sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Lição 10 - A Lei de Deus


(Mateus 5, Tiago 1, Marcos 7, Romanos 3 e 6) 


Introdução: Se você tem acompanhado estas lições, sabe que eu ensino a salvação, somente pela graça. Nosso estudo desta semana revela que a lei, se devidamente guardada, requer um padrão extraordinário de conduta. Este padrão extraordinário de conduta faz com que algumas pessoas acreditem que a lei de Deus não é tão relevante, à luz da graça. Se não podemos guardar a lei e, guardá-la não é a chave para entrar no céu, por que tentar? Por outro lado, quem contempla o universo sabe a importância da lei. Leis, como a gravidade, governam tudo. Não só nosso universo é controlado por leis, mas existem leis naturais que controlam as circunstâncias de nossas vidas. Desastres de trens e indivíduos que acreditam estar fora da lei, podem ser vistos em torno de nós. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. Jesus e a Lei

A. Leia Mateus 5:17. Como sabemos que a Lei continua a ser de grande importância? (Algumas pessoas argumentam que a graça diz que Jesus acabou com a Lei. Jesus disse, aqui, que Ele não veio abolir a Lei.)

1. O que Jesus quis dizer, ao falar que Ele veio “cumprir" a Lei e os Profetas? (Ele veio para cumprir as profecias que apontavam para Ele. Ele veio cumprir o sistema sacrificial que apontava para Ele. Ele veio cumprir, perfeitamente, a Lei, em nosso favor.)

B. Leia Mateus 5:18. Temos duas frases aqui com “enquanto e até que”. A primeira “enquanto existirem céus e terra” e, a segunda, “até que tudo se cumpra.” Esses tempos são distintos?

1. Se você respondeu que os tempos são os mesmos, e que o tempo trata da Segunda Vinda de Jesus, isto quer dizer que no céu não haverá Lei?

C. Leia Hebreus 8:10-12. O que isto sugere sobre o futuro da Lei? (Em algum momento ela se tornará tão diluída em nosso caráter, que ninguém mais precisará continuar ensinando a Lei. Isso sugere que a Lei continuará a existir, de uma forma ou outra - mesmo no céu.)

D. Leia Mateus 5:19. O que os mestres deveriam ensinar sobre a Lei? (Que a Lei não é, somente, um modelo a ser seguido, mas que é importante guardar a Lei.)

1. Observe a declaração muito interessante sobre o céu. Os mestres que dizem que a Lei não é obrigatória irão para o céu?

II. O Escopo da Lei

A. Leia Mateus 5:21-22. Reconhecemos: “não matarás”, como o sexto mandamento (Êxodo 20:13). Jesus disse que ficar com raiva ou chamar alguém de “tolo” é o mesmo que matar?

1. O que significa “Racá” e, por que isto é algum tipo de ofensa social? (Significa “sem cérebro”.) 

2. Leia Mateus 23:16-17. Espere! Jesus chamou alguns mestres de “cegos insensatos”. Jesus violou Sua própria regra?

B. Leia Mateus 5:27-28. Reconhecemos: “não adulterarás”, como o sétimo mandamento (Êxodo 20:14). Jesus estava dizendo que olhar é o mesmo que fazer?

1. O que significa cometer adultério no “coração”? Isto é proibido pelo sétimo mandamento?

C. Leia Mateus 5:29-30. Acabamos de ler que ficar com raiva é o mesmo que assassinato e, olhar, desejando, é o mesmo que adultério. Será que arrancar um olho ou cortar a mão, cura raiva e desejo? (Não. Nada disso parece fazer sentido. Ficar com raiva não é o mesmo que acabar com a vida e olhar com desejo não é o mesmo que cometer adultério. A remoção de partes do corpo não muda nossos pensamentos.)

1. Por que Jesus disse isto? Ele sabia que isto não faria sentido para nós? (Lembre-se que somos as criaturas e precisamos aceitar a palavra de nosso Criador! Mas, se algo que Jesus disse não faz sentido, talvez tenhamos entendido mal o que Ele estava ensinando.)

2. Se cortar ou arrancar partes do corpo não cura o pecado, o que você acha que Jesus quis dizer com aquelas declarações? (Que medidas radicais são, às vezes, necessárias para evitar a violação da lei. Não acho que Ele estivesse defendendo aquelas medidas específicas.)

3. Essa idéia de “medidas radicais” nos ajuda a entender as afirmações sobre raiva e desejo? (Isto é algo a considerar! Se dissermos que teremos cuidado , mesmo que seja em olhar ou em ficar chateado, isto é uma abordagem radical.)

D. Leia Tiago 1:13-15. O que Tiago nos ensina acerca de como entramos no pecado? (Um mau desejo surge em nossa mente, isso dá à luz, o pecado e o pecado leva à morte.)

1. O que isto nos ensina sobre as declarações de Jesus sobre ira e desejo? (O pecado específico é, no mínimo, pensar em matar e cometer adultério. Jesus ensina que o pecado terá sido cometido se você está com muita raiva, podendo chegar ao ponto de matar alguém, ou se você tivesse oportunidade e fizesse sexo fora do casamento. Isto faz sentido para mim. Por que o pecado liga {ou acende} a oportunidade?)

a. Jesus estava ensinando mais do que isto? (Tiago nos ensina que o pecado é progressivo. Ele nasce em nossas mentes. Assim, parece razoável concluir que Jesus disse para observarmos nossas atitudes.)

E. Leia Êxodo 20:17. O que isto diz sobre cobiçar a esposa (ou marido) do nosso vizinho? (Isto completa a imagem para mim. O décimo mandamento chama a atenção, especificamente, para os pensamentos em nossas mentes. Como Tiago disse, o pecado começa com o pensamento.)

F. Leia Marcos 7:14-17. Esta declaração fez sentido para os discípulos? (Não. Eles queriam entender o que Jesus havia dito. Estamos lidando com uma série de declarações de Jesus, que requerem alguma consideração cuidadosa!)

G. Leia Marcos 7:18-19.  Comer é um ato ou uma atitude? (Um ato. Naturalmente, você tem que decidir o que comer. Mas, o ponto aqui é que aquilo que você comer entra no seu estômago e, não, no seu coração (mente).)

H. Leia Marcos 7:20-23. Vamos rever nossa discussão sobre raiva, assassinato, desejo e adultério.  Eu já havia escrito que ficar com raiva não é a mesma coisa que tirar uma vida e, olhar não é o mesmo que cometer adultério. O que eu escrevi errado? Como Jesus compara pensamentos e ações? (A mente é o manancial de todo o mal. Assassinato e adultério são, simplesmente, expressões físicas do que acontece na mente.  Se por alguma razão, somos incapazes de cometer uma ação real, nós não obtivemos permissão para pensar em como gostaríamos de fazê-lo.)

III. Nossa Resposta

A. Leia Romanos 3:19-20. Você pode, agora, entender que o escopo {ou, esfera de ação} da lei nos deixa sem palavras?  Parece correto que a lei nos faz conscientes do pecado, mas não nos declara justos? (Esta certeza parece correta, para mim, à luz do alto padrão que temos visto.)

B. Leia Romanos 3:21-24. Como nos tornamos justos? (Através da fé em Jesus. Somos justificados por Sua graça.)

C. Leia Romanos 6:1-4. Que atitude mental a graça exige? (Morrermos para o pecado. Não queremos viver no pecado, de modo algum.)

D. Leia Romanos 6:15-18. O que significa “oferecer” a si mesmo para o pecado?  Especialmente, à luz de nossa discussão, quanto ao pecado tendo início na mente? (A mente é o campo de batalha. Nos oferecemos para o pecado, quando decidimos entrar nele.)

1. Como podemos nos “oferecer” a Deus, para obediência?  (Leia Romanos 8:5-6. O objetivo é ter nossas mentes voltadas para o que o "Espírito deseja”.)

E. Amigo, você vai se comprometer, hoje, a oferecer-se a Deus? Vai planejar dizer, todas as manhãs: “O que posso pensar e fazer, hoje,  que seja coerente com a vontade do Espírito Santo? Espírito de Deus, conduza minha mente e minhas mãos.”

IV. Próxima semana: " O Sábado".

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: