoto, a palavra “aposentos” era traduzida como “mansões.” (Compare a Versão King James com a NVI.) Fomos rebaixados da primeira classe?

2. As Notas de Barnes afirmam que a palavra grega, aqui, é devidamente, aplicada à tendas, porque significa algo menos permanente do que uma casa. Fomos ainda mais rebaixados, das mansões para tendas?

B. Leia Apocalipse 21:1-3. O que isto nos conta sobre nossa estadia no céu? (Ela será temporária. Deus criará uma nova terra e Ele trará a Nova Jerusalém para a Terra e viverá conosco. Isso me faz pensar que a idéia de “temporário” não se aplica às tendas mas, sim, ao fato de que nossa estadia no céu será temporária, até Deus criar uma nova terra para nós.)

C. Leia Apocalipse 21:15-16. Qual é a forma da Nova Jerusalém? (Um cubo! Não, apenas, um cubo, mas ele é enorme - 2.200 km de lado. A distância entre Jerusalém e Moscou é de 2.696 km. Entre Washington e Denver é de 2.400 km. Imagine um condomínio com uma parede que se estende, quase, de Jerusalém até  Moscou! Em seguida, imagine esta mesma distância de altura!)

1. Se a Nova Jerusalém é este enorme cubo, o que isso sugere quando Jesus se refere aos seus “aposentos”? (Tudo o que Jesus tem em mente para o novo céu e a nova terra é, simplesmente, esplêndido e além da imaginação.)

D. Leia Apocalipse 21:17-21. O que isto nos informa sobre a beleza de nosso novo lar? (Surpreendente!)

E. Recentemente, uma pessoa que eu respeito disse-me que  acha que essa descrição é simbólica. Apocalipse é cheio de símbolos, mas os detalhes sobre a cidade faz-me duvidar de que isto seja simbólico. Se eu estiver errado, então, o que isso simboliza? (Se for simbólico, então, simboliza algo que parece tão grande e maravilhoso que se torna difícil descrever !)

II. Emboscada

A. Em Mateus 24, Jesus falou sobre Sua Segunda Vinda. Leia Mateus 24:36-42. Será que saberemos quando Jesus vai voltar? (Não.)

1. O que devemos fazer? (Jesus disse para “vigiar” e estar preparado, todo o tempo.)

B. Leia Mateus 24:43-44. Além da idéia de que não sabemos quando Jesus vai voltar, o que mais nos foi dito? (Que Ele virá quando menos O esperarmos!)

1. Minha igreja está, atualmente, estudando Apocalipse. Que lição aprendemos neste texto, quando estudamos Apocalipse? (Não devemos ficar muito confiantes em nossa compreensão sobre as profecias. Uma das advertências mais importantes da história é que os líderes judeus, da época de Jesus, eram estudiosos da Bíblia. No entanto, eles estavam olhando na direção errada, quando Jesus veio. Arrogância é perigoso.)

C. Por que Jesus nos deu as profecias em Apocalipse? (Leia Mateus 24:32-33. Jesus disse que sua Segunda Vinda se parece com a chegada das estacões: você pode ter uma idéia geral sobre quando elas estão chegando. Jesus não teria dito para “vigiar”, se observar não trouxesse nenhum benefício.)

III. Identificação Positiva

A. Leia Mateus 24:23-25. Além de sermos surpreendidos, que outro problema nos foi informado, aqui? (Sermos induzidos ao erro.)

1. Quão grave é este problema? (“Até os eleitos” podem ser enganados. Esse texto sugere que isto, na verdade, não é possível, mas ainda fica a advertência de que isto é um poderoso engano.)

B. Leia Mateus 24:26-27. Qual é a resposta para aqueles que disserem que Jesus voltou? (A não ser que você veja, Ele não voltou.)


C. Leia Apocalipse 1:7. Este texto repete a idéia de que, a menos que você, pessoalmente, testemunhe que Jesus voltou novamente, ele não é Jesus. Isto levanta um problema prático: digamos que você tenha visto isso, mas não pode ter certeza de que outras pessoas, no outro lado do mundo viram. Como posso saber o que os outro viram ou não? 

D. Leia I Tessalonicenses 4:16-18. O que mais acontecerá durante a verdadeira Segunda Vinda de Jesus? (Você não ficará em dúvida quanto ao que os outros têm ou não têm visto. Se você estiver salvo, será elevado ao céu. Você verá os mortos ressuscitarem e irem para o céu. Este não é um evento que você pode  discernir, somente, olhando cuidadosamente para pistas! Você não terá dúvidas!)

1. Lembro-me de visitar uma igreja e escutar os membros de uma classe, que estavam, supostamente, estudando a Bíblia, com respeito a Segunda Vinda, discutindo se os pés de Jesus tocariam no chão. Se você pudesse dizer que Seus pés tocaram o chão, você seria capaz de dizer se este era o verdadeiro ou falso Jesus. Este teste é razoável? (Isto é bobagem. Se você está interessado em pés, confira se seus próprios pés ainda estão tocando o chão!)

IV. Recompensa

A. Leia Mateus 5:19 e Mateus 16:27. Durante esta série de lições temos discutido a idéia de que somos salvos somente pela graça mas, a decisão de aceitar Jesus não é uma questão de meras palavras. A verdadeira fé resulta numa caminhada em direção à retidão. Quando Mateus 16:27 diz que Jesus nos “recompensará, de acordo com o que cada um tenha feito”, isso significa que salvação é uma questão de obras? (Eu entendo que este não é o caminho. Ao invés disto, Mateus 5:19 nos diz que existirão classificações de algum tipo no céu. É um sistema de mérito.)

B. Leia I Timóteo 6:17-19. O que isto nos ensina sobre boas obras e compartilhar sua riqueza com outras pessoas? (Nos diz que temos feito depósito no banco do céu.)

1. Se, como Apocalipse 21:21 diz, a rua principal da Nova Jerusalém é “ouro puro”, por que alguém iria querer fazer um depósito bancário?  Basta cavar um pouco da estrada, certo? (Não conhecemos a moeda do céu. Obviamente, ela não pode ser ouro. Mas, é alguma coisa e Deus nos promete algo de valor, para refletir nossas boas obras na terra.)

C. Leia Mateus 6:1. O que isto nos diz sobre Deus e recompensas? (É claro que Deus está no negócio de recompensas. Se aqui recompensamos a nós mesmos, então teremos recebido nossa total recompensa. Mas, se fizermos as boas obras de um coração de amor e compaixão,  então, Deus promete uma recompensa.)

D. Leia Apocalipse 22:1-3. Que recompensa encontramos aqui? (Boa comida e boa saúde!)

E. Leia Apocalipse 21:4. Que recompensa encontramos aqui? (Não haverá morte,  nem tristeza ou dor!)

F. Leia Apocalipse 21:3 e Apocalipse 22:3-5. Que recompensa encontramos aqui? (Viveremos com Deus. Veremos a face de Jesus!)

G. Amigo, você quer ir para o céu? Você quer viver a vida fabulosa como aqueles que vivem em alegria, felicidade e paz? Você gostaria de ser recompensado no céu? Se sua resposta é “sim”, então, arrependa-se de seus pecados, aceite a vida, morte e ressurreição de Jesus em seu favor, e comece a viver como quem colhe recompensas para o futuro! Por que não comprometer-se com isto agora mesmo?

V. Na próxima semana, começaremos um estudo no livro de Tiago.

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: