sábado, 7 de junho de 2014

Lição 11 – Os Apóstolos e a Lei

(Judas, 1 Pedro 2, João 15, 1 João 2)



Introdução: Anos atrás, conheci um jovem que havia sido, recentemente, salvo. Ele queria falar sobre teologia comigo, e estava inflexível quanto aos Dez Mandamentos terem sido abolidos. Ele foi salvo pela fé somente, e não tinha nenhuma obrigação de obedecer a lei, de qualquer modo. Enquanto concordava com ele, quanto a salvação pela fé somente, eu o pressionava quanto a sua obrigação de não matar ninguém. Isto já não era relevante? Ele não se dobrou. Poucos anos depois, eu o encontrei, novamente, e relembramos nossa conversa. "Você ainda acredita que não tem obrigação de guardar a lei?", eu lhe perguntei. Estudando mais profundamente, ele havia mudado de opinião. Ele concordou que a lei é importante. Vamos mergulhar no tema, quanto ao que a Bíblia diz sobre os apóstolos guardarem a lei!


I. Judas

A. Leia Judas 1:1 e Gálatas 1:19. Judas era um homem modesto? (Sim! Ao invés de escrever, "Eu sou o irmão de nosso Senhor Jesus", ele escreveu "Sou o irmão, do irmão de Jesus".)

B. Leia Judas 1:2-3. O que motivou a carta de Judas? (Seu motivo era a "batalha pela fé.")

C. Leia Judas 1:4. Contra qual teoria Judas estava batalhando? Qual era o ponto específico da controvérsia? (Que a graça era uma licença para a imoralidade.)

1. Isto ainda é um problema para a igreja?

2. Por que a imoralidade é uma negação de Jesus? Posso perceber porque você diria que esta teoria é uma negação da lei mas, por que negação de Jesus? (Uma razão é que Jesus morreu sobre a lei. Se Deus estava disposto a depositar a lei no lixão da história, Ele teria declarado que a lei estava morta. Jesus poderia ter evitado viver conosco, sofrer perseguição de nossa parte e morrer em nossas mãos. Uma outra razão é que Jesus é nosso Senhor e, a lei é Seu presente de amor para o homem. Negar Sua lei é negá-Lo.)

D. Leia Judas 1:5. Como o relato em Êxodo é relevante para esse argumento? (Jesus livrou Seu povo da escravidão do Egito. Eles não mereceram isso. Jesus livrou-nos da escravidão da lei. Nós não merecemos isso. Mas, aqueles que não acreditaram, aqueles que desobedeceram a ordem para entrar na terra prometida, morreram no deserto. É uma lição para nós.)

E. Leia Judas 1:6. Por que é importante para nós a situação dos anjos caídos? (Mesmo no céu, Deus espera obediência de Seus súditos.)

1. Estamos com um monte de problemas? Se somos salvos pela graça, aqui, vamos acabar perdendo o céu porque, lá, nós precisaremos obedecer?

a. Você já foi questionado quanto a "você estar seguro de estar salvo"? O que você acha que isto significa?

b. A premissa em que esta questão se baseia está correta? (Depende. Se a questão quer dizer que temos que nos tornar livres do pecado, a fim de preparar-nos para viver no céu, ela não se baseia numa boa teologia. Nascemos no pecado (Salmos 51:5). Nossos corações são enganosos.(Jeremias 17:9) Mesmo os justos encontram-se fazendo coisas que não querem fazer. (Romanos 7:18-19)

F. Leia Hebreus 3:7-9. Quem estava sendo testado? (Aqui está uma outra referência a Êxodo. Deus disse que o povo O estava testando!)

G. Leia Hebreus 3:10-11. Como você caracterizaria o povo? Por que Deus irou-Se com eles? (Deus disse que lhes havia mostrado que Ele era digno de confiança. Todavia, o povo não confiava nEle. Eles nem sequer tentavam conhecer Deus.)

1. Vamos voltar para nossa declaração quanto a "estar seguro da salvação". Aos olhos de Deus, o que você acha que nos torna seguros da salvação? (Confiança em Deus! Note que Deus não disse: "Eu dei a este povo os Dez Mandamentos e o povo falhou". Ele disse: "Apresentei-lhes meu poder, amor e provisões - e eles, ainda assim, não confiaram em Mim". A parte fundamental da obediência é a confiança em Deus.)

H. Leia Judas 1:7-8. Um tema comum na Bíblia é que Sodoma e Gomorra são os cartões-postais para o que acontece com os ímpios. Os pecados específicos mencionados são "a imoralidade e as relações sexuais antinaturais." Por que Judas mencionaria tipos específicos de pecados, se a verdadeira questão é a confiança em Deus? (Deus não nos deu Sua lei porque Ele é mesquinho. Ele a deu por causa de Seu amor por nós. Se confiarmos em Deus, compreenderemos isso e saberemos que obediência é a melhor coisa.)

II. Pedro

A. Leia 1 Pedro 2:1-3. O que Pedro nos disse sobre a lei? (Ele disse que devemos "livrar-nos" desses pecados. {NT: I Pe 2:1:"Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência."})

1. Como "livrar-nos" do pecado? Como isso é consistente com a graça? (Leia 2 Coríntios 5:17-20. Parte da graça nos faz uma nova pessoa. Nós representamos Deus e, portanto, a forma como vivemos é importante. Isso sugere que uma vida justa, ao contrário da salvação, é um esforço de equipe.)

B. Leia 1 Pedro 2:4-5. Qual é o objetivo de Deus para nós? (Que sejamos as "pedras vivas", que são parte do "sacerdócio santo" e que constituem a "casa espiritual" de Deus.)

1. Observe este início: "À medida que se aproximam dEle..." O que isso quer dizer? (À medida que entramos na presença de Deus, através da Bíblia, da oração e da adoração, nos tornamos mais semelhantes a Ele.)

2. O que você acha que são os "sacrifícios espirituais" que oferecemos a Deus? (Leia Romanos 12:1-2 e Hebreus 13:15-16. Sacrifícios espirituais não são, simplesmente, louvor e confiança em Deus, mas eles envolvem nossas mentes e nossas ações. A renovação de nossas mentes, a realização de boas obras são sacrifícios para Deus.)

a. Você, realmente, chamaria isso de "sacrifício?" (Na economia de Deus, ao desistirmos de nós mesmos, acabamos recebendo uma benção maior do que a que nos está sendo dada.)

C. Leia 1 Pedro 2:9. Lemos, anteriormente, que somos pedras vivas numa casa espiritual. Esta é uma figura de linguagem interessante mas, qual é o significado das pedras vivas, da casa espiritual, do sacerdócio real? (Você é especial. Você é diferente do mundo. Você é um representante de Deus. Isto dá a você a oportunidade de anunciar as grandezas de Deus, diante daqueles que não O conhecem.)

D. Leia 1 Pedro 2:11. O que está errado com os desejos carnais que vivem em nossas mentes? (Eles guerreiam contra nossa alma.)

E. Leia 1 Pedro 2:12. Como os pagãos podem nos acusar de praticar o mal? Eles são pagãos! (Vejo isto o tempo todo. Os pagãos de hoje, acreditam que cada escolha é igualmente válida e ninguém tem o direito de se achar superior. Assim, cristãos que afirmam que o caminho de Deus não é apenas superior, mas o único caminho, são considerados intolerantes e inimigos.)

1. Qual é o antídoto para essas falsas acusações de praticarmos o mal? (A maneira como nós vivemos!)

2. Considere sua vida. O modo como você vive ajuda ou prejudica você, quanto às acusações de ser intolerante ou inimigo?

III. João

A. Leia João 15:9-10. O que Jesus está dizendo - que se nós O desobedecermos Ele não nos amará mais? (Não. Você quer saber como permanecer no centro do amor de Deus? Guarde Seus mandamentos. Jesus está dizendo que Ele nos deu Seus mandamentos, para mostrar-nos como viver melhor. Ele deu Seus mandamentos para evitar que sejamos prejudicados.)

B. Leia João 15:11. Qual é o nível de alegria em sua vida? Se ela está um quarto abaixo, Jesus diz que, sua alegria será "completa", se você obedecer Seus mandamentos!)

C. Leia João 15:12-13. Como o desistir de nossa vida, pelos outros, nos trará completa alegria? Isto soa como um completo sacrifício! (Imagine um mundo em que cada pessoa tem seus melhores interesses em mente. Imagine um mundo onde ninguém quereria prejudicar, roubar ou enganar você. Tratar os outros de forma justa, nos dá alegria. Mostrar misericórdia aos outros, nos dá alegria. Ser tratado, cordialmente, e receber misericórdia, torna-nos gratos.)

D. Como você fez a transição do pensar que a lei é um fardo { ou dói }, para o pensar que a lei existe para seu beneficio? Leia 1 João 2:3. Qual é o problema, se não fizemos a transição? (Nós não conhecemos Deus. Precisamos estudar, mais, Sua palavra. Precisamos experimentar fazer Sua vontade)

E. Leia 1 João 2:4-6. Por que obedecer a lei é tão importante? (Ela reflete nosso conhecimento sobre Deus. Se nós apenas "cerramos nossos dentes" {ou, "aguentamos firme"} e tentamos obedecer, isto não vai funcionar. Mas, se tivermos a firme convicção de que a lei existe para nosso beneficio; que ela nos coloca no centro do amor de Deus; que ela cria um mundo melhor para aqueles que nos rodeiam e que ela honra a Deus, então, não precisamos "cerrar nossos dentes".) {NT: "Cerrar os dentes" significa fechar bem a boca, apertando o maxilar superior contra o inferior, para aguentar a dor, não gritar e nem perder o controle, ou seja, para aguentar firme, ser corajoso. A lei de Deus não é um fardo e nem causa dor.}

F. Amigo, se você não entendeu os benefícios da obediência, você vai começar a explorá-la, hoje? Você vai decidir a conhecer melhor a Deus e experimentar a alegria de viver no centro do Seu amor?

IV. Próxima semana: A Igreja de Cristo e a Lei.


Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

Tradução: Denise de Mesquita


 


Nenhum comentário: