sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Lição 10 - Fazendo Discípulos de Todas as Nações

(Isaías 56, Lucas 19, Atos 2)


Introdução: Como você descreveria o foco principal de sua igreja? Ela concentra-se num aperfeiçoamento que se volta para o interior ou para o exterior? E quanto a você? Está focado, principalmente, em você mesmo ou nas outras pessoas? Esta semana estudaremos sobre uma grande mudança na obra de Deus, na terra. Ao invés de estar focado na nação judaica, o ponto de convergência se volta para fora dela, para o mundo inteiro. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender sobre nosso foco pessoal e o de nossa igreja!


I. Mudança

A. Leia Deuteronômio 23:1-3. Quais são os três tipos de pessoas que não tinham permissão para "juntar-se à igreja" do povo de Deus? (Os eunucos, aqueles de nascimento ilegítimo e aqueles cujos antepassados tinham sido inúteis para o povo de Deus.)

B. Leia Isaías 56:1-2. O que significa "ao alcance da mão"? (A salvação de Deus. Sua justiça (Jesus) será revelada em breve.) { A NVI traduz "close at hand", para o português, como "está perto", no versículo 1, ou seja, "ao alcance da mão", muito próximo.}

C. Leia Isaías 56:3. O que os estrangeiros e os eunucos fizeram de imprevisto? (Uniram-se ao Senhor.)

1. O que isto significa? (Que eles decidiram seguir o Deus verdadeiro.)

D. Leia Isaías 56:4-5. Antes, os eunucos não podiam ser parte da igreja.O que mudou? (Eles têm um lugar no templo. Eles têm um "memorial e um nome melhor do que filhos e filhas".)

1. Que tipo de memorial poderia ter um eunuco, que é melhor do que ter "filhos e filhas"? (Lembre-se que o eunuco disse (Isaias 56:3) que ele era como uma "árvore seca"? Ele não poderia reproduzir-se. Quando ele se torna parte da "igreja", ele produz seguidores de Deus – e, assim, ele é mais "fértil" do que se tivesse filhos e filhas.)

E. Leia Isaías 56:6-7. Quem mais é aceito na comunhão, como parte do povo de Deus? (Os estrangeiros que, anteriormente, eram excluídos.)

1. Veja, novamente, Isaías 56:7. Quem será bem-vindo na casa de Deus? ("Todas as nações".)

2. O que é significativo acerca da referência aos "holocaustos e sacrifícios" e "oração", para esses estrangeiros? (Eles não só podem conversar com Deus, mas estarão aptos para ter seus pecados perdoados, através do serviço do santuário.)

F. Observe que Deus coloca algumas condições para aceitar aqueles que, anteriormente, não eram aceitáveis. Releia Isaias 56:6. O que é necessário? (Eles concordam em servir, amar e adorar a Deus. Eles guardam o sábado e a aliança de Deus.)

1. Parece como justiça pelas obras! É isso? (A graça está disponível para todos, mas não é aceita para os estrangeiros que não se importam. Aqueles que, anteriormente, eram excluídos querem ter um relacionamento com Deus. O sábado reconhece Deus como Criador e Redentor. A aliança representa como Deus se revela no mundo – nas pessoas que amam a Deus e a seu próximo. Assim, essas pessoas adoram, amam e servem a Deus.)

G. Enquanto você considera essa profecia como um todo, como você resumiria esta boa notícia? ( Primeiro, suspeito que a maioria da pessoas que estão lendo isto não são judeus. Assim, essa é uma notícia muito boa para nós. Estes textos significam que o evangelho está disponível para todos que o procuram.)

H. Recentemente, ouvi um sermão no qual o tema era: é mais importante amar do que estar certo. Enquanto eu estava sentado lá, escutando, tive duas reações. A primeira é, que eu poderia aprender alguma coisa daquele sermão. A segunda, pensei que aquele sermão estava, na maior parte, errado. Padrões entre amar e estar certo são inconsistentes? ( Esta é a coisa interessante que ocorre nesses versículos em Isaías. Deus diz que os antigos padrões de exclusão se foram mas, aqueles que anteriormente eram excluídos, têm necessidade de se comprometerm com a obediência.)

II. Mudança a Curto Prazo

A. Leia Lucas 19:1-3. As pessoas ricas eram respeitadas nestes naqueles dias. Por que Zaqueu subiu na árvore, ao invés de ficar em pé, na frente, onde ele poderia ver e ser visto? (As pessoas o odiavam porque ele era o chefe dos coletores de impostos , para os romanos.)

B. Leia Lucas 19:5-6. Isto é um exemplo do que foi profetizado em Isaías 56? (Sim. Aqueles que, anteriormente, não eram acolhidos, agora são bem-vindos.)

C. Leia Lucas 19:7. Como as pessoas reagiram à idéia da aceitação de Zaqueu? ( Nada bem.)

D. Leia Lucas 19:8. Por que as pessoas achavam que Zaqueu era um pecador? (Sem dúvida, elas pensavam que ele as trapaceava na cobrança dos impostos.)

1. Como Zaqueu se encaixa na profecia de Isaías tão bem? (Zaqueu entendeu, perfeitamente, a preocupação quanto ao seu comportamento. Ele, imediatamente, se comprometeu a corrigí-lo.)

2. Qual é a lição para nós, hoje? (As portas da comunhão com Deus estão abertas para todos – inclusive para os pecadores. Mas, aderir à comunhão significa, como ilustrado por Zaqueu, um compromisso com a obediência. Amar significa ter critérios.)

III. Trazendo Mudanças

A. Depois que Jesus ressuscitou, Ele visitou Seus discípulos. Vamos ler Atos 1:4-5, para aprender mais sobre uma dessas visistas. Pelo que os discípulos estavam esperando? (Eles estavam esperando, em Jerusalém, pelo dom do batismo do Espírito Santo.)

B. Leia Atos 1:6. Que presente diferente os discípulos tinham em mente? Como sua permanência em Jerusalém se adequava aos seus planos? (Eles achavam que Jesus estava indo proclamar que Ele era Rei de Israel e que os libertaria do jugo romano. O poder estava centralizado em Jerusalém. Eles estariam no centro do poder.)

C. Leia Atos 1:7-8. Verificamos que o plano deles era muito diferente. Observe que o centro ainda é Jerusalém, mas onde terminaria o trabalho deles? (Eles seriam testemunhas até os confins da terra.)

1. Explique por que Jerusalém era o centro para isto? (Note como isto reflete o que estamos estudando. Deus tinha um plano para compartilhar o evangelho com o mundo, e Seu plano começou com os judeus.)

2. Tenho um amigo próximo judeu que me disse que os cristãos "sequestraram" sua religião. Quanto há de verdade nisto? (O cristianismo, certamente, surgiu do judaísmo. Mas, Isaías nos ensina que o povo de Deus abandonou Seu plano de estender a mão para o mundo.)

D. Vamos olhar Atos 1:6, novamente. Qual era o foco dos discípulos? (Eles estavam olhando para o interior. Eles teriam poder político próprio. Sua nação governaria o mundo.)

1. Sabemos que o plano imediato de Jesus era muito diferente. Quanto deste problema existe em sua igreja? Sua igreja está focada, primeiramente, na restauração de si mesma ou está focada em testemunhar para toda a terra?

IV. Poder para a Mudança

A. Se sua resposta honesta, para a pergunta anterior é: "Sim, estamos, primeiramente, focados para o interior", qual você acha que é a dificuldade para mudar? Por onde começar?

B. Leia Atos 2:1. Quanto tempo você acha que passou entre Atos 1:6 e este evento? (Leia Atos 1:5 – foram, no máximo, alguns dias.)

C. Leia Atos 2:2-4. Qual você acha que foi o propósito de falar em outras línguas? (Leia Atos 2:5-6. Eles tinham sido instruídos, por Jesus, para começarem em Jerusalém e, então, espalhar o evangelho para toda a terra. Este foi um grande passo nesta direção.)

D. Se você acha que sua igreja (e você) estão, principalmente, focados para o interior, ao invés de estarem focados para o exterior, o que esta história nos ensina? (A mudança pode vir, rapidamente.)

1. O que é essencial para uma mudança rápida? (O derramamento do Espírito Santo! Atos 1:4 chama o Espírito Santo de "dom." Isto significa que a vontade soberana de Deus está envolvida. Atos 1:14 mostra que o povo de Deus estava em constante oração por este dom. Joel 2:28-29 sugere que a intensidade do "derramamento" também é parte da vontade soberana de Deus.)

E. Amigo, você vai considerar o foco de sua vida e de sua igreja? Se você precisa ser re-orientado, por que não orar, neste momento, para que o Espírito Santo venha em poder na sua vida e em sua igreja?

V. Próxima semana: Discipulando Líderes Espirituais.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"


Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: