domingo, 7 de setembro de 2014

Lição 11 - O Sábado


(Gênesis 2, Marcos 2, João 1, Mateus 12) 

Introdução: Amo o Sábado! De modo geral, é difícil, para mim , descansar. Se estou em casa e vejo algo que precisa ser feito, quase sempre o faço. No trabalho, sempre tenho algo que precisa ser feito. Em qualquer outro momento, que não seja o Sábado, me sinto culpado (ou algo assim) quando estou descansando e há coisas para serem feitas. No Sábado, entretanto, minha culpa vai embora. Se começo a pensar nas coisas que tenho que fazer, digo a mim mesmo: "Hoje é Sábado, o trabalho está dispensado." Que benção ter um tempo livre de culpa por descansar! O Sábado é uma importante doutrina bíblica, então vamos mergulhar direto em nosso estudo!

I. Como Tudo Começou

A. Leia Gênesis 1:31 e Gênesis 2:1. Quanto tempo Deus levou para criar o mundo? (Seis dias.)

1. Você acha que Ele poderia tê-lo feito em menos tempo? (Leia Gênesis 1:14-19. Vemos que Deus criou o sol, a lua e as estrelas, e os colocou em movimento em um dia. Meu pensamento é que se Ele pode fazer isto em um dia, nada teria sido impossível para Ele.)

2. Deus poderia ter levado mais tempo, para criar o mundo? (Claro, se Ele tivesse tomado esta decisão.)

B. Leia Gênesis 2:2-4. Por que você acha que Deus levou seis dias para criar o  mundo, quando Ele poderia ter levado mais ou menos tempo? (Leia Marcos 2:27-28. Deus fez isto por nós. Ele queria que nós descansássemos.)

1. Veja, novamente, Gênesis 2:3. O que você acha que significa "abençoou Deus o sétimo dia e o santificou"? (Algo sagrado e reservado é especial. O Sábado é um dia especial.)

II. A Autoridade de Deus

A. Leia Isaias 45:11-12. O que estava acontecendo com Deus, aqui? (Ele estava sendo desafiado. Os homens estavam duvidando de Deus.)

      1. O que Deus reivindica, com base em Sua autoridade sobre o homem? (Ele é o Criador! Pesquisei sobre isto e descobri que a reivindicação principal de Deus, ao longo da Bíblia, para Sua autoridade,  se deve ao fato de que Ele é nosso Criador.)

B. Leia Êxodo 20:8. Qual é a razão pela qual Deus diz que devemos guardar o Sábado? (Deus liga o Sábado ao Seu poder e autoridade como Criador. Ele disse que, em seis dias, literais, Ele criou o mundo e, portanto, no sétimo dia devemos descansar, como Ele fez.)

1. Vamos examinar de modo filosófico. Se você fosse satanás e quisesse desafiar a vontade de Deus, que tipo de estratégia você formularia? Se você fosse Deus, qual seria sua estratégia?( Se eu fosse satanás, eu tentaria criar dúvidas sobre a criação, e tentaria torná-la irrelevante. Se eu fosse Deus, eu faria, exatamente, o que lemos no Quarto mandamento - faria um lembrete semanal de que sou o Criador.)

a. Você vê estas estratégias sendo executadas no mundo? (Sim, tanto os seis dias literais da criação, quanto o sétimo dia, o Sábado, estão sob severo ataque.)

C. Releia Êxodo 20:11. Lembre-se que Moisés recebeu os Dez mandamentos de Deus. Já vi afirmações de que os "dias" de Gênesis 1 não foram dias como  conhecemos hoje. Como eram compreendidos os "dias" na época de Moisés? (O que Deus transmitiu para Moisés está acima de debate. Moisés e o povo entenderam que aqueles dias eram literais.)

1. Não sou um cientista. Tenho uma lógica e uma discussão. Existem muitas pessoas, que se dizem cristãs, inclusive em minha própria igreja, que não acreditam nos seis dias literais da criação. Deixe de lado a questão científica. Se o mundo não foi criado nos seis dias , literais, qual seria a conclusão apropriada? (Deus mentiu. Não existe espaço para o argumento de que o homem, nos dias de Moisés, era primitivo e não teria entendido. Assim, o que Deus lhes disse teria sido um disparate. Deus não teria que dar qualquer explicação específica de Sua Criação. Mas deu. Em Gênesis 1 e Êxodo 20, Ele foi muito específico.)

a. Se Deus mentiu, qual é a conclusão lógica seguinte? (Deus mentiu sobre as muitas coisas que Ele reivindica, como a base de Sua autoridade sobre o homem. Isto chega ao coração da questão, sobre quem é Deus. Chega ao coração da questão sobre ser um cristão.)

D. Leia João 1:1-4 e João 1:14. Quem é esta "Palavra?" (Jesus.)

1. O que a Bíblia diz sobre a Palavra e a criação? (Que Jesus é o Criador de Gênesis 1. É por isto que aceitar o relato da criação é essencial para  aceitar a autoridade de Jesus.)

III. Como Deve Ser o Sábado?

A. Leia Mateus 12:1-2. Qual foi a acusação feita contra Jesus? (Ele não estava controlando, adequadamente, Seus discípulos. Eles estavam transgredindo o Sábado.)

B. Leia Mateus 12:3-5. A resposta de Jesus é igual a que nossos filhos dariam - meu irmão está fazendo a mesma coisa? Não implica comigo, ele está fazendo isto, também!

1. Os discípulos de Jesus eram como os sacerdotes que trabalhavam no templo?

C. Leia Mateus 12:6-8. Espere um minuto! Jesus estava dizendo algo muito maior do que "todo mundo está fazendo isto". O que Jesus estava afirmando? (Ele estava dizendo que Seus discípulos eram como os sacerdotes que trabalhavam no templo, porque Ele era a razão para o templo. Mais que isto, Jesus estava dizendo que Ele tinha autoridade para decidir o que é apropriado fazer no Sábado.)

1. Se o Sábado estivesse prestes a seguir o caminho da ave Dodó {Ou Dodô. Ave não voadora, com cerca de 1 m de altura, entre 10 a 18 kg, extinta em apenas um século, após seu descobrimento}, Jesus teria respondido da forma como Ele respondeu? (Não. Jesus não deu nenhuma dica de que o Sábado tinha deixado de ser obrigatório. Em vez disso, Ele disse ser o "Senhor do Sábado.")

2. O que Jesus quis dizer com "desejo misericórdia, não sacrifícios"? E, porque Seus discípulos eram "inocentes"? (Observe o padrão nos exemplos que Jesus deu. O primeiro era mostrar misericórdia para aqueles que tinham fome. O segundo era ajudar aqueles que iam ao templo. Em ambos os casos, mostrar-se bondoso com as pessoas é mais importante do que a letra da lei.)

a. Lembro de ter ido ao zoológico, num sábado, com um grupo da igreja. Um casal tinha dois filhos que estavam chorando porque estava muito calor e eles queriam uma bebida gelada ou um sorvete. O casal não queria comprar nada para seus filhos, porque era sábado. Como você acha que Jesus teria reagido quanto a esta decisão?

D. Leia Mateus 12:9-12. Que falha você vê na lógica de Jesus? (A ovelha estava em perigo. Isto pareceu uma emergência. O homem com a mão atrofiada não era emergência.)

1. Se estou correto ao fazer esta distinção, que lição Jesus estava ensinando? (É irrelevante se você tem ou não uma emergência. A única questão é se você está fazendo o bem no Sábado. Se você está, então, o que você fizer é apropriado.)

2. Costumo dizer que a Bíblia tem uma propriedade real muito limitada. Qualquer lição que tiramos da Bíblia deve ser importante. Que importante lição temos aqui? (Esta é uma prova poderosa de que a observância do Sábado deve continuar. Estas são instruções de como guardar o Sábado.)

E. Leia Mateus 12:13-14. O que os líderes religiosos estavam fazendo no Sábado? (Eles não estavam fazendo o bem. Eles foram tramar um assassinato!)

F. Leia Mateus 24:15-21. Jesus estava falando sobre a destruição do templo, que ocorreu em 70 d.C. Fugir da morte, num Sábado, seria violação? (Isto é, certamente, "fazer o bem".)

1. Se estou certo, o que Jesus estava dizendo? (O inverno é um tempo desagradável para fugir. Você quer desfrutar seu Sábado, não se esforce por sua vida. Acho que este é o sentido para isso.)

2. Observe a questão do tempo. Se o Sábado tivesse terminado na cruz,  a declaração de Jesus faria sentido? (Jesus pretendia que o Sábado continuasse a manter sua importância.)

G. Leia Apocalipse 14:6-7. Esta é uma mensagem para o fim dos tempos. Que papel o Sábado desempenha aqui? (Lembre-se que o Sábado foi criado como um memorial da criação. O chamado para adorar o Criador, implica, diretamente, o Sábado.)

H. Amigo, algumas pessoas que estão lendo isto podem ter uma visão errada sobre a guarda do Sábado e podem ter desperdiçado a mensagem sobre a misericórdia. Outros, podem estar desconsiderando o memorial semanal para a autoridade de Deus e, perdendo o tempo livre da culpa por descansar. Você vai resolver, hoje, tentar guardar, apropriadamente, o Sábado?

IV. Próxima semana: "Morte e Ressurreição".

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************


Nenhum comentário: