sábado, 8 de fevereiro de 2014

Lição 7- Jesus e os Excluídos Sociais


(Lucas 15, 1 Coríntios 5, Mateus 21, Marcos 5, João 4)







Introdução: Recentemente, ouvi que uma cantora cristã deixou de comparecer no Grammy Awards. Eu disse a mim mesmo: "Bom para ela." Eu tinha visto parte da apresentação e estava triste pois, ao invés de se aterem à música, alguns dos participantes escolheram promover o mal.{"O Grammy Awards 2014 contou com um ritual de magia negra disfarçada…e performances cheias de simbolismo e mensagens". Fonte: "ocorreiodedeus.com.br"… A cantora Adele ganhou um prêmio, mas não compareceu no evento.} Sábado passado, meu pastor considerou o que esta cantora cristã tinha feito e perguntou: "O que Jesus teria feito?" Pensei: "Preciso reconsiderar minha atitude anterior." Uma maneira de decidir o que devo fazer é perguntar a mim mesmo: "Isto vai promover o mal ou o Reino de Deus"? Esta cantora cristã tomou uma posição, dizendo que não tomaria parte em promover o mal. Por outro lado, parece que Jesus estava, constantemente, andando com os mal-feitores. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver que lições podemos aprender!


 
I. Reunindo o Mal

A. Leia Lucas 15:1-2. Você gostaria que pecadores viessem a sua igreja, para ouvir o evangelho?

1. Que ponto você acha que os líderes religiosos estavam determinando? (Eles estavam preocupados que Jesus estivesse promovendo o pecado, por associar-Se com pecadores. Aqueles com os quais Ele se reunia eram párias sociais.)

2. Os líderes religiosos estavam preocupados com status ou com pecado?

3. Além dos membros regulares, um rebanho de pecadores visita sua igreja? E quanto aos párias sociais?

4. Será que temos problemas se pecadores ou párias sociais não se reúnem em nossa igreja para ouvir o evangelho? O problema é que temos a atitude dos líderes religiosos nesta história?

B.  Leia Lucas 15:3-7. Jesus conta essa história para ilustrar porque é bom para os pecadores e coletores de impostos se aproximarem para ouvir o evangelho. Qual é o objetivo de Jesus? (A necessidade dos injustos se converterem e, não, os justos. Como você pode converter os injustos se não buscá-los?)

1. Isto responde a questão sobre o que a cantora cristã deveria ter feito no Grammy Awards?

a. E se pecadores realizam uma reunião para celebrar o pecado, e um cristão vem ouví-los? Temos invertido os fatos da história da ovelha de Jesus?

                    b. Se temos, isto deve mudar nossa conclusão?

C.  Leia 1 Coríntios 5:9-10. O que Paulo diz sobre nos associarmos com pecadores? (Se vivemos no mundo, devemos nos associar com pagãos.)

D.  Leia 1 Coríntios 5:11. Que padrão Paulo aplica, quanto à questão de nos associarmos com pecadores? (Ele diz para não nos associarmos com pecadores que se dizem cristãos.)

1. Espere um minuto! Todos na minha igreja são pecadores (inclusive eu)! Qual é o ponto, para Paulo? (A preocupação de Paulo é quanto a prejudicar o evangelho. Se você não tem nenhuma pretensão sobre Deus, então posso associar-me com você. Mas, se você diz que está promovendo Deus e, ao invés disso, você promove satanás, então eu não me associaria com você.)

E.  Leia 1 Coríntios 5:12-13. Por que expulsar o pecador? O pecador não precisa estar na igreja? Por que deveríamos expulsar um pecador, quando estamos encorajando outros pecadores a ir para a igreja? (A única coisa que faz sentido, para mim,é perguntar: "O que esta pessoa está fazendo para a igreja e para o evangelho"? Os pecadores que se aproximaram de Jesus queriam aprender algo melhor. Eles queriam mudar. O pecador que promove o pecado na igreja, que quer levar as pessoas para longe do evangelho, precisa ser lançado para fora.)

F.  Vamos visitar, novamente, nossa cantora cristã no Grammy Awards. Agora, o que você acha que ela deveria ter feito? (Claramente, o Grammy Awards representa "as pessoas do mundo" e, não, a igreja. Paulo disse que deveríamos esperá-los até promoverem o mal.)

1. E quanto ao princípio que deveríamos expulsar da igreja aqueles que promovem o mal? A idéia é que cristãos não devem promover o mal e, portanto, esta cantora cristã poderia dizer: "Minha influência, aqui, promove o mal – porque as pessoas dirão que aprovo isto."

G.  Ainda estou incerto quanto à resposta certa aqui. Vamos seguir para as próximas histórias de Jesus para ver se podemos aguçar nosso pensamento!


II. Coletores de Impostos, em frente

                    A. Leia Mateus 21:28-30. Qual filho fez o que seu pai queria?

B.  Leia Mateus 21:31-32. Jesus fez a mesma pergunta. Eu só perguntei para você. Como você acha que Jesus respondeu esta pergunta? (Jesus concorda que o desempenho é mais importante do que palavras.)

1. Como os cobradores de impostos e prostitutas fazem quanto a "fazer a vontade do pai"? Se desempenho é o que nosso Pai no céu quer, como Jesus pode equiparar prostitutas com o filho que concordou trabalhar? (Veja, novamente, Mateus 21:29 e Mateus 21:32. Vemos que o bom filho "mudou de idéia". Os coletores de impostos e as prostitutas "se arrependem e crêem".)

C.  Leia Mateus 21:33-39 e Mateus 21:45. Os líderes religiosos sabiam que Jesus estava falando sobre eles! Que tipo de atitude eles tiveram acerca de Jesus? (Eles foram hostis. Eles queriam matá-lO.)

D.  Vamos colocar estas duas histórias juntas. Qual é o quadro completo, dos coletores de impostos, inquilinos, prostitutas e líderes religiosos? (Os líderes religiosos disseram as palavras certas, mas foram hostis a Jesus. Eles não acreditaram, nem se arrependenderam. Os cobradores de impostos e as prostitutas costumavam dizer e fazer as coisas erradas, mas mudaram de idéia, se arrependeram e obedeceram a Deus.)

E.  Com que tipo de cobradores de impostos e prostitutas deveríamos, voluntariamente, nos associar? (Aqueles que buscam a verdade, que não são hostis ao evangelho.)

F.  Com que tipo de pecadores não devemos nos associar, voluntariamente? (Aqueles que dizem que estão seguindo a verdade, mas são hostis ao evangelho.)

G.  Uma vez mais, o Grammy Awards! A cantora evangélica fez a coisa certa? (Considerando os textos que lemos, acho que a resposta é "sim". É verdade que ela estava no mundo e, não, na igreja, mas ela estaria no meio de um programa onde alguns dos participantes levantaram o argumento de que o pecado é, moralmente, correto. Eles estavam evangelizando para o pecado!)


III. Discernindo a Hostilidade

                A. Leia Marcos 5:1-5. Este indivíduo é perigoso? Você gostaria que ele vivesse no seu
                bairro?
                B. Leia Marcos 5:6. Não perca esta: "ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante
                dEle". Como você se sentiria se ele estivesse correndo, diretamente, para você?

1. Examinamos o fato onde os pagãos que são hostis ao evangelho estão em oposição aqueles que vêm ouví-lo. Nossa conclusão foi que devemos resistir aos que são hostis. Como você classificaria este homem, no momento em que ele corria? (Não somente hostil mas, incrivelmente, perigoso! Talvez devemos reconsiderar nossa conclusão anterior!)

C.  Leia Marcos 5:7. Agora que ouviu o que esse homem disse, você o consideraria hostil? (Ele reconhece quem é Jesus, e Jesus pede que não o machuquem!)

1. O que o contraste entre as ações do homem e suas palavras nos ensinam? (Precisamos ter cuidado quanto a quem classificamos como hostil.)

D.  Leia Marcos 5:8-12. Qual era o problema com este homem? (Ele estava possuído por demônios.)

1. Os inimigos do evangelho são possuídos de demônios?

E.  Leia Marcos 5:18-20. O que isto nos ensina a respeito das pessoas que parecem hostis ao evangelho? (Deixando de lado a questão sobre elas estarem, involuntária ou voluntariamente, em sintonia com satanás, isto mostra o grande potencial para alguém que deixa o acampamento de satanás.)


IV.    Simples Proscritos

                    A. Leia João 4:7-9. Qual a diferença social óbvia entre Jesus e essa mulher? (Ela era
                    ambas: samaritana (judeu de sangue misto) e mulher.)

1. Ela foi hostil a Jesus? (Mais ou menos.)

B.  Leia João 4:13-18. É estranho que essa mulher viesse para o bem por ela mesma. Sua experiência nos diz porque – ela era um pária social. Ela não era somente uma samaritana e uma mulher, mas ela era, ainda, rejeitada por ser uma mulher samaritana! Qual é a lição para nós? (O evangelho é para todos. Ninguém é tão "inferior.")

C.  Amigo, precisamos estar conscientes de nossa influência, e precisamos estar alertas quanto à influência dos pecadores na igreja. Entretanto, as histórias da vida de Jesus nos mostram que estamos aqui para salvar a todos. Ninguém é indigno do evangelho. Você vai colocar isto em ação, na sua vida?


V.      Próxima semana: Com os Ricos e Famosos.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.



Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"


Tradução: Denise de Mesquita


Nenhum comentário: