sábado, 27 de setembro de 2014

Lição 1 - Tiago, Irmão do Senhor


(Lucas 2, Marcos 3, Atos 1, Tiago 1) 
Introdução: O que você prefere: estudar um tema ou um livro da Bíblia? Minha preferência é ensinar os livros, ao invés de temas. Por que? Porque Deus organiza os assuntos em ordem. Neste trimestre, estaremos estudando um livro! Mas, de todos os livros para ensinar, Tiago seria um concorrente para meu menos favorito.  Superficialmente, Tiago salienta as obras e, não, a graça. Ele parecia ter algum tipo de antipatia por aqueles que tinham dinheiro, mesmo que ele dissesse que fazer acepção é pecado. Algumas de suas declarações parecem contradizer outras, na Bíblia. Se você gosta de desafio, então temos um! Estamos sendo desafiados a estudar Tiago, intensamente, e tentar entender o que ele, através da inspiração do Espírito Santo, está, realmente, nos ensinando! Nesta semana vamos começar a aprender o cenário por trás de Tiago.

I. A Família

A. Leia Mateus 1:20-21. O que você acha que o pai de Jesus entendeu, sobre a missão de Jesus?

B. Leia Lucas 1:30-34. Que parte da mensagem do anjo Maria achou ser mais importante? (A parte sobre ela ter um bebê, mesmo ainda sendo virgem.)

1. Os pais de Jesus compreenderam Sua missão? (Os anjos deram uma mensagem incrível, aos pais de Jesus. Parecia ser uma mensagem tão grande, e eles estavam tão focados na vida real, que não conseguiram entender corretamente.)

C. Leia Lucas 2:41-43. Por que um menino de 12 anos de idade ficaria em Jerusalém? (Leia Lucas 2:45-47. Ele estava tendo um ótimo momento com os mestres judeus. Ele gostava de aprender.)

D. Leia Lucas 2:48. Qual a visão dos pais de Jesus sobre isto? (Eles pensaram que Jesus os maltratava. Eles estavam mais focados neles próprios, do que na obra de Jesus.)

E. Leia Lucas 2:49-50. Qual foi o problema, aqui? (Os pais de Jesus não compreenderam Sua missão.)

F. Leia Marcos 3:13-15. Por que Jesus escolheu discípulos para ficar com Ele? (Eles iriam ajudá-lO em Seu ministério.)

G. Leia Marcos 3:20-21. Lembre-se que Jesus nasceu numa família de classe trabalhadora. O que eles achavam de Jesus ter selecionado discípulos e atrair multidões? (Que Jesus estava fora de Si e precisava de alguém para “trazê-lO à força”.)

1. Os pais de Jesus entenderam o que estava acontecendo? (Eles devem ter entendido mas, aparentemente, não o fizeram.)

H. Leia Marcos 3:22. O que os líderes religiosos pensaram sobre o trabalho de Jesus? (Eles disseram que Jesus estava possuído por demônios.)

1. Se você fosse Jesus, como se sentiria sobre você mesmo? (Sua família acha que você está louco e precisa ser contido e, os líderes religiosos acham que você está possuído por demônios.)

I. Leia João 7:1-5. Isto aconteceu bem tarde, no ministério de Jesus. Que conselho os irmãos de Jesus estavam Lhe dando? (Que Ele Se mostrasse para o mundo e realizasse milagres que muitos poderiam ver e acreditar.)

1. Por que eles deram este conselho a Jesus? (Porque nem mesmo Seus irmãos estavam convencidos de que Ele era uma "figura pública" reconhecida.)

J. Leia Marcos 6:1-3. Jesus era o herói de Sua cidade natal? (Não! As pessoas estavam ofendidas, porque Jesus afirmava ser alguém especial.)

1. Observe os nomes dos meio-irmãos de Jesus. Parece que o meio-irmão mais velho de Jesus se chamava Tiago. Mais adiante, neste estudo, espero que você conclua que o autor do Livro de Tiago é o meio-irmão mais velho de Jesus. Dado o que aprendemos sobre a atitude dos pais de Jesus, Sua família e as pessoas de Sua cidade natal, que tipo de atitude você esperaria que Tiago tivesse sobre Jesus?

II. A Mudança

A. Leia Atos 1:10-11. Quando isto aconteceu no ministério de Jesus? (Jesus foi morto, ressuscitou, apareceu para Seus seguidores e, naquele momento, estava retornando para o céu.)

B. Leia Atos 1:12-14. Considere o que deve ter acontecido com a família de Jesus? (Eles estavam convencidos. Eles, agora, acreditavam que Jesus era o Messias e que Ele não estava louco.)

C. Leia 1 Coríntios 15:3-7. Quem era este Tiago? (Marcos 3:16-18 nos diz que dois dos discípulos de Jesus se chamavam Tiago. Marcos 6:3 nos diz que o meio-irmão mais velho de Jesus chamava-se Tiago. No entanto, como 1 Coríntios 15:7 colocou este Tiago à parte “dos doze”, isto parece ser uma referência ao meio-irmão mais velho de Jesus.)

D. Leia Gálatas 1:15-19. Paulo argumenta que ele recebeu, de Jesus, sua mensagem e, não de qualquer ser humano. O que este texto sugere de Tiago, o meio-irmão de Jesus? (Que ele era uma figura importante na igreja primitiva.)

E. Leia Gálatas 2:9. Quão importante era Tiago? (Ele era um “pilar” da igreja primitiva!)

F. Leia Atos 15:12-14 e Atos 15:19-21. Aqui, o que aprendemos acerca de Tiago? (Ele era o cabeça da igreja primitiva. Ele declara seu julgamento (aparentemente, em nome da igreja primitiva) quanto ao que deveria ser exigido dos gentios convertidos.)

G. Faz sentido para você esta transformação das atitudes de Tiago e sua importância na ascensão da igreja primitiva? (Sim. Tiago teve conhecimento, em primeira mão, da vida de Jesus, na Terra, desde o início.  Ele tornou-se convicto de que Jesus era o Messias. Sem dúvida, os pais de Tiago compartilharam com ele o que o anjo lhes havia dito. Segundo, parece natural que a igreja primitiva fosse atraída pelo irmão de Jesus. Eles tinham a mesma mãe. Eles poderiam ser parecidos. Talvez suas vozes fossem semelhantes. Jesus voltou para o céu mas, Seu irmão ainda estava aqui.)

H. Do ponto de vista probatório de um advogado, percebo que não tenho comprovado com perfeição que Tiago, o meio-irmão de Jesus, seja o escritor do livro que estamos estudando. Mas, esta é uma opinião majoritária e isto parece certo para mim.)

III. O Livro

A. Leia Tiago 1:1. Dado o que temos aprendido, esta introdução parece correta para você? (O que Tiago diz, sem dúvida, está correto. O que ele não diz é que me incomoda.)

1. Por que Tiago omitiu “e meio-irmão de nosso amado Jesus Salvador ”? (Ele era mais modesto do que a maioria de nós!)

2. Sua modéstia foi descabida? (A igreja primitiva achava que Tiago era, sem dúvida, especial, em parte por causa de sua relação com Jesus. Acho que esta relação deu-lhe uma posição especial, que ele deveria ter declarado. Talvez Tiago pensasse: “as pessoas já sabem, não preciso dizer”.)

3. Que significado você atribui ao fato de Tiago ter como alvo de sua carta, os judeus convertidos, ao invés dos gentios convertidos? (Isto, mais tarde, pode ajudar a explicar sua ênfase nas obras.)

B. Olhe, novamente, Tiago 1:1. O que sabemos sobre os judeus estarem “dispersos entre as nações”? (Leia Atos 11:19-21. Com a morte de Estevão começou uma “grande perseguição”, dentre os primeiros crentes e como resultado eles foram “dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria.” Atos 8:1.) 

C. Leia Tiago 1:2. Quantos de vocês querem alegria em suas vidas? Quantos querem provações? (Sem dúvida, queremos alegria e todos nós gostaríamos de evitar as provações. Lembre-se, o público de Tiago era aquele que teve que deixar suas casas para evitar a perseguição.)

1. O que Tiago disse é a relação entre alegria e provação? (Ele disse que devemos buscar alegria nas provações.)

D. Leia Tiago 1:3. Procurar por alegria nas provações parece contra-senso. Por que é razoável buscar por alegria? (As provações testam nossa fé e isto desenvolve a perseverança.)

1. Tenho que dizer que não coloco alegria e perseverança na mesma caixa! A perseverança traz à mente um problema persistente. Como considerar isto?

E. Leia Tiago 1:4. Como isto explica alegria? (Tiago nos diz que as provações nos ensinam a perseverar e, a perseverança nos dá todas as ferramentas que precisamos. O conhecimento disto é fonte de alegria.)

F. Amigo, você se identifica com esta lição?  Você é um dos que pensava que os ensinos de Jesus eram loucura mas depois, assim como Tiago, veio a ser um verdadeiro crente?  Talvez você seja aquele cuja família pense que está louco por causa de sua fé. Uma lição que aprendi na vida é que se sou “convertido” de um ponto de vista para outro, mantenho-me muito mais firme, no meu novo ponto de vista. Sem dúvida, Tiago era um crente firme. Você vai se juntar a mim, considerando o que Tiago tem para nós nos estudos que se seguem?

IV. Próxima semana: "O Aperfeiçoamento da Fé"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************


Nenhum comentário: