domingo, 2 de fevereiro de 2014

Lição 6 - Discipulando os “Comuns”

(Tiago 2, Lucas 5 e 18)

Introdução: Esta lição me fornece sentimentos contraditórios. Por quase 35 anos fui membro da Igreja Adventista em Manassas, Virgínia. Quando entrei, os líderes da igreja, imediatamente, me pediram para ser ancião. Eu os desafiei: Por que eu deveria ser ancião? Por que sou advogado? Por outro lado, estive envolvido em muitos avanços da evangelização, em Manassas. Nenhum esforço foi feito para trazer membros de uma "classe de profissionais" mais instruídos. Nunca convertemos alguém com um Ph.D ou um profissional doutorado. A igreja sempre pareceu esta mistura bizarra. Nunca tivemos como alvo converter profissionais, mas se tínhamos um profissional na igreja, quase sempre ele se tornava líder. O que a Bíblia diz, se diz alguma coisa, sobre este tipo de problemas? Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir!




I. Tiago e os Ricos

A. Leia Tiago 2:1-4. Isto acontece em sua igreja? (Suspeito que isto aconteça na maior parte das igrejas.)

1. Tiago diz que isto reflete maus pensamentos e, mais tarde, ele chama isto de pecado. Você concorda?

2. Quando usamos o termo discriminação nos Estados Unidos, queremos dizer que as pessoas são tratadas de forma diferente, por motivos irrelevantes. Por exemplo, se aparecesse uma pessoa com um caroço no braço, não deveríamos considerá-la com discriminação, para que ela vá buscar a opinião de um médico e, não, a de um carpinteiro.{A discriminação envolve humilhação e pode levar uma pessoa a tomar medidas drásticas.} Existe algum motivo relevante para você esforçar-se, com a finalidade de trazer o homem rico para sua igreja? (Posso pensar em dois, no mínimo. Primeiro, ajudará a igreja, financeiramente. Segundo, ao menos nos Estados Unidos, existe uma ligação entre inteligência, educação e renda. A maioria das organizações querem pessoas educadas e inteligentes em posições de liderança, para fazer essas organizações funcionarem melhor.)

B. Leia Tiago 2:5. A igreja não é como a maioria das organizações"? (Tiago diz que Deus faz discriminação contra os ricos, dando fé aos pobres.)

1. Qual você prefere, na liderança da igreja: aqueles que são educados e inteligentes ou aqueles que estão cheios de fé? (Aqueles que estão cheios de fé deverão ser capazes de confiar na sabedoria do Espírito Santo.)

2. Você, realmente, acredita no que Tiago disse: que Deus escolheu os pobres, acima dos ricos?

3. Se você disser sim, como explica o que diz a Bíblia, em Deuteronômio 28? Olhamos para isto, semana passada, porque ali diz que aqueles que seguem a Deus são, física e financeiramente, bem-aventurados. Como você explica Jó, um companheiro que, também, consideramos semana passada? Ele era fiel mas, também, inteligente e, fabulosamente, rico.

C. Leia Tiago 2:6-7. Isto é verdade, no seu país?

1. Tiago não viveu numa democracia. Sua observação é verdadeira numa democracia? (Nos Estados Unidos, a CNN informou que em 2010, 10% da renda dos que estão no topo pagou 70,6% do total do imposto de renda e todos os outros pagaram 29,4%. Para comparar, os 10% do topo levaram para casa 45% do lucro. Uso a CNN como fonte, porque duvido que alguém vá pensar que ela seja tendenciosa, em favor dos ricos.)

D. Leia Tiago 2:8. Vou deixar para todos aqueles que lêem este comentário determinarem se a situação descrita por Tiago, em seu tempo, é verdadeira para o tempo atual, em seus próprios países. O que Tiago disse é regra atemporal, independentemente, de onde vivemos? (Devemos amar nosso próximo como a nós mesmos.)

1. O que isso significa, em termos práticos? (Significa que se temos feito discriminação contra os pobres, devemos parar com isto. Se temos feito discriminação contra os ricos, devemos parar com isto.)

E. Leia Tiago 2:9-11. Mostrar favoritismo é pecado? (Sim.)

1. A que tipo de pecado Tiago compara o favoritismo? (Assassinato e adultério.)

a. Tiago está se deixando levar? Ele está exagerando, para marcar um ponto? (É por isto que a graça é tão importante! Podemos pensar que nossos pecados são menores, mas Tiago assinala que, violar qualquer parte da lei, é uma violação da lei inteira.)

F. Leia Tiago 2:12-13. O que esses versículos sugerem e que é o ponto principal de Tiago? (Que precisamos mostrar misericórdia para com as pessoas. Se as tratarmos de forma diferente (e pior), por causa de sua relativa riqueza, então falhamos com Deus, porque não estamos mostrando misericórdia.)

1. Por que a misericórdia é tão importante? (Ela é o dom maior de Deus para conosco - a misericórdia Ele mostrou, nos salvando somente pela graça!)

II. Jesus e os Ricos

A. Leia Lucas 5:1-3. Por que Jesus entrou no barco? (Isto permitiu que Ele fosse visto e ouvido melhor, quando Ele estava ensinando.)

1. Um barco era um bem valioso. Jesus foi abençoado por ter um seguidor, que possuía um bem valioso?

B. Leia Lucas 5:4-5. Você acha que Jesus estava ensinando o povo a pescar? Quem era especialista sobre este tema? (Simão Pedro. Ele era o pescador que tinha seu próprio barco.)

1. O que você acha que Simão Pedro pensou sobre a sugestão de Jesus, para lançar as redes de pesca? (Ele seguiu a sugestão de Jesus para ser educado. Ele sabia que era perda de tempo.)

C. Leia Lucas 5:6-8. Pedro era pecador porque sua empresa tinha bens valiosos? Ele era pecador porque não conseguiu reconhecer a oportunidade de pescar durante o dia? Por que ele pediu que Jesus se afastasse dele, por causa de seus pecados? (Faltou a Pedro fé em Jesus. Ele percebeu isso e confessou seu pecado. Pedro sabia que isso era um milagre e que não se tratava de oportunidades perdidas de pesca.)

D. Leia Lucas 5:9-11. Jesus chamou Simão Pedro, um parceiro numa operação de pesca, para ser Seu discípulo. Por que Jesus escolheu um homem cuja educação era a de um pescador (e talvez seu negócio), ao invés de teólogos? Pedro achava que sabia mais do que Jesus e não teve fé nEle. Por que escolhê-lo (e, aparentemente, seus parceiros de negócio, também)?

E. Leia Marcos 6:3, João 1:45-46, Lucas 9:58 e Isaías 11:10-12. Esses textos mostram que Jesus era sem-teto, que Ele não foi educado em um sentido tradicional, que Ele cresceu numa péssima cidade e existiam dúvidas sobre a moralidade de Sua concepção (o filho de Maria). A profecia de Isaías predisse que Jesus seria um Rei guerreiro, que iria reunir os judeus e derrotar seus inimigos. Se você fosse construir um império, você escolheria Pedro? Você escolheria as condições de vida de Jesus, para ser um rei guerreiro?

1. Se você estivesse reformando um movimento religioso, você escolheria Pedro? Você escolheria um líder pobre, sem-teto, sem educação e com patrimônio questionável?

2. A Trindade teve muito tempo para levar em consideração tudo isso, porque Eles tomaram a decisão que queriam? (Leia Hebreus 4:15-16. Quando dizemos: queremos ser como Jesus, não temos como objetivo sermos ignorantes, sem-teto ou ser desprezados pelos outros. Uma razão pela qual Jesus veio com todas essas desvantagens é por causa da graça - Ele quer que vejamos que Ele viveu os mesmos tipos de problemas que os homens enfrentam.)

F. Leia Juízes 7:2-3. Você está familiarizado com este princípio? (Deus trabalha através da fraqueza, de modo que fique claro que Ele é a fonte da solução.)

1. Este princípio explicaria, em parte, por que Jesus escolheu os discípulos que Ele quis e viveu a vida que Ele levou?

III. A Vantagem de ser Pobre

A. Poucos pensam que ser pobre é uma vantagem. Poucos esperam ser pobres. No entanto, acabamos de ver que Jesus escolheu ser pobre e escolheu discípulos improváveis, para nos mostrar que o reino do céu é para todos, independentemente, de riqueza. A Bíblia sugere uma outra vantagem de ser pobre, e voltaremos a isto em seguida.

B. Leia Provérbios 10:15. Talvez Tiago perdeu este texto. O que ele diz sobre a riqueza?

1. Por outro lado, leia Salmos 144:1-2. O que ele isto diz sobre nossa fortaleza na vida?

C. Leia Lucas 18:18-20. A resposta de Jesus é a que você daria? É a resposta que Paulo daria?

D. Leia Lucas 18:21-24. Ninguém que já tenha discutido essa história comigo acredita que essa instrução seja aplicada a eles. Por que não?

1. Se ela não se aplica a você, por que se aplicou para aquele governante rico?

 E. Leia Romanos 10:9-11. Será que guardar os mandamentos ou dar toda nossa fortuna ganhará nossa salvação? (Não! Jesus estava falando para o governante sobre confiança. Assim como Romanos 10:11 diz que, se confiarmos em Jesus, nunca seremos envergonhados. A lição que Jesus ensinou foi que devemos confiar nEle, ao invés de confiarmos em nossa riqueza. É por isto que riqueza é uma desvantagem, quando se trata de graça. Nós confiamos em nossa riqueza.)

 F. Amigo, você vai olhar de modo mais realista para a riqueza e para seus companheiros da igreja? Você vai amar a todos como ama a você mesmo e estabelecer como seu objetivo, depender apenas de Jesus?

IV. Próxima semana: Jesus e os Excluídos Sociais.
Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: