sábado, 15 de fevereiro de 2014

Lição 8 – Com os Ricos e Famosos

(Mateus 19, João 3, Lucas 16)
 
 
Introdução: O dinheiro é uma coisa complicada. Nas últimas semanas, tenho referido Deuteronômio 28, que ensina que aqueles que seguem os mandamentos de Deus serão, materialmente, abençoados. Foi essa regra de vida que motivou os amigos de Jó a argumentarem que a perda de sua riqueza e outros problemas foram devido a sua incapacidade de obedecer a Deus. Mesmo Jó acreditava nisso pois, em Jó 31, ele faz uma nova verificação de sua obediência e exige uma audiência na qual Deus teria que responder-lhe. Por outro lado, em Mateus 19:24, Jesus iguala o dinheiro com uma incapacidade de entrar no céu. Como pode a obediência levar a riqueza mas, depois, a riqueza manter você fora do céu. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. O Jovem Rico

A. Leia Mateus 19:16-17. Se alguém lhe fizesse esta pergunta, como você responderia? (Eu diria: "Não há nada de bom que você possa fazer para entrar no céu. Ao invés disso, você deve contar com o que Jesus fez em seu favor".)

1. O que Jesus respondeu? (Acho que Jesus disse, essencialmente, a mesma coisa : "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente Um que é bom".)

2. Algumas traduções dizem "Mestre" ou "Bom Mestre," mas a maioria daquelas que consultei não incluem "bom" para descrever Jesus. O problema em traduzir isto como "Bom Mestre" é que Jesus parece responder que somente Deus é bom e que Ele (Jesus) não é Deus. Qual o problema disto, atualmente? (Jesus é Deus! A forma como a NVI e muitas outra traduzem isto, está consistente com o ensinamento geral da Bíblia sobre a Trindade.)

3. Observe que, não obstante, o que escrevi, Jesus, claramente, diz: "Guarde os mandamentos". Guardar os mandamentos deveria ser nosso objetivo? ( Sim, claro.)

B. Leia Mateus 19:18-19. Considere a lista dos mandamentos de Jesus. O que há de estranho nela? (Jesus lista, somente, nossas obrigações para com os outros. Ele não lista nenhuma de nossas obrigações com Deus.)

1. A questão, para o jovem rico, presume que manter alguns dos mandamentos seria suficiente, e Jesus contrapõe, com uma lista parcial. Manter parte dos mandamentos é bom o suficiente? (Tiago 2:10-11 nos diz que violar um dos mandamentos é como violar todos eles.)

C. Leia Mateus 19:20-21. Esta é a chave para o céu? Vender nossos bens e dá-los aos pobres nos faz perfeitos?

D. Leia Mateus 19:22-25. Sei porque estou perplexo com a conversa de Jesus com o jovem rico e por que os discípulos estavam "grandemente maravilhados?" (Eles tiveram em Deuteronômio 28 a compreensão das coisas – este jovem foi abençoado, porque ele era bom. Além disso, o jovem rico disse que tinha sido obediente.)

E. Leia Mateus 19:26. Finalmente, chegamos a uma resposta dada por Jesus que parece se encaixar no restante da Bíblia. Vamos considerar uma série de questões:

1. Qual era o pensamento consistente do jovem rico? (Que a obediência lhe daria o céu – e ele tinha sido obediente.)

2. Em última análise, o que aprendemos sobre o jovem rico? (Que ele não poderia obedecer, ou, não obedeceu. Ele não estava disposto a vender tudo o que tinha.)

3. É possível que, com Suas perguntas, Jesus estivesse "brincando" com o jovem rico, a fim de que ele enxergasse a verdade – que ele não poderia obter seu caminho para o céu, por seu próprio esforço?

4. Se Jesus estava "brincando", por que Ele não disse para o jovem rico: "Eu só estava brincando com você. A chave para o céu é a graça e não existe nada que você possa fazer para ser salvo – inclusive dar de presente seu dinheiro ou sua vida"? (Leia 1 Coríntios 13:3 e compare.)

F. Releia Mateus 19:23-24. Dificilmente, isso soa como se Jesus estivesse brincando quanto ao dinheiro ser uma problema. O que você acha que Jesus quis dizer? Existe um tema nesse diálogo todo? (A conclusão de Jesus (Mateus 19:26) é que a salvação é impossível para os homens mas, possível, através de Deus. Se trabalharmos a partir disto, vemos que o jovem rico dependia, primeiro de suas obras e, segundo, de sua riqueza. Estas coisas estavam ao seu alcance. Jesus mostrou que o jovem rico estava errado quanto as suas obras, e Ele nos mostra que o jovem era dependente de seu dinheiro.)

1. Em que o jovem rico deveria apoiar-se? (Deus!)

a. Se isto é verdade, ele estaria doando seu dinheiro para ajudar os pobres ou, para salvar-se? (Tudo girava em torno do jovem rico. A questão era se ele confiaria em Deus ou, em seu dinheiro. Ele decidiu confiar em seu dinheiro.)

G. Leia Mateus 19:27-28. Pedro e os discípulos disseram que eles deixaram tudo e seguiram Jesus. O que Jesus disse que eles teriam? Coisas? (Não. Poder.)

H. Leia Mateus 19:29. Vejo duas coisas nesta lista que representam riqueza – casas e campos. Parece que esta é uma discussão sobre dinheiro? (Não! Trata-se de colocar Deus em primeiro lugar. Depender de Deus.)

1. Deixe-me perguntar, novamente, para você, por que é difícil para um rico entrar no Reino do Céu? (Isso é sobre graça e dependência. Não podemos depender de nossas obras. Não podemos depender de nosso dinheiro. Não podemos depender da família. Devemos depender somente de Deus.)

II. Nicodemos

A. Leia João 3:1. O que aprendemos sobre Nicodemos? (Ele era um homem influente. No passado, li, em fontes extra- bíblicas, que a casa de Nicodemos era uma das mais ricas.)

B. Leia João 3:2. Acho que Nicodemos pretendia elogiar Jesus. Se você fosse Jesus, você iria querer elogios? (Não. Nicodemos chegou à noite, o que fez parecer que ele não queria ser visto com Jesus. Ele chamou Jesus de Mestre e não o reconheceu como o Messias)

C. Leia João 3:3. Jesus dispensou a "conversa fiada" ? (Sim. Ele foi direto ao ponto.)

D. Leia João 3:4-10. Nicodemos chegou pensando que estava agradando. Jesus estava agradando Nicodemos? (Não!)

1. O que isso nos ensina sobre como lidar com os ricos e poderosos? (Jesus compartilhou a verdade com Nicodemos mas, não, a ponto de comprometê-la, com o fim de obter a aprovação de Nicodemos.)

E. Leia João 3:11. "Vocês" é um elogio? Quem, exatamente, é "vocês"? (Provavelmente, os líderes ricos e poderosos.)

F. Leia João 3:12-15. Discutimos, anteriormente, a questão sobre Jesus negar que Ele era Deus. O que Jesus diz, aqui, sobre Sua divindade? (Ele diz que "veio do céu".)

1. Ao contrário do jovem rico, não temos a reação final de Nicodemos, para podermos discutir. O que Jesus disse, que indica que, provavelmente, Nicodemos estivesse pensando se O aceitaria como o Messias? (Jesus predisse, exatamente, como Ele morreria. Essa prova foi poderosa para Nicodemos.)

G. Leia João 7:50 e João 19:38-40. O que Nicodemos acabou decidindo sobre Jesus? (Vemos que Nicodemos falou contra a prisão de Jesus, que ajudou a reivindicar Seu corpo e O preparou para o sepultamento.)

H. Vamos voltar para as declarações finais de Jesus, na entrevista com Nicodemos. Leia João 3:16-18. Qual é o padrão para o julgamento? (Crença. Se você não acredita em Jesus, você "já está condenando". O "já" sugere que nossas obras não conquistam a salvação. Se você não acredita, não precisamos entrar na questão das suas obras.)

I. Leia João 3:19-21. Existe uma conexão entre crer em Jesus e obras? (Se você fizer o mal, você ama a escuridão. Se você vive pela verdade, você ama a luz porque "suas obras são realizadas por intermédio de Deus".)

III. Atitude

A. Leia Lucas 16:13-15 e Deuteronômio 8:17-18. Quais são alguns dos maiores problemas de atitude para aqueles que são ricos? (A atitude maior. Primeiro, a postura de serem responsáveis por suas riquezas e, segundo, a postura de devoção pela riqueza.)

1. Como se encaixam essas duas histórias que estudamos: o jovem rico e Nicodemos? (O jovem rico estava procurando por uma afirmação de sua justiça. Nicodemos ficou ofendido, quando Jesus lhe disse que precisava fazer algo diferente, para ser salvo.)

2. Você tem que ser rico para amar o dinheiro? (Não. Amar pouco dinheiro (e a ambição dos ricos) pela razão de não terem nada, também, é devoção ao dinheiro.)

B. Quando Jesus disse, em Mateus 19:23, que é difícil para um homem rico (ou mulher) entrar no céu, o que você acha que Ele quis dizer? (Ir para o céu transforma em graça a dependência a Deus. Os ricos têm, frequentemente, a atitude de auto-dependência. As duas atitudes levam à tensão.)

C. Amigo, qual sua atitude acerca do dinheiro? Você depende dele? Por que não comprometer-se, hoje, a depender de Deus – seja para a salvação ou para suas necessidades diárias?

IV. Próxima semana: Discipulando Poderosos.

 
Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

Tradução: Denise de Mesquita
 

 

 


Nenhum comentário: