sábado, 19 de abril de 2014

Lição 04 - Cristo e a Lei no Sermão da Montanha

(Mateus 5)
           

Introdução: O estudo da semana passada terminou com Jesus dizendo que Ele veio para cumprir a lei e não, para aboli-la (Mateus 5:17-20). A lei não só permanece de acordo com Jesus, mas nossa justiça deve exceder muito a dos líderes religiosos da época. Concluímos (eu espero) que a lei é como um mapa, para nos ajudar na vida, portanto, não queremos que ela desapareça. E, decidimos que, uma vez que estamos cobertos pela justiça de Cristo, estamos milhas à frente dos líderes religiosos da época. Esta semana, nosso estudo é o próximo tema de Jesus - um comentário surpreendente sobre o que significa guardar a lei. Como os detalhes sobre a lei fazem sentido, se somos salvos pela graça? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos descobrir!

            I.    O Temperamento é Parceiro do Assassinato?

A.        Leia Mateus 5:21-22.  Quando foi dito, “aos seus antepassados,” que assassinato estava errado? (Podemos ir tão longe, em Gênesis 4, e o ler sobre o relato de Caim e Abel.)

1.         Jesus acrescenta que a ira, também, nos sujeita a julgamento. Matar ou ter raiva de alguém é a mesma coisa? (Obviamente não, e Jesus não disse isto. Ao contrário, Ele disse que ambos são pecado.)

a.         Por que Jesus compararia os dois e sugeriu que ambos estão relacionados? (Lembra-se como a lei moral é um “mapa”, para ajudar a evitar prejudicar-nos, pela violação da lei natural? Ficar muito irritado com alguém é um passo preliminar para assassinar. Todos nós podemos nos irritar, poucos de nós são assassinos, mas este é um sábio conselho para nos manter a salvo do crime de morte.)

2.         Quando Jesus disse que chamar alguém de “racá” {pode significar alguém desprezível, sem valor} poderia levá-lo diante do sinédrio, Ele quis dizer que usar esse tipo de linguagem era ilegal na lei contemporânea. Racá parece ser uma palavra que mostra desprezo por outra pessoa. O que isso tem a ver com ira e assassinato? (Você já reparou que numa guerra desenvolvemos termos de desprezo, por aqueles que combatem no outro lado? Torna-se mais fácil matar alguém quando se pensa que as pessoas são desprezíveis, sem valor.)

3.         Nós todos estamos cientes sobre os loucos, a Bíblia, frequentemente, os descreve. Por que não podemos, também, taxar alguém como louco? (Pense, novamente, em nosso mapa. O primeiro passo para um assassinato é pensar que alguém não tem valor. O segundo passo para um assassinato é ficar irritado com a pessoa desprezível. O próximo passo, assassinato! Este é uma mapa que nos diz aonde não devemos ir.)

B.         Leia Mateus 5:23-24. Anos atrás li isto e, pela primeira vez me ocorreu que o problema era alguém guardar rancor contra mim e, não eu, guardar rancor contra alguém! Isso pareceu um passo atrás. Por que somos responsáveis pelas pessoas que têm ódio de nós?

1.         Quando veio a mim esse novo entendimento, lembrei-me de uma ex-membro da igreja que me detestava profundamente, porque eu havia tomado uma posição pela palavra de Deus – ou, pelo menos, foi assim que eu havia visto. Devemos tomar medidas para remediar esse tipo de problema – aquele no qual achamos que somos inocentes?

2.         Esse texto ficou me incomodando até que escrevi uma carta para aquela ex- membro. Ela me respondeu com irritação, mas isso me ajudou a entender sua raiva. Escrevi, de volta, uma nota conciliatória. Ela compartilhou nossa correspondência com alguns de seus filhos. Não acho que ela voltará a ser minha amiga, porém minha carta não apenas suavizou sua atitude, mas seus filhos tiveram uma visão diferente das minhas ações. Um deles entrou em contato comigo e voltou para a igreja!
                                  
3.         Por que Jesus nos diz para ir ao encontro daqueles que guardam rancor contra nós? (O mapa para assassinato é desprezo e raiva. Assassinato é o completo oposto do amor. Indo de encontro ao amor, nós tentamos reverter o curso daqueles que seguem o mapa para assassinar.)

            II.   Litígio é Errado?

A.        Leia Mateus 5:25-26.  Como a maioria dos leitores sabem, sou advogado e professor de Direito. A situação jurídica que Jesus descreve parece familiar para você? (Não para mim. Parece uma questão civil (uma disputa entre duas pessoas), mas termina com uma sanção penal (sendo jogado na prisão). O melhor paralelo, para hoje, é uma fraude criminal. Você toma o dinheiro de uma pessoa e está sujeito a ir para a prisão.)

1.         Esse tema é o mesmo que Jesus discutiu sobre as pessoas que tinham rancor contra os outros? (Acho que sim. Aqui, seu adversário acha que você o defraudou.)

2.         Jesus estava nos dizendo que nunca devemos ir para o tribunal? No Antigo Testamento, vemos que Moisés era um juiz (Êxodo 18:13) e, por um tempo, o povo foi governado por juízes (Juízes 2:16). Esse tipo de sistema judicial é ordenado por Deus! Portanto, Deus não é contra um sistema de resolução de disputa de terceiros.)

3.         O que Jesus está nos ensinando aqui? (Quando alguém pensa que você o enganou, de alguma forma, tente resolver isto o mais rápido possível.)

            III. Olhar é errado?

A.        Leia Mateus 5:27-28. Este pecado é somente para os homens, ou você acha que o conselho de Jesus se aplica a ambos os sexos?

1.         O que você acha que Jesus quer dizer? Isso é como desprezo, raiva e assassinato? Claramente, essas três coisas não são iguais, mas elas guiam na direção errada? (Sim, essa é uma das lições aqui. Leia Tiago 1:14-15. Ações pecaminosas começam com pensamentos pecaminosos.)

2.         Se você está atraído por alguém que não seja seu cônjuge, você já cruzou a linha do adultério?

a.         De que maneira você pode falar quando a linha é cruzada?

B.         Há muitos anos, um presidente americano, um homem bonito, que era conhecido por ser um cristão comprometido, confessou que tinha cometido adultério em seu coração. Não tenho certeza se ele entendeu o ensinamento de Jesus. Quantas mulheres estariam dispostas a fazer sexo com um presidente americano bonito? (Provavelmente muito poucas. Na verdade, se você pode cometer adultério, se você quer, e não o faz, não acho que você esteja cruzando a linha de Jesus. Por outro lado, se você tiver oportunidade e cometer adultério, então você cruza a linha de Jesus).

C.         Leia Mateus 5:29-30. Pessoas que ficaram cegas, recentemente, podem cometer adultério em seu coração? (Por que não?)

1.         Se elas podem, o que Jesus está nos ensinando?

2.         Acabei de sugerir isso, sobre o ensino de Jesus, quanto à luxúria/adultério: se você pudesse e cometesse adultério, então você pecaria. Jesus parece dizer aqui, jogue fora a oportunidade (cegar-se, cortar sua mão) e você ficará ok. Sugeri um entendimento errôneo? (Sabemos que pessoas cegas e mutilados podem pecar, então, Jesus deve ter dito alguma coisa a mais. Acho que Ele disse que deveríamos tomar medidas radicais para evitar o pecado.)

3.         Que tipo de medidas radicais, em suma, mutilar a si mesmo, você pode sugerir? (Considere que tipo de coisas “com aparente inocência” leva você a pecar? Mesmo que elas não sejam pecado, evite-as!)

D.        Leia Mateus 5:31-32. Por que você acha que Jesus levanta o tema do divórcio, logo após Ele ter falado de insulto, ira, assassinato, luxúria e adultério? (Eles estão todos relacionados. Esse é um aspecto diferente do adultério – divorciar-se de sua esposa por uma fantasia.)

            IV. Amor

A.        Muito do que temos discutido, até agora, trata de ter atitude correta para com os outros. Leia Mateus 5:43-45. Quantas pessoas são seus inimigos pessoais? Quantas pessoas perseguem você? (A menos que você esteja em alguma circunstância especial (como morar em um país, religiosamente, hostil), ou precisa trabalhar em sua inteligência emocional, as possibilidades são de que você possa nomear apenas uma ou duas pessoas, no máximo).

1.         Que sentido faz amar e orar por aqueles que são seus inimigos? (Pense em uma grande oportunidade para crescimento pessoal! Essa é uma oportunidade rara que nós não temos com a maioria das pessoas que conhecemos).

2.         Você acha que este ensino tem algo a ver com raiva, xingamentos e luxúria? Será que isto tem algo a ver com a lei natural? (Sim! Quem tem mais chances de fazer mal a você – seu inimigo. Se você trabalha para resolver os problemas com seu inimigo, você diminui as possibilidades de seu inimigo lhe prejudicar.)

B.         Amigo, o pecado começa na mente. Jesus nos ensina que, se nós prestarmos atenção aos nossos pensamentos e atitudes, podemos promover a lei do amor e evitamos cruzar a linha para o pecado e o mal que ele resulta. Você vai se comprometer, hoje, a ser cuidadoso com seus pensamentos?

            V.  Próxima semana: Cristo e o Sábado.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"


Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: