sexta-feira, 11 de julho de 2014

Lição 03 – O Espírito Santo

(João 14, Mateus 12, Atos 1-2)



Introdução: Você já reparou que, mesmo dentro da denominação de sua igreja, existem diferentes grupos de crentes? Um grande grupo, que vai além das linhas denominacionais, é conhecido como "carismático" ou "pentecostal." De acordo com o site "religionfacts.com", os pentencostais constituem o maior grupo cristão – cerca de 500 milhões em todo o mundo. Estes cristãos têm um foco especial na obra do Espírito Santo. Qual é o foco de sua igreja? Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender sobre o Espírito Santo e nossa caminhada cristã!


I. Deus Conosco

A. Leia João 14:15-16. Jesus fez duas afirmações: se nós O amamos, iremos obedecê-lO e, se Lhe pedirmos, Ele nos dará um Conselheiro. Será que estas duas afirmações estão relacionadas?

1. Você já desejou que Jesus ainda estivesse andando aqui na terra, para que você pudesse perguntar-Lhe sobre o que fazer e como viver? (Se você disser "sim", isto revela a relação entre as duas declarações. Jesus nos diz que se pedirmos pelo Conselheiro, Ele nos aconselhará a viver corretamente.)

B. Leia João 14:16-17. O que é este Conselheiro e onde Ele vive? (Essa é uma referência ao Espírito Santo. O Espírito santo pode estar com cada um de nós, em todos os momentos.)

1. Isso é melhor do que Jesus ainda estar vivendo na terra? (Sim! Jesus veio na forma de um homem. Ele só podia estar em um lugar de cada vez. O Espírito Santo pode estar com cada um de nós, constantemente.)

2. Qual é a visão do "mundo" acerca do Espírito Santo? (Não posso aceitá-lO, porque não O conheço.)

C. Leia João 14:18-21. Jesus disse algo muito interessante: que Ele estaria em nós. Isso contradiz o que eu disse: ter o Espírito Santo é melhor do que ter Jesus na terra? (Isso atinge o coração da Trindade. Jesus disse: "Estou em meu Pai"e , nós estamos em Jesus. Quando o Espírito de Deus, o Espírito Santo, está em nós, isto é Deus vivendo em nós. Isto é Jesus vivendo em nós.)

1. Você consideraria perder essa oprtunidade?

D. Leia João 14:26. Quão importante é a presença do Espírito Santo em nossa vida? (Tanto quanto Jesus ensinou Seus discípulos, assim o Espírito Santo nos ensina e nos lembra do que Jesus, anteriormente, ensinou.)

II. Rejeitando Deus em Nós

 
A. Leia Mateus 12:22-23. O que o povo estava perguntando? O que eles queriam dizer com isso? (Isaías 35:5 é parte da profecia de que Deus viria e abriria os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos. Essas pessoas estavam dizendo: "Não será este o Messias prometido?")

B. Leia Mateus 12:24. Que resposta deram ao povo, os consagrados líderes religiosos? (Não, esse não é o Messias, isso é obra de satanás.)

C. Leia Mateus 12:25-28. Que argumento lógico Jesus usa, para contrariar as afirmações dos líderes religiosos? (Por que satanás expulsaria satanás? Isto prejudica satanás.)

D. Leia Mateus 12:29-30. Que outros argumentos lógicos Jesus usa? (Que você teria que dominar satanás para levar uma de suas vítimas. E, satanás e Jesus têm objetivos incompatíveis.)

E. Leia Mateus 12:31-32. Tive que ler esta história, para que pudéssemos focar nos versos que você acabou de ler. O que Jesus falou, quanto a alegação de que Sua obra era demoníaca? (Ele disse que essa alegação era "blasfêmia contra o [Santo] Espírito [e isto] não seria perdoado.")

1. Releia João 14:16-17. O mundo secular reconhece o poder do Espírito Santo? (Não.)

2. O que alguns do mundo religioso dirão acerca do poder do Espírito Santo? (Que ele vem de satanás – e isso é blasfêmia imperdoável.)

3. À luz disso, quão cautelosos devemos ser, se rejeitarmos afirmações de que algo foi feito pelo poder do Espírito Santo? (Esse é um terreno muito perigoso.)

F. Quando jovem, li um artigo "oficial" da igreja, dizendo que um milagre tinha sido realizado através do poder do diabo, quando a pessoa afirmava que era através do poder do Espírito Santo. Li um livro que argumentava que, falar em línguas incompreensíveis é demoníaco. Mesmo recentemente, amigos têm argumentado contra qualquer coisa que diga que é "pentecostal". O que a Bíblia nos diz sobre esse tipo de acusações? (Elas são, extremamente, perigosas. Poderemos estar falando contra o Espírito Santo!)

G. Leia Mateus 12:33-35. Por que você acha que Jesus voltou-Se para o tema sobre árvores e frutos? Ele mudou de assunto? (Não. Deveríamos julgar se algo provém de Deus ou de satanás. Entretanto, o julgamento de que algo é demoníaco, quando poderia vir a ser do poder do Espírito Santo, deve estar baseado numa cuidadosa investigação dos fatos. Pessoas boas produzem bons frutos. Pessoas más produzem frutos maus. Esta é a maneira apropriada para examinar reivindicações sobrenaturais.)

 
H. Leia Marcos 3:28-29 e Lucas 12:8-10. Estas declarações são adicionais, no ataque ao Espírito Santo. O tema geral é que você pode falar coisas ruins sobre Jesus e ser perdoado, mas você não pode atacar o Espírito Santo e ser perdoado. Se você acredita na Trindade, como isso pode ser verdade? Se os Três são Um, por que um ângulo do ataque é imperdoável enquanto outro não? (Leia João 16:7-8. Esta é a única explicação que faz sentido para mim. Se você rejeita o Espírito Santo, você rejeita o único que convence você do pecado. Se você nunca for convencido do pecado, seu pecado será "imperdoável".)

I. Leia João 3:5-8 e Tito 3:5. De que outra forma o Espírito Santo é essencial para obter a vida eterna? (O nascer da "água" é a graça – aceitamos a vida e morte de Jesus, em nosso favor, no batismo. Mais que isto, morremos com Jesus e ressuscitamos para uma nova vida, quando somos batizados. O Espírito Santo renova nossa vida. Não podemos rejeitar o Espírito Santo!)

III. O Poder de Deus em Nós

A. Leia Atos 1:6-9. Qual é a última instrução de Jesus para Seus discípulos? (Deveriam ser poderosas testemunhas do Espírito Santo.)

B. Leia Atos 2:1-4. Imagine se você estivesse lá. O que você estaria ouvindo? (Um vento violento e falando em línguas.)

1. O que você estaria vendo? (Línguas de fogo, repousando em cada pessoa.)

2. O que você diria se algo como isto acontecesse em sua igreja?

3. Por que o Espírito Santo é tão "dramático?" (Leia Atos 2:5-7 e Atos 2:12. O Espírito Santo queria chamar a atenção das pessoas. O barulho e o fogo vieram por alguma razão.)

C. Leia Atos 2:7-8. Que tipo de linguagem foi demonstrada aqui? (Falar (ou, pelo menos, ouvir) em outro idioma.)

D. Leia 1 Coríntios 14:2-4. Este é um idioma estrangeiro? (Não. Nesta linguagem você fala somente para Deus. Nenhuma pessoa entende.)

1. O que você acha que significa a frase: "em espírito fala mistérios"? (Leia 1 Coríntios 14:14. Isto sugere uma oração incomum, em que o orador não entende o que está dizendo. Seu espírito ora ao Espírito Santo, mas ignora a mente.)

a. Qual seria o propósito deste tipo de linguagem? (O orador "a si mesmo se edifica". Parece ser uma forma única de meditação que, de alguma forma, te abençoa.)

E. Leia 1 Coríntios 14:6-9. Qual é o problema, com a exibição pública, de falar em uma linguagem incompreensível? (Não ajuda as outras pessoas.)

F. Leia 1 Coríntios 14:10-12. Qual é o melhor dom espiritual? (Aqueles que edificam a igreja ao invés de edificar, apenas, a nós.)

G. Leia 1 Coríntios 14:18-19. Qual é o valor relativo de um discurso público, com uma linguagem incompreensível? (Baixo! Cinco palavras compreensíveis são melhor do que 10.000 palavras, que não se pode compreender.)

H. Leia 1 Coríntios 14:39. O que a Bíblia diz, sobre como deve ser nossa visão quanto às linguas desconhecidas? (São dons de baixo valor, mas não devem ser proibidas.)

 
1. E se dissermos que são demoníacas? (Devemos considerar os avisos sobre a blasfêmia imperdoável que estudamos, anteriormente.)

I. Você poderia ser perdoado, se achasse tudo isto estranho. Ruídos de fortes ventos, fogo, linguagem incompreensível. O que devemos pensar sobre tudo isto? (Deus é soberano. Ele decide como vai tornar conhecida Sua presença, diante de nós. No Velho Testamento, Deus era dramático quando aparecia para o homem. Assim, nada mudou.)

J. Amigo, o Espírito Santo é essencial, em nossa vida. Você vai convidar o Espírito Santo com poder?

IV. Próxima semana: "Salvação".

Tradução: Denise de Mesquita

=============================

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras pertencem à Bíblia de Estudo da Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

==============================

Nenhum comentário: